25 de Abril de 1974

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
clara campos
Moderadora
Contato:

Re: Re.: 25 de Abril de 1974

Mensagem por clara campos »

penna escreveu:Clara, por aí existe muitos saudosistas do Salazarismo?

sim, naturalmente.
´Muitas pessoas antigas deixam de vez em quando soltar um "no tempo de salazar não havia nada disto", geralmente referindo-se a crimes, "promiscuidade", falata de respeito para com os velhos etc.

Ainda assim, este discurso enquadra-se muitas vezes no sentimento típico de quem envelhece "antigamente/no meu tempo é que era bom".
Existem de qualquer maneira entidades e pessoas, de maior consciência política, que defendeu antónio Oliveira Salazar.
http://www.geocities.com/capitolhill/lo ... ducao.html
Para quem conhece a história de portugal e comprende o profundo sentimento nostálgico que os portugueses experiementam por vezes, é bem clara esta simpatia por salazar.

Já ouviram valar no mito sebastianista? quem já leu fernando pessoa certamente recordar-se-á.
no séc XVII um jovem rei português perdeu a vida numa batalha m alcácer-quibir, o seu corpo jamais foi encontrado e reza a lenda que voltará para salvar a pátria numa manhã de nevoeiro, montado num cavalo branco...

Salazar soube encarnar esse mito, muitíssimo bem, e envolveu o país numa ilusão de que tinhamos finalmente alcançado o quinto i´mpério, e que o império prtuguês retornaria aos seus tempos de glória, dos inesquecíveis descobrimentos.

Usando de uma tremenda publicidade, e manipulando o sofrimento e confusão do povo acabado de sair duma ditadura militar, antecida pela conturbada primeira república, salazar apelou ao nacionalismo, e instaurou o estado novo.
Imagem

A sua sagrada triologia: deus pátria e família, ajudou a criar a "atmosfera romantizada" da mulher-esposa e mãe, e do pai-trabalhador ou soldado.
http://www.esfcastro.pt:8079/users/fran ... lazar.html
Imagem

existem muitas essoas saudosistas destes tempos, mas na verdade, é tudo a um nível quase "poético", já que no seu quotidiano são incapazes de levar uma vida de acordo com os ideiais fascistas.
A minha avó por exemplo, que não sendo analfabeta, tem somente a terceira classe, várias vezes já me disse "no tempo de salazar isto não era assim", por outro lado adora e incentivou as netas a ir para a universidade, usa calças, vai votar, refila com o dono da quinta se lhe pagam menos que aos homens, e por aí fora.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Meu pai gostava tanto do Salazar :emoticon17: que tratou de emigrar

Bjs

Vito Álvaro

Re.: 25 de Abril de 1974

Mensagem por Vito Álvaro »

Essa frase "Deus, Pátria, Família" Isso lembra integralismo.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Vito Álvaro escreveu:Essa frase "Deus, Pátria, Família" Isso lembra integralismo.

E É! E É!

Integralismo
http://www.integralismo.org.br FIB- Frente Integralista Brasileira Deus Pátria e Família

Imagem

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Mas não esqueça eles roubaram "Anaûe" é copyright na gerações família de Acauan. :emoticon2:
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Pug escreveu:Um pequeno comentário sobre algumas intervenções.

Quando são abertos tópicos sobre história do Brasil, jamais vim a terreiro correr dizer quem é o tipo. Tenho o hábito saudável da curiosidade e gosto pelo conhecimento e cultura geral nunca foi fez mal a ninguém. Quando desconheço investigo, acreditem o google pode fazer milagres.

Sei no entanto que nem todos são dados a apreender conhecimento, seria bom ao menos que fossem dar uma volta ao bilhhar grande...

Pessoas interessadas podem simplesmente utilizar-se da conhecidíssima ferramenta Google para obter material sobre determinado tema. Já pessoas mais interessadas ainda podem, além disso, aproveitar o fato de haver três foristas habituais deste fórum que são do local dos fatos em questão para obter a visão que ELAS TÊM dos mesmos, juntando visões para consumo em massa encontráveis no Google com visões pessoais que poucos além de nós podem ter acesso e que podem enriquecer de forma que NÃO TEM PREÇO o debate.

Quanto a ter uma política de não nos perguntar sobre História do Brasil, é simplesmente uma opção tua a qual, pessoalmente, lamento.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Pug escreveu:Tranca,

Verei se encontro essa versão da banda 365.

King, também preciso encontrar a musica do Chico.
Eu postei o link pra ouvir.

