Da "Ciência" Espírita

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re: Re.: Da "Ciência" Espírita

Mensagem por Apocaliptica »

Gilghamesh escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Botanico escreveu:
Gilghamesh escreveu:Então botanicu, por quê os idiotas que formulam teorias sobre o além, já não descartaram suas próprias idiotices? :emoticon12:

Afinal: "A HIPÓTESE mais bem testada e verificada, com pouca probabilidade de vir a ser rejeitada por evidência posterior é guindada à condição de TEORIA."

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Por que usualmente NÃO FORMULAMOS TEORIAS SOBRE O ALÉM. O que se faz é colher depoimentos de espíritos que falam por médiuns (ou materializados), cujo conteúdo é ASQ (Acredite se Quiser). Isso NÃO É TEORIA (ao menos no quesito científico; talvez possa ser no sentido filosófico, mas aí já não é a praia do cientista...).

O que me interessa é a teoria ou a hipótese passível de ser experimentada (efeitos mediúnicos ou "teorias" céticas). Posso alegar que não sou dono dos espíritos e por isso não garanto sucesso em experimentos com eles. Já os céticos dizem ter tudo na mão com base nas "leis naturais", então por que não testam as hipóteses, desculpe, teorias, que eles próprios apresentam?

Mas aí é que reside o fato que não se prova. Como provar que alguém recebeu relatos de uma coisa que a DE chama de espírito?

Aí, cai naquela "coisa", só se acredita por fé, não por provas...

Voa xícara, voa! :emoticon12:

Por que os crentes apenas não assumem que acreditam e pronto? Seria mais fácil. Eles querem por querem provar que as coisas que são uma questão de crença apenas, existem. Daí exigem provas dos céticos. :emoticon12:

Apocaliptica

Botanico escreveu:
Gilghamesh escreveu:O que te interessa na verdade botanicu, é descartar tudo o que vá contra aquilo que vc acredita ser real. :emoticon12:

Independente da apresentação de provas contrárias, um bom exemplo, são as fotos da irmã josefa, que vc acredita serem imagens de um espírito, por mais argumentos que sejam apresentados contra aquilo que vc acredita. :emoticon12:

E a xícara continua tentando voar...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Bem, eu só descarto o que comprovo ser mentiroso, como o caso da argumentação de Massimo Polidoro com relação a Crookes e Eva Fay. E com relação a fotos da Josefa e do espírito de turbante, o que é que ficou provado contra? Mesmo que eu admita excluir espírito materializado, eu tenho de colocar alguma outra coisa no seu lugar, partindo de um truque viável e plausível DENTRO DAS CONDIÇÕES OCORRIDAS.

Por que nenhum cético (nem você) até agora conseguiu me descrever como é que o truque foi feito? O dia que fizerem isso DIREITINHO, então sim vou poder admitir que uma hipótese de fraude é plausível, mas enquanto ela não explicar o que foi observado e fotografado, então posso torcer o nariz para ela.

Sacou?

É o seguinte: quando alguém precisa tirar fotos com panos brancos e coisas em parafina ( coisa tão infantil quanto uma brincadeira de criança), é porque quer provar. Eu já frequentei centro espírita e tive muitos parentes espíritas. Já não era para eu ter visto algum fenômeno? Por que nunca vi? Nunca me convidaram para um sessão de materialização...por quê?

Eu poderia concordar com você, desde que eu tivesse o mínimo de chances de ter algum dia vislumbrado alguma coisa que , por incrível que pareça, nenhum espírita provocado por mim, ousou enfrentar. Eles sempre fogem.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Apocaliptica escreveu:
Botanico escreveu:
Gilghamesh escreveu:Então botanicu, por quê os idiotas que formulam teorias sobre o além, já não descartaram suas próprias idiotices? :emoticon12:

Afinal: "A HIPÓTESE mais bem testada e verificada, com pouca probabilidade de vir a ser rejeitada por evidência posterior é guindada à condição de TEORIA."

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Por que usualmente NÃO FORMULAMOS TEORIAS SOBRE O ALÉM. O que se faz é colher depoimentos de espíritos que falam por médiuns (ou materializados), cujo conteúdo é ASQ (Acredite se Quiser). Isso NÃO É TEORIA (ao menos no quesito científico; talvez possa ser no sentido filosófico, mas aí já não é a praia do cientista...).

