O pseudo-argumento do mesmo Deus

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: O pseudo-argumento do mesmo Deus

Mensagem por Fernando Silva »

videomaker escreveu:Eu confesso que não sei se vcs acreditam realmente que Deus PODERIA ser mal por natureza, ou é apenas falta de argumento mesmo! ou será que teria algo mais absurdo do que isso.. prefiro esquecer...

Ele poderia ser bom do ponto de vista dele e ser muito mau do nosso ponto de vista.

O problema é que você acha que o nosso ponto de vista é o mesmo que o de Deus porque vem dele.

Neste caso, quando a escravidão era normal, Deus apoiava a escravidão. A gente não iria achar certo ter escravos se Deus também não pensasse assim.
Quando fazer sacrifícios humanos era normal, Deus apoiava o sacrifício. E assim por diante. Será que Deus também evolui?

videomaker

Mensagem por videomaker »

Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:Eu confesso que não sei se vcs acreditam realmente que Deus PODERIA ser mal por natureza, ou é apenas falta de argumento mesmo! ou será que teria algo mais absurdo do que isso.. prefiro esquecer...

Ele poderia ser bom do ponto de vista dele e ser muito mau do nosso ponto de vista.

O problema é que você acha que o nosso ponto de vista é o mesmo que o de Deus porque vem dele.

Neste caso, quando a escravidão era normal, Deus apoiava a escravidão. A gente não iria achar certo ter escravos se Deus também não pensasse assim.
Quando fazer sacrifícios humanos era normal, Deus apoiava o sacrifício. E assim por diante. Será que Deus também evolui?

Não tem isso de avaliar o que é ser bom meu caro! Ser bom é ser bom! e o nosso ponto de vista é sim o parametro pra avaliar o que é ser bom!
Vai colocar o Deus da bilblia na roda? Deus nunca achou que a escravidão era boa ou que sacrificios humanos era algo maravilhoso! enquanto vc não esquecer esses deuses de araque que te ensinaram que existe, vai ficar dificil...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Não tem isso de avaliar o que é ser bom meu caro! Ser bom é ser bom! e o nosso ponto de vista é sim o parametro pra avaliar o que é ser bom!
Vai colocar o Deus da bilblia na roda? Deus nunca achou que a escravidão era boa ou que sacrificios humanos era algo maravilhoso! enquanto vc não esquecer esses deuses de araque que te ensinaram que existe, vai ficar dificil...

E de qual deus você tá falando? E por que você tem tanta certeza que ele existe e não os outros deuses que são considerados maus?

Segundo Humberto de Campos os escravos seriam "os antigos batalhadores das cruzadas, senhores feudais da Idade Média, padres e inquisidores, espíritos rebeldes e revoltados, perdidos nos caminhos cheios da treva das suas consciências polutas”.

Xavier, Francisco Cândido. Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho, Ditado pelo Espírito Humberto de Campos, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 1980.

http://www.irc-espiritismo.org.br/irc_c ... &id_col=30

Deus é sábio e bom, né? É desse deus que você fala?
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

videomaker escreveu:Não tem isso de avaliar o que é ser bom meu caro! Ser bom é ser bom! e o nosso ponto de vista é sim o parametro pra avaliar o que é ser bom!

Tenho uma pergunta, videomaker:

Javé, o deus adorado pelos cristãos (também chamado de Jeová), é um "deus de araque"?
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Apocaliptica

Re.: O pseudo-argumento do mesmo Deus

Mensagem por Apocaliptica »

Eu queria ver o TudoSei, o video, o RCA e o pensador num buteco bebendo e discutindo... :emoticon22:

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Apocaliptica escreveu:Eu queria ver o TudoSei, o video, o RCA e o pensador num buteco bebendo e discutindo... :emoticon22:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: Seria surreal!

