Igreja católica recomenda às mulheres: não ajam como homens

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re.: Igreja católica recomenda às mulheres: não ajam como ho

Mensagem por Apocaliptica »

Azathoth,

Mesmo os pesquisadores mais controversos como Richard Lynn e Phillip Rushton não discordam disso. A controvérsia está em dados do rendimento escolar médio de homens ser superior ao de mulheres; caso a explicação socio-cultural foi insatisfatória isso significa que as outras competências intelectuais que são mais aprimoradas em média em mulheres não as ajudam a se exceder tanto quanto homens no sistema educacional do mundo ocidental.

--------

Só mais um adendo: sempre precisamos tomar cuidado com falácias estatísticas, o comportamento humano distribui-se em uma enorme curva de sino. O fato de mulheres em média por razão de seu desenvolvimento neurológico serem um pouco menos competentes que homens em raciocínio lógico-matemático não impede por exemplo minha irmã de estar fazendo doutorado no exterior em ciências exatas e ser muito mais competente que a maior parte dos homens de sua área.

Esta parte aqui está mais equilibrada. E dentro da realidade.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

v3n0w

Tenho muita pena que ainda não tenhas compreendido a dimensão da minha discordância contigo. O teu discurso indicia que pensas que eu nego as diferenºças fisiológicas de género e, muito concretamente, as diferenças neurológicas, coisa que, diga-se de passagem, nunca fiz.

Existem algumas evidências de diferenças significativas entre a funcionalidade do cérebro de ambos os sexos, algumas das quais apontadas pelo Azathoth.

Contudo, a tua ignorância ou desonestidade intelectual não só te impedem de interpretar as coisas, como corrompem qualquer defesa da teoria que vais insinuindado sem compreender.

O teu último post é na verdade aberrante, não apenas por demonstrar que não és suficientemente honesto para postar as tuas fontes reais, como ainda tens o pérfido resultado de distorcer as "fontes" citadas.

Desta feita vou ser extremamente preciosista com este post, na esperança de que percebas que o rigor científico não é uma papaia que se manda à parede a ver se cola.

Espero desta forma "abrir-te" os olhos para que percebas que gosto pouco que gozem com a minha inteligência, e que me tentem atirar areia para os olhos.

Vamos lá então.

v3n0w escreveu:"The SAT is a voluntary, standardised test taken by many American college applicants. It is administered by the Educational Testing Service, which keeps track of the gender of test-takers and releases SAT scores by gender. In 2001, men scored 509 out of 800 on the verbal portion while women scored 502 out of 800.

The difference, however, is more pronounced and consistent on the math segment of the SAT. In 2001, men scored 533 while women scored 498. This difference tends to appear year after year.

Jackson and Rushton extracted a g factor from 145 items on the 1991 SAT, using responses from 46,509 males and 56,007 females. They write that their study found that 17 to 18-year old males averaged the equivalent of 3.63 IQ points higher than their female counterparts. They also write that male-female differences in g are found throughout the score distribution, at every socioeconomic level, and across several ethnic groups."

FONTE: Douglas N. Jackson and J. Philippe Rushton, Males have greater g: Sex differences in general mental ability from 100,000 17- to 18-year-olds on the Scholastic Assessment Test, Intelligence, Volume 34, Issue 5, September-October 2006, Pages 479-486.

1º esta fonte é desonesta. A fonte que postaste é a fonte da tua fonte, como certamente sabes, não é assim que se faz uma referência. Nas referências devem ser indicadas as fontes directas, neste caso, a wikipédia http://en.wikipedia.org/wiki/Sex_and_intelligence

2º A tua alegação tem sido, desde o início, que existe uma relação directa entre inteligência (que dizes medir-se com teste de QI) e tamanho do cérebro. Ora esta citação nada fala sobre esse assunto. Antes fala sobre as capacidades matemáticas e linguísticas dum universo de estudantes americanos. Não é portanto relevante para a tua alegação.

Seguindo...

v3n0w escreveu: "Evidence against differences in overall average IQ scores between men and women comes from several very large and representative studies"

FONTE: Larry V. Hedges; Amy Nowell (1995). "Sex Differences in Mental Test Scores, Variability, and Numbers of High-Scoring Individuals". Science 269: 41-45.

