Vida Eterna

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:A perspectiva de ser e estar e o que fazer sempre estão condicionadas à noção de tempo que temos.

Crianças muito pequenas não tem essa noção. Querem ficar ou não, querem brincar ou não, ficar acordadas ou não, independente da ordem externa que nós já temos, acerca da organização do ser e fazer dentro do tempo, do círculo de acontecimentos do dia, da semana, do mês...e da vida.

Fazemos isto porque aprendemos com a rotina imposta e com a consciência da finitude da vida, a cumprir metas e objetivos e buscar a felicidade.

A criança não busca. Ela é feliz ou não. O presente para ela é uma noção restrita ao que está fazendo.
A memória do que passou nos faz projetar para o futuro o que podemos e não fazer. E passamos a buscar realização e a tal felicidade dentro destes parâmetros temporais.
(...)

Portanto, não há como saber se gostaríamos ou não de viver para sempre numa consciência desprovida de tempo, apenas nesta de que dispomos. Isto torna a hipótese irracional.

Clap, Clap, Clap, Clap... :emoticon19:
Belo post.

Vale alguns dados interessantes aqui sobre as religiões, afinal são elas quem tratam do assunto vida eterna.
Elas falam sobre diversas coisas importantes sobre o assunto.
Uma é sobre sermos como as crianças em diversos sentido, inclusive o que citou.
Falam também sobre nossa ânsia por um objetivo, por um destino, por um "aonde chegar" e, dizem que o que importa é aproveitar o "caminho", pois a rota é eterna e não chega a destino nenhum.
Falam sobre viver o "agora eterno", não se apegar ao passado e esquecer o futuro.
Algumas também dizem que o tempo é um tipo de ilusão.

Fora isso ainda falam sobre a questão do não desejar e de perder a identidade.
O desejo do "novo" e o sofrimento do tédio causado pelo "velho", são citados como problemas a se corrigir.
A perda de identidade culmina, entre outras coisas, do "não querer" do "não desejar" e do "não se apegar".
Isso leva também em conta o ser "pensante", o EU ilusório que pensa o tempo todo, sempre querendo satisfazer os seus desejos.

Existe um ponto na meditação, onde os pensamentos param por completo.
Sem pensamento, não nos aborrecemos, pois para isso, temos que pensar: "que droga, eu não queria isso, isso é chato, eu queria aquilo outro."
Sem pensamento não tem um EU que fica entediado, é o foco absoluto no presente eterno.
Outro ponto abordado é a mudança, tudo muda o tempo todo.

Seriam necessárias muitas coisas, para tornar uma vida eterna possível.
A religião aborda muitas delas, o que inclui coisas como aceitação da perda sem sofrimento, e outros bichos mais.
É interessante de se discutir e questionar, mas mesmo com tudo isso, só saberemos experimentando, pois isso tudo pode não bastar.
As vezes até o sofrimento parece ser proposital, um meio de se possibilitar isso.
Sofrer muito, para que comparado com todo esse sofrimento, uma vida eterna sem ele, se torne um verdadeiro êxtase... seria muito cruel isso?

Só completo dizendo que a hipótese da vida eterna, não é uma discussão irracional, ela apenas não é falseável. Isso significa apenas que por hora, não podemos chegar a uma conclusão.

A questão da vida eterna não é tratada apenas pelas religiões. Ela é anterior e transcende. As religiões é que se adonaram da angústia que o homem sente por não saber quando tudo termina e o que pode acontecer até lá. Muito menos o motivo pelo qual estamos aqui e o porquê de tudo ter que acabar.
A possibilidade do eterno está dentro da dimensão do infinito. O que nos perturba, porque não entendemos.
Por isto a irracionalidade. Aqui entram todas as teorias sobre tempo, destino, livre arbítrio e tudo o mais que criamos para fugir do inexplicável.

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Re: Vida Eterna

Mensagem por Deise Garcia »

Usuário deletado escreveu:Você gostaria de viver eternamente?

Seria da hora!

