Massacre em universidade dos EUA mata 33

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Por Brendan Bush

Imagem

BLACKBURG - Trinta e três pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas na segunda-feira na Universidade Virginia Tech, no pior massacre universitário da história dos Estados Unidos.

Entre os mortos está o autor da chacina, segundo Charles Steger, reitor da universidade, na Costa Leste dos EUA.

O incidente começou num alojamento, quando os alunos começavam a cruzar o campus para as aulas matinais, e prosseguiu cerca de duas horas depois num departamento de Engenharia e Ciências.

Houve pânico e caos. Entre os feridos há pessoas baleadas e outras que saltaram de janelas para fugir do tiroteio, segundo Wendell Flinchum, responsável pelo policiamento do campus.

O policial não informou a idade, nacionalidade ou identidade do atirador, nem as armas que ele usou. "Tudo o que posso dizer a vocês é que é do sexo masculino", afirmou. "Ele não levava identificação consigo, e estamos no processo de tentar fazer tal identificação." O chefe de polícia do campus disse que policiais viram os disparos em uma área do campus na manhã desta segunda-feira como um incidente isolado e, por isso, a escola não foi fechada. Mais tarde, houve mais disparos.

Ele acrescentou ainda que o atirador se matou.

Alunos disseram à CNN que houve múltiplas ameaças de bombas no campus nas últimas semanas. Duas delas foram dirigidas à escola de ciência e engenharia da universidade estadual.MAIS SOBRE A VIRGINIA TECH

Equipes de resgate retiram vítimas do tiroteio de dentro de edifício na universidade Virginia Tech, localizada em Blacksburg, no Estado da Virgínia (Estados Unidos).

A universidade foi fundada em 1872 com o nome de Virginia Agricultural and Mechanical College ("Universidade Virgínia de Agricultura e Mecânica", em tradução livre). Atualmente, segundo informações da própria instituição, a Virginia Tech abriga a maior comunidade estudantil em período integral do Estado --mais de 25 mil estudantes.

O Departamento de Segurança Doméstica afirmou não haver indício de terrorismo, mas que a hipótese também será investigada.

"Hoje nossa nação está de luto junto com os que perderam seus entes queridos na Virginia Tech", disse o presidente George W. Bush.

Um vídeo feito por um aluno de jornalismo é exaustivamente repetido nas TVs dos EUA, mostrando as pessoas correndo pelo campus, sob o ruído de mais de 20 disparos.

Esse é o pior massacre universitário da história do país, superando o de 1º de agosto de 1996, quando Charles Whitman, um estudante de 25 anos, matou 13 pessoas e feriu 31 num período de 90 minutos. Na véspera, ele havia matado a mãe e a esposa.

O primeiro incidente na Virginia Tech foi notificado à polícia por volta de 7h15 (8h15 em Brasília), num alojamento para cerca de 900 estudantes. Em seguida houve disparos no Norris Hall, um pavilhão dedicado ao ensino de Engenharia e Ciências, disciplinas que renderam grande parte da reputação da universidade como um dos principais institutos tecnológicos dos EUA.

Durante as duas horas que se seguiram ao primeiro tiroteio, os alunos começaram a sair outra vez. A polícia estava investigando o incidente dos alojamentos quando recebeu a notícia de que havia mais tiros num prédio com salas de aula.

"Atirador no campus, não saiam"
O aluno Justin Merrifield disse à Reuters que estava em frente ao alojamento West Ambler às 9h quando viu policiais e um colega gritando, mas não percebeu a magnitude da crise até chegar à sua aula das 10h.

Merrifield disse que os alunos eram alertados por alto-falantes do campus. "Havia uma voz que só ficava repetindo basicamente: 'Atirador no campus, não saiam ao ar livre, fiquem longe das janelas', uma vez depois da outra", disse Merrifield.

Muito questionado por causa da reação inicial da universidade aos primeiros disparos, o reitor Steger disse que houve esforços para alertar os alunos, mas que era impossível avisar milhares de pessoas que estavam se deslocando pelo campus àquela hora. "Não tínhamos nenhuma razão para suspeitar que algum outro incidente iria ocorrer", afirmou.

