E dai se ele Acredita?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
André

Re: Re.: E dai se ele Acredita?

Mensagem por André »

Apocaliptica escreveu:
Eu já vi e já postei minha conclusão, que no fim concorda em grande parte com a sua.

Verdade. Os pots ficaram um pouco atropelados acho que estava escrevendo quando vc postou.

Mas nada problématico.

:emoticon13:
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

videomaker

Mensagem por videomaker »

André escreveu:
Apocaliptica escreveu:Pois é. Mas a premissa do tópico do video é justamente em cima da mudança através da religião. O que julgo falso como argumento.

Hum. Digamos um cara que seja ladrão, encontrou uma religião e melhorou?

Bem eu diria que é possível que a religião produza isso, assim como diversas outras coisas, e formas, dele seguir um caminho melhor. Ou seja, religião não é a única forma, nem a melhor, de se promover uma transformação positiva em um individuo. E pode levar a transformações boas como ruins, dependendo dos critérios que sejam utilizados para analisar isso. Pode levar a intolerância, por exemplo, e pensar que pq levou ele a melhorar todos teriam que pensar como ele, o que leva a posturas autoritárias e antidemocráticas, algo abominável.

Mas existe o potencial de ajudar, lendo história das religiões vejo casos que justificam ambas alegações, o que não se justifica é que seria válido para todos, nem que é o único caminho de melhorar o caráter, pq efetivamente não é.

Os caras não precisam de religião nem de acreditar em nada! Salve! seus carateres são moldados apenas na etica natural! Salve! Agora dizer que a religião não vai mudar o sujeito e que ela "talvez" seja a mola que precisiava pra a ficha cair, e fazer o cara mudar por isso, ai não dá.. é ateismo demais pra mim...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

André

Mensagem por André »

videomaker escreveu:
André escreveu:
Apocaliptica escreveu:Pois é. Mas a premissa do tópico do video é justamente em cima da mudança através da religião. O que julgo falso como argumento.

Bem eu diria que é possível que a religião produza isso, assim como diversas outras coisas, e formas, dele seguir um caminho melhor. Ou seja, religião não é a única forma, nem a melhor, de se promover uma transformação positiva em um individuo. E pode levar a transformações boas como ruins, dependendo dos critérios que sejam utilizados para analisar isso. Pode levar a intolerância, por exemplo, e pensar que pq levou ele a melhorar todos teriam que pensar como ele, o que leva a posturas autoritárias e antidemocráticas, algo abominável.

Mas existe o potencial de ajudar, lendo história das religiões vejo casos que justificam ambas alegações, o que não se justifica é que seria válido para todos, nem que é o único caminho de melhorar o caráter, pq efetivamente não é.

Os caras não precisam de religião nem de acreditar em nada! Salve! seus carateres são moldados apenas na etica natural! Salve! Agora dizer que a religião não vai mudar o sujeito e que ela "talvez" seja a mola que precisiava pra a ficha cair, e fazer o cara mudar por isso, ai não dá.. é ateismo demais pra mim...

Desculpe mas não consegui entender o que quis dizer. Poderia ser mais claro?

Outra não é ética natural, ateus e agnosticos, desenvolvem códigos éticos, baseados em ensinamentos dados pelos que os criam, pelo razão, e sofrem influencias e tiram conclusões, o que existe variação. Ou seja, eles não compartilham de uma mesma ética.

De resto achei confuso e não entendi o que quis dizer, ai complica responder.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

André escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Eu já vi e já postei minha conclusão, que no fim concorda em grande parte com a sua.

Verdade. Os pots ficaram um pouco atropelados acho que estava escrevendo quando vc postou.

Mas nada problématico.

:emoticon13:

:emoticon19:

videomaker

André escreveu:
videomaker escreveu:
André escreveu:

Outra não é ética natural, ateus e agnosticos, desenvolvem códigos éticos, baseados em ensinamentos dados pelos que os criam, pelo razão, e sofrem influencias e tiram conclusões, o que existe variação. Ou seja, eles não compartilham de uma mesma ética.

A falta de religião não torna alguem melhor nem pior! mas a religião pode sim ser o despertar para um ser humano melhor! isso quando a religião se faz necesseraria!
Me desculpe eu escrevo mal mesmo e isso é flagrante!
:emoticon16:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

André

Mensagem por André »

videomaker escreveu:
André escreveu:
videomaker escreveu:
André escreveu:

A falta de religião não torna alguem melhor nem pior! mas a religião pode sim ser o despertar para um ser humano melhor! isso quando a religião se faz necesseraria!
Me desculpe eu escrevo mal mesmo e isso é flagrante!
:emoticon16:

Agora entendi.

