Espititismo: Espírito, Fluido vital e outras coisas...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re: Re.: Espititismo: Espírito, Fluido vital e outras coisas

Mensagem por Apocaliptica »

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:Então a minha condição como espírito depende da minha decisão de ser ou não temente à Deus?
Mas afinal...que parte de mim escolhe ser ateu?

Sou feita de matéria, espírito e o que mais?

Outra coisa: por que o espírito precisa usar um corpo para evoluir? Ele tem azar se a vida deste corpo for interrompida logo após o nascimento? Fica frustrado? Sofre?

Temente a Deus? como assim? não entendi! A sua condição de volta ao mundo espiritual depende apenas do seu estado evolutivo! se vc tem dificuldade em entender que permanece existindo, "talvez" leve algum tempo pra vc aceitar isso!
por que o espírito precisa usar um corpo para evoluir?
Pelo mesmo motivo que para aprender á nadar é preciso de uma piscina! Se ficarmos questionando todo metodo que leva a um meio onde vamos parar? Na classica pergunta cetica do POR QUE NÃO NASCEMOS PERFEITOS? esquecendo ai, a questão do merito... e dai por diante!

Se o espírito não se reporta a Deus, que o criou, a quem ele se reporta se achar que não precisa evoluir e sim ficar sentado na beira do caminho?

A piscina serve como meio de sustentação por causa da força gravitacional. Se não fosse ela voaríamos, ou melhor, pairaríamos.
´Por que o espírito tem a necessidade de encarnar para evoluir? Ele não pode evoluir como espírito apenas, trabalhando em outra dimensão, meditando, ajudando outros desencarnados?

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Jeanioz escreveu:
salgueiro escreveu:
Jeanioz escreveu:
salgueiro escreveu:
Jeanioz escreveu:Aproveitando o tópico, tenho algumas perguntas também:

Digamos que eu morra agora. Segundo o espiritismo, o que acontecerá comigo instantes depois de morrer? E nas próximas horas? E nos próximos dias, semanas, meses, anos, etc., como será minha rotina nos mundo espiritual (ou algo parecido...)?

Depende, caso seja um ateu que negue peremptoriamente a sobrevivência do espírito vai ficar apagado até a próxima reencarnação :emoticon4:

Bjs

"Apagado"? Como assim?

E a reencarnação demora quanto tempo?

Sono sem sonhos :emoticon4: .

O tempo é variável

Bjs

Hum... tá certo...

Ateus negam o espírito e por isso ficarão "apagados", mas e quanto aos que acreditam em espíritos mas não no espiritismo (católicos, evangélicos, muçulmanos, budistas, mormons, testemunhas de Jeová, etc..)?

E, aproveitando o post, pergunto finalmente o que vai acontecer com os espíritas após a morte.

Não é simplesmente o ateu, é aquele que nega de forma peremptória porque não quer que haja continuação, que se nega a acordar

Era só o que faltava precisar ser espírita para poder acordar :emoticon1: , é um direito de todos sem qualquer ligação com qualquer religião. A diferença é que a maior parte das religiões preparam para " uma idéia do depois "

Ser espírita por si só pouco significa. Não só o uso do conhecimento que possui mas o grau de entendimento dele, é que vai ser o determinante para a continuação na espiritualidade

Bjs

videomaker

Mensagem por videomaker »

Apocaliptica escreveu:´Por que o espírito tem a necessidade de encarnar para evoluir? Ele não pode evoluir como espírito apenas, trabalhando em outra dimensão, meditando, ajudando outros desencarnados?

No primeiro momento o mundo fisico é o meio de se aperfeiçoar! Com a evolução o espirito não precisa mas do fisico, e assim parte para o mundo espiritual e continua sua jornada, ajudando sempre quem precisa!
É como na escola, tem o ABC e depois a faculdade, faz parte do "aprender"! cada coisa tem seu momento!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Johnny
Gênero: Masculino

Re.: Espititismo: Espírito, Fluido vital e outras coisas...

