O Fim da Fé

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Diablo

O Fim da Fé

Mensagem por Diablo »

Imagem

Finalmente tenho em maos o livro "O fim fa fé" de Sam "AKA Ben Stiller" Harris.

Depois de ler o quanto a religiao é maravilhosa para o NadaSei... finalmente a visao de alguém que estuda a sério as religioes á já 20 anos.

Ainda nao comecei a ler.
o livro é bom?

Para começar, fiquei bem impressionado. Tenho uma ediçao semi-luxuosa e percebe-se bem que as folhas nao sao em papel reciclado. parecem seda. É uma ediçao que nao poupa a floresta amazónica.

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Re: O Fim da Fé

Mensagem por Deise Garcia »

Diablo escreveu:[img]Finalmente tenho em maos o livro "O fim fa fé" de Sam "AKA Ben Stiller" Harris.

Depois de ler o quanto a religiao é maravilhosa para o NadaSei... finalmente a visao de alguém que estuda a sério as religioes á já 20 anos.

Ainda nao comecei a ler.
o livro é bom?

Para começar, fiquei bem impressionado. Tenho uma ediçao semi-luxuosa e percebe-se bem que as folhas nao sao em papel reciclado. parecem seda. É uma ediçao que nao poupa a floresta amazónica.

Chocante!

Diablo

Re.: O Fim da Fé

Mensagem por Diablo »

Mas, para combater o mal da fé fanática todos os sacrificios valem...

Diablo

Mensagem por Diablo »

Vou aproveitar este tópico para colocar algumas frases mais fortes do livro
Editado pela última vez por Diablo em 14 Abr 2007, 20:01, em um total de 1 vez.

Adrianoped

Re: Re.: O Fim da Fé

Mensagem por Adrianoped »

Diablo escreveu:Vou aproveitar este tópico para cocar algumas frases mais fortes do livro

Muito bom, dá esse gostinho pra quem não tem acesso ao livro :emoticon1:
Filosofia ateísta - Blog com textos sobre ateísmo e filósofos ateus

http://adrianoped.blogspot.com/

Diablo

Mensagem por Diablo »

Para começar posso mostrar um sonho de Sam Harris que mostra como ele ve os religiosos

Comportamento irracional do religioso

zencem

Mensagem por zencem »

Diablo escreveu:Para começar posso mostrar um sonho de Sam Harris que mostra como ele ve os religiosos

Comportamento irracional do religioso

Fantástica coreografia!!! :emoticon45:

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Diablo

Mensagem por Diablo »

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Previsão para o Brasil?
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

chuva
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Diablo escreveu:Imagem

Não li o livro, então não posso dizer nada sobre ele, mas os comentários dos videos deixam claro sobre o que ele está realmente falando... fala sobre o obvio.
Ele fala sobre crenças, igrejas e seitas, padres, pastores e crentes.

Basta pegar o novo testamento e ver outra pessoa que falava contra esses mesmo grupos... falou tanto contra eles que morreu crucificado.
Sua postura contra esses grupos era a de um ateu militante, mas ele era religioso e ensinava religião.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

clara campos escreveu:chuva

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

hanashi yami no karasu

Mensagem por hanashi yami no karasu »

NadaSei escreveu:
Diablo escreveu:Imagem

Não li o livro, então não posso dizer nada sobre ele, mas os comentários dos videos deixam claro sobre o que ele está realmente falando... fala sobre o obvio.
Ele fala sobre crenças, igrejas e seitas, padres, pastores e crentes.

Basta pegar o novo testamento e ver outra pessoa que falava contra esses mesmo grupos... falou tanto contra eles que morreu crucificado.
Sua postura contra esses grupos era a de um ateu militante, mas ele era religioso e ensinava religião.

O livro ataca os moderados que são acusados pelo filósofo de abrirem caminho ao fanatismo...

NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

hanashi yami no karasu escreveu:
O livro ataca os moderados que são acusados pelo filósofo de abrirem caminho ao fanatismo...

E o que ele define como "os moderados"?
Os textos religiosos são fontes de conhecimento de qualidade, conhecimento esse que não tem substituto em outros meios.
Atacar a religião é como atacar a psicologia e filosofia, simplesmente não faz sentido.

