Proselitismo com crianças... é justo?
Re.: Proselitismo com crianças... é justo?
O Paulo Coelho disse que no fim do mundo escolheria passae a ideia de Deus aos sobreviventes. Richard Feynman preferiu a ideia do átomo. Fico na segunda escolha...
Escola não tem que se meter em religião. É laicismo e pronto. Que estude história e embuta a religião como noção de tradição, mostrando seus efeitos reais sobre a humanidade, inclusive as guerras.
Apo, segundo Dennett é um erro nao existir no curriculo escolar o ensino das religioes (nao o doutrinário, mas o comparativo). Goste-se ou nao a religiao é o fenómeno social mais poderoso. É o único fenómeno capaz de reunir milhoes todos os anos. No Ganges é numa tal concentraçao... que se ve do espaço.
Re: Re.: Proselitismo com crianças... é justo?
Vertigo escreveu:Apo, segundo Dennett é um erro nao existir no curriculo escolar o ensino das religioes (nao o doutrinário, mas o comparativo). Goste-se ou nao a religiao é o fenómeno social mais poderoso. É o único fenómeno capaz de reunir milhoes todos os anos. No Ganges é numa tal concentraçao... que se ve do espaço.
História e Filosofia são suficientes.Se colégios particulares criarem optativa religião comparada, como um dos objetivos diminuir intolerancia religiosa tudo bem.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/
Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196
O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.
O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.
Sim, é esse o objectivo.. mas em escolas públicas (porque ser púdico com isto?). Como é possível a escola passar ao lado de um fenómeno social tao poderoso como a religiao? Pode-se usar as disciplinas de História e Filosofia... para dr a conhecer o assunto.
Vertigo escreveu:Sim, é esse o objectivo.. mas em escolas públicas (porque ser púdico com isto?). Como é possível a escola passar ao lado de um fenómeno social tao poderoso como a religiao? Pode-se usar as disciplinas de História e Filosofia... para dr a conhecer o assunto.
Eu como professor de História nas oportunidades que tive, quando o assunto envolvia religioes não faltei em tratar dessas, como parte importante do desenvolvimento dos acontecimentos.
Salientando quando necessario fosse a importancia do respeito a diversidade religiosa, e de posturas.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/
Vertigo escreveu:Apo, segundo Dennett é um erro nao existir no curriculo escolar o ensino das religioes (nao o doutrinário, mas o comparativo). Goste-se ou nao a religiao é o fenómeno social mais poderoso. É o único fenómeno capaz de reunir milhoes todos os anos. No Ganges é numa tal concentraçao... que se ve do espaço.
E quem disse que Dennet está certo? Por que religião precisa fazer parte do currículo? Na escolas que minha filha estudou não existe menção a isto separadamente, só dentro de contexto na disciplina de História ou Antropologia.
Nunca achei justo pagar para ver um padre idiota da ICAR falar inutilidades na PUC.
Muitos fenômenos reúnem gente. Concertos de rock e música erudita também. Preciso fazer disso uma disciplina?
Aliás, grandes seitas malucas tb reúnem gente, para se suicidar em massa.
Guerras também. Preciso de uma disciplina exclusiva para isto?
Não vejo motivo.
Religião é assunto de religioso. Falem sobre ele nas missas, cultos e afins...para quem quiser.
Vertigo escreveu:Sim, é esse o objectivo.. mas em escolas públicas (porque ser púdico com isto?). Como é possível a escola passar ao lado de um fenómeno social tao poderoso como a religiao? Pode-se usar as disciplinas de História e Filosofia... para dr a conhecer o assunto.
Sim. Apenas isto. Minha filha nunca precisou de aulas de religião para entender o suficiente sobre elas.
E Filosofia é assunto de Filósofos. Logo que se deixem Platao e Aristóteles longe da escola...
Vertigo escreveu:E Filosofia é assunto de Filósofos. Logo que se deixem Platao e Aristóteles longe da escola...
EIN?
A razao porque Dennett nao está errado é porque a religiao é demasiado Onipresente para ser ignorada pelos curriculos. A razao porque é ignorada é moralista. O Estado é secular, logo a religiao deve estar fora das escolas. Mas isto é uma confusao. Nao se trata de doutrinar mas de mostrar a diversidade religiosa neste mundo.
É uma optima forma de dar a escolher. Nao se esqueçam que as crianças nao se limitam a ir á escola. Muitas delas tem doutrinaçao. Entao, religiao na escola é a melhor forma de garantir o secularismo.
É uma optima forma de dar a escolher. Nao se esqueçam que as crianças nao se limitam a ir á escola. Muitas delas tem doutrinaçao. Entao, religiao na escola é a melhor forma de garantir o secularismo.
Vertigo escreveu:A razao porque Dennett nao está errado é porque a religiao é demasiado Onipresente para ser ignorada pelos curriculos. A razao porque é ignorada é moralista. O Estado é secular, logo a religiao deve estar fora das escolas. Mas isto é uma confusao. Nao se trata de doutrinar mas de mostrar a diversidade religiosa neste mundo.
Mostre-se como outro assunto qualquer numa disciplina onde ela se enquandre. Há coisas mais importantes para serem estudadas. Fazer uma dosciplina sobre isto é querer previamente deixar a idéia de que ela tem importância inclusive na vida acadêmica e profissional. E não tem importâcia alguma.
E fazer isto com crianças ou é inúltil ou está mascarado de outras intenções.
Ninguém é tão ingênuo.
E a onipresença da religião só existe pela tirania dela. O que ninguém é obrigado a engolir.
