Para pai de Liana, prisão de jovem de 16 é 'disparate'

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Gostaria de saber dos usuarios juristas do forum, incluindo o Tranca-ruas mas sobretudo do betossantana e do Ateu Timido*, qual a justificativa legal encontrada para a existencia de uma maioridade penal.

De MIM??????????? Mas vou ter que responder qualquer coisa mesmo, aposto que o Tranca e o Ateu nem mesmo gostam de Direito Penal!

user f.k.a. Cabeção escreveu:Eu imagino que esse dispositivo possa ter surgido como forma de facilitar o trabalho juridico admoestando criancas e ate em alguns casos adolescentes por cometerem crimes mais leves, como vandalismo ou furto.

Pode ser, não sou muito bom em história do Direito Penal. Mas tecnicamente menores de idade nem mesmo cometem "crimes", mas "a-tos in-fra-cio-nais", para os quais não é prevista uma "pena", e sim uma "medida disciplinar". No final das contas é tudo a mesma coisa mesmo, os garotos passam nas instituições destinadas à sua custódia o mesmo pão que o diabo amassou que passam os adultos que cumprem pena em estabelecimentos prisionais, com a única diferença de que o atual prazo máximo de custódia pra eles é três anos. Mas enfim, isso quer dizer que pessoas abaixo dos 18 anos nos países que adotam esse sistema nem mesmo estão sujeitas à jurisdição penal, e sim à jurisdição para o menor, quando um crime é atribuído a autores maiores E menores de idade, os processos são DESMEMBRADOS pra serem julgados pelo magistrado competente para cada um.

user f.k.a. Cabeção escreveu:Agora qual e a logica de proteger a infancia quando estamos tratando de assassinos frios e calculistas?
Veja bem, nao e um garoto que matou por acidente ou por imprudencia e irresponsabilidade um coleguinha... E um animal que assassinou apos violentar durante dias consecutivos uma menina inocente. Um animal incapaz sequer de sentir qualquer remorso e que provavelmente empregara da mesma violencia quando voltar a sociedade.

Tá, tá, o Champinha é muito mau e a vítima não merecia sofrer tal tratamento aviltante, mas ele não fez tudo sozinho, fez? POR QUÊ vocês ficam falando como se ele tivesse feito? OK, eu não tenho a menor dúvida de que o indivíduo Champinha não parece ser dotado de capacidade de socialização razoável pra ser liberado da custódia do estado pro convívio livre, e também acho que o bem "vida" pra ele é completamente desprovido de valor, que não é muito provável que se consiga incutir nele inibições comportamentais pra que ele deixe de ser perigoso, etc, etc, etc, mas creio eu que ele é uma espécie de indivíduo humano não muito comum, pelo que já li sobre ele por aí. Na maioria das vezes um sistema mesmo rudimentar de valores e regras não está ausente em assassinos, traficantes, ladrões e criminosos violentos em geral, mas isso não parece ser o caso de Champinha. Eu particularmente não saberia o que fazer com ele.

De qualquer forma, tenho uma visão meio peculiar sobre os crimes sexuais, particularmente o estupro. Acho que o impulso de estuprar é presente em quase todo homem heterossexual e é contido pelas inibições da socialização, da mesma forma que já li que algumas pessoas entendam se dar com a pedofilia. Eu não acho o Champinha particularmente monstruoso por ser um estuprador, portanto, mas a natureza de seu crime é realmente macabra. Mas está longe de ser a pior violência já cometida na história, vocês é que não estão muito familiarizados com essas coisas. Ah, sim, também claro que o fato da vítima ser branca e de classe média, filha de um advogado, me incomoda mais profundamente.

user f.k.a. Cabeção escreveu:Quem a maioridade penal esta protegendo, se nao os monstros que cometem tais barbaridades?

Leis e normas jurídicas, dentro do nosso sistema romanístico, não são, teoricamente, feitas para casos específicos. É exatamente a mesma maioridade penal que abrange o estudante de ensino médio que dá um murro na cara de seu rival amoroso e colega de sala que abrange estupradores, homicidas, ladrões e delinquência juvenil afim pela pressuposição absoluta e geral de que menores de dezoito anos não têm o discernimento necessário da vida suficiente pra justificar uma punição igual à do adulto. É perfeito? Não. É justo? Nem sempre. Mas é apenas uma de várias maneiras de se tratar o crime praticado por criança e adolescente em uma sociedade.

user f.k.a. Cabeção escreveu:* A opiniao do tranca e tao importante quanto dos outros dois, mas me refiro a eles diretamente por serem esquerdistas e por conseguinte defenderem os interesses desses assassinos juvenis.

