o anátema escreveu:Acho que é exatamente o que eu quis dizer..... há mais negros que brancos para "sobrarem" e pegarem os piores salários, dentre os salários mais baixos, dos quais já terão talvez a maioria.
há mais negros que brancos entre os de baixa escolaridade. no nível superior é o contrário.
e quando feita a pesquisa pelo IBGE, havia também diferença salarial entre negros e brancos também nos que tinham nível superior, convém-se admitir que nesses casos o local onde o trabalhador reside é bem irrelevante.
É verdade... nesses casos a maior fonte de distorção possível seria haver numericamente mais brancos com nível superior, e ser então mais provável que esses peguem os salários mais altos dos que tem nível superior, distorcendo a média dos brancos para cima.
Anátema, você percebe que num momento você usa o fato de negros serem mais numerosos entre os mais pobres, para justificar seus salários mais baixos, e em outro momento justifica os salários mais altos dos brancos pela mesma superioridade numérica. percebe que isso é totalmente contraditório?
o que acontece é o seguinte, exemplificando:
num universo de 100 pessoas pobres. que ganham até 2 salários mínimos. por fatores historicos, há mais negros que brancos nessa população. digamos que 70 negros e 30 brancos. os salários variam de muito menos de um salário mínimo a até 2. caso não haja nenhum tipo de discriminação racial que influencie nas contratações, todos deverão estar razoavelmente distribuidos de maneira igual, ou seja, se eu escolher ao acaso uma pessoa entre os 10 mais pobres, terá de haver 70% de chances dele ser negro, e 30% dele ser branco. entre os 10 mais ricos, manteriam-se as mesmas proporções.
é exatamente isso que a pesquisa CONTESTOU. constatou que os brancos sempre são os que ocupam os cargos com melhores salários, até quando são MINORIA, como no caso entre os mais pobres.
Na outra ponta, os pretos, que são a MINORIA entre os mais ricos, por acaso são os que apresentam salários mais BAIXOS.
veja, por escolaridade:

grupo de atividade:

vejam a diferença entre os profissionais com até 11 anos de estudo. poderiamos até aplicar a hipótese destes profissionais que tem renda maior serem empreendedores, e rendas se devessem a escolaridade + capital. mas isso a pesquisa descarta:
Também se investigou os rendimentos selecionando-se um grupo mais homogêneo: homens de 18 a 49 anos de idade e com 11 anos ou mais de estudo. Desagregado por grupamentos de atividade e por posição na ocupação, o subgrupo manteve a diferenciação de rendimentos entre os brancos e os pretos e pardos. Desta vez, embora ainda elevada, a maior diferença nos rendimentos observada não foi para os trabalhadores por conta própria (75,5%) mas, sim ,para os empregados sem carteira de trabalho assinada no setor privado (97,9%).
a íntegra: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia ... d_pagina=1
Bem, eu só posso dizer que não sei... só acho que apesar disso poder não parecer significativo, somando todas as instâncias, talvez possa contribuir. E não é só questão do empregador querer contratar alguém do mesmo bairro, mas dos próprios candidatos à vaga talvez preferirem e/ou irem primeiro aos possíveis empregos mais próximos do que em outras áreas da cidade, ou cidades vizinhas... enquanto que isso talvez ocorra com alguma freqüência no sentido pobre > rico, acho que muito raramente alguém dum bairro mais rico iria procurar emprego num bairro bem pobre ou favela.
Agora quem acha isso irrelevante sou eu, pois não se aplica ao caso onde negros e brancos estão nas mesmas condições, por ex: escolaridade. E a concentração de empregos está longe de ser em bairros residenciais, mas em centros comerciais e industriais. em geral ocorre o contrário, favelas, ocupações ilegais, se formam onde há "prosperidade", próximos a esses centros, e bairros nobres se "fixam" em lugares distantes desses meios, pois atraem violência, miséria, pedintes, comercio informal.
eu estou longe de defender que exista um grau de racismo e segregacionismo como o que algumas Ongs xiitas defendem, e questiono se o caminho para atenuar essas diferenças seria firmando ainda mais o "apartheid", mas não é porque estamos numa época onde há negros reivindicando cotas e outras "vantagens" polêmicas , que eu irei fechar os olhos para essas distorções seculares.