Eu particularmente creio que no início seria deveras interessante mas após um tempo o tédio iria chegar e eu ficaria muito mal por não conseguir morrer.

Bem, os espíritas acreditam que apenas transferem-se os planos de existência. Ora estamos encarnados, ora desencarnados. Eu bem que poderia desenvolver por aqui aquilo que faria do lado de lá.

Deise Garcia

Usuário deletado escreveu:
videomaker escreveu:

Eu particularmente creio que no início seria deveras interessante mas após um tempo o tédio iria chegar e eu ficaria muito mal por não conseguir morrer.

Quando vc era pequeno poderia achar a vida chata certo? se soubesse que a vida adulta fosse tão divertida mudaria de conceito? Então considere que coisas mais interessantes podem vir com a eternidade! Se é eterno, talvez as descobertas sejam ilimitadas!
:emoticon4:

Não sei cara. A finitude também não é interessante, mas sei lá. Acreditar no sobrenatural apenas para viver mais feliz não é comigo, não consigo fazer isso.

Ninguém acredita no "sobrenatural" para ser feliz. Já falei sobre isto antes.

Deise Garcia

salgueiro escreveu:
salgueiro escreveu:

Existe uma diferença imensa entre o simples acreditar e possuir dados suficientes para transformar em fato, Night. Existência do espírito, vida eterna já são outros quinhentos :emoticon4:

Vida eterna é um conceito tão difuso que realmente dentro da perspectiva física nem ligando o "imaginômetro" facilita ponderar sobre o assunto

Bjs

Não a vejo falando muito sobre o espiritismo apesar de você ser espírita. Você acredita em todos os postulados da doutrina?

Só daqueles que pude verificar na realidade física, boa parte fica como ponto de interrogação, como possibilidade

É difícil falar de um assunto num meio onde a maioria das pessoas nem se dá ao trabalho de encarar a coisa ao menos como uma possibilidade.

Bjs

As viseiras ideológicas nos impedem de enxergar muita coisa por trás daquilo que criticamos com rigor.

Muito bem! Você já está um passo adiante dos céticos que ainda não conseguiram concluir até esse ponto!

francioalmeida
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Deise Garcia escreveu:
videomaker escreveu:

Quando vc era pequeno poderia achar a vida chata certo? se soubesse que a vida adulta fosse tão divertida mudaria de conceito? Então considere que coisas mais interessantes podem vir com a eternidade! Se é eterno, talvez as descobertas sejam ilimitadas!

Não sei cara. A finitude também não é interessante, mas sei lá. Acreditar no sobrenatural apenas para viver mais feliz não é comigo, não consigo fazer isso.

Então por que acreditam?

Por que existe :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Deise Garcia

Deise Garcia escreveu:
videomaker escreveu:

Então por que acreditam?

Este é o ponto chave. Seria mais fácil se pudéssemos escolher, então escolheríamos não acreditar pelo próprio conforto da situação. Quem crê, crê na justiça que não pode ser corrompida. Nossos argumentos jamais servirão para defender qualquer direito contrário aqueles estabelecidos por esse ser que vocês não acreditam. Pensar que não poderei me justificar, ainda que acredite que fiz a coisa certa num determinado momento, é pior do que não crer.
Não sei dizer porque creio, mas creio! É um sentimento menor que o grão de mostarda, mas creio. Se me perguntarem o que faria se tivesse uma escolha, diria que preferia não crer, porém creio. É isso!

Deise Garcia

Re: Re.: Vida Eterna

Usuário deletado escreveu:Deise Garcia

Você necessita da crença para viver?

Não necessito como opção de vida porque a crença sempre esteve em mim.

Apocaliptica

Deise Garcia escreveu:

Como sabe?

Deise Garcia

Apocaliptica escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Como sabe?

Porque nunca minha família impôs qualquer fé para mim. Fui batizada, nunca fiz primeira comunhão, catecismo, nunca precisei me confessar, enfim ...

Apocaliptica

Deise Garcia escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Como sabe?