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Blé. Eu acredito perfeitamente que, se há um Deus, ele pode ser infinitamente maligno. Já que eu não sei o que ele pensa ou deixa de pensar, não posso de repente, sem motivo nenhum supôr que ele é bom. Ele pode muito bem ter nos criado apenas pra se divertir com nossa desgraça.
É um problema espiritual, chupe pau!

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Desculpe Video, mas o Fernando está certo.
Não sobre o "apoiar escravidão", pois não impedir, não é apoiar. São coisas bem diferentes.

Ele está certo sobre o nosso ponto de vista.
No nosso ponto de vista Deus não só pode ser considerado MUITO MAL, como esse é o mais fácil de acontecer quando se para pra pensar em nosso mundo, bem como na forma de Deus agir.

Do ponto de vista humano Deus pode sim ser visto como muito mau, apesar de que também pode ser visto como bom... supostamente ele não é nem bom nem mau, essa é outra forma de ver as coisas.

Nós estamos em um inferno, Deus nos colocou em um mundo com estupros e assassinatos, mentiras e escravidão, doenças e morte... isso aqui é o inferno, Deus além de "permitir" isso tudo (permitir não é apoiar), ainda se "esconde" de nós e nos fez burros demais para entender as coisas... ou seja, no fim somos obrigados a passar por tudo isso, bem como somos obrigados a sofrer vidas e mais vidas... Ele nem ao menos "tentou" nos explicar a forma correta de viver, para evitar todo esse sofrimento. Nos colocou no inferno para passar isso tudo da forma mais difícil possível, sem nem ao menos nos consultar para saber se estamos dispostos a pagar todo esse preço pela eternidade em um paraiso...

Se olhar por esse ângulo, Deus é muito mau.
Uma questão importante nisso tudo, é que o nosso ponto de vista não importa... podemos "achar" de Deus o que quisermos, mas a verdade é uma só...
Mas qual? Ele é bom, mau ou nenhuma das duas coisas?
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

francioalmeida
Contato:

NadaSei escreveu:Se olhar por esse ângulo, Deus é muito mau.

...Ou não existe! :emoticon22:

Apocaliptica

Engraçado que inventam um ente e depois ficam discutindo as nuances de personalidade e identidade dele, se é bonzinho, mau, tirano, caridoso, autista ou Bi-polar. As possibilidades desse ente imaginário ser de um jeito ou de outro, são as mesmas encontráveis na psiqué humana.

francioalmeida
Contato:

Apocalíptica escreveu:Engraçado que inventam um ente e depois ficam discutindo as nuances de personalidade e identidade dele, se é bonzinho, mau, tirano, caridoso, autista ou Bi-polar. As possibilidades desse ente imaginário ser de um jeito ou de outro, são as mesmas encontráveis na psiqué humana

O velho amigo imaginário na forma "adulta"

Apocaliptica

francioalmeida escreveu:
Apocalíptica escreveu:Engraçado que inventam um ente e depois ficam discutindo as nuances de personalidade e identidade dele, se é bonzinho, mau, tirano, caridoso, autista ou Bi-polar. As possibilidades desse ente imaginário ser de um jeito ou de outro, são as mesmas encontráveis na psiqué humana

É...muito adulta...

francioalmeida
Contato:

Apocaliptica escreveu:
francioalmeida escreveu:

É...muito adulta...

E olha que existe estudos avançados do amigo imaginário. Tenho um amigo que fala do amigo imaginário como se fosse íntimo dele e ainda evita discutir com leigos, pois se acha doutor no assunto, e aponta interpretações erradas em todas as religiões (claro que na dele não há interpertações errada), ele é uma espécie de NadaSei na versão doutor. :emoticon1:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

NadaSei escreveu:Se olhar por esse ângulo, Deus é muito mau.
Uma questão importante nisso tudo, é que o nosso ponto de vista não importa... podemos "achar" de Deus o que quisermos, mas a verdade é uma só...
Mas qual? Ele é bom, mau ou nenhuma das duas coisas?