O que me interessa é a teoria ou a hipótese passível de ser experimentada (efeitos mediúnicos ou "teorias" céticas). Posso alegar que não sou dono dos espíritos e por isso não garanto sucesso em experimentos com eles. Já os céticos dizem ter tudo na mão com base nas "leis naturais", então por que não testam as hipóteses, desculpe, teorias, que eles próprios apresentam?

Mas aí é que reside o fato que não se prova. Como provar que alguém recebeu relatos de uma coisa que a DE chama de espírito?

Teria de fazer um estudo bem mais amplo da coisa para afirmar que "é um fato que não se prova". Estudos feitos com a Leonore Piper durante 15 anos levaram a essa direção. James Hyslop, a princípio cético quanto a ela, convenceu-se ao ver que Piper lhe dava informações de coisas que só ele (ou nem ele) sabia sobre seus parentes falecidos e que ela não teria como obter essas informações por meios usuais.
Os pesquisadores até a mantinham vigiada por detetives para verificar exatamente esse ponto. Mas nada conseguiram descobrir. Eu acho um pouco estranho que uma médium receba informações de um espírito que se diga alma de algum falecido, fale como esse falecido, tenha as mesmas manhas, idiossincrasias, trejeitos e conhecimentos desse falecido. E que tudo isso seja verificado e autenticado pelos parentes ou pessoas que conheceram o falecido. Que explicação dar a isso? Se não é com a ajuda de amigos detetives que a médium consegue informações dos falecidos, por qual meio é então?

Há muitas provas neste sentido na literatura já publicada, dona Apocalípitica, mas os céticos não se empenham em encontrá-las e as "desementem" com artigos furados e mal intencionados.

Apocaliptica

Re.: Da "Ciência" Espírita

dona Apocalípitica

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Gilghamesh
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Botanico escreveu:Bem, eu só descarto o que comprovo ser mentiroso,

Então tú é um puta mentiroso, uma vez que não descarta as fotos da irmã josefa como "provas".

Imagem

Será porque, descartando essas fotos como "prova", vc forçosamente seria obrigado a adimitir que o teu santo xico xaveco é uma farsa como médium?

Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Botanico

Mensagem por Botanico »

Apocaliptica escreveu:
Botanico escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Também acho. O problema da DE é que querem provar absurdos. Seria como um cientista inventar e afirmar que o câncer pode ser transformado em pedra preciosa, para consolar o doente. E perder anos tentando mostrar isto. Absurdo.

Bem, no momento não estou respondendo pela DE e sim pela experimentação científica da mediunidade. Se os céticos provam que tais experimentos são absurdos, eu gostaria de ver essas provas... mas se os céticos só "provam" isso mentindo e inventando baboseiras, então alguma coisa está errada e não é a experimentação mediúnica...

O cético não prova. Ele é cético perante afirmações de existência de coisas que alguém afirmou existir sem provas. O ônus da prova não é do cético. Ele está à espera da prova, o que é natural.

O cético "cético" mesmo, digno de assim ser chamado, de fato não tem obrigação de provar nada. Tem sim o direito de exigir provas... Isso enquanto ele só está exigindo. A partir do momento em que ele passa a formular hipóteses ou melhor, teorias, para explicar os fenômenos, então agora ele perdeu a condição de cético "cético" e passou a ser participe. Se ele formula teorias, então agora é obrigado a provar a veracidade delas. É injusto exigir que nós provemos e vocês céticos não se achem na obrigação de provarem suas teorias. Ora, se suas teorias são testadas, verificadas e comprovadas, então as teorias espiritualistas ficam desbancadas por tabela.

Mas se os céticos não provam nada e, pior ainda, mentem em defesa de suas teorias, então é seis por meia-dúzia (ou quase).

Gilghamesh
Contato:

Botanico escreveu:... não provam nada e, pior ainda, mentem em defesa de suas teorias, então é seis por meia-dúzia (ou quase).[/color]

Nunca ví uma auto-análise tão perfeita!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Apocaliptica escreveu:É o seguinte: quando alguém precisa tirar fotos com panos brancos e coisas em parafina ( coisa tão infantil quanto uma brincadeira de criança), é porque quer provar. Eu já frequentei centro espírita e tive muitos parentes espíritas. Já não era para eu ter visto algum fenômeno? Por que nunca vi? Nunca me convidaram para um sessão de materialização...por quê?