1º Mais uma desonestidade de fonte. Também aqui a fonte directa é a wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Sex_and_in ... d_Nowell_0

2º Pior, aqui tiras uma frase do seu contexto, mudando o seu significado de acordo com o que te convém. Ora vamos lá postar o resto do parágrafo...

However, these studies did find that the scores of men show greater variance than the scores of women, and that men and women have some differences in average scores on tests of particular abilities, which tend to balance out in overall IQ scores.

traduzindo (uma vez que só posso concluir que não entendes inglês): contudo, estes estudos indicam que os pontos masculinos apresentam maior variância que os femininos e que homens e mulheres têm algumas diferenças em testes de habilidades particulares que tendem a balançar os resultados gerais dos pontos de QI.

Coisa feia hein!!!!! :emoticon5:

Continuando

v3n0w escreveu:A pesquisa, que deverá ser publicada ainda neste ano no "British Journal of Psychology", afirma que os homens ficam, em média, cinco pontos à frente das mulheres em testes de QI.

(...)

"Os homens têm cérebros cerca de 10% maiores que os das mulheres, e cérebros maiores conferem maior poder cerebral, então os homens devem necessariamente ser em média mais inteligentes que as mulheres", escreveu ele."

Neste artigo encontras realmente respaldo a tua teoria.

Apenas 2 notas:
-O artigo não foi ainda publicado por nenhuma publicação científico, logo não é ciência.
-O Lynn é um autor extremamente polémico, cujas conclusões são cientificamente controversas e frequentemente contestadas por cientistas (e também por alguns psicólogos, que aliás, é o que ele é)

v3n0w escreveu: "In 1861, Paul Broca examined 432 human brains and found that the brains of males had an average weight of 1325 grams, while the brains of females had an average weight of 1144 grams. A 1992 study of 6325 Army personnel found that men's brains had an average volume of 1442 cm³, while the women averaged 1332 cm³. (Ankney 1992). The differences are smaller but persist when adjusted for body size (Ankey, 1992).

In 2005, Haier et al. reported that compared with men, women show more white matter and fewer gray matter areas related to intelligence. They also report that the brain areas correlated with IQ differ between the sexes. They conclude that men and women apparently achieve similar IQ results with different brain regions.

Although women may have smaller brains than men, they appear to have greater neuron density in their prefrontal lobe , which is involved in higher functions such as planning, judgement, and language, although men still have higher absolute grey matter volume than women in their prefrontal lobe ."

1º aiai... voltamos à wikipédia não é mesmo???

2º Será que não reparaste que estes parágrafos te contradizem?

É realmente uma pena que não leias as tuas próprias "fontes"... :emoticon8:

v3n0w escreveu:Modern studies using MRI have shown that brain size correlates with IQ (r ≈ 0.4) among adults of the same sex (McDaniel, 2005).

1º Boa!! Conseguiste consultar DOIS artigos do wikipédia!!! agora foi este aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Neuroscien ... telligence

2º Esta é a frase que tu brilhantemente apresentas como sendo a "prova" da relação entre tamanho do cérebro e inteligência... Meu caro, eu traduzo-te a frase, porque definitivamente tu não pescas nada de inglês:

"estudos modernos usando MRI (suponho que saibas o que MRI significa, se não, podes ir à ligação interna da wiki e tá lá tudinho) mostraram que o tamanho do cérebro se correlaciona com o QI (r ≈ 0.4) entre adultos do mesmo sexo"

Meu caro, lamento desiludir-te, mas não diz nada aqui sobre diferenças ENTRE sexos!!!

3º E, mais uma vez, omites o que vem a seguir... e olha que este artigo tem umas coisitas interessantes...

Vejamos:

However, one study found no such family-related connection (Schoenemann et al. 2000).

Brain size is a rudimentary indicator of the intelligence of a brain, and many other factors affect the intelligence of a brain. Higher ratios of brain to body mass may increase the amount of brain mass available for more complex cognitive tasks.

Curioso, não?

Homo neanderthalensis: 1200-1750 cm³ skull capacity (10% greater than modern human average)
Homo sapiens:1350-1400 cm³

Engraçado... não ??

Mas espera, acho que vais gostar especialmente desta:

These studies have been strongly criticized by most scientists. One counter-example is provided by Albert Einstein's brain, which was no larger than any other, but maybe simply different.

