videomaker escreveu:Se expressar pela fala não é suficiente pra vc?
Não, claro que não.
Meu computador fala e obedece a comandos de voz... nem por isso é consciente.
videomaker escreveu: que tal perguntar pra teu cachorrinho se ele não corre das bombas porque o ouvido dele é sensivel e dói quando elas estoram?
Ok, isso é uma possibilidade, só que como eu sou o dono, sei que ele suporta sons mais altos, sem "dor" nos ouvidos.
Sem falar que não é só disso que ele tem medo, ele tem medo de varias outras coisas, como de tomar banho e coisas onde a "reação a dor", não são explicações possíveis, mas o comportamento é o mesmo.
Corre pro mesmo canto e fica tremendo.
Sem falar nos outros sentimentos, como o ciúmes, a alegria em me ver, a tristeza quando minha mãe sai, etc...
videomaker escreveu:Por que não pedir pra ele ir na rua ganhar dinheiro quando vc estiver precisando dele?
Como eu disse, a capacidade "racional" dele, é menor que a minha. Razão e consciência são duas coisas distintas.
Ganhar dinheiro ele não sabe fazer, mas eu posso pedir pra ele buscar a bolinha dele que ele entende e obedece.
videomaker escreveu: ensina pra ele onde esta o termometro quando vc tiver febre e manda ele dizer quantos graus e gotas vc precisa pra baixar ela! mas eles são assim cheio de sentimentos... e eu tenho que aturar isso...
Nada do que você citou é relacionado a sentimentos... você só citou características e capacidade da RAZÂO.
Ler o termômetro, está além de sua capacidade, mas posso pedir pra ele buscar coisas, dar a pata se quiser comer algo, e muitas outras coisas.
Porque você não pede pra uma criança de cinco anos fazer o mesmo? Ou para um analfabeto olhar o computador e ver que mensagem chegou pra você?
Porque não podem fazer isso, não são conscientes?
Não confunda habilidades racionais com consciência ou sentimento.
Tente outra vez...