Não acho que ela seja necessário no sentido que é a única alternativa em determinadas situações.Existem varias possibilidades. Agora concordo que ela PODE ser um instrumento que em casos de fato leve a melhorias. Como dependendo do pastor, ou liderança religiosa, tb pode piorar a situação daquele que quer algo para acreditar.

Ou seja, eu não nego a possibilidade, da religião em determinados casos, ajudar o individuo. Porém penso que pode prejudicar tb, tudo depende da forma como ele se relaciona, quem e porque está trazendo isso para ele, e se ele realmente deseja isso.

Enfim vamos para um caso concreto. Um cara é um alcoólatra. Quer parar, não consegue, ele pode tanto ir para alcoólatras anônimos, quanto se internar em uma clinica de desintoxicação, quanto ser levado pela família para a congregação religiosa para que a congregação ajude, dando incentivo, para ele parar. No resultado todas três podem ajudar, suponhamos que ele não fosse religioso e ao se tornar parou de beber. Isso não significa que o AA ou uma clinica não seriam eficazes, significa que a fé religiosa, nesse caso foi, como outras coisas poderiam ser também.

Vamos supor que uma turma de amigos ateus, e agnósticos, faça uma intervenção, resolvam acompanhar o cara na AA em alguns dias, e se coloquem a disposição para ele ligar quando achar que vai beber. Esses podem ser tão eficientes quanto a congregação religiosa.

Logo não é uma questão de negar que a religião pode ajudar, pq de fato é possível, é negar que é a única alternativa.

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Márcio escreveu:Cadê essa religião tão saudável Vídeo?

:emoticon5:

Qual quer uma que tenha realmente modificado o sujeito! :emoticon1:

A questão é que não modifica, apenas enquadra. E não é assim que se forma um homem "de bem".
Isto é fake.

Como é que vc pode dizer isso? como é que vc pode julgar o sujeito que "realmente" mudou sua vida, o faz apenas por medo de seja lá o que! Acho que vc realmente generealiza demais!

Basta ouvir e ver "testemunhos"....tudo auto-convencimento. E tudo usando fórmulas e verborragia que dão enjôo no estômago, como falei num outro post anterior.Já disse e repito: religião não muda ninguém. E ninguém de bom caráter e equilibrado precisa de religião para mudar. A mudança vem de dentro, não imposta por dogmas.
E os valores considerados como mudanças também são muito discutíveis. Conheço um bom exemplo, o cara sofreu muito mesmo na infância e adolescência.
Entrou para a religião , conheceu Cristo e virou pastor. Agora é feliz: encontrou a mulher mais gostosa do mundo dentro da Igreja ( nem vou comentar...), disse que "prosperou" muito (ARGH ), ganha muito dinheiro ( mas não diz no quê ), e conhece o mundo todo. Trocou de carro (s) e comprou uma casa nova. É. Realmente ele deve ter mudado...$$$
E foi Jesus que deu tudo isso a ele....

Então esses são teus exemplos? bom é triste ver que vc não encontrou nenhum bom exemplo, somente lembre-se eles existem!
:emoticon1:

Não. Este é um. Tenho vários deles, por isto cheguei a estas conclusões ao longo da vida. São exemplos dentro e fora da minha família. Alguns catastróficos, como um suicídio pois a família cristã não aceitou a homossexualidade do filho mais novo de 8 filhos. Tanto infernizaram que o cara se suicidou.
E tantos outros.

Logo foram varios! e nenhum bom, continua sendo triste.Talvez essa sua averssão a religião esteja ai! quem sabe.

Não se localiza em ponto específico algum, video, apenas estamos discutindo mais uma faceta aqui. Já disse que me criei dentro da ICAR, depois me aventurei a conhecer várias outras, mas tudo me pareceu sempre uma maluquice atrás da outra. As pessoas se agarram nestas coisas e se submetem, repetem frases feitas, argumentos coisas infantis, levam seus filhos a acreditar em absurdos, depois, de repente, se enjoam daquela religião ou caem no proselitismo mais aguçado de outra e virama casaca. Quando questionadas, arranjam um monte de defeitos que nunca tinham visto antes. É triste de se ver...