Meu deus!!! Como é possível!!!!????
Não pode ser!! A fita métrica com que mediram o crânio do einstein foi sabotada pelos que defendem que o tamanho do cérebro e QI não se relacionam!!!!

v3n0w escreveu:Você também nega cegamente a diferença racial?

:emoticon93:
para mim chega
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Apocaliptica

Bom trabalho , Clara. Eu desisti já bem antes, não ia perder meu tempo com a birra machista de alguém que mistura narcismo ( que segundo os argumentos dele é coisa de mulher) com egocentrismo infantil ( do qual ele nunca ouviu falar...). Para mim, é demais.

clara campos
Moderadora
Contato:

Re: Re.: Igreja católica recomenda às mulheres: não ajam com

Apocaliptica escreveu:Bom trabalho , Clara. Eu desisti já bem antes, não ia perder meu tempo com a birra machista de alguém que mistura narcismo ( que segundo os argumentos dele é coisa de mulher) com egocentrismo infantil ( do qual ele nunca ouviu falar...). Para mim, é demais.

É Apoc, é nestas alturas que o dizer do povo o trabalho duma mulher não tem fim ganha proporções homéricas.

Mas eu tenho esperança...
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

City Hunter escreveu:Somos dois, eu leio quadrinhos até hoje. Eu gostei muito da crise nas infinitas terras, mas se for para citar uma história em quadrinhos horripilante, eu sugeriria asilo arkham.

Poxa, até hoje eu não li, nem essa nem Retorno Ao Asilo Arkham. Só sei que na primeira tem cenas que sugerem a homossexualidade do Batman! Ou bissexualidade, pelo menos, já que ele sempre teve as peguetes dele.

Não leio mais HQ de super-heróis hoje em dia, perdi o contato e nem vi quando a Marvel e a DC saíram da Abril e passaram pro formatão (bem mais bonito).
É um problema espiritual, chupe pau!

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

Só esta faltando agora ele alegar que as conclusões dele continuam incontestadas! :emoticon1:

Imagem

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Apocaliptica escreveu:Que rendimento superior médio dos homens superior ao das mulheres? Nunca vi disso. Vi as meninas com melhor rendimento, não só nas notas como em outros ítens de avaliação. Ou então heterogeneidade, horas pendendo para um lado e horas para outro, depende do grupo, da turma, do tipo de atividade e disciplina. Aliás, na minha família os homens foram losers sempre.....

Estou me baseando nos resultados da escolaridade americana, que também possuem os seus problemas. Mais uma vez, sempre é preciso tomar cuidado com a amostragem, o que você observa na sua família ou na escola que cursou podem não condizer com o que é observado em um nível mais global. E a conjuntura brasileira pode ser muito diferente.

Apocaliptica

clara campos escreveu:
Apocaliptica escreveu:Bom trabalho , Clara. Eu desisti já bem antes, não ia perder meu tempo com a birra machista de alguém que mistura narcismo ( que segundo os argumentos dele é coisa de mulher) com egocentrismo infantil ( do qual ele nunca ouviu falar...). Para mim, é demais.

É Apoc, é nestas alturas que o dizer do povo o trabalho duma mulher não tem fim ganha proporções homéricas.

Mas eu tenho esperança...

Alguns nem merecem a esperança. Estão fadados a seus limites. Precisamos é compreender, e nos deter nos que tem condições de perceber o equívoco gigantesco deste tipo de teimosia. Que importância tem uma pretensa superioridade seja lá no que for, quando o que vemos é um mundo caótico, onde os homens sempre deram as cartas através da força?
Eu simplesmente AMO os bons homens, aqueles que para mim sim são superiores não às mulheres , mas em sua inteligência humana, pois conseguem ser nossos companheiros de viagem em todas as horas, inclusive quando são humildes e nos pedem ou dão ajuda para um entendimento maior.

Estes homens são ótimos e devemos a eles o sentimento de admiração que por eles sentimos.

Apocaliptica

Azathoth escreveu:
Apocaliptica escreveu:Que rendimento superior médio dos homens superior ao das mulheres? Nunca vi disso. Vi as meninas com melhor rendimento, não só nas notas como em outros ítens de avaliação. Ou então heterogeneidade, horas pendendo para um lado e horas para outro, depende do grupo, da turma, do tipo de atividade e disciplina. Aliás, na minha família os homens foram losers sempre.....

