Fernando Silva escreveu:André escreveu:Eu não tenho ódio ao lucro, mas negar a responsabilidade da nossa elite, inclusive em não desenvolver reformas necessárias ao desenvolvimento inclusive de caráter liberal é não ver a nossa história. Na nossa história uma elite conservadora tradicional, faz de tudo para conservar seus privilégios.
Não confundir a elite que chegou ao poder com a capitanias hereditárias, e nunca mais o largou, com os empreendedores, os que realmente criam riquezas novas.
A velha elite é uma espécie de remanescente da nobreza por direito divino, que acha indigno trabalhar e vive de manipular o poder, bloqueando tudo o que se faz para melhorar o país.
Estranhamente, nunca são atacados pela esquerda.
Não sei de que esquerda vc está falando.Pq eu sempre critiquei essa elite tradicional, a que vc chama de "Velha elite".Os empreendedores, e os chamados empresários nacionalistas pelo desenvolvimento, esses em vários momentos estiveram aliados da esquerda democrática.Pessoalmente vejo esses como aliados, contra o autoritarismo e conservadorismo que graça o país.Podemos discordar em algumas coisas mas estamos em comum acordo contra a elite tradicional e seus privilégios.Assim como a necessidade de formar um mercado nacional mais forte e independente.
Rômulo Almeida economista de esquerda fala em "Voltado para o Futuro" as alianças com o empresariado empreendedor possibilitou iniciativas importantes como o Pólo Petroquímico de Camaçari.Claro que esses estão submetidos aos interesses do bem comum, mas tem esse critério em vista, benefícios e lucros são absolutamente legítimos e ajudam.O lucro em si nunca foi problema, e sim a visão que apenas o lucro interessa, passando por cima das leis, e do interesse coletivo.Essa visão é problemática.Como a "vencer a qualquer custo" pois nessa honra, retidão, e qualquer projeto que leve em conta melhorar a vida de todos, se perde de vista.