Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terrorista

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terrorista

Mensagem por RicardoVitor »

Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terrorista italiano
Publicidade
da Folha Online

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) afirmou em seu blog que quer apoiar o italiano Cesare Battisti, 52, preso na manhã deste domingo pela PF (Polícia Federal), em Copacabana (zona sul do Rio). Ele é apontado como ex-terrorista de extrema-esquerda daquele país e estava foragido havia 26 anos.

Battisti foi um dos chefes da organização de extrema-esquerda PAC (Proletários Armados pelo Comunismo), ligada às Brigadas Vermelhas. Ele foi preso em 1979 e fugiu em 1981. Julgado à revelia, foi condenado pela Justiça italiana à prisão perpétua em 1993, por ter matado quatro pessoas, entre 1978 e 1979. Ele sempre negou envolvimento nos crimes.

Para Gabeira, o fato de a PF estar articulando a extradição de Battisti é um "pesadelo" para o italiano porque "os anos de conflito na Itália continuam".

Enquanto permaneceu foragido, Battisti encontrou refúgio no México e depois na França, em um momento em que o então presidente François Mitterrand se negava a extraditar ativistas italianos que tivessem renunciado à violência. Quando a França finalmente aceitou extraditar o italiano, em outubro de 2004, ele havia fugido --provavelmente para o Brasil.

Em seu blog, Gabeira afirma que a Itália, ao contrário do Brasil, não deixou que as "feridas dos anos 60" cicatrizassem.

"Ele [Battisti] recebeu asilo político no período de Miterrand [sic] e, depois, nos anos [Jacques] Chirac, este asilo lhe foi anulado. Caso raro na Justiça européia. Publicando livros quase anualmente, Battisti é um homem dedicado ao seu trabalho intelectual. Políticos como François Hollande já lhe deram apoio. Battisti merece nosso apoio", afirma Gabeira.

Investigação

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, a polícia francesa descobriu o paradeiro de Battisti ao seguir pistas de uma amiga dele, que teria vindo ao Brasil para lhe entregar dinheiro. Quando foi preso, o italiano não portava documentos. Foi preciso que os agentes confirmassem a identidade deles, pelas impressões digitais.

Battisti permanecerá preso no sistema prisional do Rio ou de Brasília enquanto o STF (Supremo Tribunal Federal) aguarda a apresentação do pedido de extradição da Justiça italiana e decide se o aceita.

Para o ministro da Justiça da Itália, Clemente Mastella, disse que Battisti deve ser extraditado o mais rápido possível, conforme afirmou em declaração à agência Ansa.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 3084.shtml
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terroris

Mensagem por RicardoVitor »

Isso me lembra...

Heloísa Helena: “Meu Amigo Terrorista”
por Gabriel Castro em 17 de março de 2006

Resumo: A senadora teria muito a explicar, fosse este um país sério. Como não é, ela prefere calar-se. E fica tudo por isso mesmo.

Em outubro, o país vai mais uma vez escolher seu presidente. Os pré-candidatos já fazem o possível para ter o máximo de exposição. Obviamente, há coisas que eles nunca contariam. Acostume-se com isto: nenhum político é confiável.

Há algumas semanas, o PSOL apresentou-se oficialmente à comunidade da UnB. Fiz a cobertura do evento (http://cacom.blogspot.com/2006/01/psol-na-unb.html), junto com os estudantes Marco Prates e Vitor Freire. Consegui falar com a senadora Heloísa Helena. Ela não quis conversar na hora, mas passou-me o número de seu celular. Liguei para a senadora e acertei uma entrevista com ela: eu enviaria as perguntas por e-mail. A equipe do Blog do CACOM discutiu a respeito e, então, enviamos as perguntas: uma sobre o PT, duas sobre a universidade pública e uma sobre a posição ideológica do PSOL. A quinta pergunta, a última, era a seguinte:

“A senhora e seus companheiros de partido têm sido criticados por serem colegas de Achille Lollo, que foi condenado por assassinato naItália. Até onde é possível separar a vida pessoal da militância política de cada um, na opinião da senhora ?”
Imagem

Lollo hoje



Achille Lollo é italiano. Em 1973, seu país vivia os Anos de Chumbo e ele militava no Partido Operário. Num episódio que chocou a Itália, Lollo e dois companheiros de partido jogaram 5 litros de gasolina por baixo das entradas do pequeno apartamento onde Mario Mattei, sua mulher e seus seis filhos moravam na rua Bibbiena, no bairro operário de Primavalle em Roma. E atearam fogo. Mattei trabalhava como gari e era secretario da seção do MSI (Movimento Social Italiano, de direita) no bairro. O casal conseguiu escapar, junto com quatro filhos. Mas Virgilio, de oito anos, não conseguiu sair de seu quarto. Seu irmão Stefano, 14 anos mais velho, tentou salvá-lo. Ambos morreram queimados.



Imagem

O filho mais velho de Mattei, durante o incêncio, ainda vivo

















O atentado ficou conhecido como Rogo di Primavalle (incêndio de Primavalle). Em 1987, Achille Lollo e dois companheiros de partido foram julgados e condenados a 18 anos de prisão. Porém, Lollo fugiu da Itália para, anos depois, reaparecer no Brasil. Em 1993, o governo brasileiro se negou a extraditá-lo e ele vive até hoje no país. Em 2004, Achille participou, junto de Heloísa Helena, da fundação do PSOL, partido do qual é um dos principais ideólogos. Não há notícia de que algum dirigente da legenda se incomode com sua militância. A senadora critica o presidente Lula por ser aliado de José Dirceu. Nada mais justo do que perguntar a ela sobre sua cooperação com Achille Lollo.


Mas seus assessores não pensam da mesma forma: depois de muitas tentativas, consegui ser respondido. Não da forma que esperávamos:

“Este jornal é realmente da UNB? E você é o editor?O publico alvo desde jornal são estudantes, funcionários e professores?Agora o seu público conhece o Achilles, e que ele tem haver com a Senadora?O seu Público sabe quem é Olavo de Carvalho?Assim fica difícil agente fazer alguma coisa”. (os erros de escrita originários da Assessoria da senadora foram mantidos)

Olavo de Carvalho é articulista de alguns jornais de grande circulação. Ele critica pesadamente a senadora e seu partido, inclusive por causa da aliança com Achille Lollo. Mas eu não citei Olavo de Carvalho na entrevista e ninguém precisa concordar com ele para exigir respostas da senadora: uma breve pesquisa na Internet basta para se encontrar informações sobre o caso Mario Mattei.

Então, respondi à Assessoria:

“Certamente a maioria do meu público não conhece o senhor Achille e isto é até um fator que reforça a importância desta pergunta; a senadora é presidente do partido e candidata à Presidência daRepública; Achille Lollo é não só colega de partido, como foi co-fundador e parceiro militante da senadora. Sem dúvida a relação existe.”
(...)
“Não sei se, por sermos estudantes e por escrevermos para um jornal vinculado ao Centro Acadêmico (embora nem eu nem a maioria dos repórteres sejamos membros do CA), os senhores esperavam que fôssemos apenas elogiar a senadora e deixá-la discursar, algo que de fato ela faz bem. Mas definitivamente, não é o tipo de proposta que nós buscamos.”
(...)
“Não vou retirar esta pergunta e continuo esperando que a senadora cumpra o combinado e mande as respostas. Mas se a incomoda a pergunta 5, não precisa responder. Tenho certeza de que ela sabe que este tipo de incômodo é apenas um indício de que vivemos numa democracia, e que mal seria se isso nunca acontecesse”

Esta mensagem não foi respondida. A equipe do Blog decidiu, então, esperar mais uma semana pelas respostas da entrevista. Eu enviei uma mensagem ao e-mail da senadora para informá-la do prazo. Escrevi:

“(...) aviso que (...) vamos colocar no ar a matéria, com ou sem as respostas. Não é uma ameaça, é só um aviso.”

