Acauan escreveu:Benetton escreveu:Acauan escreveu:Benetton escreveu:Religião:
5. Crença fervorosa; devoção, piedade
8. Qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética, etc.
9. Modo de pensar ou de agir; princípios.
Benetton,
Isto não é definição de religião nem aqui, nem na China.
É possível encaixar um monte de coisas que cumprem estes requisitos e que de religiosas não tem nada.
Mesmo que fosse, ateísmo NÃO é um sistema específico de pensamento, logo, mesmo nesta conceituação deficiente a pecha não pega.
Como pode ser visto acima, É A QUINTA, OITAVA E NONA característica das religiões, visto que as primeiras são as definições imediatas. Consulte o Aurélio e comprove.
Dicionários informam acepções de palavras e não necessariamente a definição de conceitos, que é o requerido para manter esta discussão em um fundamento minimamente lógico.
Além do que, se na ordem são a quinta, oitava e nona temos, pela técnica dicionarista, que são acepções secundárias, complementares das principais ou complementadas por elas, logo ainda mais insuficientes para servir de sustentação a um argumento.
Dicionários traçam as diretrizes das definições, abrangendo o máximo de conceitos para que, alguns deles possam ser usados sem o risco de se usar características impróprias das palavras, mantendo um fundamento minimamente lógico.
Se são definições secundárias, em nada invalida seu uso, senão não seriam admitidas na lexocografia do termo, e na busca de melhor conceituar um vocábulo.
Acauan escreveu:Benetton escreveu: Um sitema específico de pensamento, deixando de lado convenções filosóficas, tem por princípio REJEITAR, a todo custo, aquilo que foje da percepção dos seus sentidos naturais, mesmo que parte da Ciência evidencie o oposto. A ânsia de negar o que lhe desagrada faz com que o ateísta procure freneticamente por outras pesquisas que lhe dê o respaldo e o alívio necessário às suas vaidades. ( isso me lembra o comportamento típico de certos religiosos ... )
Se deixarmos de lado o que chamou de convenções filosóficas, vamos nos basear em que para termos uma convergência nas abordagens do problema, no que é mais conveniente para cada partido em discussão? Isto, obviamente, inviabiliza qualquer debate.
É o que temos aqui, já que sistema de pensamento foi redefinido para atender a uma conclusão previamente definida.
Sistema, por definição, estabelece um conjunto de elementos que trabalhando harmônica e complementarmente entre si produzem um determinado resultado.
Sistemas de idéias são, portanto, idéias que se complementam harmonicamente para produzir conclusões.
O que ninguém até agora respondeu é qual o conjunto de idéias harmônicas e complementares entre si que caracterizam o ateísmo, se este se define apenas como descrença em Deus ou deuses, o que nem é exatamente uma idéia, quanto mais um sistema delas.
Tudo o mais que foi dito apenas exemplifica que existem ateus de opiniões teimosas, o que não quer dizer absolutamente nada pois podemos encontrar este atributo em membros de qualquer grupamento humano, sem que isto defina absolutamente nada sobre o grupamento em si ou seus sistemas de crenças.
Se toda as vezes que houver um debate, as pessoas tiverem que se basear numa convenção filosófica, muito do que está escrito nesses espaços perdem o sentido, visto que ninguém está obrigado a agir sob as bitolas do pensamento de muitos filósofos. A independência da complexidade argumentativa desses sábios que se moldam em um conjunto de estudos e tendem a reunir uma ordem determinada de conhecimentos em um número reduzido de princípios que lhe servem de fundamento e lhe restringem o alcance limitam a capacidade e o raciocínio dedutivo em um debate.
E a que resultado esse sistema corporativista, que trabalha harmonicamente e "Complementarmente" (SIC) levou os membros desta "Assembléia" ? Ah, sim, alguns deixaram de ser católicos e evangélicos e se tornaram ateus ou agnósticos. Embora não seja esse o objetivo, está produzindo algum resultado conclusivo, mesmo que não esperado. Mas qual o Sistema Filosófico de base ? Existe algum?
Idéias harmônicas e complementares não precisam estar consubstanciadas numa lei, regulamento, diretrizes e diretivas, postas num livro ou registrada em cartório. Estão no comportamento da maioria daqueles que as compõem. Para um sistema organizado, nem é preciso um Livro de regras. Basta um comportamento padrão reconhecido no cerne do conjunto. Países desenvolvidos não tem uma constituição complexa como a nossa, possuem poucas linhas em sua carta magna, mas a população não precisa dela, pois o objetivo já foi alcançado de unificar o comportamento e maximizar a organização de seus membros.
Talvez essa teimosia não se restrinja à minoria. Se tomarmos o comportamento dos listeiros daqui, já teríamos uma amostragem que revela algo bem peculiar, ou seja, o corporativismo incondicional. Uns apoiam os outros formando uma parede refratária a quaisquer argumentos que lhe oponham às suas idéias. Concentir ? Nunca vi. Quando muito, quando faltam algumentos, o silêncio lhes é bem conveniente. A STR é outro exemplo bem típico e por aí vai. Quando Júlio Siqueira refutou com fundamentos as alegações de Daniel Sottomaior e Leo Vines, o que fizeram ? Consentiram ? Nunca! Foi um silêncio total e estratégico... Qualquer semelhaça de comportamento dos membros da STR com os daqui, é mera coincidência. Parece que "rezam" pela mesma cartilha ...
Acauan escreveu:Benetton escreveu: Tive essa experiência aqui mesmo no RV! Por várias vezes, alguns ateístas, postaram o mesmo argumento para tentar derrubar os estudos da EQM, e Eu, repeti por 3 ou 4 vezes o contra-argumento. Não passou muito tempo e pronto : Lá estava de volta a mesma "ladainha" chorosa dos ateístas contra a NDE e Eu tive que pedir desculpas e repetir pela 5ª ou 6ª vez a minha refutação. Bom, até hoje ainda não voltaram, mas não duvido nada que voltem a fazê-lo. Como já disse várias vezes, muitos pensam : "Ora, a verdade não interessa, pois o que nos interessa são os nossos interesses".
Também tivemos inúmeras vezes aqui no RéV espíritas defendendo suas doutrinas fanaticamente, sem sustentação em qualquer base minimamente lógica.
O que isto define sobre o espiritismo? Nada, obviamente.
Não é citando factóides que se pode provar que ateísmo é religião.
Essas comparações só vem a corroborar acerca da analogia comportamental dos Teístas e não Teístas. Factóides caracterizados por fatos verdadeiros. Se é sensacionalista, em nada muda a realidade daqueles que procedem, as vezes de maneira radical, para defender suas crenças na existência e crenças na não-existência.
Obs.: Vou ter que interromper o debate por enquanto. Devo voltar daqui a algumas horas.