Entendo, entretanto, que se faça criticas a igrejas, seitas ou mesmo aos crentes... isso o próprio Cristo fazia.
O problema é colocar tudo no mesmo saco.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Hugo

Mensagem por Hugo »

Finally, Harris also wishes to recapture spirituality for the domain of human reason. He draws his inspiration from the practices (but not the metaphysical beliefs) of Eastern religion, in particular that of meditation. By paying close attention to the empirical phenomena of one's moment-to-moment conscious experience, as described principally by Hindu and Buddhist practitioners, Harris suggests that it is possible to make our sense of "self" vanish and thereby reach a hitherto unknown state of personal well-being. Moreover, Harris argues that such states of mind can and should be made subject to formal scientific investigation, without incorporating the myth and superstition which he feels so often accompanies meditational practice in the religious context.

http://en.wikipedia.org/wiki/Sam_Harris_%28author%29

Mogul

Mensagem por Mogul »

ok já li :emoticon13:

Bem, o tipo define fé como aquilo que se cre sem ver (zero evidencias) e como aquilo que se espera que aconteça (normalmente algo muito estranho). Ou seja a fé é uma crença sem fundamentos. Mas é uma proposição sobre um estado do mundo... que é ou verdadeira ou falsa. Ou seja a fé implica um modelo de como o mundo realmente é. Se Allah diz para matar apostatas... então isto corresponde á realidade. É algo que Allah realmente ordena.

Ok. Porém acho que ele é demasiado uniformizador. Analiza apenas aquela vertente maluca (embora também diga que a cilpa da vertente maluca é dos moderados). Eu acho que o pensamento religioso é demasiado diverso para ser demonizado assim. E o próprio actor deve concordar porque ele adora a religião oriental. A crença oriental, segundo ele, não é fé porque se apoia em dados empiricos (experiencia subjectiva de Ioguis e monges Budistas :emoticon12:, mas que todos podem experimentar. Aqui temos também a espiritualidade, que é outra coisa... é treinar a atenção para atingir a felicidade ).

Crença é diferente de fé, segundo ele. E ele parece dizer que fé é o que a religiões teístas tem ao contrário de outras que tem crenças (e portanto não devem ser religiões :emoticon5: )

Posso ter percebido mal, mas se Sam Harris fosse o Hulk ele diria:

"Esmagar Teísmo... fé... não crença... não espiritual"

"Por Ocidentais meditar... Iogui... budista... Upanishades... amigos"

Agora comecei a ler o "God Delusion"

Gostei do prefácio. Tentar organizar ateus para um objectivo comum, diz ele, é como tentar fazer um rebanho de gatos. Não resulta. O melhor é cada qual miar até arrebentar os timpanos dos crentes... :emoticon12:

Mogul

Mensagem por Mogul »

Eu diria que o pensamento religioso é diverso. Temos o estilo doido de Bin laden e o eslilo porreiraço de freeman dyson. Com o racionalismo é igual... temos a incoerencia do pragmatisco e o fabuloso realismo

zencem

Mensagem por zencem »

Mogul escreveu:

Gostei do prefácio. Tentar organizar ateus para um objectivo comum, diz ele, é como tentar fazer um rebanho de gatos. Não resulta. O melhor é cada qual miar até arrebentar os timpanos dos crentes... :emoticon12:

Garanto que você não sabe o porquê.

O verdadeiro cético, (detesto a palavra ateu) o é, por uma atitude de percepção e descobrimento individual.
O é porque começou a ver o que existe na claridade.

Não é, porque se identificou com uma doutrina que, em si mesma, é escravizadora.

Conhece o cheiro da liberdade e sabe que, no pretender se organizar, vai adotar o mesmo formato das instituições obscuras e dominadoras.

A solução está em ver... em compreender, não em se tornar alguma coisa ou se identificar com uma bandeira que vai apagar o sentimento de liberdade.

Na euforia das descobertas, podemos até embarcar nesta onda, sem perceber que, ela, é a ilusão da perna irreal, no lugar daquela que foi amputada.

Este não é aquele ateísmo comunista, pra consumo ideológico; Este é o que vem assustando os dirigentes crentes, acostumados a convencer, brandindo o chicote do medo.

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

André

Mensagem por André »

zencem escreveu:
Mogul escreveu:

O verdadeiro cético, (detesto a palavra ateu) o é, por uma atitude de percepção e descobrimento individual.

Não é, porque se identificou com uma doutrina que, em si mesma, é escravizadora.

Conhece o cheiro da liberdade e sabe que, no pretender se organizar, vai adotar o mesmo formato das instituições obscuras e dominadoras.

A solução está em ver... em compreender, não em se tornar alguma coisa ou se identificar com uma bandeira que vai apagar o sentimento de liberdade.