Depois de quase meio século vendo e vivendo estas coisas todas, e mais o que acontece ao redor do mundo, com tanto dor e morte ( e ainda tendo que ver gente defender monoteísmos, politeísmos blablabla), isto tudo me enjoa.

Por que não vivem a vida apenas, sem ficar fantasiando tanto e usando prerrogativas baseadas em coisas non sense? Falta do que fazer...

tortuga

Re: E dai se ele Acredita?

Mensagem por tortuga »

videomaker escreveu:E dai? se assim ele vive melhor!, se ele é um pai melhor, se seus amigos lhe dizem que ele mudou, se seus familiares dizem que ele é mas "familia"!
Que mal há em uma religião que torna o sujeito um cara mais equilibrado e seguro? quanto de veneno tem em "acreditar"?, quando esse acreditar torna o homem melhor?
onde esta o veneno da tal religião? onde?

E quando a religiao transforma alguém num bombista suicida. E daí?

André

Mensagem por André »

tortuga escreveu:
videomaker escreveu:E dai? se assim ele vive melhor!, se ele é um pai melhor, se seus amigos lhe dizem que ele mudou, se seus familiares dizem que ele é mas "familia"!
Que mal há em uma religião que torna o sujeito um cara mais equilibrado e seguro? quanto de veneno tem em "acreditar"?, quando esse acreditar torna o homem melhor?

Daí é veneno ora bolas.

:emoticon19:

Mas o video pode responder essa tb.

PS: É legitima sua interrogação, apenas estou de bom humor.

NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:
André escreveu:A religião tem lá seu papel, mas não é responsavel pelo bom ou mau caráter das pessoas.

Pois é. Mas a premissa do tópico do video é justamente em cima da mudança através da religião. O que julgo falso como argumento.

Acho que vocês dois tocaram no ponto chave do assunto.
O que faz uma pessoa não é a religião em si.
O conhecimento em si, não traz garantias, mas pode servir de ajuda a uma pessoa já comprometida em se auto conhecer e mudar.
O mais importante é o auto-conhecimento, é isso que permite que a pessoa realmente mude para melhor.
O conhecimento no geral ajuda nesse auto-conhecimento, isso vale pra religião, filosofia, psicologia, etc...
Eu mesmo sou uma pessoa que mudou muito, primeiro com ajuda da filosofia e depois com ajuda da religião. Tudo dependeu de mim, mas filosofia e religião, são de grande auxílio para eu me auto-conhecer e mudar.

Nesse ponto temos um porém.
O conhecimento ajuda com que a pessoa mude a si mesma, isso pode tanto ser para o bem quanto para o mal.
Uma pessoa fanática que cai em muitos erros de raciocínio, pode pegar um texto religioso, se confundir com alguns trechos e sair pregando até mesmo violência a outros grupos. O mesmo vale para qualquer filosofia, onde as pessoas se confundem e passam a achar que os fins justificam os meios, ou que a "razão" da a pessoa direito ao uso de animais ou mesmo outros humanos "irracionais", como mercadorias.

O conhecimento permite ao homem mudar, mas não é "garantia" de nada. Conheço muito "intelectual", gente "estudada" e "inteligente" que não presta... Esse conhecimento parece não ter muito efeito sobre essas pessoas... Parece que "decoram", mas não "compreendem" esse "conhecimento", nem o usam para se auto-conhecer e mudar a si mesmas.
Quando o conhecimento não leva a pessoa a conhecer melhor a si mesma, parece não ajudar muito

O conhecimento também a juda uma pessoa a mudar para o bem e, acho que é aqui que o Videomaker se apega, pois a religião permite ao homem auto-conhecimento e, isso permite ao homem mudar para melhor. O mesmo pode ser dito da filosofia ou psicologia.

Ou seja, todo conhecimento (seja ele científico, filosófico ou religioso) tem seu papel e serve de "ajuda" ao homem, mas isso não é "garantido", pois depende de algo mais da pessoa em si.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

O problema central da religião é a dicotomia arbitrária feita sobre os conceitos morais. Aquilo que é excuso à ela deve ser combatido.

E disso, muitas vezes surge a intolerância. Mas, na prática, existem coisas muito mais "venenosas" (que termo horrível...) do que uma religião.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Samael escreveu:O problema central da religião é a dicotomia arbitrária feita sobre os conceitos morais. Aquilo que é excuso à ela deve ser combatido.