Eu poderia concordar com você, desde que eu tivesse o mínimo de chances de ter algum dia vislumbrado alguma coisa que , por incrível que pareça, nenhum espírita provocado por mim, ousou enfrentar. Eles sempre fogem.

Dona Apocalípitica, os fenômenos de materialização são mais raros, assim como de efeitos físicos em geral, e de certa forma "combatidos" nos centros espíritas intelectualizados e sorbonizados e mal dirigidos (são coisas de espíritos inferiores...).

Provas, minha cara, são muitas vezes casuais e obtidas de passagem. Carlos Imbassahy (no seu livro À margem do Espiritismo, FEB), relata que embora estivesse filosoficamente satisfeito com o Espiritismo, nunca obtivera uma prova convincente de manifestação espiritual que o tocasse de perto. Ele relata a história de uma jovem, criada em orfanato católico, mas que era médium e, ao deixar o orfanato, teve sérias dificuldades em conseguir emprego e ajuda nos lares católicos exatamente por conta disso. Finalmente acabou lá na FEB, onde se revelou uma médium excepcional. Mas como Imbassahy dizia, as provas eram sempre para os outros. Até que um dia, sua falecida avó se manifestou por essa médium e ao interrogá-la obteve informações de coisas que só ele sabia do que não sabia, mas verificou depois que era verdade.

Eu também nunca obtive nada pessoalmente. Tem aqui o caso da minha prima, que já contei, onde o médium claramente afirmou coisas das quais não teve nenhuma informação prévia. Também tive prova de animismo através de uma conhecida, que ouviu de um médium, supostamente recebendo o espírito de um tio meu, que foi um dos que ajudaram a construir a Casa Transitória Fabiano de Cristo, agradecer e elogiar a tudo mundo que conhecera em vida... Mas só elogiou aqueles a quem o médium sabia que meu tio conhecera! Essa minha conhecida, que fora empregada dele por mais de 35 anos, ajudara a criar meus primos, então cuidava da viúva dele e que estava sentada bem à frente do médium (mas ele não sabia quem ela era) não recebeu nem um simples obrigado...

A coisa não é preto e branco, Dona Apocalípitica, tem muita coisa cinza no pedaço.

Gilghamesh
Contato:

Gilghamesh escreveu:

Então tú é um puta mentiroso, uma vez que não descarta as fotos da irmã josefa como "provas".

Imagem

Será porque, descartando essas fotos como "prova", vc forçosamente seria obrigado a adimitir que o teu santo xico xaveco é uma farsa como médium?

Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Gilghamesh escreveu:

Ô meu caro Gilga!
Certo, eu descartarei as fotos da irmã Josefa como "prova"... depois de o cético ter me demonstrado que fazendo assim, assado, frito e cozido, é possível se reproduzir o dito fenômeno, respondendo a TODOS os questionamentos.

Enquanto isso não for feito, então sou obrigado a agir como cientista: se a hipótese não foi provada falsa, não há porque rejeitá-la.

Gilghamesh
Contato:

:emoticon14:

Fé cega, faca amolada...
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Gilghamesh escreveu::emoticon14:

Fé cega, faca amolada...

Ih! Deixei o cara sem argumentos! Tudo bem, isso não é desdouro...

Gilghamesh
Contato:

Contra a fé que cega e a falta de caráter de quem insiste em afirmar que as fotos da irmã josefa demonstram claramente que são realmente imagens de espíritos desencarnados, não existem argumentos válidos...

:emoticon14:
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Apocaliptica

Botanico escreveu:
Apocaliptica escreveu:É o seguinte: quando alguém precisa tirar fotos com panos brancos e coisas em parafina ( coisa tão infantil quanto uma brincadeira de criança), é porque quer provar. Eu já frequentei centro espírita e tive muitos parentes espíritas. Já não era para eu ter visto algum fenômeno? Por que nunca vi? Nunca me convidaram para um sessão de materialização...por quê?

Dona Apocalípitica, os fenômenos de materialização são mais raros, assim como de efeitos físicos em geral, e de certa forma "combatidos" nos centros espíritas intelectualizados e sorbonizados e mal dirigidos (são coisas de espíritos inferiores...).