Talvez Deus seja bom, embora nos pareça mau, por motivos que não podemos compreender.
Isto também significa que, quando Deus faz algo que nos agrada, talvez não seja por ele ser bom e sim por motivos além da nossa compreensão.

O problema do Videomaker é que ele acha que, conforme ele disse em outro fórum, se o homem acha que algo é bom, então é isto que Deus acha também, já que o que nós achamos vem dele.

Só que o conceito de "bom" do homem varia com o tempo. A opinião de Deus varia com o tempo?

c!sco

Mensagem por c!sco »

francioalmeida escreveu:
videomaker escreveu:
betossantana escreveu:
videomaker escreveu:Diz pros caras que enteder o criador em toda sua plenitude era se tornar ele! ou seja ser o propio Deus!

Taí outra coisa horrorosa nos religiosos. Tá, a gente não pode entender o criador porque a gente não é o criador, então COMO É QUE as pessoas dizem que ele é BOM?? Se a gente não é capaz de compreendê-lo, que raio é que impede que ele seja infinitamente maligno????

Ele é bom por que esse seria um atributo para qualquer deus que ele seja! Atributos que vai ate onde podemos entender! De resto só sobra questionamentos vazios e sem sentido.

Belo argumento! Ele é bom porque é deus!

Faz me rir!

Na verdade Descartes tem um argumento interessante que "prova" que Deus deve ser bom

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

NadaSei escreveu:Entre os muitos elementos comuns, Deus é um deles, ao menos nas três religiões citadas, bem como em outras não citadas.

Nos seus sonhos talvez. Em qualquer análise sã as coisas são bem diferentes.

A partir do momento que esse absoluto é uno de toda nossa existência, estão falando sobre a mesma coisa.
Vou comparar seu argumento com outra coisa.
Psicólogo X fala sobre comportamento humano.
Psicologo Y fala sobre comportamento humano.
Segundo você eles estão falando sobre "comportamento humano", mas em diferentes "humanidades"...
Não faz o menor sentido essa argumentação.

“Absoluto” é só mais um adjetivo que crentes usam para seu Deus, isso sequer significa que tenham noção das implicações que isso acarretaria.
Voltando a sua argumentação tem uma analogia que talvez compreenda melhor:
Fulano tem uma camisa verde.
Cicrano tem uma camisa verde.
Bertrano tem uma camisa verde.

LOGO TODOS TÊM A MESMA CAMISA.

É o mesmo erro que você comete.

Você, pelo contrario, está argumentando que não falam sobre a mesma coisa, sem base em nenhum desses livros...

Na verdade estou usando bases muito mais simples e fortes, o princípio da não-contradição. Um Deus não ser A e ~A na mesma relação.

Desculpe, mas se as três religiões estão falando sobre panenteísmo, as três estão discutindo o mesmo tema, estão as três falando sobre o mesmo assunto...
Quando falam sobre Deus sendo tudo a nossa volta, incluindo "nós" humanos... não tem como estarem falando sobre um panenteísmo de um Deus que é tudo "a nossa volta", mas de um "a nossa volta" de outras possível existências diferentes nas três religiões, nem de humanos que não sejam "nós".

Isso é o mesmo que supor que quando diferente psicólogos falam sobre "a mente humana", estão falando sobre coisas diferentes, não sobre a mesma "mente humana".

Você continua desconsiderando toda especificidade das religiões na descrição de seus Deuses. Você só trabalha com um atributo, aquele que lhe convém e varre todo o resto pra debaixo do tapete. Para corroborar sua tese você teria simplesmente que mostar que A=A, ou seja, que o Deus de uma religião é igual ao outro em todos os seus atributos. De aspectos da personalidade (vingador, ciumento, amoroso...) a sua relação 'histórica' com os homens (pacto com um povo, destruição de cidades, enviar um filho...).

Engano seu, falam sobre "partes" diferentes, da mesma coisa.
É como psicólogos falando sobre a mente humana, um pode falar sobre inconsciente e personalidade, enquanto o outro fala sobre self e super-ego.