Mensagem por Johnny »

Tirando os ensinamentos absurdistas e esquisitistas ou seja, tirando que eu acredite que sendo como é os espíritos DEVERIAM ter ido direto ao assunto, independente de estarmos em 500 AC ou 1800 DC, tirando isso, eu colocaria da seguinte forma. Uma pessoa está sob influência de um sono que não depende de seu estado fisio-psicológico para acordar mas sim de sua vontade. Suponhamos que o sono vivido or esta pessoa seja muito agradável (ou se ela possui um senso de moral válida, desagradável). Caso não haja nenhuma "força" que a faça sair do transe do sono, ela ficaria indefinidamente "sonhando" ou seja, dormindo.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

salgueiro escreveu:
Jeanioz escreveu:
salgueiro escreveu:

Digamos que eu morra agora. Segundo o espiritismo, o que acontecerá comigo instantes depois de morrer? E nas próximas horas? E nos próximos dias, semanas, meses, anos, etc., como será minha rotina nos mundo espiritual (ou algo parecido...)?

Depende, caso seja um ateu que negue peremptoriamente a sobrevivência do espírito vai ficar apagado até a próxima reencarnação :emoticon4:

Bjs

"Apagado"? Como assim?

Sono sem sonhos :emoticon4: .

O tempo é variável

Bjs

Adoro dormir. Fiz a escolha certa em ser ateu.

Apocaliptica

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Misericórdia.

o anátema

Mensagem por o anátema »

Jeanioz escreveu:
salgueiro escreveu:
Jeanioz escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

"Apagado"? Como assim?

O cérebro perispiritual fica "desmaiado", conforme comprovado pela ectoplasmoneuroperispiritologia kardecista.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

Apocaliptica escreveu:Já almoçou, Johnny? Um bom e farto medalhão de filé vai fazer bem... :emoticon4:

Hummm que delícia! Mas o Johnny deve estar enfrentando algum conflito existencial. Deixa pra lá, assim sobre mais. Por aqui vou tentar conter um dos sete pecados capitais.

Deise Garcia

Johnny escreveu:Tirando os ensinamentos absurdistas e esquisitistas ou seja, tirando que eu acredite que sendo como é os espíritos DEVERIAM ter ido direto ao assunto, independente de estarmos em 500 AC ou 1800 DC, tirando isso, eu colocaria da seguinte forma. Uma pessoa está sob influência de um sono que não depende de seu estado fisio-psicológico para acordar mas sim de sua vontade. Suponhamos que o sono vivido or esta pessoa seja muito agradável (ou se ela possui um senso de moral válida, desagradável). Caso não haja nenhuma "força" que a faça sair do transe do sono, ela ficaria indefinidamente "sonhando" ou seja, dormindo.

Mudando de pato pra ganso, esse seu avatar é de matar, né? Só tendo muita fé em Deus pra não perder a inspiração!

Johnny

Mensagem por Johnny »

Conflito existencial? Por quê? Acho que sou u único aqui que não leva a sério nada sem prova abslouta ou seja, sou o único cético sem fé em alguma coisa. SOu o único são tomé. Sou um dos pouquíssimos que vá viu tanta podridão em tantos meios que me coloca em uma posição confortável em relação à muitos. Existem espíritos? Ótimo, que me provem então. Que eu saiba eu não sou obrigado a acreditar em coisas apenas escritas. Já chega ter que estudar regras de uma língua que não serve para nada (não vou pedir para colocarem alguma grande contribuição da lingua portuguesa aos anais de física, química, engenharia naval e aeroespacial...) sacou Deise?
Mas nada me impede de querer colocar perguntas para os espíritas, cientistas, filósofos, astrônomos e etc para tentar entender alguma coisa ou pelo menos, colocar à estes mesmos as dificuldades de se entender determinados assuntos baseados apenas na fé escrita ou pensada.
Como já disse já presenciei podridões em futebol, concursos públicos, concursos de MPB, falsos laudos de pesquisa entre outros que me deixam livre para questionar o que eu quiser. SIMPLES ASSIM.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Deise Garcia

Johnny escreveu:Como já disse já presenciei podridões em futebol, concursos públicos, concursos de MPB, falsos laudos de pesquisa entre outros que me deixam livre para questionar o que eu quiser. SIMPLES ASSIM.

E o que isto tem a ver com a fé? A fé não faz uma pessoa desonesta se tornar honesta, isto é questão de caráter. Ninguém vive imaginando que vai ter que prestar contas do seus atos no julgamento final, ou vai reencarnar em situação semelhante aquela que provocou. Mas uma pessoa de moral e caráter tem essa preocupação. Isto significa estágio evolutivo.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Deise Garcia escreveu:E o que isto tem a ver com a fé? A fé não faz uma pessoa desonesta se tornar honesta, isto é questão de caráter. Ninguém vive imaginando que vai ter que prestar contas do seus atos no julgamento final, ou vai reencarnar em situação semelhante aquela que provocou. Mas uma pessoa de moral e caráter tem essa preocupação. Isto significa estágio evolutivo.