Estou me baseando nos resultados da escolaridade americana, que também possuem os seus problemas. Mais uma vez, sempre é preciso tomar cuidado com a amostragem, o que você observa na sua família ou na escola que cursou podem não condizer com o que é observado em um nível mais global. E a conjuntura brasileira pode ser muito diferente.

Então por que quando afirmam a pretensa superioridade intelectual masculina ( seja lá o que isto tenha de importância neste mundo visivelmente conturbado e dominado por homens incompetentes), puxam os dados facilmente para tentar mostrar que a verdade é aplicável a todo o universo? Nem na realidade americana ou qualquer outra. Sou cética quando aos testes tendenciosos e suas metodologias. Se for assim, já vi muitas pesquisas americanas com testes que mostraram de tudo. Desde grupos com homens inertes e amorfos e mulheres visivelmente "ligadas" , grupos homogêneos e grupos com homens dominando os resultados. Aliás, num destes estudos, as mulheres se organizaram num grupo de tal forma que eliminaram todos os homens nas tarefas mais variadas. Em outro , num grupo de 10 pessoas, uma das mulheres tinha o que chamaram de "modelo mental masculino" ¬¬ , era tirana e dominadora , acabou sendo odiada pelos homens e algumas mulheres.

Isto tudo é muito discutível.

Apocaliptica

Shanaista escreveu:Só esta faltando agora ele alegar que as conclusões dele continuam incontestadas! :emoticon1:

Imagem

:emoticon12: Que lindinho...adorei! :emoticon19:

Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

francioalmeida escreveu:
Tranca escreveu:Eu queria saber como é que estes padres do Vaticano possuem tanta autoridade para falar de mulher se não possuem uma.

Se eles soubessem como é conviver com uma diariamente, possivelmente suas posições seriam um pouco mais rígidas. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Eu não sei se as posições seriam rígidas mas com certeza, esses padres teriam sempre a ultima palavra:

- Sim, senhora! Sim, senhora!

Fariam as mulheres se ajoelharem por causa deles:

- Anda, seu vagabundo imprestável! Saia já debaixo dessa cama que você tem uma missa para apresentar hoje!.
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Não importa essas diferenças que os padres insistem em querer colocar na cabeça de pessoas com cérebros de minhoca (que me perdoem as minhocas)

Sempre vai haver diferenças entre os sexos e são essas diferenças que fazem de nós todos humanos.
Assim como tem homem inteligente, existem os homens burros.
Assim como existem mulheres inteligentes, existem aquelas com um pouco de dificuldade para se pensar.
Mas não são essas diferenças que nos fazem todos especiais?
Imagem

Apocaliptica

Lúcifer escreveu:Não importa essas diferenças que os padres insistem em querer colocar na cabeça de pessoas com cérebros de minhoca (que me perdoem as minhocas)

Sempre vai haver diferenças entre os sexos e são essas diferenças que fazem de nós todos humanos.
Assim como existem mulheres inteligentes, existem aquelas com um pouco de dificuldade para se pensar.

ÓUN ...meu lindo. :emoticon1:

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Apocaliptica escreveu:
Lúcifer escreveu:Não importa essas diferenças que os padres insistem em querer colocar na cabeça de pessoas com cérebros de minhoca (que me perdoem as minhocas)

ÓUN ...meu lindo. :emoticon1:

:emoticon223: :emoticon25:
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Aqui no Rio, o Colégio Militar sempre foi um Clube do Bolinha. Quando abriram as portas para as meninas, elas deitaram e rolaram. E quando abriram as portas do IME (Instituto Militar de Engenharia), não digo que deitaram e rolaram porque os aprovados são uma elite, mas muitas estão lá nos primeiros lugares.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Tamanho do cérebro 1 e 2

"In 1861, Paul Broca examined 432 human brains and found that the brains of males had an average weight of 1325 grams, while the brains of females had an average weight of 1144 grams. A 1992 study of 6325 Army personnel found that men's brains had an average volume of 1442 cm³, while the women averaged 1332 cm³. (Ankney 1992). The differences are smaller but persist when adjusted for body size (Ankey, 1992).