Provas, minha cara, são muitas vezes casuais e obtidas de passagem. Carlos Imbassahy (no seu livro À margem do Espiritismo, FEB), relata que embora estivesse filosoficamente satisfeito com o Espiritismo, nunca obtivera uma prova convincente de manifestação espiritual que o tocasse de perto. Ele relata a história de uma jovem, criada em orfanato católico, mas que era médium e, ao deixar o orfanato, teve sérias dificuldades em conseguir emprego e ajuda nos lares católicos exatamente por conta disso. Finalmente acabou lá na FEB, onde se revelou uma médium excepcional. Mas como Imbassahy dizia, as provas eram sempre para os outros. Até que um dia, sua falecida avó se manifestou por essa médium e ao interrogá-la obteve informações de coisas que só ele sabia do que não sabia, mas verificou depois que era verdade.

Eu também nunca obtive nada pessoalmente. Tem aqui o caso da minha prima, que já contei, onde o médium claramente afirmou coisas das quais não teve nenhuma informação prévia. Também tive prova de animismo através de uma conhecida, que ouviu de um médium, supostamente recebendo o espírito de um tio meu, que foi um dos que ajudaram a construir a Casa Transitória Fabiano de Cristo, agradecer e elogiar a tudo mundo que conhecera em vida... Mas só elogiou aqueles a quem o médium sabia que meu tio conhecera! Essa minha conhecida, que fora empregada dele por mais de 35 anos, ajudara a criar meus primos, então cuidava da viúva dele e que estava sentada bem à frente do médium (mas ele não sabia quem ela era) não recebeu nem um simples obrigado...

A coisa não é preto e branco, Dona Apocalípitica, tem muita coisa cinza no pedaço.

Espera, espera! Que coisas seriam estas que os médiuns apontam sem saber da vida da pessoa? Sabe como funciona isto né? Não pode ser tão ingênuo a ponto de acreditar nisto. Uma mãe de santo já "previu" muita coisa que veio a acontecer comigo, e já jogaram búzios e acertaram o que já tinha passado, sem nem eu ao menos saber, depois é que descobri.

E daí? Isso é fácil fazer, tem que ter a manha. E conhecer o seu eleitorado.

Apocaliptica

´

Tem mesmo.

Imagem

ImagemOlha que coisa mais chuchu!

Imagem

Essas fotos são de 1920! Muito realistas.

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

videomaker escreveu:Meu caro, desde de muito pequeno em ciência, não é o que temos feito, confiar em relatorios? confiar em cientistas e experimentos? A experiencia que tenho em mediunidade é com a mediunidade onde o medium "alega" ser um espirito, e como para se reconhcer alguem, basta que, esse alguem fale sobre coisas, que só esse alguem saberia, isso pra mim basta!

Video, a ciência não funciona assim!

Eu ensinar (sem experimentos)pra uma criança que o ar tem peso e que objetos mergulhados em um liquido sofrem o empuxo é muito diferente de eu ensinar algo contraditório.

O que eu estou ensinando sobreviveu a diversos testes e não há controvérsia no assunto, o mais cético dos céticos não "duvida" que o ar tem peso e objetos mergulhados em um fluído sofrem o empuxo.
E nada impede que quem duvide, faça o experimento.

As experiências mediúnicas trazem controvérsias, de um lado os céticos e do outros os espíritas. Cada lado com seus argumentos questionando não só o fato, como os experimentos e a idoneidade dos executores e participantes do experimento.

Diante disso o mínimo de isenção de minha parte não seria me basear no "disse-me-disse" de relatórios, eu teria no mínimo que fazer as experimentações, entende-las, e só depois passar para uma discussão num fórum.

Seria dogmático de minha parte ler e defender um assunto controvérso onde eu posso tirar a prova-dos-nove, ou seja, fazer os experimentos.

Vejo tanta avidez por parte de vocês espíritas em confirmar experimentos feitos na área que fico pensando: Se há como provar cientificamente, porque vocês não se reúnem e começam a fazer demonstrações espírito-científica em feira de ciência? Parece ironia, mas não é. Vocês reclamam tanto do descaso da comunidade científica para com esse tipo de experimentos, então a solução seria demonstrá-la repetidamente em escolas, universidades, institutos e etc. Sair do armário, tirar as experiências mediúnicas do círculo espírita (terreiro de macumba) e ir a luta. Estariam fazendo uma magnífica contribuíção a ciência. Claro, se isso não for mais um "convence fé".

