...
Agora, se acreditarmos que o universo nao é arbitrário, sendo pelo contrário governado por leis bem definidas, teremos em última análise de combinar as teorias parciais numa teoria unificada completa que descreva tudo o que exista no universo. Há porém um paradoxo fundamental na procura dessa teoria unificada completa. As ideias sobre as teorias científicas... assumem que somos seres racionais, livres para observar o universo á nossa vontade e para fazermos deduçoes lógicas a partir daquilo que vemos. Num esquema destes, é razoável que poderemos supor que poderemos nos aproximar cada vez mais das leis que regem o nosso universo. Todavia, se existisse realmente uma teoria unificada completa, ela iria também presumivelmente determinar as nossas acçoes - de tal forma que a teoria determinaria o resultado da nossa procura! E porque razao determinaria que chegassemos ás conclusoes certas a partir dos factos? Nao poderia da mesma forma determinar que tirássemos a conclusao errada?
O que é interessante aqui é sermos racionais e livres... ou nao. Se a teoria determinar a nossa busca, entao nao somos verdadeiramente nem racionais nem livres para descobrir a teoria (caso ela deixe... porque pode nos levar a conclusoes erradas). A racionalidade parece implicar o livre arbítrio. Mas como poderemos saber?
Hawking continua:
A única resposta que podemos dar a este problema baseia-se no principio de Darwin da selecçao natural. A ideia é que em qualquer populaçao de organismos que se autoreproduzem existirao variaçoes no material genético e na educaçao de que os diferentes individuos disporao. Estas diferenças significarao que alguns individuos serao mais capazes do que outros de tirar as conclusoes certas sobre o mundo á sua volta e agir em conformidade com elas. Estes individuos terao maiores probabilidades de sobreviver e reproduzir-se, de forma que o seu padrao de comportamento e pensamento acabará por dominar...
... é legítimo esperar que as capacidade de raciocínio que a seleçao natural nos proporcionou também sejam válidas na nossa busca de uma teoria unificada completa... e nao nos conduzam assim ás conclusoes erradas.
Optimismo.