In 2005, Haier et al. reported that compared with men, women show more white matter and fewer gray matter areas related to intelligence. They also report that the brain areas correlated with IQ differ between the sexes. They conclude that men and women apparently achieve similar IQ results with different brain regions.

Although women may have smaller brains than men, they appear to have greater neuron density in their prefrontal lobe , which is involved in higher functions such as planning, judgement, and language, although men still have higher absolute grey matter volume than women in their prefrontal lobe ."

Acho que isto já diz tudo, não?
Em resumo:
1. O cérebro dos homens é ligeiramente maior.
2. Mulheres atingem o mesmo QI, só que usam áreas diferentes do cérebro para certas funções.
3. A densidade neuronal das mulheres é maior, o que compensa pelo volume menor.

Isto não impede que, em média, homens sejam melhores que as mulheres em algumas coisas e vice-versa, o que implica em que uma equipe eficiente tem que misturar homens e mulheres.

E também que, apesar dos valores médios, o certo é comparar caso a caso, já que tanto entre homens e mulheres, o QI varia de ameba a gênio (and let's not name names...).

Apocaliptica

Fernando Silva escreveu:

Aqui no Rio, o Colégio Militar sempre foi um Clube do Bolinha. Quando abriram as portas para as meninas, elas deitaram e rolaram. E quando abriram as portas do IME (Instituto Militar de Engenharia), não digo que deitaram e rolaram porque os aprovados são uma elite, mas muitas estão lá nos primeiros lugares.

Sério? Isto é um importante dado estatístico. Aqui já faz uns 20 anos que o Colégio Militar abriu as portas às meninas. De lá para cá, elas também sempre passam nos primeiros lugares de todos os vestibulares que fazem. O Colégio Militar aqui é disparado a escola que mais aprova, tem as notas médias mais altas e as meninas passam muito para Medicina e Odonto.

As meninas não estudam mais lá devido à questões relativas à idade (o uniforme é feio e quente, cabelo sempre preso, totalmente militarizado e rígido) Bom, os meninos também odeiam isto. Mas algumas famílias não abrem mão.

O importante é que estão lá, tem teste para entrar e os dois sexos são aprovados igualmente.

Apocaliptica

Fernando Silva escreveu:
Tamanho do cérebro 1 e 2

"In 1861, Paul Broca examined 432 human brains and found that the brains of males had an average weight of 1325 grams, while the brains of females had an average weight of 1144 grams. A 1992 study of 6325 Army personnel found that men's brains had an average volume of 1442 cm³, while the women averaged 1332 cm³. (Ankney 1992). The differences are smaller but persist when adjusted for body size (Ankey, 1992).

Acho que isto já diz tudo, não?
Em resumo:
1. O cérebro dos homens é ligeiramente maior.
2. Mulheres atingem o mesmo QI, só que usam áreas diferentes do cérebro para certas funções.
3. A densidade neuronal das mulheres é maior, o que compensa pelo volume menor.

Isto não impede que, em média, homens sejam melhores que as mulheres em algumas coisas e vice-versa, o que implica em que uma equipe eficiente tem que misturar homens e mulheres.

E também que, apesar dos valores médios, o certo é comparar caso a caso, já que tanto entre homens e mulheres, o QI varia de ameba a gênio (and let's not name names...).

Exatamente. As mulheres utilizam mais os dois lados do cérebro, por isto têm a capacidade de ativar regiões diferentes e executar multitarefas ou pensar em mais coisas ao mesmo tempo. Isto foi comprovado com exames de ressonância magnética em vários estudos. Descobriram isto empiricamente nas observações com testes em meninas e meninos (bebês de várias idades ) e os acompanharam por muitos anos. Depois dos 14 anos, o amadurecimento dos cérebros é diferente. Depois todas as funções adquirem suas áreas específicas em ambos os sexos.
Interessante que descobriram em testes simples que a visão periférica das mulheres também tem um ângulo maior, e ninguém sabe ainda se isto tem relação com o exercício ambilateral do cérebro ainda nos primeiros anos de vida, ou se é responsabilidade de algum grupo de gens.