Talvez em Países demasiado religiosos como os EUA e o Brasil isso seja necessário. Essa é a idea de Dennett...
Vertigo escreveu:Talvez em Países demasiado religiosos como os EUA e o Brasil isso seja necessário. Essa é a idea de Dennett...
Não é não. É pior. Já há religião demais por aí berrando nos ouvidos da gente.
Nao está a perceber...
Vertigo escreveu:Nao está a perceber...
Perceber? O objetivo seria alertar contra os males? Seria proselitismo ao contrário?
Apocaliptica escreveu:
E quem disse que Dennet está certo? Por que religião precisa fazer parte do currículo? Na escolas que minha filha estudou não existe menção a isto separadamente, só dentro de contexto na disciplina de História ou Antropologia.
O problema é que a história ou antropologia são matérias distintas e não mostram a religião, apenas a forma como a sociedade gira em trono dela.
Seria como ao invés de ensinar ciências, faze-lo nas aulas de historia e mostrar apenas o uso humano dela.
A informação é sempre a melhor pedida.
Desinformar só leva a falta de conhecimento e distorções sobre o assunto.
O que é melhor, mostrar diversas religiões comparadas juntas, seus conceitos, discussões filosoficas sobre o mesmo tema, etc... Fazendo isso tudo de forma racional ou deixar a pessoa ignorante sobre o assunto, acabar descobrindo ele pela boca de um fanático que vai pregar distorções sobre o assunto?
Se podemos informar, pra que fazer o oposto?
Conhecimento nunca é demais.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
NadaSei escreveu:Apocaliptica escreveu:
O problema é que a história ou antropologia são matérias distintas e não mostram a religião, apenas a forma como a sociedade gira em trono dela.
Seria como ao invés de ensinar ciências, faze-lo nas aulas de historia e mostrar apenas o uso humano dela.
O que é melhor, mostrar diversas religiões comparadas juntas, seus conceitos, discussões filosoficas sobre o mesmo tema, etc... Fazendo isso tudo de forma racional ou deixar a pessoa ignorante sobre o assunto, acabar descobrindo ele pela boca de um fanático que vai pregar distorções sobre o assunto?
Desnecessário. Minha filha discute religião comigo desde pequena, com o que observa na TV, o comportamento das pessoas, colegas que têm famílias atéias, teístas ou de alguma religião, preticantes ou não. Normal.
E não é desinformar. É não encher morcilia com coisa inútil.
Na escola nunca teve aula disso. Prá quê? Eu já disse e reitero:
não faz falta alguma na formação dela a ponto de justificar períodos durante o ano letivo, podendo estudar outras coisas mais úteis para a vida acadêmica e profissional.
Se houvesse uma lacuna na educação dela a respeito disto eu admitiria. E faria o meu papel. Não preciso da escola para isto.
Que distorções? Distorções a gente vê vindas de toda parte. E debate e discute naturalmente, como discute drogas e sexo, sem precisar de uma disciplina exclusiva.
Vertigo escreveu::emoticon22:
Não entendi. Eu fui irônica...você também?
Proselitismo ao contrário é nao proselitismo. Achei piada...
Vertigo escreveu:Proselitismo ao contrário é nao proselitismo. Achei piada...
É como falam dos ateus: que ateus são crentes...piada igual.
Proselitismo ao contrário e querer converter à não religiosidade.

Apocaliptica escreveu:NadaSei escreveu:Apocaliptica escreveu:
Desnecessário. Minha filha discute religião comigo desde pequena, com o que observa na TV, o comportamento das pessoas, colegas que têm famílias atéias, teístas ou de alguma religião, preticantes ou não. Normal.
Apo, na boa. O mundo nao gira em volta do teu umbigo...
- Led Zeppelin
- Contato:
Apocaliptica escreveu:Led Zeppelin escreveu:Não podemos fazer muita coisa, os pais têm direito de educar seus filhos conforme seus princípios morais e religiosos, uma pena.
Nós céticos, podemos no máximo ensinar nossas crianças desde cedo a desenvolver senso crítico e ceticismo, não ensinar nenhuma religião, nem mesmo o ateísmo. Se a criança se sentir curiosa vai te procurar, aí você expõe sua opinião, e deixa bem claro que não é nada mais que a SUA opinião. Além de procurar escolas laicas, vigiar o que ela assiste na TV, no cinema, o que ela anda lendo, etc.
Então...é lamentável que os adultos façam isto com seus filhos, pois os filhos deles vão conviver com os nossos e podem se transformar em proselitistas ou não no futuro...e assim as religiões vão alongando suas raízes e fortalecendo seus alicerces. Ou pior, elas mesmas sofrem fissuras e se degeneram, dando cria e formando outras religiões e seitas. Esta é a história.
Claro que eu quis mostrar o que acontece, como é covarde fazer uma lavagem em tão tenra idade. Um adulto, pode sofrer uma influência e dizer NÃO. Mas a criança é inocente e por definição, totalmente crédula.
A escola laica é a melhor saída para não quer ver seus filhos expostos a este apelo. E vigiar o que ela assiste e com quem conversa também. Se houver tentativa de abordagem ( como eu já sofri e minha filha também), colocar limites ao interlocutor e mostrar que você pensa diferente e discorda deste tipo de atitude.
Postagem perfeita, só discordo disto: ".é lamentável que os adultos façam isto com seus filhos, pois os filhos deles vão conviver com os nossos e podem se transformar em proselitistas ou não no futuro"
Não vejo problema na criança conviver com gente assim, é até melhor pra ela conviver com pessoas diferentes e que pensam de forma diferente.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"