Porque nunca minha família impôs qualquer fé para mim. Fui batizada, nunca fiz primeira comunhão, catecismo, nunca precisei me confessar, enfim ...

Mas desde quando teve noção do que era a fé , no que tinha fé e porque precisava crer?

francioalmeida
Contato:

Deise Garcia escreveu:

Se ela sempre esteve em você e se você não necessita dela como opção de vida por que você mantém essa crença. Você não necessita dela, por que continuar com ela?

Senão não ganho presente do papai-noel, oras!

Deise Garcia

Usuário deletado escreveu:Se eu voltasse a me tornar teísta eu me converteria ao espiritismo. Considero-o como o mais organizado dentre todas as outras crenças. Pelo menos o espiritismo reconhece a possibilidade de estar errado.

Lindinho da titia! Matou a charada!

francioalmeida
Contato:

Re.: Vida Eterna

Existe crença por medo
Existe crença por fraqueza
Existe crença por conveniência
Existe crença por inve$timento
Existe crença por burrice
Existe crença por status e poder
Existe burrice por crença

Escolha seu motivo

francioalmeida
Contato:

Deise Garcia escreveu:
Usuário deletado escreveu:Se eu voltasse a me tornar teísta eu me converteria ao espiritismo. Considero-o como o mais organizado dentre todas as outras crenças. Pelo menos o espiritismo reconhece a possibilidade de estar errado.

Esqueci dessa, existe crença por dúvida

Deise Garcia

Deise Garcia escreveu:

Se ela sempre esteve em você e se você não necessita dela como opção de vida por que você mantém essa crença? Se você não necessita dela, por que continuar com ela?

Ninguém extrai um sentimento, seja qual for, porque não o deseja!

francioalmeida
Contato:

francioalmeida escreveu:Existe crença por medo
Existe crença por fraqueza

Escolha seu motivo

Não acha que "fraqueza" e "medo" não sejam relativos?

Intelectualmente falando. Não!

Deise Garcia

Apocaliptica escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Como sabe?

Mas desde quando teve noção do que era a fé,

Fé é tão somente acreditar que algo existe.

no que tinha fé

Em alguma coisa que na minha pouca idade não determinava o que era. Era apenas alguma coisa que podia reger tudo quanto existe, mas eu não conseguia definir isto em palavras.

e porque precisava crer?

Eu nunca precisei quanto escolha, isto cresceu comigo.

francioalmeida
Contato:

Usuário deletado escreveu:Podem existir ateus que são ateus por terem medo das religiões e de suas respectivas implicações.

Claro. Mas não muda o fato de existir crença por medo de se sentir sozinho sem um deus.

Usuário deletado escreveu:Eu particularmente considero o agnosticismo a posição mais sensata a ser tomada. Não afirmo que Deus inexiste, não tenho capacidade para saber isso, nem eu e nem ninguém. Deus se torna algo irrelevante para a minha vida, eu apenas vivo pensando no meu desenvolvimento. Se existir um Deus benevolente e justo será interessante, se não existir não fará muita diferença.

Você é agnóstico quanto a existência de Papai-noel?, você acredita na possibilidade da existência de Papai-noel?

Lembrando que você não pode afirmar categoricamente que papai-noel não existe.

No mesmo raciocínio serás agnóstico com:

-Elfos
-Duende
-Godzilla
-Sací
-Dragão
-Homem-aranha
-Osiris
-Thor
- Minerva

E outros deuses e mitos

Deise Garcia

francioalmeida escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Se ela sempre esteve em você e se você não necessita dela como opção de vida por que você mantém essa crença. Você não necessita dela, por que continuar com ela?

Você tem algum problema de retardo mental?

francioalmeida
Contato:

francioalmeida escreveu:Você é agnóstico quanto a existência de Papai-noel?, você acredita na possibilidade da existência de Papai-noel?

Lembrando que você não pode afirmar categoricamente que papai-noel não existe.