Pensar que peso e tamanho tem a ver com funcionamento é a idéia mais rasa que se pode ter. Nem sei como a ciência entrou nesta. Talvez as mídias tenham aproveitado para arranjar assunto e gerar polêmica.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Se peso do cérebro contasse algo, Fausto Silva ganharia dez Nobels todo ano.
De uma forma inexplicável, as mulheres conseguem realizar pelo menos seis ou sete tarefas ao mesmo tempo enquanto o homem, se realizar três já lhe causará um tremendo cansaço mental. (sem falar de uma terrível dor de cabeça).
Imagem

Apocaliptica

Deve ser por isso que homens ficam zonzos em shoppings e supermercados....muita luzinha piscando, muita etiquetinha e muitos corredores por onde andar :emoticon16:

Engraçado, em museus gigantescos com muitas obras de arte também, alguns homens se queixam de cansaço e ficam sentando pelo caminho. Será as pernas ou o excesso de informação?

:emoticon13:

v3n0w

Mensagem por v3n0w »

clara campos escreveu:1º esta fonte é desonesta. A fonte que postaste é a fonte da tua fonte, como certamente sabes, não é assim que se faz uma referência. Nas referências devem ser indicadas as fontes directas, neste caso, a wikipédia http://en.wikipedia.org/wiki/Sex_and_intelligence

O que isso importa?? O estudo é o SAT... Que é usado em Harvard e no MIT.

Você quer desconsiderar o estudo porque eu não não citei a wikipedia?? Muito conveniente.

Os comentários nada dizem além do resultado.

clara campos escreveu:2º A tua alegação tem sido, desde o início, que existe uma relação directa entre inteligência (que dizes medir-se com teste de QI) e tamanho do cérebro. Ora esta citação nada fala sobre esse assunto. Antes fala sobre as capacidades matemáticas e linguísticas dum universo de estudantes americanos. Não é portanto relevante para a tua alegação.

Não né? Próxima vez eu pego um estudo com 6 bilhões de pessoas.

clara campos escreveu:traduzindo (uma vez que só posso concluir que não entendes inglês): contudo, estes estudos indicam que os pontos masculinos apresentam maior variância que os femininos e que homens e mulheres têm algumas diferenças em testes de habilidades particulares que tendem a balançar os resultados gerais dos pontos de QI.

Coisa feia hein!!!!! :emoticon5:

Continuando

Isso é mentira... Nunca nenhum teste de QI que usasse 20 mil habilidades diferentes deu igual entre homem e mulher.

Isso é uma opinião pessoal da pessoa, muito politicamente correta né.

clara campos escreveu:Neste artigo encontras realmente respaldo a tua teoria.

Apenas 2 notas:
-O artigo não foi ainda publicado por nenhuma publicação científico, logo não é ciência.
-O Lynn é um autor extremamente polémico, cujas conclusões são cientificamente controversas e frequentemente contestadas por cientistas (e também por alguns psicólogos, que aliás, é o que ele é)

Você que decide o que é científico ou o que não é???

Contestações politicamente corretas. SEMPRE. Em nada condizem com a realidade.

Sempre reclamam da metodologia... Mas até hoje ninguém com outra metodologia fez o contrario.

clara campos escreveu:"estudos modernos usando MRI (suponho que saibas o que MRI significa, se não, podes ir à ligação interna da wiki e tá lá tudinho) mostraram que o tamanho do cérebro se correlaciona com o QI (r ≈ 0.4) entre adultos do mesmo sexo"

Então isso quer dizer necessariamente que o mesmo sistema não pode explicar as diferenças entre os sexos?

Com certeza tem outras pesquisas sobre essa relação, não achei, mas você vai reclamar da fonte né?

clara campos escreveu:Brain size is a rudimentary indicator of the intelligence of a brain, and many other factors affect the intelligence of a brain. Higher ratios of brain to body mass may increase the amount of brain mass available for more complex cognitive tasks.

Curioso, não?

Indicador rudimentar, mas ainda sim indicador.

Sobre o ultima linha, eu concordo, mas porque? As mulheres tem mais?
clara campos escreveu:Homo neanderthalensis: 1200-1750 cm³ skull capacity (10% greater than modern human average)
Homo sapiens:1350-1400 cm³

Engraçado... não ??

HAHAHA eu não posso comparar homem com mulher e você que nós comparar com nossos ancestrais.

