Aposto que as meninas que usam o véu não podem tirá-lo para, por exemplo, praticar esportes com as demais colegas na aula de educação física. E nem participar de atividades do tipo teatro ( com alguma vestimenta especial). Mas elas precisam de participação em aula, igualmente às demais crianças.
Concordo. Mas não se pode obrigar ninguém a fazer exercícios físicos e atividades artísticas, se a escola o faz, está errada. Arte não é como matemática e português. Aulas de música e teatro devem ser opcionais, até a literatura e as artes plásticas também deveriam.
Assim como os sabatistas se negam a trabalhar e assistir aulas nos sábados. Por que eles têm que ter tratamento diferenciado?
Porque é garantia de liberdade religiosa, deveria existir em todos os países, felizmente no Brasil temos essa garantia pela Constituição. Em boa parte dos Estados do Oriente Médio isso não acontece, e infelizmente o Reino Unido está caindo ao nível deles.
Quero saber se eu for morar no exterior, onde não há carnaval como aqui no Brasil, vou alegar que é uma festa santa para faltar com meus compromissos.
Primeiro, não conheço as leis de outros países, mas vou tentar explicar pelo contrário. Se você fosse uma estrangeira aqui, e alegasse que não pode cumprir determinado compromisso porque sua religião não permite.
Art. 5º
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto.
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa*, fixada em lei;
Ou seja, você não vai trabalhar no dia, mas será obrigada a repôr em outro. Isso vale por exemplo no serviço militar, crentes de determinadas religiões não podem pegar em armas, o exército os coloca em outra área, na médica ou na cozinha por exemplo.
Claro, isso vale para Países livres, nada de Oriente Médio e Reino Unido por exemplo, onde a liberdade religiosa sequer existe.
*destaque meu
E quero saber também se índios vão de tanga e cocar se matriculados em escolas fora das comunidades.
Sim, me parece que já teve até um deputado índio que ia assim para o congresso.