videomaker escreveu:Meu caro, desde de muito pequeno em ciência, não é o que temos feito, confiar em relatorios? confiar em cientistas e experimentos? A experiencia que tenho em mediunidade é com a mediunidade onde o medium "alega" ser um espirito, e como para se reconhcer alguem, basta que, esse alguem fale sobre coisas, que só esse alguem saberia, isso pra mim basta!
Video, a ciência não funciona assim!
Eu ensinar (sem experimentos)pra uma criança que o ar tem peso e que objetos mergulhados em um liquido sofrem o empuxo é muito diferente de eu ensinar algo contraditório.
O que eu estou ensinando sobreviveu a diversos testes e não há controvérsia no assunto, o mais cético dos céticos não "duvida" que o ar tem peso e objetos mergulhados em um fluído sofrem o empuxo.
E nada impede que quem duvide, faça o experimento.
As experiências mediúnicas trazem controvérsias, de um lado os céticos e do outros os espíritas. Cada lado com seus argumentos questionando não só o fato, como os experimentos e a idoneidade dos executores e participantes do experimento.
Diante disso o mínimo de isenção de minha parte não seria me basear no "disse-me-disse" de relatórios, eu teria no mínimo que fazer as experimentações, entende-las, e só depois passar para uma discussão num fórum.
Seria dogmático de minha parte ler e defender um assunto controvérso onde eu posso tirar a prova-dos-nove, ou seja, fazer os experimentos.
Vejo tanta avidez por parte de vocês espíritas em confirmar experimentos feitos na área que fico pensando: Se há como provar cientificamente, porque vocês não se reúnem e começam a fazer demonstrações espírito-científica em feira de ciência? Parece ironia, mas não é. Vocês reclamam tanto do descaso da comunidade científica para com esse tipo de experimentos, então a solução seria demonstrá-la repetidamente em escolas, universidades, institutos e etc. Sair do armário, tirar as experiências mediúnicas do círculo espírita (terreiro de macumba) e ir a luta. Estariam fazendo uma magnífica contribuíção a ciência. Claro, se isso não for mais um "convence fé".
E voltando ao assunto: Quantos de vocês já fizeram experimentos?
Se ninguem, então estaremos apenas fazendo papel de patetas
videomaker escreveu:O que não é aceitavel é se supor "FRAUDE", e não demonstrar como ela foi feita!
Repita diversas vezes, torne-a tão natural que os cegos poderão ver e não espere que alguem confirme sua fé.
videomaker escreveu:Se pra cada fez que um cientista que vier com uma nova experiencia nós pobres mortais leiogos tivermos que replicarmos ela, como ficamos? :emoticon5:
Você "pobre mortal", porque não pode repetir? Cientístas não são imortais!
Todo experimento não é feito isolado e uma única vez, é repetido por várias vezes, e diversas vezes com a intenção de se repertir o resultado ou encontrar fraude, ou quando ao sinal de fraude, descartado pela comunidade científica.
Mas nada impede que grupos isolados insistam na pesquisa ( sem verba na maioria das vezes) por interesses adversos, ou por acreditarem honestamente no fenômeno ou por terem "fé".
O que não é válido é a ciência se basear somente em um suposto relatório e proclamar a veracidade do fenômeno.