Em qual dos muitos Deuses acreditar? Jeová, Shiva, Tao?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Re.: Em qual dos muitos Deuses acreditar? Jeová, Shiva,

Mensagem por NadaSei »

Mig... escreveu:O sentido é figurativo (embora os literalistas discordem). Mas é um mito que mostra um Deus separado da sua criaçao. E quanto a isso nao restam dúvidas. Deus mostra sentimentos em relaçao ao que faz...

O que o mito demonstra é que Deus é o nosso criador, só isso.
Segundo o hinduísmo isso também é verdade, mas sendo Deus espírito, cria o mundo com esse espírito, somos o próprio Deus que se dividiu em inúmeras consciências e, ao mesmo tempo se mantém como o todo.
Espírito é a consciência, seria nela que Deus nos cria.

Ele criar não significa que esteja separado dela.
É como quando sonhamos, "criamos" todo um mundo do qual somos partes e, que está inteiramente contido em nós.

Sim, Deus tem sentimentos, assim como nós que somos feitos a sua semelhança. Qual o problema disso?
As descrições de Deus como emotivo, servem justamente para mostrar que ele tem sentimentos e, entende o que pensamos e sentimos. Já sua descrição como indiferente, mostra que ele não se deixa levar por sentimentos da mesma forma que nós.
São suas descrições sobre dois fatos sobre Deus, sobre duas de suas características.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

"Deus tem sentimentos"
-

A frase do ano saiu, senhores!!!

Proferida nesta data e hora por NadaSei.
Registre-se.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

betossantana escreveu:
NadaSei escreveu:INTERPRETAÇÃO SUA, os gnósticos e espíritas usam a própria biblia para demonstrar a reencarnação.

Exato, tudo é interpretação e hermenêutica tendenciosas em cima de textos imbecis.

Claro... assim como o BIG-BANG pode ser o fruto da colisão frontal de dois asteroisdes que se auto criaram...
Bem como a teoria da evolução prova que Deus nos criou...
Tudo tudo é interpretação e hermenêutica tendenciosas em cima de textos imbecis.

Depois a hermenêutica não significa isso, é apenas interpretação sua.
A hermenêutica diz que toda interpretação que pode ser refutada é falsa. logo as interpretações a que se refere não tem valor por serem falsas. Sobra apenas a minha interpretação...

Adeus ciência...
betossantana escreveu:
NadaSei escreveu:Quem disse a você que essas "interpretações" não estão erradas e não podem ser facilmente refutadas?

O mesmo passarinho verde que diz que sua interpretação não está errada e não pode ser facilmente refutada (como já foi não sei quantas vezes pelos foristas que têm a santa paciência pra discutir com você.)

Aponte onde.
betossantana escreveu:
NadaSei escreveu:Cristianismo definitivamente não é esses "vários cristão" para quem você apela tanto.

Claro que não, NadaSei, o cristianismo é VOCÊ!

Não, o cristianismo são os textos contidos na bíblia e os textos apócrifos.
betossantana escreveu:Prove você, já que você está AFIRMANDO que nada na Bíblia contraria a reencernação. HUHUHUHAHAHA!

Não, eu só discordei de sua afirmação de que ela contraria...
Depois, já está provado, basta ler a bíblia e ver.
Editado pela última vez por NadaSei em 03 Abr 2007, 00:53, em um total de 1 vez.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:
"Deus tem sentimentos"
-

Registre-se.

Qual o problema?
Se somos todos deuses e temos sentimentos, logo, deus tem sentimentos. Depois estamos discutindo os conceitos bíblicos.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

NadaSei escreveu:Aponte onde.

Mas será que eu tenho que fazer TUDO pra você???
É um problema espiritual, chupe pau!

Mig...

Mensagem por Mig... »

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:
"Deus tem sentimentos"
-

Registre-se.

Qual o problema?
Se somos todos deuses e temos sentimentos, logo, deus tem sentimentos. Depois estamos discutindo os conceitos bíblicos.

TAO... o grande vegetal

Existe algo indefinido e completo, que nasceu antes do céu e da terra. Como é calmo e informe, solitário e imutável, e tudo atinge sem se exaurir!