Os conceitos morais são humanos, os ensinamentos religiosos são praticos e tem um objetivo.
Por exemplo, o não mentir.
Pode parecer "moral", mas não é.
Na religião ensinam a não mentir, não por isso ser algo moralmente "errado".

O ensinamento "não mentir", tem por objetivo mostrar ao homem os "motivos" que o levam a mentir, esses motivos são nossas fraquezas, inseguranças, vergonhas, medos e desejos.
É questão de auto-conhecimento e auto-controle, conhecendo essas fraquezas, medos, etc. corrigimos nossos problemas e aprendemos a controlar nossa mente.

O homem, inevitavelmente enxerga o "não mentir" como moral, pois somos moralistas ignorantes.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

videomaker

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:

A questão é que não modifica, apenas enquadra. E não é assim que se forma um homem "de bem".
Isto é fake.

Como é que vc pode dizer isso? como é que vc pode julgar o sujeito que "realmente" mudou sua vida, o faz apenas por medo de seja lá o que! Acho que vc realmente generealiza demais!

Basta ouvir e ver "testemunhos"....tudo auto-convencimento. E tudo usando fórmulas e verborragia que dão enjôo no estômago, como falei num outro post anterior.Já disse e repito: religião não muda ninguém. E ninguém de bom caráter e equilibrado precisa de religião para mudar. A mudança vem de dentro, não imposta por dogmas.
E os valores considerados como mudanças também são muito discutíveis. Conheço um bom exemplo, o cara sofreu muito mesmo na infância e adolescência.
Entrou para a religião , conheceu Cristo e virou pastor. Agora é feliz: encontrou a mulher mais gostosa do mundo dentro da Igreja ( nem vou comentar...), disse que "prosperou" muito (ARGH ), ganha muito dinheiro ( mas não diz no quê ), e conhece o mundo todo. Trocou de carro (s) e comprou uma casa nova. É. Realmente ele deve ter mudado...$$$

Então esses são teus exemplos? bom é triste ver que vc não encontrou nenhum bom exemplo, somente lembre-se eles existem!

Não. Este é um. Tenho vários deles, por isto cheguei a estas conclusões ao longo da vida. São exemplos dentro e fora da minha família. Alguns catastróficos, como um suicídio pois a família cristã não aceitou a homossexualidade do filho mais novo de 8 filhos. Tanto infernizaram que o cara se suicidou.
E tantos outros.

Logo foram varios! e nenhum bom, continua sendo triste.Talvez essa sua averssão a religião esteja ai! quem sabe.

Não se localiza em ponto específico algum, video, apenas estamos discutindo mais uma faceta aqui. Já disse que me criei dentro da ICAR, depois me aventurei a conhecer várias outras, mas tudo me pareceu sempre uma maluquice atrás da outra. As pessoas se agarram nestas coisas e se submetem, repetem frases feitas, argumentos coisas infantis, levam seus filhos a acreditar em absurdos, depois, de repente, se enjoam daquela religião ou caem no proselitismo mais aguçado de outra e virama casaca. Quando questionadas, arranjam um monte de defeitos que nunca tinham visto antes. É triste de se ver...

Depois de quase meio século vendo e vivendo estas coisas todas, e mais o que acontece ao redor do mundo, com tanto dor e morte ( e ainda tendo que ver gente defender monoteísmos, politeísmos blablabla), isto tudo me enjoa.

Por que não vivem a vida apenas, sem ficar fantasiando tanto e usando prerrogativas baseadas em coisas non sense? Falta do que fazer...

É facil ter esta visão quando já se vive assim e esta descartada a possibilidade da chamada "muleta psicologica", julgar o outro pela sua pespectiva é onde esta o problema!

videomaker

tortuga escreveu:

Quantos desses temos? e quanto temos que mudaram por causa dela? Veneno aqui! remedio aculá... :emoticon4:

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:

Isto é fake.

E tantos outros.

É facil ter esta visão quando já se vive assim e esta descartada a possibilidade da chamada "muleta psicologica", julgar o outro pela sua pespectiva é onde esta o problema!