Eu defendo os interesses de assassinos juvenis porque sempre quis ser um. Eu batia punheta quando na puberdade imaginando todos os meus amiguinhos sendo mortos pra que eu pudesse violar seus cadáveres.

AHUAHAUHAHUAUHAHUAUAUHA.

Os interesses dos criminosos no mais das vezes são o de poder perpetuar indefinidamente a prática de seus crimes e o de não serem punidos por eles, e isso é natural, porque não se pode esperar que eles sejam altruístas: eles são o que são. O devido processo legal, a necessidade do crime e da pena estarem previamente estabelecidos em lei, a plena defesa e todas as garantias individuais no processo penal não são direitos nem interesses "dos criminosos", e sim de todos nós, cidadãos, como proteção contra o arbítrio e o poder do estado.
É um problema espiritual, chupe pau!

betossantana
Contato:

Re.: Para pai de Liana, prisão de jovem de 16 é

Mensagem por betossantana »

Na comunidade de Direito Penal do Orkut que participo, o tópico "Maioridade penal caiu" conta com 66 postagens, algumas lembrando de FEBEMs que DERAM CERTO (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!). SÉRIO MESMO!
É um problema espiritual, chupe pau!

Mr. Crowley
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Mr. Crowley »

VIVA!!!

Agora sim resolveremos o problema da criminalidade cometida pelos menores! :emoticon1:
Imagem

SickBoy

Re: Re.: Para pai de Liana, prisão de jovem de 16 é

Mensagem por SickBoy »

Apocaliptica escreveu:A FEBEM é um antro...um caldeirão de preparação para o crime. :emoticon8: :emoticon8: :emoticon8:

sim, é um antro. mas ainda assim penso ser melhor que presídios onde a maioria dos detentos possuem uma "bagagem" e organização muito maiores.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Usuário deletado escreveu:
Mr. Crowley escreveu:VIVA!!!

Agora sim resolveremos o problema da criminalidade cometida pelos menores! :emoticon1:

VIVA!

Agora sim monstros como o que matou a jovem do tópico vão pagar pelos seus crimes!

:emoticon1:

só o número de monstros que não diminui.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:Bela questão, cabeção. Este tipo de raciocínio sobre a origem das coisas pode alterar toda uma realidade. Por que 18? Será que os tempos eram mais "infantis"? Claro que eram. Agora a infância está terminando muito antes.

Muito pelo contrario, a infância pode até ter diminuindo um pouco, mas hoje a adolescência está indo muito além dos 18 anos.
Antigamente alguns jovens de 15 eram muito mais responsáveis e "adultos" que muito de 20 hoje em dia.
Meu pai mesmo saiu de casa aos 15 e aos 16 já estava em São Paulo trabalhando e ganhando a vida, suportando todos os problemas de uma vida dura adulta.

Justamente. A infância ( inocência ) está terminando muito antes, a adolescência muito depois, porque querem crescer, mas não querem assumir responsabilidades. Foi isto que eu disse.
Mas não são todos. Muitos adolescentes assumem hoje uma postura política por exemplo que na nossa época era impossível, pois não havia tanto espaço para conversa e tanta informação. Sem contar a ditadura.

Apocaliptica

SickBoy escreveu:
Apocaliptica escreveu:A FEBEM é um antro...um caldeirão de preparação para o crime. :emoticon8: :emoticon8: :emoticon8:

sim, é um antro. mas ainda assim penso ser melhor que presídios onde a maioria dos detentos possuem uma "bagagem" e organização muito maiores.

Lógico, cada coisa na sua faixa etária. A FEBEM é 18 e -. As prisões são 18 e + anos. Aumenta a possibilidade de verem coisas mais graves e aprenderem mais. Mas a FEBEM seria justamente um local para crianças sem estrutura familiar, órfãos, que sofreram abusos etc, mas virou casa de detenção, onde os motins e a violência rolam soltos. Tem cada bandidão lá dentro muito pior do que muitos das penintenciárias comuns. Que cometeram crimes horrendos e estão no mesmo lugar de meninos de 14.
Ou seja, não tem jeito. Da forma que está, não pode ficar. Estamos com uma indústria em franco desenvolvimento no Brasil, aliás , são duas: a da violência e a da impunidade. Sem contar a corrupção. :emoticon8:

Mr. Crowley
Contato:

SickBoy escreveu:

VIVA!