Ora sendo calmo e imutável... nao pode sair desse estado.

O Tao nunca age e, entretanto, nada deixa por fazer

E isto porque nao tem vontade. É natural... automático. A seleçao natural também é assim. Burra como uma porta e no entanto gerou a vida.

Mig...

Re.: Em qual dos muitos Deuses acreditar? Jeová, Shiva, Tao?

Mensagem por Mig... »

Eu também acredito que todas as religioes falam do mesmo. Há um sentimento comum. Só nao acredito que seja panenteísmo ou que as coisas sejam lineares. Ainda há religioes animistas, por exemplo. Nao há uma evoluçao linear de um sentimento religioso primitivo para uma teologia sofisticada. Na realidade... teologia é com teólogos. A esmagadora maioria das pessoas é primitiva em relaçao á religiao (fora da teologia, só os fanáticos é que procuram racionalizar esse sentimento primitivo... (mas nao é a razao deles mas a do pastor, Ayatolah ou guru)... e ao faze-lo caem numa armadilha.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Mig... escreveu:Eu também acredito que todas as religioes falam do mesmo. Há um sentimento comum.

Sim, somos todos humanos e descendemos da mesma tribo. Nossas aspirações e medos são semelhantes. Era de se esperar que as religiões tivessem algo em comum.

Besteira é achar que há algo em comum porque "há um deus por trás disto"

A diferença entre selvagens seminus, no meio da floresta, gritando
"Uga buga!" para um ídolo tosco de barro, e uma missa solene em uma
catedral está apenas no aspecto estético e, talvez, na complexidade das
respectivas mitologias.

Mig...

Mensagem por Mig... »

Só mais uma pergunta ao NadaSei:

Existem pessoas com um profundo sentimento religioso, que vem Deus como um velho barbudo (antropomorfizam Deus). Ora, os teólogos dizem que está mal. Porque?

O problema é que certas pessoas olham para os livros e esquecem as pessoas...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Mig... escreveu:
Existe algo indefinido e completo, que nasceu antes do céu e da terra. Como é calmo e informe, solitário e imutável, e tudo atinge sem se exaurir!

Ora sendo calmo e imutável... nao pode sair desse estado.

Desculpe, mas esta interpretando isso de forma errada.
O Deus cristão também é dito como imutável, isso só continua mostrando que estão falando sobre a mesma coisa.
A natureza de Deus é imutável porque é perfeita e completa.

Um dos atributos de nosso mundo é a constante mudança e, isso é imutável. As coisas jamais deixaram de mudar o tempo todo.
Como você pode ver, mesmo a mudança constante pode ser imutável.
O Tao nunca age e, entretanto, nada deixa por fazer

E isto porque nao tem vontade. É natural... automático. A seleçao natural também é assim. Burra como uma porta e no entanto gerou a vida.[/quote]
O senhor está confundindo conceitos mais uma vez.
Uma das coisas que eles pregam é o "não-agir", não devemos ter desejos nem ações egoístas (referente ao ego, ao EU). Devemos praticar o não-agir sem nunca deixar nada por fazer, assim como o tal.
A não-ação não é inação, mas sim ação desapegada.
Fazer porque é o que deve ser feito, não porque assim EU quero.
Os dez mil seres dele dependem para nascer e viver. Quando o trabalho é realizado, ele não apregoa que foi seu autor. Cobre tudo com um manto e não faz valer sua posição de senhor. Poderá, entretanto, nas menores coisas ser encontrado. Todos os seres retornam a sua raiz e desaparecem sem saber quem preside seus destinos.

Como você pode ver, fala-se sobre o Tao como sendo algo consciente, que controla nosso destino, faz o trabalho sem se gabar e não faz valer sua posição de Senhor. (nos da livre-arbítrio)

Sua confusão é comum, pois o Tao é um conceito de Deus impessoal, semelhante ao espirito santo do cristianismo.
No Taoísmo eles falam sobre essa característica impessoal de um Deus que tudo é. Parte dele inclusive, é completamente natural, visto que ele é TUDO, inclusive a natureza.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Mig... escreveu:Eu também acredito que todas as religioes falam do mesmo. Há um sentimento comum.