Então Deise, mande os espíritas pararem de inventar obsessores para diminuir a culpa de alguns marginais AFINAL, ou a pessoa é honesta ou não é, ou tem moral ou não, ou tem bom caráter ou não. Sendo assim saber se existe ou não espírito é tão útil quanto saber que existe água em marte (ainda se fosse ouro ou diamantes...).

Cada uma meu....

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:Então Deise, mande os espíritas pararem de inventar obsessores para diminuir a culpa de alguns marginais AFINAL, ou a pessoa é honesta ou não é, ou tem moral ou não, ou tem bom caráter ou não

Estar obsediado em nada diminui a responsabilidade por seus atos.

Bjs

Johnny

Mensagem por Johnny »

Nem aumenta então. Sendo assim espíritos não existem pois para que serve uma cambada de seres espirituais se tudo o que se sabe e se faz depende exclisivamente de cada um?

Imagem

Tranca

Re: Espititismo: Espírito, Fluido vital e outras coisas...

Mensagem por Tranca »

videomaker escreveu:Espíritos de animais, plantas e outras formas de vida, podem um dia chegar a condição de Espíritos humanos? No caso da resposta ser negativa, não seria uma forma de desigualdade Divina? Também gostaria de saber sobre os objetos materiais. Nunca evoluirão?

Tudo se encadeia na natureza e Deus não seria injusto impondo uma condição de inferioridade a determinadas formas espirituais. Os Espíritos superiores ensinam que a Criação se fundamenta em três princípios: Deus, Espírito e Matéria. A matéria é o meio onde o Espírito encontra condições para atingir a perfeição através das muitas encarnações. Todos os seres vivos são constituídos por um princípio espiritual que os animam. Este princípio espiritual um dia será um ser inteligente, dotado de vida moral e destinado a atingir o estado de angelitude. Quanto à matéria propriamente dita, ela também está sujeita ao processo de evolução conforme nos ensina a ciência terrena. Basta ver a situação física do planeta hoje e compará-lo ao que era há milhões de anos atrás. Mas é preciso considerar que o elemento material é apenas o instrumento de progresso do Espírito. Não se pode confundir nenhum desses princípios que são absolutamente distintos.

Por que se verifica entre os animais domésticos, uma variada diferença de sorte? Uns vivem na opulência e outros vagam pelas ruas em estado de miséria. Há algum tipo de débito reencarnatório?

Os animais se encontram numa fase primitiva da evolução. Possuem rudimentos da inteligência, mas não pensam. Como não possuem consciência de si mesmos, não estão sujeitos ao processo expiatório. A situação de abandono em que vivem alguns animais domésticos é reflexo da inferioridade moral das espécie humana. Dentre outras coisas, seria mais justo que o homem cuidasse melhor deles. Se observarmos os animais na natureza, longe dos lugares onde vivem os humanos, veremos que todos são tratados por Deus da mesma forma. Cada um deles vive a experiência orgânica de que necessita naquele estágio, tendo em vista caminharem para um grau mais elevado na hierarquia do Espírito. Recomendamos o estudo das questões 592 e 610 de O Livro dos Espíritos.

Estes excertos de um texo proveniente do Grupo Espírita Bezerra de Menezes que o videomaker postou em resposta às indagações do Johnny podem ser eocntrados em sites como estes:

Portal do Espírito
http://www.espirito.org.br/portal/pergu ... g-012.html

Sociedade Ilê Oxum Docô
http://www.oxum.com.br/site/artigosInte ... idArtigo=9

Site Nova Voz
arquivo http://www.novavoz.org.br/docs/prg-015.doc.

É sempre bom verificar onde as fontes nos levam.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:Nem aumenta então. Sendo assim espíritos não existem pois para que serve uma cambada de seres espirituais se tudo o que se sabe e se faz depende exclisivamente de cada um?
Então para se existir a espiritualidade, nós encarnados temos que ser marionetes ?

