Fabi escreveu:Flush escreveu:Fabi escreveu:Flush escreveu:Fabi escreveu:Eu não tenho culpa de os representates do socialismo serem: Cuba, Venezuela, ex-URSS, Coréia do Norte, e Alemanha socialista.
O primeiro-ministro Português é Socialista.
O presidente de Espanha é do Partido Socialista Operário Espanhol.
Generalizações de idealogias e incompreensão das mesmas caem sempre em erros.
Suponho eu que ele estatizou tudo, extinguiu a propriedade privada e fechou as fronteiras de saída, certo? Porque se ele não fez nada disso, não é desse
socialismo que eu to falando.
Então tens de identificar de que "socialismo" falas, senão meter tudo no mesmo saco é apenas e só um grande erro. Se introduzires conceitos de totalitarismo ao que pretendes explorar já podes entrar num pensamento mais correcto e objectivo.
Eu to falando do socialismo de Marx que tentaram implantar nos países: Cuba, Coréia, Alemanha, União Soviética, e agora Bolivia e Venezuela.
O socialismo de Marx é o cientifico (Socialismo cientifico é o nome), o socialismo real é inspirado nesse, mas existem suas diferenças.Marx não advogava poder ao partido, por exemplo, e sim as classes trabalhadoras, logo muito do que foi feito na União Soviética com a elite burocrática do partido, contraria Marx. Além do que Marx defendia a socialização das riquezas, e estatizar foi uma, mas não é a única interpretação disso, e como na prática as riquezas não foram socializadas, novamente encontramos diferenças.Se formos mais profundamente outras diferenças encontraremos, mas essas são as principais.
Marx pensou o socialismo cientifico em oposição ao que ele chamou de socialismo utópico, e para ele descolado da realidade. Posteriormente Kautsky baseado na idéia de Marx e de Engels que a revolução poderia ser pacifica e democrática em alguns países passou a defender isso em todos. Outros seguiram e essa tendência tb se configurou como a tendência mais democrática, avessa aos meios violentos, e ao autoritarismo.
Sobre os países que vc citou.
Socialismo real:Coréia do Norte, Cuba, União Soviética, e China se encaixam.
Alemanha é nazista algo diferente.
Já Bolívia e Venezuela acho prematuro, até pq foi por via democrática, me parece mais um populismo autoritário de uma esquerda tradicional.Que se apega a bandeiras comuns do socialismo real, principalmente Chavez, mas não tem todas as suas características, logo riscar agora como se fosse eu acho prematuro.