Diablo escreveu:Adrianoped escreveu:Obrigado pelas respostas ao tópico, e me desculpa pela repetição do tema do qual foi uma das minhas últimas participações aqui, depois que percebi
Participo ativamento do Clube Cético, e gosto muito de discutir o atéismo lá, embora a tônica seja o cetismo e vejo nisso uma certa limitação pois o meu ateísmo a priori é dogmático. Mas o ceticismo ciêntífico é muito útil para combater as pseu-ciências.
É até contraditório num fórum que se chama Religião é Veneno querer propor o ateísmo como religião, mas o interesse é discutir o assunto. Mas mudando o foco, não posso definir o atéismo como religião, mas o meu ateísmo, ou a maneira que vejo o atéismo pode ser considerada religião por mim mesmo?
Ou seja, digo que sou ateu religioso por ter paixão pelo ateísmo e por ter uma fé imensa na existência do ateísmo. Estou certo em fazer tal afirmação? É coerente? Ou sou um louco (peguem leve nessa parte

)?
Santayana dizia-se um Ateu Católico. Há muitos tipos de Ateus...
Cada um na sua. Há quem sinta fascinio por uma série de coisas que a mim nao me dizem nada. Detesto sopa de vagens, por exemplo. Há quem adore. Nao aprecio o Platonismo. Há quem se encante com a ideia de um mundo abstrato e eterno de ideias perfeitas. E etc...
Mas o ateu católico ou católico por tradição é uma expressão que Rômulo Almeida recupera. Depois eu acho quem primeiro falou sobre isso.
Vale uma explicação. Católico, ou judeu por tradição, que são dois exemplos que eu conheço, são pessoas que não acreditam em Deus, ou seja, em relação ao sobrenatural são descrentes, mas como nasceram em famílias católicas, ou judias, e incorporam os valores, tradições, e afins, se consideram membros dos fatores digamos culturais dessa religião, mas sem compartilhar a fé religiosa .
Rômulo Almeida se dizia ateu, e católico por tradição. E escreveu como a fé e a crença em Deus, ele uma vez tendo perdido, nunca mais a teve, porém a valorização das chamadas "virtudes Cristãs" assim como as tradições dessa cultura, ele permaneceu membros.
Entendo bem, sou de família católica, embora meus pais tenham se distanciado disso, para um agnosticismo e um desligamento, a cultura cristã, tem sua presença.
PS: Era isso que eu tinha esquecido.