Acho muito engraçado quando alguém quer nos convencer que estamos errados e apela para o argumento de é apenas uma visão de nossa perspectiva apenas...Não é apenas minha, é MINHA. A sua é baseada em quê? Você vê e analisa o mundo através do olhos de quem? Dos outros? Impossível...você também, como todos os seres humanos, o vêem e analisam pela SUA perspectiva...com a diferença, que eu sou desvinculada de dogmas - e posso tanto aceitar porque concordo, ou não aceitar porque não concordo- de qualquer valor imposto por qualquer religião, seita, dogma ou crença. Posso escolher ficar de fora, também. E já estive dentro por muito tempo. É ruim estar dentro, porque contraria meu valores individuais e minha capacidade de agir em liberdade no mundo.

A SUA perspectiva mostra que você deve ficar dentro. O que limita a visão do lado de fora.
A MINHA me mostra o contrário. Mostra que ficar fora me permite imparcialidade frente todas as religiões. E como nçao preciso delas para NADA, me sinto livre assim.

Se me provar que a sua visão não é de uma perspectiva SUA e PESSOAL, podemos debater sob outro prisma. Não sei qual, só conheço um caminho, a escolha do NOSSO jeito de viver baseada nas NOSSAS observações.

videomaker

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:

Isto é fake.

E tantos outros.

Acho muito engraçado quando alguém quer nos convencer que estamos errados e apela para o argumento de é apenas uma visão de nossa perspectiva apenas...Não é apenas minha, é MINHA. A sua é baseada em quê? Você vê e analisa o mundo através do olhos de quem? Dos outros? Impossível...você também, como todos os seres humanos, o vêem e analisam pela SUA perspectiva...com a diferença, que eu sou desvinculada de dogmas - e posso tanto aceitar porque concordo, ou não aceitar porque não concordo- de qualquer valor imposto por qualquer religião, seita, dogma ou crença. Posso escolher ficar de fora, também. E já estive dentro por muito tempo. É ruim estar dentro, porque contraria meu valores individuais e minha capacidade de agir em liberdade no mundo.

A SUA perspectiva mostra que você deve ficar dentro. O que limita a visão do lado de fora.
A MINHA me mostra o contrário. Mostra que ficar fora me permite imparcialidade frente todas as religiões. E como nçao preciso delas para NADA, me sinto livre assim.

Se me provar que a sua visão não é de uma perspectiva SUA e PESSOAL, podemos debater sob outro prisma. Não sei qual, só conheço um caminho, a escolha do NOSSO jeito de viver baseada nas NOSSAS observações.

Deixa eu ver se consigo ser claro com vc: Se vc tem esse poder de enteder o mundo sem a nessecidade de ser uma pessoa religiosa, MUITO BOM! OTIMO! VIVA!, agora desprezar que por ser religioso o cara não modificou a sua vida, é que não é aceitaval! Vc não precisa desse artificio, por maturidade ou seja lá o que for! MUITO BOM! ,já o religioso precisou e viu ali um modo de ser melhor! é apenas isso...somente isso...nada mais...

Apocaliptica

Re.: E dai se ele Acredita?

videomaker,

Eu já disse láááá atrás o que penso disso...religião não muda ninguém. Basta saber um pouquinho de psicologia, entender um mínimo de como funciona a psiqué humana, para saber que há muitas formas de sublimar as nossas perdas, incapacidades e fraquezas. Há um milhão de possibilidades de fugir dos problemas , não enfrentá-los e tentar tapar o sol com a peneira. Uma delas é adentrar no Pensamento Mágico, encontrar dentro dele uma forma de minimizar a dor e passar a modificar e moldar a realidade através de mecanismos de fuga. A religião e a fé servem muito bem a esse propósito. São um forma de modificar ou tentar anestesiar o que poderia ser modificado ( ou não ) através de outros atos reais ( e não mecanismos fantasiosos). A pessoa que rouba, por ex, sente culpa e vergonha. É um processo complicado para ser tratado, levaria muito tempo, consumiria muito dinheiro em terapia e mexeria em dores profundas que a pessoa não consegue encarar.
Procura a religião e lá, através de "ordens" , palavras, mandamentos "superiores" e uma dose de auto corrupção moral e financeira (no caso do dízimo) pagam pela imaginária "cura" de seu vício ( roubar). Alguns vivem com esse impulso amordaçado, anestesiado , mas jamais não é um processo "limpo", de cara limpa. Porque demanda uma postura interna e genuína, que jamais funciona como dizem ser as religiões, através de uma "libertação". Isso é mentira. É auto-engano. E estoura noutro ponto, mais cedo ou mais tarde.
Editado pela última vez por Apocaliptica em 06 Abr 2007, 17:09, em um total de 1 vez.

videomaker

Apocaliptica

Apesar do que vc acha as pessoas tem mudado, familias tem vivido melhor, pessoas tem tido chances, e coisas boas tem acontecidos pra muitos, e isso tudo a revelia do que vc acha!
Como contra fatos não existe argumentos...acho que podemos ficar por aqui.