O aluno Jason Piatt criticou a atuação dos funcionários. "Estou bastante ultrajado que alguém tenha morrido num tiroteio num alojamento às 7h da manhã e que o primeiro email a respeito não fizesse menção a interditar o campus, nenhuma menção a cancelar as aulas", afirmou ele à CNN.

"Eles só mencionaram que estavam investigando os disparos. Isso é bastante ridículo. Enquanto isso, enquanto mandavam esse email, 21 pessoas eram mortas."

O incidente deve reavivar o debate nos EUA sobre o controle de armas.

"Vivemos em uma sociedade em que as armas são muito bem aceitas", disse Jim Sollo, da ONG Virginianos contra a Violência das Armas. "Há 200 milhões de pistolas nesta sociedade, e obviamente algumas em mãos erradas."

A Virginia Tech, com 26 mil alunos e cerca de 100 prédios em pouco mais de mil hectares, fica na cidade de Blacksburg, numa luxuriante colina no canto sudoeste do Estado, a cerca de 390 quilômetros de Washington.

As aulas estão suspensas na segunda e terça-feira, e psicólogos estão sendo levados para ajudar os alunos.

(Reportagem adicional de Peter Szekely, John O'Callaghan, Sandra Maler, David Storey, David Alexander e David Wiessler)

Fonte: UOL

o anátema

Re.: Massacre em universidade dos EUA mata 33

Mensagem por o anátema »

Nada inesperado, vindo da sociedade ameriKKKana.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Maurício

Mensagem por Maurício »

Americano é muuuuuuuito louco! E isso porque esta é uma nação "sob deus". In God we trust.
Imagina se não fosse.

[modo papa_on] Malditos comunistas que afastam os corações de deus [modo papa_off/]

Ops!! Mas lá eles não são comunistas, né ? :emoticon5:
"Consulte sempre um charlatão !!"

Maurício

Mensagem por Maurício »

Me enganei. Retiro o que disse. :emoticon12:
O cara não era americano, era coreano.
Americano é tudo gente boa. :emoticon1:

http://noticias.click21.com.br/artigo_42819.html

Foi só um "choque de culturas". Nada mais. Problemas mentais ou outros, não conta. :emoticon17:
Generalizando: Ser humano é muuuuuito louco!!
"Consulte sempre um charlatão !!"

Jeanioz
Gênero: Masculino

Re: Re.: Massacre em universidade dos EUA mata 33

Mensagem por Jeanioz »

Maurício escreveu:http://noticias.click21.com.br/artigo_42819.html

Antes de cometer o pior ataque atiros na história moderna dos Estados Unidos, na segunda-feira, Cho Seung-Hui deixou um bilhete em que atacava os "garotos ricos", a "depravação" e os "charlatães enganadores" do campus, afirmou nesta terça-feira o jornal Chicago Tribune.

"Vocês me fizeram fazer isso", escreveu Cho, segundo a ABC News, que citou fontes da área de segurança.

"Garotos ricos" a gente é até capaz de entender. Depravação... um pouco também...

Mas quem seriam os "charlatães enganadores"?
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

Eu aposto nos professores...

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Os professores, ou a direção ou algo que ele não disse...

o anátema

Mensagem por o anátema »

Maurício escreveu:Americano é muuuuuuuito louco! E isso porque esta é uma nação "sob deus". In God we trust.
Imagina se não fosse.

[modo papa_on] Malditos comunistas que afastam os corações de deus [modo papa_off/]

Já aconteceram casos similares em diversos países, o mais recente, que me lembro, na Alemanha, e inclusive no Brasil.

Nos EUA deve ser mais comum simplesmente por maior facilidade ao acesso às armas e maior populosidade.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Ateu Tímido
Contato:

o anátema escreveu:
Maurício escreveu:Americano é muuuuuuuito louco! E isso porque esta é uma nação "sob deus". In God we trust.
Imagina se não fosse.

Já aconteceram casos similares em diversos países, o mais recente, que me lembro, na Alemanha, e inclusive no Brasil.

Nos EUA deve ser mais comum simplesmente por maior facilidade ao acesso às armas e maior populosidade.

Assassinos em série existem em qualquer parte, sim. Atiradorees malucos também aparecem vez por outra. Mas desconfio que, mesmo na proporção da população, o percentual disso nos Estados Unidos é maior.

