A pobreza e a fome já existiam muito antes do capitalismo, o fato de algumas regiões do mundo serem extremamente pobres não é culpa do capitalismo e sim de conflitos internos, problemas que já vem de séculos (como a colonização por exemplo). E fome por fome, a Europa já passou por longos períodos de fome na Idade Média, época que existia o feudalismo, então essa idéia que o capitalismo é responsável pelos males do mundo é falha.
O comunismo funcionou na prática?
Não, na prática os países que tentaram implantar o comunismo falharam, a pobreza e a miséria continuaram nos países comunistas, economicamente o socialismo não funciona.
Porque economicamente o socialismo não funciona?
A idéia sobre economia de Karl Marx foi refutada por economistas.
"Segundo a escola neoclássica, o preço de um bem ou serviço não representa o valor do trabalho nele incorporado. Assim sendo é o equilíbrio entre oferta e demanda que determina os preços." Na ex-URSS os governantes socialistas tiveram que voltar várias vezes a economia capitalista para recuperar a economia do país, e assim provando que o socialismo economicamente não funciona e que o país tende a quebrar pela falta de competitividade, falta de investimentos estrangeiros, e etc.
Mas se o socialismo economicamente não funcionou na ex-URSS como ela era uma superpotencia?
A falta de incentivos, investimentos e competição pelo mercado começaram a dar sinais de que a economia socialista era fraca na ex-URSS.
Lenin implementou a NEP, sigla para Nova Política Econômica, que recuperou alguns traços de capitalismo para incentivar a nascente economia soviética.
Entre 1956 e 1985, a União Soviética atingiu seu auge geopolítico e tecnológico. Entretanto, também foi época de pouco crescimento económico e lentos avanços na qualidade de vida da população.
O Capitalismo funciona economicamente falando?
Apesar da Grande Depressão, hoje em dia atingimos um meio-termo, ou seja, o mercado é livre, e o estado tem controle sobre a economia pra evitar abusos.
A vitória de Keynes sobre os clássicos traduz o triunfo do intervencionismo moderado sobre o liberalismo radical, além de constituir um desejável meio-termo entre a liberdade econômica absoluta e o total controle do Estado sobre o meio econômico.
E a China?
A China é sem comentários, graças ao comunismo chinês a mão de obra lá é praticamente de graça, a população é pobre, vendendo coisas baratas para o mundo todo, está mais para uma economia capitalista do que comunista.
Porque o capitalismo se mostra para muitas pessoas a melhor opção que o socialismo?
Essa pergunta é simples, é porque o capitalismo te dá a liberdade de você batalhar pelo que quer, você pode comprar os carros do ano, roupas, casa, e etc, isso tudo o capitalismo te proporciona, basta você ter dinheiro. Agora com o socialismo, nada de carro do ano, nem de roupas, e a comida então, é dada pelo estado, não teríamos liberdade pra escolher nada, seriamos apenas coletivos, iguais, ou seja, tudo que se iguala vira nada.