Na euforia das descobertas, podemos até embarcar nesta onda, sem perceber que, ela, é a ilusão da perna irreal, no lugar daquela que foi amputada.

Este não é aquele ateísmo comunista, pra consumo ideológico; Este é o que vem assustando os dirigentes crentes, acostumados a convencer, brandindo o chicote do medo.

É relevante saber que o ateísmo comunista embora diga se inspirar em Marx pouco deve ter lido ou compreendido.

Pois Marx concordaria inteiramente com sua avaliação. Para ele o pensamento racional e científico, significava justamente a emancipação mais completa do homem, que era escravizado pela religião a aceitar uma felicidade no céu e deixar de procurar na Terra. Logo se libertar da religião e tomar as rédeas do próprio destino seria o que Marx via como homem maduro.

A conformidade ideológica é algo que tb não funciona para mim. Tendo em vista minha incapacidade em me adaptar a organizações que requer de vc uma lealdade. Quando nossa lealdade deve ser apenas a nossa consciência, e as causas que acreditamos, essas que podem variar com o tempo, e que é impossível que qualquer organização as represente sempre, logo a dissidência quando isso ocorre é a atitude mais intelectualmente honesta a se ter.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

zencem

Mensagem por zencem »

André escreveu:
zencem escreveu:
Mogul escreveu:

É relevante saber que o ateísmo comunista embora diga se inspirar em Marx pouco deve ter lido ou compreendido.

Pois Marx concordaria inteiramente com sua avaliação. Para ele o pensamento racional e científico, significava justamente a emancipação mais completa do homem, que era escravizado pela religião a aceitar uma felicidade no céu e deixar de procurar na Terra. Logo se libertar da religião e tomar as rédeas do próprio destino seria o que Marx via como homem maduro.

A conformidade ideológica é algo que tb não funciona para mim. Tendo em vista minha incapacidade em me adaptar a organizações que requer de vc uma lealdade. Quando nossa lealdade deve ser apenas a nossa consciência, e as causas que acreditamos, essas que podem variar com o tempo, e que é impossível que qualquer organização as represente sempre, logo a dissidência quando isso ocorre é a atitude mais intelectualmente honesta a se ter.

Pois é, André.

Este ceticismo preocupa muito, porque, não renunciando à liberdade, mesmo assim ele tem demonstrado ser capaz de produzir uma unidade sem igual.

Uma unidade que não se aglomera e, portanto, deixa de ser alvo fácil para os que se acostumaram a lidar com inimigos sectários.

Eu não li Marx, mas pelo que tenho visto, os que menos o entenderam foram os comunistas. :emoticon16:

André

Mensagem por André »

zencem escreveu:
André escreveu:
zencem escreveu:
Mogul escreveu:

Pois é, André.

Este ceticismo preocupa muito, porque, não renunciando à liberdade, mesmo assim ele tem demonstrado ser capaz de produzir uma unidade sem igual.

Uma unidade que não se aglomera e, portanto, deixa de ser alvo fácil para os que se acostumaram a lidar com inimigos sectários.

Eu não li Marx, mas pelo que tenho visto, os que menos o entenderam foram os comunistas. :emoticon16:

Principalmente o Stalinismo foi algo que deturpou em muito o que Marx defendia. Em relação a religião por exemplo Marx nunca pregou perseguição ativa de religião alguma. Logo em qualquer lugar, como na China Comunista, tal perseguição encontra em Marx as desculpas e não as razões. Pegam coisas como "Religião é o ópio do povo" e suas idéias de se Libertar da religião como uma necessidade do homem maduro como algo que justifica-se violência contra religiões. Marx deixa claro que a felicidade na terra, e a conquista da emancipação, é que gradualmente tornariam a religião superfula não atacar essa violentamente. Ele coloca como necessária essa "abolição da religião" mas como algo no futuro e condicionado se atendidas os pré-requisitos que antes expressei. Por isso que aquela piada de Lênin procede (Vc viu?). No paraíso a única coisa que faltaria é tirar a crença de Deus da cabeça das pessoas. Eu tenho uma posição mais moderada e acho que foi essa defesa (Necessidade de abolir a religião) que abriu a porta para se utilizar o que Marx escreveu como desculpa para perseguição religiosa. Mas apesar de discordar de Marx nisso, ou na intensidade já que minha perspectiva mais democrática eu não vejo como uma necessidade o abandono da religião (Se quiserem ter sua fé podem desde que não imponham nas leis a todos) não posso deixar de dizer que é uma deturpação dizer que ele defenderia o ataque ativo e violento que muitas vezes foi feito.