No mesmo raciocínio serás agnóstico com:

-Elfos
-Duende
-Godzilla
-Sací
-Dragão
-Homem-aranha
-Osiris
-Thor
-Minerva

E outros deuses e mitos

Alguns que você citou são considerados invenções até mesmo pelos seus próprios criadores, logo não podem ser colocados na mesma balança em que são colocados os Deuses. Sou agnóstico quanto a existência dos Deuses, não tenho capacidade para negar a possibilidade da existência destes, ninguém tem.

Você se refere ao Godzila e ao homem-aranha. O fato de supostos criadores afirmarem ser invenção, não invalída a possibilidade da existência.

E os outros deuses e mitos, você não têm como afirmar a não existência. Você é agnósticos quanto a eles?

francioalmeida
Contato:

Deise Garcia escreveu:
francioalmeida escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Você tem algum problema de retardo mental?

As vezes Deise. Te adoro!

Deise Garcia

Deise Garcia escreveu:
Deise Garcia escreveu:

Se ela sempre esteve em você e se você não necessita dela como opção de vida por que você mantém essa crença? Se você não necessita dela, por que continuar com ela?

Ninguém extrai um sentimento, seja qual for, porque não o deseja!

Extrai sim. Existem pessoas que por exemplo tiram o ódio de suas vidas por não considerarem-no um sentimento sadio.

Existe um conceito, não kardecista, que diz que temos que gastar o carma. Ou é ódio, ou então não é nada. Eliminar pequenos ressentimentos todos nós podemos fazer a qualquer momento.

francioalmeida
Contato:

francioalmeida escreveu:Você se refere ao Godzila e ao homem-aranha. O fato de supostos criadores afirmarem ser invenção, não invalída a possibilidade da existência.

Tudo é possível, mas o peso de tais alegações não é o mesmo que o peso das alegações da existência de Deuses.

francioalmeida escreveu:E os outros deuses e mitos, você não têm como afirmar a não existência. Você é agnósticos quanto a eles?

São intangíveis ao ser humano, logo não posso negá-los. Sou agnóstico quanto a eles sim.

Admites pesos nas alegações. Quem mede esses pesos? sua cabeça?

Deves ser agnóstico também quanto:

- Abduções
- Viagens astrais
- Conspirações alienígenas
- Pessoas que afirmam ser Napoleão

e etc.

francioalmeida
Contato:

francioalmeida escreveu:Admites pesos nas alegações. Quem mede esses pesos? sua cabeça?

É apenas a lógica. Igualar contos de ficção com alegações corroboradas por doutrinas ao meu ver é fugir dos âmbitos da lógica. Mas tudo bem.

francioalmeida escreveu:Deves ser agnóstico também quanto:

- Abduções
- Viagens astrais

e etc.

Não sou. Tais alegações podem ser refutadas, por não se tratarem de algo imaterial e tão abstrato quanto um Deus.

Fui abduzido no ano passado, refutas entaõ?

francioalmeida
Contato:

francioalmeida escreveu:
francioalmeida escreveu:Admites pesos nas alegações. Quem mede esses pesos? sua cabeça?

É apenas a lógica. Igualar contos de ficção com alegações corroboradas por doutrinas ao meu ver é fugir dos âmbitos da lógica. Mas tudo bem.

francioalmeida escreveu:Deves ser agnóstico também quanto:

- Abduções
- Viagens astrais

e etc.

Não sou. Tais alegações podem ser refutadas, por não se tratarem de algo imaterial e tão abstrato quanto um Deus.

Fui abduzido no ano passado, refutas entaõ?

Para eu dar um mínimo de credibilidade à tua afirmação você deve apresentar alguma evidência dela. (não que os livros sagrados das religiões e outros suportos artefatos e relatos sejam boas evidências, mas já servem para abrir uma possibilidade).

Mesmo sem evidências não implica que o fato não aconteceu.

Fui abduzido e voltei, foi um suposto fato.

Vou escrever um livro sobre minha abdução e me unir com os diversos relatos de abduções.

Terás que ser agnóstico quanto a isso!

Trancado