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Aí, foi mal. Minhas impressões estão suspensas or tempo indeterminado, mas irei dá-las.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Minha bisavó faleceu acreditando que o rei Sebastião retornaria...

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Samael escreveu:Minha bisavó faleceu acreditando que o rei Sebastião retornaria...

Mas o Tião voltaria em um cavalo alado? Se duvidar, ainda deve ter gente que acredita no sebastianismo...
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Washington

Mensagem por Washington »

clara campos escreveu:Já ouviram valar no mito sebastianista? quem já leu fernando pessoa certamente recordar-se-á.
no séc XVII um jovem rei português perdeu a vida numa batalha m alcácer-quibir, o seu corpo jamais foi encontrado e reza a lenda que voltará para salvar a pátria numa manhã de nevoeiro, montado num cavalo branco...

Sebastianistas é o que mais há no Brasil.

O presidente atual é um. Apresenta-se sem qualquer pudor como um messias. Seus discursos passam a impressão que a hístória do Brasil começou com ele e sem ele...

Bom, sem ele, estaríamos muito melhor.

Espremendo tudo o que fala e o que não faz sobra muita corrupção, crimes, incompetência e o país parado no tempo.

Basicamente, um fdp.
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Washington

Mensagem por Washington »

clara campos escreveu:Já ouviram valar no mito sebastianista? quem já leu fernando pessoa certamente recordar-se-á.

Sebastianistas é o que mais há no Brasil.

O presidente atual é um. Apresenta-se sem qualquer pudor como um messias. Seus discursos passam a impressão que a hístória do Brasil começou com ele e sem ele...

Bom, sem ele, estaríamos muito melhor.

Espremendo tudo o que fala e o que não faz sobra muita corrupção, crimes, incompetência e o país parado no tempo.

Basicamente, um fdp.
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

clara campos escreveu:sim, naturalmente.
´Muitas pessoas antigas deixam de vez em quando soltar um "no tempo de salazar não havia nada disto", geralmente referindo-se a crimes, "promiscuidade", falata de respeito para com os velhos etc.

Mas isso é verdade. No tempo de Salazar o emprego era mais fácil, não havia AIDS, os casamentos duravam mais.

Só que, primeiramente, isso não é mérito dele.

Além disso, na época dele microcomputadores e televisão em cores não eram difundidos, não existia CD nem DVD, muita gente se casava por pressão social e não por amor, era mais difícil conhecer o mundo.

Quero ver quantas pessoas teriam coragem de pegar a máquina do tempo e voltar e, das que voltassem, quantas ficariam satisfeitas com a decisão. Essa gente reclama muito pois é rabugenta e só presta atenção no que piorou, mas não em todas as coisas que melhoraram.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Flávio
Mas isso é verdade. No tempo de Salazar o emprego era mais fácil, não havia AIDS, os casamentos duravam mais.

o emprego não era mais fácil. Se fosses mulher, por exemplo, a maioria dos bons empregos estavam-te vedados. Se fosses contra o regime, dificilmente arranjarias emprego. Havia muita miséria, mas era escondida.
O meu avó trabalhava numa espécie de prisão, que era uma quinta para onde eram enviados os vagabundos, pedintes e sem-abrigo. Estes eram literalmente escravizados e trratados abaixo de cão.

Os casamentos duravam mais porque o divórcio era extremamente mal visto, e os divorciados eram praticamente ostracizados.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

o salazarismo ainda por cima era antilaico :emoticon15:
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

M!g

Mensagem por M!g »

Parece que houve um morto na revolução dos cravos. Morreu de ataque cardiaco por causa de tiros para o ar...

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Titan escreveu:Parece que houve um morto na revolução dos cravos. Morreu de ataque cardiaco por causa de tiros para o ar...

Isto não aconteceria caso ele cuidasse da alimentação desde cedo.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Ou se ele tivesse fé em jesus. Veria então deus obrar e alcançaria a glória do senhor.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

LastOne

Mensagem por LastOne »

Recordando de novo!

O Pug é um péssimo comunicador!

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Ateu Tímido,

Eu vi... :emoticon1:

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

LastOne,

PUG?

LastOne

Mensagem por LastOne »

Imagem

Imagem

Vive-se numa época curiosa, em liberdade se louva ditadores!

Só a Liberdade é opção!

Tranca

Mensagem por Tranca »

Apocaliptica escreveu:LastOne,

PUG?

Podia ser o Miguel. :emoticon16:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Trancado