Apocaliptica

Eles têm uma incidência estatística que poderia ser analisada mesmo...deve haver até alguma espera por este tipo de ataque.... :emoticon8:

Apocaliptica

Nossa...o cara já tnha sido interrogado por ter colocado fogo num quarto e por assédio sexual. Era depressivo e tinha mau comportamento. Foram mais de 100 tiros. A primeira saraivada foi mais cedo. Entre a primeira e a segunda sessão de tiros, ninguém fez nada. Um imigrante deprimido pode fazer um estrago... :emoticon8:

Parece que lá nos EUA nem tudo funciona tão bem...foi um grave erro de negligência.

André

Mensagem por André »

o anátema escreveu:
Imagina se não fosse.

Facilidade de acesso as armas concordo mas o nível populacional é alto mas não chega nem perto de uma China por exemplo e por aquelas bandas isso praticamente não ocorre.

Penso eu que uma cultura do medo, bem enraizada, além das pressões pelo sucesso se não vc é um "loser" e demais aspectos da cultura americana atual favorecem esse tipo de coisa. Resultado da combinação normalmente de depressão, e stress profundo, em pessoas já por outros motivos com desequilíbrio, que pela facilidade conseguem armas, e lideram o ódio, e seu sofrimento, atingindo outros. Trágico, terrível, e o que estou dizendo de forma alguma justifica seus atos, talvez possa ajudar, ou possamos pensar nas razões.

As tensões do fundamentalismo cristão, e toda a "Guerra Cultural" me parecem ter seu papel no contexto. Vejam que normalmente é no Sul que isso acontece, no caso de Columbine um lugar largamente fundamentalista.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Apocaliptica

Ele comprou as armas numa loja especializada.

André

Mensagem por André »

Apocaliptica escreveu:Ele comprou as armas numa loja especializada.

Vende em qualquer esquina e não é muito dificil. E foi uma 9mm.

Para mim não pode ser tão facil conseguir uma arma de fogo. Especialmente uma dessas.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Apocaliptica

André escreveu:

Para mim não pode ser tão facil conseguir uma arma de fogo. Especialmente uma dessas.

Não eram 2? Uma 12 também?

André

Mensagem por André »

Apocaliptica escreveu:
André escreveu:

Não eram 2? Uma 12 também?

Eu vi na CNN a 9mm Glock (Sim ele tinha duas mas não sei o modelo da outra se era igual ou uma 12 mm). Bem de qualquer forma o ponto é que é facil e legal comprar esse tipo de arma. Comumente usada por criminosos.

Eu sou favorável a leis de controle de armas e restrições. Uma sociedade democrática, deve caminhar para desarmar sua população. Diminui acidentes, dificulta para criminosos, ....

Nos EUA já existem mais de 200 milhões de armas de fogo espalhadas entre residências, para caça, e outros usos. É arma demais.

o anátema

Mensagem por o anátema »

André escreveu:
o anátema escreveu:
Imagina se não fosse.

Facilidade de acesso as armas concordo mas o nível populacional é alto mas não chega nem perto de uma China por exemplo e por aquelas bandas isso praticamente não ocorre.

Como se pudessemos estar cientes de tudo que ocorre num país em que a wikipédia é censurada.

Acho que a maior causa provável de uma eventual desproporção na área dos EUA seria o fenômeno "copycat", imitadores. Que provavelmente é causa até de algumas imitações não tão vizinhas, mas imagino que na vizinhança seja mais freqüente, por bombardeio da mídia e cultura, fazendo sempre recordações a todo ano, episódios de séries da TV com referências, etc.

Num artigo da wikipédia citam isso, mas não há referências. Depois dos EUA, o segundo colocado em número desses casos listado (não são todos casos listados) é o Canada, 4 casos, em Montreal e Alberta.

Penso eu que uma cultura do medo, bem enraizada, além das pressões pelo sucesso se não vc é um "loser" e demais aspectos da cultura americana atual favorecem esse tipo de coisa. Resultado da combinação normalmente de depressão, e stress profundo, em pessoas já por outros motivos com desequilíbrio, que pela facilidade conseguem armas, e lideram o ódio, e seu sofrimento, atingindo outros. Trágico, terrível, e o que estou dizendo de forma alguma justifica seus atos, talvez possa ajudar, ou possamos pensar nas razões.