Apocaliptica

videomaker escreveu:Apocaliptica

Apesar do que vc acha as pessoas tem mudado, familias tem vivido melhor, pessoas tem tido chances, e coisas boas tem acontecidos pra muitos, e isso tudo a revelia do que vc acha!
Como contra fatos não existe argumentos...acho que podemos ficar por aqui.

Video, acontece que NÃO SÃO FATOS. Está tudo apenas mascarado. Quem quer viver a fantasia e vestir a máscara, que viva. Mas é tudo de mentira. Esse é o fato.

Ou seja, o assunto pode terminar mesmo. Mas vive na mágica quem crê nela. Espero que a mulher evangélica continue sendo feliz como marido dela que continua traindo, mesmo que ela ache que agora ele a ama mais,...na verdade , ela que aprendeu "com Cristo" que deve ser mais dócil e tentar aceitar o marido bom que Deus mandou para ela.

Assunto encerrado. Beijos.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

videomaker escreveu:Beto ainda não entendi qual o mal em ser religioso! e sendo religioso e somente por isso ser um cara melhor!

Fique sem entender, então. Não faço questão que você entenda mesmo.
É um problema espiritual, chupe pau!

videomaker

betossantana escreveu:
videomaker escreveu:Beto ainda não entendi qual o mal em ser religioso! e sendo religioso e somente por isso ser um cara melhor!

Fique sem entender, então. Não faço questão que você entenda mesmo.

Ok :emoticon220: pra vc tambem...

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

videomaker escreveu: Ok :emoticon220: pra vc tambem...

Que horror!!!!
É um problema espiritual, chupe pau!

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Análise perfeita

NadaSei escreveu:Acho que vocês dois tocaram no ponto chave do assunto.
O que faz uma pessoa não é a religião em si.
O conhecimento em si, não traz garantias, mas pode servir de ajuda a uma pessoa já comprometida em se auto conhecer e mudar.
O mais importante é o auto-conhecimento, é isso que permite que a pessoa realmente mude para melhor.
O conhecimento no geral ajuda nesse auto-conhecimento, isso vale pra religião, filosofia, psicologia, etc...
Eu mesmo sou uma pessoa que mudou muito, primeiro com ajuda da filosofia e depois com ajuda da religião. Tudo dependeu de mim, mas filosofia e religião, são de grande auxílio para eu me auto-conhecer e mudar.

Nesse ponto temos um porém.
O conhecimento ajuda com que a pessoa mude a si mesma, isso pode tanto ser para o bem quanto para o mal.
Uma pessoa fanática que cai em muitos erros de raciocínio, pode pegar um texto religioso, se confundir com alguns trechos e sair pregando até mesmo violência a outros grupos. O mesmo vale para qualquer filosofia, onde as pessoas se confundem e passam a achar que os fins justificam os meios, ou que a "razão" da a pessoa direito ao uso de animais ou mesmo outros humanos "irracionais", como mercadorias.

O conhecimento permite ao homem mudar, mas não é "garantia" de nada. Conheço muito "intelectual", gente "estudada" e "inteligente" que não presta... Esse conhecimento parece não ter muito efeito sobre essas pessoas... Parece que "decoram", mas não "compreendem" esse "conhecimento", nem o usam para se auto-conhecer e mudar a si mesmas.
Quando o conhecimento não leva a pessoa a conhecer melhor a si mesma, parece não ajudar muito

O conhecimento também a juda uma pessoa a mudar para o bem e, acho que é aqui que o Videomaker se apega, pois a religião permite ao homem auto-conhecimento e, isso permite ao homem mudar para melhor. O mesmo pode ser dito da filosofia ou psicologia.

Ou seja, todo conhecimento (seja ele científico, filosófico ou religioso) tem seu papel e serve de "ajuda" ao homem, mas isso não é "garantido", pois depende de algo mais da pessoa em si.

Parabéns

Bjs

Trancado