Desta vez, a própria senadora respondeu. E pôs em dúvida sua capacidade de interpretação: ela entendeu pelo contrário o que eu disse. E, claro, não perdeu a oportunidade de usar seu discurso de perseguida:

“(...) Ameaça?? Acha V.Sa. que eu tenho medo de alguma coisa??? Passei a vida como sobrevivente tendo que engolir meus próprios medos, entendeu???”

Ainda respondi, explicando o mal-entendido. Mas completou-se o prazo que estipulamos e a senadora (e sua Assessoria) nada mais disseram. As respostas da entrevista não chegaram. Conforme o nosso compromisso, estamos publicando este esclarecimento.

Por que será que a senadora, propagadora tão insistente da ética e da transparência, não se sentiu à vontade para responder à pergunta sobre Achille Lollo? Fosse esta uma acusação falsa e sem sentido, com certeza ela não se preocuparia em responder. Mas preferiu se esquivar. Achille matou duas pessoas e foi condenado a 18 anos de prisão. Isso são fatos, não são produtos da opinião do Blog. Que tipo de pessoa não se incomodaria ao ser acusado de aliar-se a um assassino de crianças? A senadora Heloísa Helena, ao omitir-se, dá-nos o direito de fazer todo o tipo de suposição (inclusive as mais graves. Principalmente, aliás).

Em 2003, o crime de Achille Lollo completou 30 anos e, pelas leis italianas, prescreveu (sua pena deixou de ter efeito). Entretanto, familiares das vitimas e grupos políticos italianos recolheram assinaturas e pressionaram a Justiça, que no ano passado declarou inválida a prescrição do crime. Ou seja: Lollo ainda tem uma pena de 18 anos para cumprir na Itália. Contudo, continua livre no Brasil (a leniência da Justiça brasileira não é novidade. Vide o caso Ronald Biggs).


Heloísa Helena vai se candidatar à Presidência da República. Tomara que seja mais transparente na campanha do que demonstrou ser conosco. Para mim, já não há dúvidas: quando um entrevistado foge e não responde a uma pergunta, sem querer ele diz muito mais do que se houvesse respondido.

Até o fechamento desta matéria, a senadora não enviou as respostas.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terroris

Mensagem por Ateu Tímido »

Não conheço detalhe algum sobre o caso, mas o asilo político é um instituto fundamental do Estado de Direito e um princípio do Estado brasileiro previsto pela Constituição. O Brasil concedeu asilo político até meswmo para o ditador muambeiro Alfredo Stroessner.

Avatar do usuário
Poindexter
Mensagens: 5894
Registrado em: 18 Nov 2005, 12:59

Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terroris

Mensagem por Poindexter »

Se fosse tão certo que o Brasil fosse obrigado a fornecer esse asilo, imagino eu que nem haveria essa apreciação no STF.

Ou essa lógica não seria contemplada?
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Apocaliptica

Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terroris

Mensagem por Apocaliptica »

Sou contra asilos políticos em casos de criminosos.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terr

Mensagem por Lúcifer »

Apocaliptica escreveu:Sou contra asilos políticos em casos de criminosos.


Endosso quando comprovado o envolvimento criminoso da pessoa.
Imagem

Apocaliptica

Re: Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terr

Mensagem por Apocaliptica »

Lúcifer escreveu:
Apocaliptica escreveu:Sou contra asilos políticos em casos de criminosos.


Endosso quando comprovado o envolvimento criminoso da pessoa.


Sim, claro. Mas se há algum tipode evidência que seja negado ou mantido sob vigilância. Não tem jeito.

