Jeanioz escreveu:No mundo atual, alfabetizar, ler, estudar realmente é necessário. Mas dizer que religião é algo tão fundamental quant isso é prepotência demais...
Da mesma forma, dizer que TODAS a pessoas vão, um dia, serem OBRIGADAS a estudar religião e filosofia também é prepotência, pois não são todas as pessoas do mundo que se encontram em situações em que tal conhecimento é obrigatório.
Exato, não se encontram, mas um dia devem se encontrar...
Religião e filosofia, são duas coisas que não vejo como pessoas não venham um dia a precisar.
A filosofia é importante por diversos motivos, a religião por outros.
No caso, minha opinião sobre a filosofia e religião, parte do ponto de vista de que estamos aqui para aprender algumas coisas, eu só identifico nessas fontes, um meio de aprender determinadas coisas e, penso que todos os humanos um dia devem aprende-las.
Isso não é prepotência, apenas tenho o ponto de vista de que isso aqui é aprendizado e que somos imortais, o que não aprendemos nessa vida, aprendemos na próxima.
Outras fontes não citadas podem ser tão fundamentais quanto essas duas.
Jeanioz escreveu:Mas independente disso, a religião não deixa de ser uma área do conhecimento humana, logicamente. Porém, me arrisco a dizer que essa é área de conhecimento com o maior número de desavenças que existe: os debates são muitos, mas na maioria das vezes só gera mais discordâncias ao invés de um consenso.
Eu não concordo muito com isso.
Na filosofia a discordância entre "correntes" é muito maior, tudo bem que a filosofia é um ramo muito maior que a religião...
Acho que a religião seria melhor comparada com apenas uma corrente filosófica, como o empirismo, por exemplo.
Na realidade a melhor comparação que pode ser feita, é comparar com a psicologia.
Ainda assim, na psicologia a discordância entre as diversas escolas, é ao meu ver, maior que na religião.
Na religião quando falam sobre o mesmo assunto, concordam mais que discordam.
Jeanioz escreveu:O pior é quando essas contradições dissem a respeito do próprio comportamento humano, e pior quando essa mudança de comportamento acaba por causar impactos negativos na sociedade. Muitas pessoas acabam justificando o seu comportamento unicamente com a sua religião! Daí a forte associação entre ambas.
Tais aspectos negativos não se encontram na ciência, por exemplo. A ciência não tem o dogmatismo, misticismo e parcialidade da religião. Possui metodologias mais claras, imparciais e eficientes de obtenção de conhecimento. Além de já ter inquestionavelmente fornecido muita evolução ao conhecimento humano. Por isso não tenho nenhum motivo para sentir nojo dela.
O mesmo não ocorre com a religião...

Isso já é mais questão de comportamento humano.
Por exemplo, "leigos" em religião, discordam muito, mas os grandes nomes não.
Na religião só é mais difícil separar o joio do trigo, seria como em ciência separar o que é ciência, de parapsicologias da vida, por exemplo.
Mesmo com a ciência as pessoas são confusas e dogmáticas, definindo o método científico como única forma de comprovação, bem como "achando" que se não foi cientificamente comprova, então é impossível, ou confundindo opinião de cientista ou pesquisas em andamento que "sugerem algo", com fatos científicos.
Quando se olha a religião fora, é tudo muito confuso....
Seria como olhar as ciências pelo que dizem as pessoas, vendo por exemplo, new agers falando sobre física quantica.
A ciência pelo seu método, pela importância e pela estrutura da comunidade cientifica, tem isso tudo definido com maior clareza.
Já a religião... é muito mais conhecida pela boca de leigos ou charlatões, que pelas pessoas sérias.
De fato, a melhor ciência para comparar a religião seria a psicologia, pois ambas tem em seu centro a mente humana.
Ainda assim, como na religião falam sobre Deus e imortalidade, ela atrai muito mais charlatões e "curiosos", que a psicologia, sem contar na carga de "crença" que já é jogada na mente das pessoas desde o nascimento.
Temos até mesmo teocracias...
A religião acaba sendo muito complicada por isso, não pelos textos em si.
A maioria dos textos ou são estorinhas como em qualquer mitologia, alguns relatos com mistura de estória e ensinamento discursivo, ou textos que não perdem para nenhuma filosofia, bastante diretos e explicativos. Fora isso ainda tem um método para levar a mente a outro estado de consciência e, esse método permite a verificação de muitas das coisas sobre as quais falam.
A complicação mesmo, gira em torno da forma como a sociedade se organiza em volta da religião, bem como por não existir na religião, algo semelhante a comunidade científica.