Apocaliptica escreveu:Samael escreveu:Flávia, defina valor e preço, por favor.
Não existe 1 definição para preço apenas, ele é uma variável do produto puramente estratégica. É atribuído e varia de acordo com o que se pode e com o que se pretende fazer com o produto, bem ou serviço no mercado onde está inserido. Preço é uma convenção convertida em moeda vigente ou através do que que convenciona para servir de material de troca. Pode-se dar preços aleatórios ao mesmo bem, tendo ele obedecido às mesmas condições de desenvolvimento e colocação no mercado. Pode-se colocar preço de venda considerável como "bem vendido" ou "mal vendido", ou "estrategicamente vendido" ( este último no caso de não se ter lucro, em prol de algum outro ganho passado ou futuro ).
No preço, como eu já disse entrar vários componentes, entre eles pode-se ponderar o valor, ou simplesmente testá-lo. A aceitação do preço é outra coisa, o mercado dita se aceita ou não.
Ele é racional e traduzível em números. Mas precisa se adequar, como arma de venda,ao que o mercado apresenta, concorrentes, qualidade, quantidade, raridade, apreciação, valor percebido, condições legais, e custos , obviamente.
O valor é intangível, não há como medí-lo, é uma noção abstrata, varia de pessoa para pessoa, de grupo para grupo, de mercado para mercado. Valorar um bem é como perguntar se você pagaria ou não por ele, se gostaria de ganhar de presente ou não, se a coisa tem alguma importância dentro das suas necessdidades e desejos ou não. Não importa aqui o preço.
Então qual é o seu ponto de discordância com alguém nesse tópico?