Let me think for a while escreveu:Led Zeppelin escreveu:Decinho, larga cara. Cada um com seu vício o meu é em cigarro, alguns viciam em internet, TV, bebida, coca-cola, café, etc...
Estou feliz com meu vício, nunca me incomodou, sequer com garotas, fumo só em locais permitidos, não solto fumaça no rosto das pessoas e nem ofereço cigarro a quem eu sei que não fuma. Portanto, consciência tranqüila... vou acender um cigarrinho e relaxar depois de uma aula complicada.
Pois é, mas será que não é biologicamente possível relaxar sem um cigarrinho? Precisas dele para isto? Estranho. E quanto a estar feliz: como assim? Digo, você sinceramente fuma e diz "sei que meu organismo não precisa deste troço para nada a não ser para minimizar os efeitos de dependência psicossomática, mas isto me faz feliz". Eu só quero entender!
Pois é. Vícios produzem este tipo de argumento: "Sei que não preciso a não ser pelo fato de precisar para me sentir feliz".
A dependência é sempre química e psicológica. Que é psicossomática todo mundo sabe. Ou seja, está mascarando algum conflito que perturba e faz a pessoa muito infeliz na verdade.
Vícios são muletas. Quem já foi viciado e teve coragem de admitir isto, saindo ou não da dependência, sabe da verdade.
Ninguém se sente feliz com vício algum. É a mesma balela do gordinho feliz. Todo mundo sabe que é mentira.Nenhum gordo é feliz em ser gordo.
Se vício fosse benéfico e saudável, não seria tão combatido, criticado e nem haveria porque a ciência perder tanto tempo tentando descobrir uma forma de libertar as pessoas física e emocionalmente deles.
Evidente que se pode relaxar de várias formas. Mas é mais fácil através da satisfação de alguns instintos muito primários ou primitivos do ser humano, como a satisfação oral por exemplo.
Alguns comem em excesso, outros roem a unha e outros colocam um cigarro na boca.