(publicado no RV antigo - contribuição de vários foristas)


As imagens acima estão sendo amplamente divulgadas em sites e foruns Adventistas, alegando tratar-se de verdadeiros registros fósseis de homens gigantes. Seria engraçado se não fosse verdade.
No artigo do site http://www.adventistas.com/abril2004/rodrigo_sudao.htm É mostrado um fêmur de cerca de 1,25 m, o qual teria pertencido a um indivíduo que media entre 3,5m e 4m. de altura, conforme sugere a reprodução em tamanho natural à direita.
Procurando por imagens de "giant human femur" no google, descobrimos o site da onde a foto original foi extraída, e nele encontramos:
This model (sculpted by Joe Taylor) of a giant human femur (leg bone) is a popular exhibit. The sculpture is mounted over a drawing to scale to show how large this person was. There really were giant humans. For the story behind this sculptured bone click on GO."
Ou seja: (Esse modelo (esculpido por Joe Taylor) de um fêmur humano gigante (osso da perna) [...])
Veja a fonte: http://www.mtblanco.com/MtBlancoTour.htm
Logo, essa foto não é de um osso verdadeiro (e nem o texto original e o contido no site adventista alegam isso).
A avidez em acreditar em qualquer coisa que comprove a fé é tanta, que religiosos formam suas opiniões antes mesmo de ler o texto que explica as figurinhas em cujo passar de olhos baseiam suas convicções veementemente defendidas.
Só para constar, segue texto do site adventista, onde a foto do "osso" é publicada também:
"Entre as ilustrações mostradas pelo teólogo, através de animação em Power Point especialmente preparada para o evento, parecem-nos ter causado mais impacto sobre o auditório estas fotos que posicionamos ao lado deste texto. (Clique para ampliá-las em outra janela.) Nelas, é mostrado um fêmur de cerca de 1,25 m, o qual teria pertencido a um indivíduo antediluviano de 3,5 a 4 m de altura, conforme sugere a reprodução em tamanho natural à direita."
http://www.adventistas.com/abril2004/rodrigo_sudao.htm
Agora, indo um pouco mais atrás da história por trás dessa escultura (novamente no site original de onde a foto foi extraída http://mtblanco.com/html/giant_tale.html ), descobrimos o seguinte:
"Da carta que encomendava a escultura a Joe Taylor":
At two places, when unearthed because of construction work, the leg bones were measured about 120 cms."
Ou seja: Leg bones = ossos da perna, ossos no plural, e perna no singular. O femur é um único osso, não ossos. Por quê o escultor fez apenas um único osso, quando lhe foi dada a medida dos ossos da perna, fêmur + tíbia e fíbula? Talvez fosse para que a altura obtida ficasse em torno de algo que pudesse se dizer que é um gigante bíblico, e não só um jogador de basquete da antiguidade. Por "ossos da perna" medindo 120cm. poderia muito bem estar se referindo a soma de todos os ossos, ou seja, a perna inteira, não apenas o femur, o que reduziria muito o tamanho.
O fêmur humano tem em média o dobro da altura da cabeça do mesmo corpo em um adulto. Um fêmur de 120cm pertenceria a um gigante de 3,60m. Agora, todos os ossos da perna (fêmur mais tíbia e fibula), têm quase a metade do tamanho do corpo, ou seja, uma pessoa com "ossoS da perna" de 120cm teria uns 2,40m de altura, algo que não é bem exatamente a concepção que se tem de gigante.
É assustador verificar a ingenuidade infantil das pessoas que espalham farsas como esta.