Ateu Tímido escreveu:Sabetudo,
Não falei se sei ou não sei dessas seitas todas do budismo...
Como disse, isso já foi exaustivmente debatido aqui. O que nenhum budista consegue refutar é que o budismo, onde realmente existe como religião, não como hobby, é politeísta e reencarnacionista.
Desculpe, mas continua enganado.
Ele é panenteísta ou ateísta e fala sobre o renascimento, não reencarnação (conceito bem diferente).
O renascimento X reencarnação também já foi bastante debatido aqui:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=9918&h ... nascimentoAteu Tímido escreveu: E obrigado, eu nem tinha me lembrado daqueles que acham que buda é deus. Mais um pouquinho para você:
Quanto ao Budismo e onde ele existe, ter conceitos como Buda é Deus, isso é porque como em toda religião panenteísta, somos todos Deuses (como dizia Cristo) ou somos todos Budas (como dizia Buda).
A forma como as pessoas lidam com a religião, não transmite o que a religião diz ou ensina e, está ai sua confusão.
Se eu digo que sou Deus, assim como todos nós somos deuses, dai neguinho não entende e faz um altar pra mim e me faz oferendas (viva o Deus nadasei), isso não é culpa minha nem da minha religião, é apenas ignorância do povo.
Segundo sua lógica, onde existe ciência a massa burra acredita em coisas como o BIG-BANG ser o resultado de uma colisão frontal, entre dois asteróides que se auto criaram... Logo, a ciência é mais uma bobagem como qualquer outra coisa.
O tema Deus na religião, é um tanto "dispensável" devido ao que representa esse conceito "Deus" nas religiões.
Deus sendo tudo, inclusive nós, torna desnecessário para algumas seitas budistas discutir o assunto, que pode ser omitido. É por esse motivo que são ateístas.
O próprio Buda disse não saber sobre o assunto e, preferiu não dizer nada, se mantendo em uma posição agnóstica.
Onde o hinduísmo prefere falar sobre três conceitos distintos de Deus, (o pessoal, o impessoal e o interior) o budismo ateísta, se concentra apenas no deus interior, sem criar um "conceito" relativo para defini-lo.
Essa é uma posição claramente ateísta, pois não menciona nenhum Deus.
Quanto a crença em conceitos de "Deus", essa existe em toda parte mesmo, qual o problema?
Só que em seus tópicos não vi discussões, só vi afirmações agressivas e confusão de conceitos como confundir o renascimento com a reencarnação.
Estude e pratique o budismo seguindo textos de seitas budistas ateístas e, vai ver que praticamente nenhuma menção a Deus é feita.
Isso de fato, é ser uma religião sem Deus.
Não preciso ser budista pra refutar sua idéia.
Está ai sua explicação, a ignorância do povo e o que ele acredita, não é o Budismo, você está confundindo as duas coisas.
Depois, os países como Tibet e China, tem influencias de outras religiões que não apenas o budismo e, que falam claramente sobre Deus. (como o Taoísmo na China e a influencia do Bonismo no budismo tibetano)
Sem contar que algumas seitas budistas, são como igrejas, cheias de rituais e superstições mesmo. Seita e religião são coisas distintas.
Religião nenhuma se resume a uma seita particular, nem a visão de todas sobre a religião em si.
Uma seita é a interpretação organizada de uma religião, cheia de interesses políticos, rituais e superstições.