videomaker escreveu:
Meu computador fala e obedece a comandos de voz... nem por isso é consciente.
Ele é uma maquina programada para isso, essa tua comparação beira ao ridiculo
Sim, ridícula.
Usei uma comparação ridícula, justamente para demonstrar o quanto foi ridícula sua idéia de que já que cachorros não podem falar, então não são conscientes, mas humanos podem falar, então são conscientes.
Realmente uma idéia ridícula.
Você é uma maquina biológica instintiva e programada para isso. como posso saber se você é realmente consciente? Só porque fala? Meu computador também fala... você mesmo achou a idéia ridícula...
videomaker escreveu:O instinto explica isso! o cachorro relaciona o tom da voz ao passeio! relaciona o chuveiro ou mangueira a se molhar! e por ai vai. se incomoda ele reage! Achar que ele tá pensando: Nossa vou ter que tomar banho nesse inverno é brincadeira...
Se vc trata bem o cão essa relação vai dá a ele uma reação institiva!
[color=#ffff00]
Instinto e treino! mais uma fez nada haver com ser consciente![/color]
Só que o instinto não explica o porque ele tem reações diferentes, mesmo quando tratado com o mesmo carinho e, em situações que não envolvem dor, como um banho morno, onde além de tudo, ele recebe carinho (coisa que ele adora).
Se em diferente situações, ele reage de diferentes formas, é sinal de que tem "preferências". Algumas coisa ele gosta, outras não.
Uma maquina não tem preferências, apenas seres conscientes podem gostar ou desgostar e, ainda demonstrar isso.
Eles são capazez inclusive de "brincar" e, durante a brincadeira, "simular" braveza, rosnar, latir.
Quando brigamos com eles, pedem desculpas.
videomaker escreveu: Vai insistir em comparar gente com bichos? o analfabeto pode aprender a ler! e seu cachorro pode? Bom pra vc teu cachorro ate sorri né... que foi que eu fiz senhor....
Ué meu caro... Foi você quem falo que só porque meu cachorro não pode ganhar dinheiro nem ler, não é consciente.
Você esta confundindo capacidade racional com consciência.
Dei exemplos de pessoas que não fazem isso (como crianças de 5 anos), mas ainda assim são conscientes.
Uma pessoa com dislexia muito grave, não pode aprender a ler. Ainda assim é consciente.
Sou obrigado a comparar ANIMAIS não humanos, com ANIMAIS humanos, porque é você quem insiste em confundir capacidades RACIONAIS humanas, com consciência.
Sem contar, que somos humanos e, a melhor forma de perceber a consciência nos outros animais, é por comparação com o que conhecemos, nós mesmos.
videomaker escreveu:Um cão com sentimentos? deixa pra lá...
Sim, ele tem.
Ele chora quando batemos nele ou mesmo quando apenas brigamos... fica pulando, abanando o rabo e correndo de um lado por outro, quando falo em passear, etc...
Eu nunca ensinei ele a fazer isso.
Porque a sua reação demonstra extrema alegria quando falo em passear?
Porque ele não corre pra um canto e fica tremendo?
Engraçado que sempre que ele gosta de algo, sua reação é semelhante... E sempre que desgosta, não faz isso.
Isso não foi ensinado, ele faz isso sozinho.
Instinto? hahahahha conta outra... Isso é demonstração clara de alegria.