Da mesma forma que vc escolhe seus amigos visíveis também escolhe os não-visíveis. E vai sofrer "influências" do mesmo jeito ou seu grupo de amigos não te reflete ? :emoticon3:

Bjs

Editado pela última vez por salgueiro em 19 Mar 2007, 11:53, em um total de 1 vez.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Parece que a Deise garcia está obsediando a Salgueiro nesta mensagem.

Sempre suspeitei que uma fosse amiga invisível da outra.

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Tranca

Mensagem por Tranca »

Droga Sal, você arrumou as cores.

Agora minha mensagem anterior vai perder o sentido.

Sem beijos. :emoticon2:

Roberto Campos

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Tranca escreveu:Parece que a Deise garcia está obsediando a Salgueiro nesta mensagem.

Sempre suspeitei que uma fosse amiga invisível da outra.

Tomei até um susto quando vi. Uma cor está pertinho da outra :emoticon16:

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Tranca escreveu:Droga Sal, você arrumou as cores.

Agora minha mensagem anterior vai perder o sentido.

Sem beijos. :emoticon2:

Minhas cores são sempre clarinhas. Sou cegueta :emoticon14:

Com bjs

Apocaliptica

Johnny escreveu:Nem aumenta então. Sendo assim espíritos não existem pois para que serve uma cambada de seres espirituais se tudo o que se sabe e se faz depende exclisivamente de cada um?

Johnny...eles são "unha e carne" com a gente. Estão agora mesmo nesta crise existencial que tu está vivendo... :emoticon12:

videomaker

Re: Espititismo: Espírito, Fluido vital e outras coisas...

Mensagem por videomaker »

Tranca escreveu:
videomaker escreveu:Espíritos de animais, plantas e outras formas de vida, podem um dia chegar a condição de Espíritos humanos? No caso da resposta ser negativa, não seria uma forma de desigualdade Divina? Também gostaria de saber sobre os objetos materiais. Nunca evoluirão?

Tudo se encadeia na natureza e Deus não seria injusto impondo uma condição de inferioridade a determinadas formas espirituais. Os Espíritos superiores ensinam que a Criação se fundamenta em três princípios: Deus, Espírito e Matéria. A matéria é o meio onde o Espírito encontra condições para atingir a perfeição através das muitas encarnações. Todos os seres vivos são constituídos por um princípio espiritual que os animam. Este princípio espiritual um dia será um ser inteligente, dotado de vida moral e destinado a atingir o estado de angelitude. Quanto à matéria propriamente dita, ela também está sujeita ao processo de evolução conforme nos ensina a ciência terrena. Basta ver a situação física do planeta hoje e compará-lo ao que era há milhões de anos atrás. Mas é preciso considerar que o elemento material é apenas o instrumento de progresso do Espírito. Não se pode confundir nenhum desses princípios que são absolutamente distintos.

Por que se verifica entre os animais domésticos, uma variada diferença de sorte? Uns vivem na opulência e outros vagam pelas ruas em estado de miséria. Há algum tipo de débito reencarnatório?

Os animais se encontram numa fase primitiva da evolução. Possuem rudimentos da inteligência, mas não pensam. Como não possuem consciência de si mesmos, não estão sujeitos ao processo expiatório. A situação de abandono em que vivem alguns animais domésticos é reflexo da inferioridade moral das espécie humana. Dentre outras coisas, seria mais justo que o homem cuidasse melhor deles. Se observarmos os animais na natureza, longe dos lugares onde vivem os humanos, veremos que todos são tratados por Deus da mesma forma. Cada um deles vive a experiência orgânica de que necessita naquele estágio, tendo em vista caminharem para um grau mais elevado na hierarquia do Espírito. Recomendamos o estudo das questões 592 e 610 de O Livro dos Espíritos.

Estes excertos de um texo proveniente do Grupo Espírita Bezerra de Menezes que o videomaker postou em resposta às indagações do Johnny podem ser eocntrados em sites como estes:

Portal do Espírito
http://www.espirito.org.br/portal/pergu ... g-012.html

Sociedade Ilê Oxum Docô
http://www.oxum.com.br/site/artigosInte ... idArtigo=9

Site Nova Voz
arquivo http://www.novavoz.org.br/docs/prg-015.doc.

É sempre bom verificar onde as fontes nos levam.

Muito bem Tranca! esclareceu que textos espiritas estão disponiveis pra "qualquer entidade!" que queira divulga-la! :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Trancado