Isso já foi muito bem explicado, eles descrevem o mesmo Deus UNO, apenas falam sobre diferentes partes desse uno. O hinduísmo inclusive diz isso claramente.
O Cristianismo não fala sobre o Deus pessoal e sobre o espirito santo? Não diz que são partes da mesma unidade?
Não sou eu que igualo os Deuses pessoais e impessoal, são eles que dizem que são partes da mesma unidade.

Lá vai o principio da não-contradição pelo ralo novamente.

O que representa uma religião são seus textos e os autores desses textos.

De maneira alguma, caso fosse verdade só poderia haver uma religião a partir do mesmo texto. Além disso, o texto religioso em si é contextualizado no momento histórico em que foi escrito, se você fizer uma leitura histórica de um texto terá uma dimensão bastante diferente da leitura atual do mesmo texto. Ou seja, o que o autor escreveu já faz muito tempo que não representa a religião que eventualmente ele possa ter fundado.

Se Cristo existiu não importa, o que importa são as palavras atribuídas a ele, pois foram escritas por alguém com conhecimento do assunto.

Com conhecimento sobre oq?

O texto e a pratica do que está escrito são sim, mesmo assim, podemos comparar os textos com os textos de diversos autores de outras religiões.
Isso da uma base melhor, é como estudar filosofia.

A opinião dos crentes e seitas é o que menos importa, apesar de servir como base para estudo.

O que você argumenta é o mesmo que dizer, por exemplo, que não podemos estudar a filosofia de Descartes, apenas pelos seus textos, sem conhecer o que as pessoas em geral, incluindo leigos e instituições políticas, "dizem" sobre o que Descarte dizia.
E pior, você ainda argumenta que não é possível saber o que Descarte dizia, pois diferentes pessoas interpretam seu conceitos de diferentes formas...
Não faz o menor sentido isso. Dessa forma tudo é questão de interpretação, qualquer texto é inutil, diga adeus as ciências, a filosofia e a tudo.

PQP! Se você não sabe diferenciar a natureza de um texto religioso e a de um texto filosófico é melhor pararmos por aqui.
Textos religiosos não são tratados filosóficos, são repletos de linguagem simbólica, poética, ambigüidades, devaneios sem sentido etc. Por isso dão margem a tantas interpretações. Tanto que vários estudiosos da religião trabalham com uma abordagem NÃO-COGNITIVA da linguagem religiosa (JH Randall, R.B. Braithwaite...).
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

c!sco

Mensagem por c!sco »

Res Cogitans escreveu:
“Absoluto” é só mais um adjetivo que crentes usam para seu Deus, isso sequer significa que tenham noção das implicações que isso acarretaria.
Voltando a sua argumentação tem uma analogia que talvez compreenda melhor:
Fulano tem uma camisa verde.
Cicrano tem uma camisa verde.
Bertrano tem uma camisa verde.

LOGO TODOS TÊM A MESMA CAMISA.

É o mesmo erro que você comete.

Exato. Wittgenstein alertou contra isso. O problema é que muitos usam palavras e enterram-se em definiçoes, quando na verdade o seu significado depende de um contexto (mas que contexto pode existir para palavras como absoluto? sobre estas coisas ele dizia que o melhor era estar calado). Ele dizia que o anseio pela generalidade conduz o filósofo á mais completa escuridao. É o feitiço em que se cai, quando a linguagem é usada com definiçoes estáticas em vez de ser usada para descrever (dentro de um contexto).

c!sco

Mensagem por c!sco »

Apreciar um belo por do sol.
Há quem sinta necessidade de falar e falar sobre a beleza desse por do sol. Pode até falar em Deus, e como ele é um excelente artista. No fim, duvido que tenha apreciado tanto o por do sol como o sujeito a seu lado que ficou calado. Há situaçoes em que mais vale estar calado... porque a linguagem aí só confunde, enfeitiça...