Mas espera, acho que vais gostar especialmente desta:

clara campos escreveu:These studies have been strongly criticized by most scientists. One counter-example is provided by Albert Einstein's brain, which was no larger than any other, but maybe simply different.

Meu deus!!! Como é possível!!!!????
Não pode ser!! A fita métrica com que mediram o crânio do einstein foi sabotada pelos que defendem que o tamanho do cérebro e QI não se relacionam!!!!

Einstein tinha um cérebro normal para homem, claramente, maior doque o de uma mulher.

A relação para o mesmo sexo continua em 0.4, esqueceu que você não refutou aquele pesquisa???

Ta bebada???

Desonestidade intelectual aqui é muito grande.

Sobre eu não citar o WIKI, foi óbvio que viria um mentecapto aqui dizer que a wiki é opinião pessoal, mas é lógico que não é.
“...consideremos quão ingênuo é dizer: ‘o homem deveria ser de tal ou de tal modo!’ A realidade nos mostra uma encantadora riqueza de tipos, uma abundante profusão de jogos e mudanças de forma – e um miserável serviçal de um moralista comenta: ‘Não! O homem deveria ser diferente.’ Esse beato pedante até sabe como o homem deveria ser: ele pinta seu retrato na parede e diz: ‘ecce homo!’ [eis o homem]".
(Nietzsche)

Homenagem aos moralistas do fórum.

DIG

Mensagem por DIG »

:emoticon5:

clara campos
Moderadora
Contato:

v3n0w escreveu:
O que isso importa?? O estudo é o SAT... Que é usado em Harvard e no MIT.

Você quer desconsiderar o estudo porque eu não não citei a wikipedia?? Muito conveniente.

Os comentários nada dizem além do resultado.

:emoticon12: ficando nervoso??
eu não desconsiderei a fonte meu caro, apenas afirmei que foste desonesto ao indicares uma fonte que não consultaste e omitires a verdadeira fonte.

Não né? Próxima vez eu pego um estudo com 6 bilhões de pessoas.

claro que não, onde está a relação tamanho do cérebro QI?
onde está a amostra aleatória?

Isso é mentira... Nunca nenhum teste de QI que usasse 20 mil habilidades diferentes deu igual entre homem e mulher.

Meu caro, a fonte é tua!!! :emoticon12:

Você que decide o que é científico ou o que não é???

Contestações politicamente corretas. SEMPRE. Em nada condizem com a realidade.

Sempre reclamam da metodologia... Mas até hoje ninguém com outra metodologia fez o contrario.

Não sou eu quem decide o que é ciência, nem tu. Por isso mesmo existem as publicações científicas... se não é uma publicação cientifica, é porque não é ciência.

Então isso quer dizer necessariamente que o mesmo sistema não pode explicar as diferenças entre os sexos?

Com certeza tem outras pesquisas sobre essa relação, não achei, mas você vai reclamar da fonte né?

eu reparei...

HAHAHA eu não posso comparar homem com mulher e você que nós comparar com nossos ancestrais.

Não fui eu que comparei.´
A fonte é tua.

Einstein tinha um cérebro normal para homem, claramente, maior do que o de uma mulher.

A relação para o mesmo sexo continua em 0.4, esqueceu que você não refutou aquele pesquisa???

acho uma certa piada ver-te a refutar a ti próprio...
Se einstein tinha um cérebro igual ao dos outros homens, e a correlação é exacta, como é que pode ter maior QI?????

Ta bebada???

Toma tento na língua seu abusado. Ignorância ainda admito, más-criações é que não.

Sobre eu não citar o WIKI, foi óbvio que viria um mentecapto aqui dizer que a wiki é opinião pessoal, mas é lógico que não é.

é preciso ter lata, tendo em conta que anteriormente afirmaste

Donde se conclui que és um mentecapto.

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

clara campos escreveu:
v3n0w escreveu:Isso é uma opinião pessoal da pessoa, muito politicamente correta né.

Donde se conclui que és um mentecapto.

Desculpe, Clara, mas com meu cérebro muitos gramas mais pesado que o seu e muitos centímetros cúbicos maior, já tinha concluído isso, páginas atrás... :emoticon13: :emoticon131:
Editado pela última vez por Ateu Tímido em 10 Abr 2007, 21:20, em um total de 1 vez.

Trancado