Não é apenas um "sentimento" comum, mas algo que se vê no mundo e do qual falam.
Mig... escreveu: Só nao acredito que seja panenteísmo ou que as coisas sejam lineares. Ainda há religioes animistas, por exemplo.

O panenteísmo claro, pode não ser em TODAS as religiões, mas é encontrado em grande parte delas (já mostrei três das grandes, incluindo o cristianismo). O que eu argumento é isso, bem como argumento que em outras religiões. podem estar falando apenas de parte desse todo, sem tornar o panenteísmo claro.
O Judaimso, por exemplo, até onde sei não é panenteísta, mas sim monoteísta. (não estou certo disso, não conheço essa religião a fundo).
Mesmo que seja monoteísta, está falando sobre um conceito de Deus pessoal, que é parte do todo apontado pelas religiões panenteístas, veja que Cristo mesmo, falava sobre a religião judaica, e nela temos o religare.
O religare fala sobre nossa união a esse Deus que aparentemente é apresentado apenas pelo conceito de Deus pessoal.

Se você estuda religião comparada, encontra em religiões como o hinduísmo, a explicação para isso ocorrer. Ao se falar sobre o absoluto, o fazemos de forma relativa, podemos falar sobre um Deus pessoal ou sobre um Deus impessoal. São apenas dois conceitos relativos sobre o mesmo absoluto.
Mig... escreveu: Nao há uma evoluçao linear de um sentimento religioso primitivo para uma teologia sofisticada. Na realidade... teologia é com teólogos. A esmagadora maioria das pessoas é primitiva em relaçao á religiao (fora da teologia, só os fanáticos é que procuram racionalizar esse sentimento primitivo... (mas nao é a razao deles mas a do pastor, Ayatolah ou guru)... e ao faze-lo caem numa armadilha.

Só é bom reparar, que grande parte das religiões não é criada com base no que dizem teólogos e religiosos, mas sim no que dizem pessoal iluminadas que se uniram a Deus, pessoas que já realizaram o religare.
É esse o motivo deu falar sobre Cristo, Krishna, Lao Tsé e Buda, pois eles não são simplesmente teólogos ou religiosos entendidos.

A forma como pessoas comuns lidam com isso, não muda o que é dito por esses grande nomes.
Isso seria o mesmo que tomar o que os grandes filósofos diziam, pelo que as pessoas comuns interpretam.
Já vi gente dizendo que o "Penso, logo, existo" significa que só existimos porque pensamos. Podem dizer o que quiserem sobre essa frase de Descarte, mas não muda o que ele quis dizer e ensinar com isso.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Mig... escreveu:Só mais uma pergunta ao NadaSei:

Existem pessoas com um profundo sentimento religioso, que vem Deus como um velho barbudo (antropomorfizam Deus). Ora, os teólogos dizem que está mal. Porque?

O problema é que certas pessoas olham para os livros e esquecem as pessoas...

Eu não olho apenas livros, mas sim as pessoas que estão por de tras desses livros.
Não se esqueça que todo texto é escrito por uma pessoa.

A única coisa que eu separo, é o que essa pessoa que escreveu o texto diz, daquilo que outras falam sobre ela.
É como o que já escrevi sobre René Descarte, ou como o exemplo que dou sobre a teoria do BIG-BANG.
Pessoal leigas e mal informadas, dizem que o BIG-BANG foi fruto da colisão frontal entre dois meteoros que se auto criaram.
É isso que os cientistas defensores da teoria dizem?

New Agers dizem coisas sobre a física quântica, diferentes do que os físicos quanticos em si.
Pender para o lado dos cientistas é ignorar as pessoas?

Eu nem ao menos ignoro as interpretações das pessoas.
Eu já estudei e refutei as interpretações de seitas diversas, como a trindade católica, o conceito evangélico e das testemunhas de jeová.
Foi entre alguns gnósticos que encontrei o conceito mais proximo do que é dito por Cristo e, que está de acordo com outras religiões, bem com o cristianismo.
Isso não é ignorar, mas sim pender para o lado do que Cristo diz, bem como ver o ponto de vista de muitas seitas cristãs e, comparar o que Cristo diz sobre o tema, com o que outros grandes nomes como Lao Tsé dizem sobre o mesmo tema.