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terrorist

Mensagem por videomaker »

Manda o gabeira ir fumar unzinho... :emoticon175:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terroris

Mensagem por Tranca »

O Gabeira disse que se extraditarem o cara, ele promoverá ato de repúdio entrando no Congresso só com aquela tanguinha que com a qual ele ficou famoso.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terr

Mensagem por Alter-ego »

Apocaliptica escreveu:
Lúcifer escreveu:
Apocaliptica escreveu:Sou contra asilos políticos em casos de criminosos.


Endosso quando comprovado o envolvimento criminoso da pessoa.


Sim, claro. Mas se há algum tipode evidência que seja negado ou mantido sob vigilância. Não tem jeito.

Creio que todos concordamos.
O problema é que a legislação brasileira não permite extradição para cumprir uma pena maior do que a que se cumpriria no país. Como a pena do FDP lá na Itália é a prisão perpétua...
"Noite escura agora é manhã..."

Apocaliptica

Re: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terrorist

Mensagem por Apocaliptica »

videomaker escreveu: Manda o gabeira ir fumar unzinho... :emoticon175:


Deixa o unzinho fora disto... :emoticon16:

Apocaliptica

Re: Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terr

Mensagem por Apocaliptica »

Alter-ego escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Lúcifer escreveu:
Apocaliptica escreveu:Sou contra asilos políticos em casos de criminosos.


Endosso quando comprovado o envolvimento criminoso da pessoa.


Sim, claro. Mas se há algum tipode evidência que seja negado ou mantido sob vigilância. Não tem jeito.

Creio que todos concordamos.
O problema é que a legislação brasileira não permite extradição para cumprir uma pena maior do que a que se cumpriria no país. Como a pena do FDP lá na Itália é a prisão perpétua...


Aí complicou. Se fosse para ter certeza que ele não iria fugar de novo...
Editado pela última vez por Apocaliptica em 20 Mar 2007, 12:48, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
DaviDeMogi
Mensagens: 1130
Registrado em: 01 Nov 2005, 14:35
Gênero: Masculino
Localização: Third rock from the sun

Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terroris

Mensagem por DaviDeMogi »

Porisso que nos filmes do exterior, os bandidos quando se dão bem no final, geralmente fogem pra cá! Até quando ? :emoticon3:
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Avatar do usuário
Tulio
Administrador
Mensagens: 4928
Registrado em: 31 Out 2005, 04:35
Gênero: Masculino

Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terroris

Mensagem por Tulio »

Terrorista tem que ser fusilado :emoticon252:
TULIO

ImagemWE ARE ALL MONKEYS

Avatar do usuário
Poindexter
Mensagens: 5894
Registrado em: 18 Nov 2005, 12:59

Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terroris

Mensagem por Poindexter »

Desse jeito, para qualquer criminoso do mundo em tese valeria a pena vir pra cá, pois desconheço lugar no mundo que aplique (quando aplique) penas tão brandas. Logicamente, essa tese depende de que o criminoso prefira ser obrigado a viver no Brasil do que ser obrigado a cumprir certas penas em outros países. Chegou uma hora em que Ronald Biggs mudou de idéia e preferiu a segunda opção.
Editado pela última vez por Poindexter em 20 Mar 2007, 16:57, em um total de 1 vez.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terrorist

Mensagem por O ENCOSTO »

RicardoVitor escreveu:Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terrorista italiano


Esse apanhou pouco.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Apocaliptica

Re: Re.: Gabeira diz que lutará contra extradição de ex-terr

Mensagem por Apocaliptica »

Poindexter escreveu:Desse jeito, para qualquer criminoso do mundo em tese valeria a pena vir pra cá, pois desconheço lugar no mundo que aplique (quando aplique) penas tão brandas. Logicamente, essa tese depende de que o criminoso prefira ser obrigado a viver no Brasil do que ser obrigado a cumprir certas penas em outros países. Chegou uma hora em que Ronald Biggs mudou de idéia e preferiu a segunda opção.


O problema é a fuga. Eles sempre dão um jeito.

Trancado