Comunistas que chegam ao poder de forma autoritária varias vezes tiveram que violentar o legado de Marx, pq coisas como Ditadura do proletariado eram para ser temporárias, e socialização da riqueza não é estatização. Ou seja, eu diria que muitos acadêmicos compreendem Marx bem, mas os que chegaram ao poder em sua maioria foram políticos autoritários da estirpe de Stalin, Fidel, Mao. Culto a personalidade, não permitir divergência, censura... e por ai vai. Entre esses e a Democracia Liberal eu fico com a Democracia Liberal sem duvidas. O ideal democrático de esquerda difere muito da esquerda autoritária. Por isso gosto tanto da obra de Orwell que representante da esquerda democrática foi quem mais habilmente criticou a esquerda autoritária. Infelizmente os representantes da esquerda democrática nem sempre dão manchetes, pq tendem a ser ponderados como alguns dos últimos presidentes de Portugal.

O outro motivo de gostar da figura de Orwell é tb sua independência intelectual, sua capacidade no contexto de Guerra Fria, e ele como homem de esquerda, ter criticado sem pena capitalismo e socialismo autoritário. Coragem de um dissidente. Como era de se esperar os sectários de esquerda ficaram contra ele, e parte da direita o plagiou para tentar usar seus escritos na guerra ideológica. Apensar disso para os que conhecem a história desses podem ver como exemplos de independência.

Detalhe importante que eu não sou nem comunista nem marxista. Embora entenda que Marx tem contribuições relevantes a ciência sociais. Não me digo marxista pq discordo de varias coisas que já lí em Marx, concordo com algumas outras, e o mais importante penso que ler Marx independente disso, é interessante. Politicamente tenho muita dificuldade em me rotular. O que chega mais perto é o que chamam de social democracia, e socialismo democrático, o que não significa que partidos fundados nesses principios de fato representem minhas posições. O PSDB por exemplo com sua aliança com PFL e outras práticas políticas torna-se dificil apoiar.( Alias qualquer apoio no Brasil a partidos eu faço com muitas reservas quando faço, cada dia fica mais díficil).

PS: Sou fan confesso da filosofia socrática, do método socrático. Acho que não tinha comentado ainda mas adorei sua assinatura.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Não consigo sinceramente entender porque misturar religião e fé. Por mim a fé é problema de cada um. Não me afetando em nada e sendo um sentimento ou pensamento individual, algo quase intangível, sensorial e internalizado a partir da necessidade de crer que alguma coisa no inexplicável precisa fazer sentido.
Mas religião é tornar a fé de alguma forma institucionalizada, concretizada e até corruptível , através de do emprego do dogma, da Lei, da infestação do transcendente individual. Coletivizar a fé é colocar amarras. E isto eu não acho necessário.

Também não trata-se de Deus... mas deuses, forças, seres, entidades, fenômenos, imagens do imaginário. Não se retira isto do pensamento mágico humano. É inerente. O problema é quando alguém ou um grupo toma esta fé individual como caminho para alguma verdade indiscutível, hermética, com a criação de normas e condicionamentos coletivos.

Isto é mais do que ter fé. Isto é escravizar a mente. É religião. É ideológica, política e instransigente.

Sou contra religiões.

André

Mensagem por André »

Apocaliptica escreveu:Não consigo sinceramente entender porque misturar religião e fé. Por mim a fé é problema de cada um. Não me afetando em nada e sendo um sentimento ou pensamento individual, algo quase intangível, sensorial e internalizado a partir da necessidade de crer que alguma coisa no inexplicável precisa fazer sentido.
Mas religião é tornar a fé de alguma forma institucionalizada, concretizada e até corruptível , através de do emprego do dogma, da Lei, da infestação do transcendente individual. Coletivizar a fé é colocar amarras. E isto eu não acho necessário.

Também não trata-se de Deus... mas deuses, forças, seres, entidades, fenômenos, imagens do imaginário. Não se retira isto do pensamento mágico humano. É inerente. O problema é quando alguém ou um grupo toma esta fé individual como caminho para alguma verdade indiscutível, hermética, com a criação de normas e condicionamentos coletivos.

Isto é mais do que ter fé. Isto é escravizar a mente. É religião. É ideológica, política e instransigente.

Sou contra religiões.

Eu sou mais light eu até aceito não somente a fé como as religiões desde que não coloquem nas leis seus dogmas. O Estado ser laico é um pressuposto fundamental para afastar ele das garras do fanatismo religioso. Infelizmente tão comuns em nossos tempos.

Trancado