E voltando ao assunto: Quantos de vocês já fizeram experimentos?

Se ninguem, então estaremos apenas fazendo papel de patetas

videomaker escreveu:O que não é aceitavel é se supor "FRAUDE", e não demonstrar como ela foi feita!

Repita diversas vezes, torne-a tão natural que os cegos poderão ver e não espere que alguem confirme sua fé.

videomaker escreveu:Se pra cada fez que um cientista que vier com uma nova experiencia nós pobres mortais leiogos tivermos que replicarmos ela, como ficamos? :emoticon5:

Você "pobre mortal", porque não pode repetir? Cientístas não são imortais!

Todo experimento não é feito isolado e uma única vez, é repetido por várias vezes, e diversas vezes com a intenção de se repertir o resultado ou encontrar fraude, ou quando ao sinal de fraude, descartado pela comunidade científica.

Mas nada impede que grupos isolados insistam na pesquisa ( sem verba na maioria das vezes) por interesses adversos, ou por acreditarem honestamente no fenômeno ou por terem "fé".

O que não é válido é a ciência se basear somente em um suposto relatório e proclamar a veracidade do fenômeno.

francioalmeida
Contato:

videomaker escreveu:Meu caro, desde de muito pequeno em ciência, não é o que temos feito, confiar em relatorios? confiar em cientistas e experimentos? A experiencia que tenho em mediunidade é com a mediunidade onde o medium "alega" ser um espirito, e como para se reconhcer alguem, basta que, esse alguem fale sobre coisas, que só esse alguem saberia, isso pra mim basta!

Video, a ciência não funciona assim!

Eu ensinar (sem experimentos)pra uma criança que o ar tem peso e que objetos mergulhados em um liquido sofrem o empuxo é muito diferente de eu ensinar algo contraditório.

O que eu estou ensinando sobreviveu a diversos testes e não há controvérsia no assunto, o mais cético dos céticos não "duvida" que o ar tem peso e objetos mergulhados em um fluído sofrem o empuxo.
E nada impede que quem duvide, faça o experimento.

As experiências mediúnicas trazem controvérsias, de um lado os céticos e do outros os espíritas. Cada lado com seus argumentos questionando não só o fato, como os experimentos e a idoneidade dos executores e participantes do experimento.

Diante disso o mínimo de isenção de minha parte não seria me basear no "disse-me-disse" de relatórios, eu teria no mínimo que fazer as experimentações, entende-las, e só depois passar para uma discussão num fórum.

Seria dogmático de minha parte ler e defender um assunto controvérso onde eu posso tirar a prova-dos-nove, ou seja, fazer os experimentos.

Vejo tanta avidez por parte de vocês espíritas em confirmar experimentos feitos na área que fico pensando: Se há como provar cientificamente, porque vocês não se reúnem e começam a fazer demonstrações espírito-científica em feira de ciência? Parece ironia, mas não é. Vocês reclamam tanto do descaso da comunidade científica para com esse tipo de experimentos, então a solução seria demonstrá-la repetidamente em escolas, universidades, institutos e etc. Sair do armário, tirar as experiências mediúnicas do círculo espírita (terreiro de macumba) e ir a luta. Estariam fazendo uma magnífica contribuíção a ciência. Claro, se isso não for mais um "convence fé".

E voltando ao assunto: Quantos de vocês já fizeram experimentos?

Se ninguem, então estaremos apenas fazendo papel de patetas

videomaker escreveu:O que não é aceitavel é se supor "FRAUDE", e não demonstrar como ela foi feita!

Repita diversas vezes, torne-a tão natural que os cegos poderão ver e não espere que alguem confirme sua fé.

videomaker escreveu:Se pra cada fez que um cientista que vier com uma nova experiencia nós pobres mortais leiogos tivermos que replicarmos ela, como ficamos? :emoticon5:

Você "pobre mortal", porque não pode repetir? Cientístas não são imortais!