As tensões do fundamentalismo cristão, e toda a "Guerra Cultural" me parecem ter seu papel no contexto. Vejam que normalmente é no Sul que isso acontece, no caso de Columbine um lugar largamente fundamentalista.

Os atiradores de Columbine, ao que me parece, se não é deturpação da mídia ou de algum tipo, eram ateus niilistas.

É um assunto interessante. Devem ter estudos sobre isso, depois vou procurar algo.

www.talkorigins.org

o anátema

Mensagem por o anátema »

http://en.wikipedia.org/wiki/School_shooting

há alguns links e referências que podem interessar

(só não saiam por aí atirando em todo mundo... ou em alvos específicos)

www.talkorigins.org

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Acho que o "bullying" é um fator muito forte a ser levado em conta.

o anátema

Mensagem por o anátema »

Será que isso e outras coisas citadas são tão exclusivamente americanas?

www.talkorigins.org

Ateu Tímido
Contato:

o anátema escreveu:Será que isso e outras coisas citadas são tão exclusivamente americanas?

Parecem ser predominantemente americanas ao menos...

André

Mensagem por André »

o anátema escreveu:
André escreveu:
o anátema escreveu:
Imagina se não fosse.

1)Como se pudessemos estar cientes de tudo que ocorre num país em que a wikipédia é censurada.

Acho que a maior causa provável de uma eventual desproporção na área dos EUA seria o fenômeno "copycat", imitadores. Que provavelmente é causa até de algumas imitações não tão vizinhas, mas imagino que na vizinhança seja mais freqüente, por bombardeio da mídia e cultura, fazendo sempre recordações a todo ano, episódios de séries da TV com referências, etc.

Num artigo da wikipédia citam isso, mas não há referências. Depois dos EUA, o segundo colocado em número desses casos listado (não são todos casos listados) é o Canada, 4 casos, em Montreal e Alberta.

2)Os atiradores de Columbine, ao que me parece, se não é deturpação da mídia ou de algum tipo, eram ateus niilistas.

É um assunto interessante. Devem ter estudos sobre isso, depois vou procurar algo.

1)De tudo não. Mas não acredito que conseguiriam abafar massacres desse tipo. No mundo de hoje até pela tecnologia iria vazar.

2)O fundamentalismo cristão é responsável em parte por tensão com quem é diferente. O grau de intolerância com esses rapazes desequilibrados, pode muito bem ter sido um dos fatores que colaborou. O bullying a pressão pelo sucesso, e atos de violência e intolerância são muito comuns num clima desses. Acho que o que falou apenas reforça o que eu disse. Não é uma questão que serão fundamentalistas cristãos a fazer isso, embora a maioria no corredor da morte nos EUA sejam religiosos, assim como nas prisões inclusive em termos proporcionais. Mas sim o clima de tensão e intolerância.

O caso do coreano. Será que em outro país com um clima político e cultural diferente ele faria isso? Eu não sei, mas penso ser uma pergunta válida. Se tivesse que arriscar me parece que nos EUA pelo clima político e cultural e facilidade de se conseguir legalmente armas, digamos amplia as possibilidades disso.

Mas concordo que o assunto é interessante e está longe de um ponto final, mais exame pode nos ajudar a entender esse fenômeno.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Ninguém ai recebeu mensagens psicografadas sobre esse assunto?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Ateu Tímido
Contato:

O ENCOSTO escreveu:Ninguém ai recebeu mensagens psicografadas sobre esse assunto?

Se eu tiver tempo e a irmã Josefa ajudar, recebo uma ainda hoje... :emoticon13: :emoticon131:

o anátema

Mensagem por o anátema »

Ateu Tímido escreveu:
o anátema escreveu:Será que isso e outras coisas citadas são tão exclusivamente americanas?

Parecem ser predominantemente americanas ao menos...

Sei lá se é predominante. Quer dizer que por aqui, as pessoas em vez de concorrer por emprego, ou por promoções, "colaboram" umas com as outras por isso?

Ou que as crianças não ficam atormentando uns coitados na escola?

www.talkorigins.org

Trancado