Entrei aqui para entender os diferentes pontos de vista de cada indivíduo. Cada um é dotado de livre arbítrio e tem ou não fé. Isso não me compete questionar.
Quero apenas entender. Sou católica, mas tenho a mente aberta a qualquer ponto de vista discordante do meu.
Só sou radical ao que refere-se ao meu direito de amar a Deus, ao meu direito de amar à minha família e ao meu direito de ser radicalmente contra todo e qualquer tipo de droga, quanto ao resto, sou extremamente aberta a novas idéias e opiniões. Tenho muitas indagações a fazer, mas vou com calma. Não posso falar de outras religiões, pois só conheço a minha. Por isso só falarei a respeito da minha.
Nada contra as outras. Apenas não as conheço o suficiente para expor qualquer ponto de vista a respeito delas.
A minha vida inteira fui católica e o que pude entender dessa religião é que ela tem por base os dez mandamentos.
O que eu entendo deles é o seguinte: 1º Servir a Deus, que no seu amor dá liberdade e vida. É impossível representar Deus com imagens, ou idéias, que correm o perigo de ser manipuladas.
2º É proibido usar o nome de Deus para acobertar injustiças na defesa de interesses pessoais, ou de grupos.
3º É proibido explorar o trabalho do irmão tornando-o escravo. Todo homem tem direito ao dia de descanso para se refazer e tomar consciência de sua vida: o direito de ser livre e gozar o resultado do seu trabalho.
4º Mostra que a honra é devida aos pais e não à sociedade constituída pelos homens.
5º Proíbe atentar contra a vida do irmão e condena qualquer sistema social que, pela opressão e exploração, reduz o povo a uma condição sub-humana, levando-o à morte prematura e sem dignidade.
6º Esse mandamento não se refere propriamente à castidade e à vida sexual, mas ao respeito pela relação matrimonial: não só é preciso respeitar a própria família, mas respeitar também a família do outro; o adultério destrói a relação familiar e faz mais mal aos próprios filhos do que ao casal.
7º Não se trata apenas de atos isolados de roubos entre pessoas; este mandamento condena qualquer sistema social que se estrutura a partir de qualquer tipo de crime com finalidade lucrativa (= desonestidade), seja por exemplo a exploração da força de trabalho, a impossibilidade do trabalhador ter o direito de usufruir do fruto do próprio trabalho e entre outras coisas, até impedir o trabalhador de ter direito ao descanso.
8º Não se trata apenas de falar mal dos outros. Este mandamento condena a corrupção da administração da justiça, pois esta é o único recurso que o homem criou para que os pobres e fracos possam reivindicar e defenderem seus direitos contra os ricos e poderosos.
9º e 10º (coloco eles juntos, pois para mim, um completa o outro): Proíbem a cobiça em todos os níveis e formas. Condenam qualquer sistema social que tenha como única meta o ter mais. Não por proibir as pessoas de querer mais dinheiro para ter maior conforto, mas para proibir que para esse fim sejam usados de meios como a esperteza vil e a trama para se apoderar do que pertence a outros de forma traiçoeira. O objetivo é impedir que a cobiça se transforme em idolatria pelo dinheiro e que para ter mais e mais dinheiro a pessoa use de artifícios como restringir a liberdade e destruir a vida alheia para chegar a esse fim.
Acabou. Agora eu quero saber o seguinte: vamos supor que Deus não exista. (suposição). Se tudo o que está escrito na Bíblia é criação do homem e influencia as pessoas a terem uma postura mais digna na sua vida, por quê isso é tão criticado? Espero que alguém me esclareça seu ponto de vista e me mostre novas idéias e opiniões.