Todo experimento não é feito isolado e uma única vez, é repetido por várias vezes, e diversas vezes com a intenção de se repertir o resultado ou encontrar fraude, ou quando ao sinal de fraude, descartado pela comunidade científica.

Mas nada impede que grupos isolados insistam na pesquisa ( sem verba na maioria das vezes) por interesses adversos, ou por acreditarem honestamente no fenômeno ou por terem "fé".

O que não é válido é a ciência se basear somente em um suposto relatório e proclamar a veracidade do fenômeno.

francioalmeida
Contato:

Botânico, olhando pra essa foto e vendo você pedindo pra demonstrar a fraude... Sin-ce-ra-men-te!
Imagem

Apocaliptica

francioalmeida escreveu:Botânico, olhando pra essa foto e vendo você pedindo pra demonstrar a fraude... Sin-ce-ra-men-te!
Imagem

Essas fotos são muito comédia! O que será que as pessoas presentes no acontecimento pensavam disto? Espírito tem peso? Por que ele sofre ação da gravidade? Devia estar flutuando...hehehehe

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Botanico escreveu:Por que usualmente NÃO FORMULAMOS TEORIAS SOBRE O ALÉM. O que se faz é colher depoimentos de espíritos que falam por médiuns (ou materializados), cujo conteúdo é ASQ (Acredite se Quiser). Isso NÃO É TEORIA (ao menos no quesito científico; talvez possa ser no sentido filosófico, mas aí já não é a praia do cientista...).

Mas é CLARO, se você JÁ SABE QUE EXISTEM ESPÍRITOS, que isso é um FATO DADO, um PRESSUPOSTO, pra quê teoria???? Ooooora, venhamosssss e convenhamossssssss.
É um problema espiritual, chupe pau!

francioalmeida
Contato:

Apocaliptica escreveu:
francioalmeida escreveu:Botânico, olhando pra essa foto e vendo você pedindo pra demonstrar a fraude... Sin-ce-ra-men-te!
Imagem

Essas fotos são muito comédia! O que será que as pessoas presentes no acontecimento pensavam disto? Espírito tem peso? Por que ele sofre ação da gravidade? Devia estar flutuando...hehehehe

:emoticon8: Lamentável é ver o Botânico pedir para demonstrarem a fraude

betossantana
Contato:

Botanico escreveu: Se não é com a ajuda de amigos detetives que a médium consegue informações dos falecidos, por qual meio é então?

Conte os acertos, ignore os errosssssssssssss. A saudade do falecido e a vontade de acreditar também ajudam a nublar a percepção.

betossantana
Contato:

Botanico escreveu:A coisa não é preto e branco, Dona Apocalípitica, tem muita coisa cinza no pedaço.

E azulzinha também!

betossantana
Contato:

Botanico escreveu:Ô meu caro Gilga!
Certo, eu descartarei as fotos da irmã Josefa como "prova"... (...)Enquanto isso não for feito, então sou obrigado a agir como cientista: se a hipótese não foi provada falsa, não há porque rejeitá-la.

Vocês estão vendo, não estão???? Eu DISSE, não DISSE???

Ah, olha só que coisinha linda que recebi por e-mail, uma das diferenças entre CIÊNCIA e PSEUDO-CIÊNCIA.

Shift the burden of proof on the other side.The reader should be weary of statementssuch as "but it has not been disproved."
First,there are simply not enough scientists andfunding to verify or disprove every claim thathas ever been made. That is not positive evidencefor that claim, however, but simply ofour ignorance (or disinterest) on the matter.Second, when one proposes an alternative toa very well established theory, the burden ofproof is logically and squarely on the side ofthe newcomer. When Copernicus suggestedthat the Earth rotates around the Sun, and notvice versa, people did not just believe himbecause nobody had proven him wrong (onthe contrary, most people did not even considerhis arguments!). Other astronomers demandedevidence, and it took more than acentury for the theory to be accepted.

Text by Dr. Massimo Pigliucci.

Editado pela última vez por betossantana em 16 Abr 2007, 22:24, em um total de 1 vez.

betossantana
Contato:

francioalmeida escreveu: :emoticon8: Lamentável é ver o Botânico pedir para demonstrarem a fraude

EU AVISEI!!!!!!!!! Vocês não acreditaram!

Trancado