Jamais ignorei as pessoas.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:Besteira é achar que há algo em comum porque "há um deus por trás disto"

É você quem coloca Deus, antes do que é dito por eles.
Eu primeiro vejo o que dizem, bem como vejo que falam sobre a mesma coisa, depois vejo que dão a isso o nome Deus.

Você olha primeiro Deus e julga que ele não pode existir, então conclui que eles não podem estar falando sobre a mesma coisa, porque deus não pode existir. É isso que atrapalha seu raciocínio, o pré-conceito Deus inexistente.

Eles estarem falando sobre a mesma coisa, não prova que Deus existe.
Deus existir ou não, não muda o fato de que falam sobre a mesma coisa, afinal estão falando sobre o Absoluto, sobre o TODO e dão a isso o nome Deus, falarem sobre o mesmo absoluto, não significa que estejam certos sobre suas características.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

NadaSei escreveu:Eles estarem falando sobre a mesma coisa, não prova que Deus existe.
Deus existir ou não, não muda o fato de que falam sobre a mesma coisa, afinal estão falando sobre o Absoluto, sobre o TODO e dão a isso o nome Deus, falarem sobre o mesmo absoluto, não significa que estejam certos sobre suas características.

Acontece que esse tal de Absoluto ou TODO, segundo o que me parece ser sua opinião, não é uma coisa inerte, passiva.
É algo consciente e que atua em nossas vidas.

Não é a mesma coisa que um universo indiferente.

Acho que você apenas deu um nome diferente àquilo que os outros chamam Deus.
A menos que você tenha definições diferentes para Deus e para o tal de Absoluto.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Se torcer este tópico, é capaz de montarmos uma nova seita fundamentalista , extremista e absolutista( redundância mesmo ). Tenho até medo do que pode sair daqui.

Mas deixa rolar...qualquer hora vou fazer um apanhado do Marco Referencial da nova religião monoteísta fundamentalista, e postarei para vosso deleite.

betossantana
Contato:

NadaSei escreveu:mesmo a mudança constante pode ser imutável.

Você está SE SUPERANDO, querido!!!!

O GRANDE UM

Mensagem por O GRANDE UM »

Você escreve muito bem, amigo NadaSei! Fiquei muito triste ao ver pessoas tão inteligentes como os membros deste fórum dizendo todas bobagens sobre o assunto religião, mas você me fez ver que há alguns que compreendem seu real signficado! Que você continue a nos iluminar com sua sabedoria! Beijos!

O Inviado

Mensagem por O Inviado »

O GRANDE UM escreveu:Você escreve muito bem, amigo NadaSei! Fiquei muito triste ao ver pessoas tão inteligentes como os membros deste fórum dizendo todas bobagens sobre o assunto religião, mas você me fez ver que há alguns que compreendem seu real signficado! Que você continue a nos iluminar com sua sabedoria! Beijos!

Acabei de receber uma mensagem telepatica, via antena inberbólica quantica (aquela banhada à Einstênio novinha que comprei na Casas Bahia de Alpha Centaurio), que o Nadasei é o Pensador de Bosta....

O Inviado

Mensagem por O Inviado »

É claro que nessa nova reencarnação por algum problema vibracional, ele resolveu sair do armário.

Ps.: Embora que esse fato não tenha importância karmica, já que ele só deixou de vibrar com o falo e passou a vibrar com a rosca quantica....Betossantana que o diga!!!!

Avastrú.

betossantana
Contato:

O Inviado escreveu:Ps.: Embora que esse fato não tenha importância karmica, já que ele só deixou de vibrar com o falo e passou a vibrar com a rosca quantica....Betossantana que o diga!!!!

Dá pra vibrar com os dois também.

O Inviado

Mensagem por O Inviado »

betossantana escreveu:
O Inviado escreveu:Ps.: Embora que esse fato não tenha importância karmica, já que ele só deixou de vibrar com o falo e passou a vibrar com a rosca quantica....Betossantana que o diga!!!!

Dá pra vibrar com os dois também.

A bem da verdade os dois realmente vibram, o que há é uma inverção no fluxo energético da energia orgasmica.

Avastrú...

Trancado