André escreveu:Apocaliptica escreveu:Não é fé na inexistência...a gente nasce sem acreditar. Se um outro indivíduo surtou e resolveu imaginar alguma coisa e nos afirma que a coisa existe, nossa resposta pode ser: Sim! Você é maluco e inventou isto e eu vou acreditar ou fingir que a coisa existe. E pode ser: Ein? O quê? Cumã?
Primeiro

( o final foi mui comico)
Voltando:O cara disse que acredita que não existe.
Uma coisa é a descrença. Por exemplo vc acredita em Deus ou no sobrenatural? Não. Tanto um ateu como agnóstico diz isso. Pois acreditar é presença de fé e a descrença é ausencia da fé de tipo religioso.
Não necessariamente. É apenas minha resposta a uma afirmação feita pro outrem. Alguém um dia me diz: existe um Deus único que fez tel e tal coisa e disse e mandou tal coisa.
Eu, livre no meu pensamento, analiso e não vejo sentido no que ele afirmou. Depois vejo outras pessoas e dizem coisas diferentes sobre outros seres. Não me interessa se elas crêem no que imaginam ou inventam. A afirmação partiu delas. Provem-me que é verdadeira. Senão, minha escolha é dizer: Não.
Isso não é fé ou religião. Estou em posição neutra. Não fui eu que inventei. Apenas analisei e não vi sentido. Para mim uma coisa sem sentido não existe.
Não acreditar em Deus não é o mesmo que afirmar que Deus não existe. Não acreditar é ausencia de fé religiosa. Ateus, agnósticos, podem ter essa postura.
Ele não simplesmente tem a descrença, ou seja, ausencia de crença em Deus, ele tem a crença na inexistência. Ele mesmo que disse. Ou seja, foi uma conclusão posterior, e uma certeza enraizada, que Deus não existe.
Mas ateus apenas afirmam baseados em razão, não em crença. Se é verdade que todos nós humanos estamos mais ou menos dentro da mesma linha de evolução racional , não há argumento contra a racionalidade.
Quando nascemos desconhecemos isso tudo. A posição pode ser de acreditar, ai parte para alguma religião,
Ou não parte para religião alguma. Fica só na crença, sem se enquadrar em institucionalização da filosofia de fé. Não há necessidade de dogmatizar.
ou não acreditar, podendo duvidar (agnóstico), ou pensar ser mais provável inexistência (ateu). Já acreditar na inexistência é uma afirmação algo construído e não está mais tratando como o que é mais provável, e sim como uma certeza dogmática. Não é religião, mas é uma variação de Ateísmo aqui no fórum aparentemente não muito comum.
Muitos aqui parecem ter certeza de uma não-possibilidade de existência, porque dentro do que se observa como plausível ( juntando-se à pretensas formas de querer provar existências), chegam ainda mais à conclusão de que é tudo imaginação e não realidade que possa ser provável de fato.
Aliás, se a fé não fosse descrente, não precisaria querer provar milagres ou aparições através de fatos. Apenas a fantasia e a própria afirmação emocional ou seja lá de que necessidade ou lacuna ela provenha, seriam aceitáveis.