Apocaliptica

c!sco escreveu:Apreciar um belo por do sol.
Há quem sinta necessidade de falar e falar sobre a beleza desse por do sol. Pode até falar em Deus, e como ele é um excelente artista. No fim, duvido que tenha apreciado tanto o por do sol como o sujeito a seu lado que ficou calado. Há situaçoes em que mais vale estar calado... porque a linguagem aí só confunde, enfeitiça...

Concordo...mas veja que cada um de nós tem uma necessidade inerente ao ser humano de expressar o que sente quando ouve, vê, enfim, absorve a beleza sensorialmente e ela lhe causa sentimentos. Alguns ficam calados, introspectando, projetando, fazendo ligações entre os sentidos, acessando lembranças. Outros agitam-se, precisam escrever, falar, pintar, dançar, compartilhar. Talvez a linguagem para alguns complemente a percepção e sacie o espírito, numa espécie de reverência ou ritual a ser cumprido.
Essa forma de sentir, nunca deve ser reprimida, pois os que assim se satisfazem, ficariam frustrados se não o fizessem.

francioalmeida
Contato:

c!sco escreveu:
francioalmeida escreveu:
videomaker escreveu:
betossantana escreveu:
videomaker escreveu:Diz pros caras que enteder o criador em toda sua plenitude era se tornar ele! ou seja ser o propio Deus!

Taí outra coisa horrorosa nos religiosos. Tá, a gente não pode entender o criador porque a gente não é o criador, então COMO É QUE as pessoas dizem que ele é BOM?? Se a gente não é capaz de compreendê-lo, que raio é que impede que ele seja infinitamente maligno????

Ele é bom por que esse seria um atributo para qualquer deus que ele seja! Atributos que vai ate onde podemos entender! De resto só sobra questionamentos vazios e sem sentido.

Belo argumento! Ele é bom porque é deus!

Faz me rir!

Na verdade Descartes tem um argumento interessante que "prova" que Deus deve ser bom

É mesmo?

O que ele fez descartou o mal em deus?

c!sco

Mensagem por c!sco »

É uma argumento que faz parte da sua conclusão de que os sentidos apreendem o real e que Deus não é um demónio que nos engana quanto á realidade...

francioalmeida
Contato:

c!sco escreveu:É uma argumento que faz parte da sua conclusão de que os sentidos apreendem o real e que Deus não é um demónio que nos engana quanto á realidade...

Ou deus engana, ou deus é mal.

E o que garente que Deus é mal e o demônio e o bem ou vice versa?

- A propaganda é a alma do negócio, entende?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

francioalmeida escreveu:Ou deus engana, ou deus é mal.

E o que garente que Deus é mal e o demônio e o bem ou vice versa?

- A propaganda é a alma do negócio, entende?

"Deus escreveu todos os livros. Ninguém se deu ao trabalho de ouvir a versão do Diabo para o que realmente aconteceu

c!sco

Mensagem por c!sco »

Vcs vem tudo numa perspectiva tãop cinica. Descartes é o pai da fiilosofia moderna. Pode não ser irrefutável (quem é?) mas não era uma comerciante...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Res Cogitans escreveu:
NadaSei escreveu:Desculpe, mas se as três religiões estão falando sobre panenteísmo, as três estão discutindo o mesmo tema, estão as três falando sobre o mesmo assunto...

Você continua desconsiderando toda especificidade das religiões na descrição de seus Deuses. Você só trabalha com um atributo, aquele que lhe convém e varre todo o resto pra debaixo do tapete.

Talvez elas concordem em alguns pontos, como o fato de Deus ser maior que o universo ou o universo estar contido nele.
Uma tentativa de definir Deus acaba considerando esta hipótese.
Só que as semelhanças acabam aí.
Como disse o Res, não se podem descartar os "pequenos detalhes" que atrapalham, ou seja, o que não coincide, e alegar que elas são iguais porque há algo em comum (depois de retirado tudo o que não é comum...).

Trancado