Led Zeppelin escreveu:Já tive um hottweiller, é um cão assassino sim. Eu era criança e cuidava dele com carinho, não o trancava, não batia nele, ou coisas do tipo. Mesmo assim o bichinho virou uma fera e atacava a mim e a meu irmão, se alguém quiser criar isso, não vou tirar o direito da pessoa, e acho injusta a proibição. Mas eu não quero, nunca mais um cachorro desses.
Esse é um grande problema da raça, você não pode de forma alguma bater no animal, mas também não pode deixá-lo achar que é o lider da matilha. O animal entende que todos de sua família fazem parte de uma matilha, quando nasce, reconhece todos mais velhos que ele como superiores na hierarquia, mas a medidada que o animal cresce ele tenta tomar essas posições, e ai que entra a parte crítica na educação do animal.
Quando ele está com uns seis meses, algumas brincadeiras já demonstram a intenção de ser o lider. Muitas vezes ao brincar com o animal e pedir para ele parar, ele rosna e tenta intimidar o dono.
Se você bater, ele se coloca na posição dele, porém ele aprende que a forma de manter a posição hierárquica é através da força. Então quando ele tiver tamanho e força suficiente pra te enfrentar ele vai usar a violência. E justamente nesse fato que acontece a maioria dos acidentes com essa raça.
A melhor forma de repreendê-lo quando ele demonstra desobidiência e tenta intimidá-lo é ignorar o animal, se continuar com a rebeldia coloque-o de volta no canil/casinha ou preso. Depois de certo tempo solte-o e brinque novamente com ele impondo limite novamente para que ele obedeça.
Assim ele aprende que a liderança da matilha é conquistada pela "necessidade" e não a violência.
Certamente o que aconteceu com você foi que seu cão tomou a liderança, e claro, não o obedece mais. Ataca você e seu irmão, pois se sente ameaçado ainda em perder a liderança.