Agora sim monstros como o que matou a jovem do tópico vão pagar pelos seus crimes!

só o número de monstros que não diminui.

Creio que diminuirá mas não significativamente. A certeza da punição é um entrave para alguns meliantes.

Ô
Imagem

Mr. Crowley
Contato:

VIVA!

E isso resolve o que?

Como o próprio Miguel já disse...

Vai parar de aparecer monstros por causa disso?
Imagem

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

repetido
Editado pela última vez por RicardoVitor em 29 Abr 2007, 12:46, em um total de 2 vezes.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

RicardoVitor

Mr. Crowley escreveu:

VIVA!

E isso resolve o que?

Meu caro, você realmente acredita que seja possível fazer parar de "aparecer" monstros? Você realmente acredita que assassinos como o Champinha são vítimas de sua situação social? Logo, toda pessoa que esteja em mesma situação é uma assassina em potencial? Realmente, pessoas são capazes de pensamentos tão rasos e de julgamentos tão covardes como esses...

Mr. Crowley
Contato:

RicardoVitor escreveu:
Mr. Crowley escreveu:

VIVA!

E isso resolve o que?

Meu caro, você realmente acredita que seja possível fazer parar de "aparecer" monstros? Você realmente acredita que assassinos como o Champinha são vítimas de sua situação social? Logo, toda pessoa que esteja em mesma situação é uma assassina em potencial? Realmente, pessoas são capazes de pensamentos tão rasos e de julgamentos tão covardes como esses...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Você é um brincalhão...

Queria saber de onde tirou essas conclusões...

O que eu quis dizer é que não vai ser o fato dele e de pessoas da mesma idade poderem ir pra cadeia a partir de agora que vai fazer com que se resolva alguma coisa.

Raso pra mim é quem acha que essa diminuição da idade penal vai mudar alguma coisa...
Imagem

videomaker

Re: Para pai de Liana, prisão de jovem de 16 é 'disparate'

Mensagem por videomaker »

Eu concordo! esse pessoal que tem 1,75 de altura, pesa 80 kilos, já tá trazando, muitos ate trabalham, vem tv, ouvem radio, e por isso TEM SIM INFORMAÇÃO! :emoticon5: , porem tem "apenas" 16 anos. Não podem ser responsabilizados pelo que eles fazem! Tem que resposabilizar o PAI diretamente, por ter botato um imbecil que mata e estupra a filha dos outros, cadeia pros pais do vagabundo já...
E tadinho do menininho de 16.... :emoticon16:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Mr. Crowley escreveu:
RicardoVitor escreveu:
Mr. Crowley escreveu:

VIVA!

E isso resolve o que?

Você é um brincalhão...

O que eu quis dizer é que não vai ser o fato dele e de pessoas da mesma idade poderem ir pra cadeia a partir de agora que vai fazer com que se resolva alguma coisa.

Raso pra mim é quem acha que essa diminuição da idade penal vai mudar alguma coisa...

Logo a maioridade penal aos 18 tanto faz né? Ou tirar os de 16 de circulação não reduz os que ficam entre os 10 e os 18? :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Mr. Crowley
Contato:

videomaker escreveu:Logo a maioridade penal aos 18 tanto faz né? Ou tirar os de 16 de circulação não reduz os que ficam entre os 10 e os 18? :emoticon5:

Tirar os de 16 de circulação????????

:emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:
Imagem

videomaker

Mr. Crowley escreveu:
videomaker escreveu:Logo a maioridade penal aos 18 tanto faz né? Ou tirar os de 16 de circulação não reduz os que ficam entre os 10 e os 18? :emoticon5:

Claro! não já tiramos os de 18?
:emoticon5:

RicardoVitor

Mr. Crowley escreveu:
RicardoVitor escreveu:
Mr. Crowley escreveu:

VIVA!

E isso resolve o que?

Você é um brincalhão...

Ali não há conclusão alguma, e sim questionamentos. Se importa em responder?

Mr. Crowley escreveu:O que eu quis dizer é que não vai ser o fato dele e de pessoas da mesma idade poderem ir pra cadeia a partir de agora que vai fazer com que se resolva alguma coisa.

Bem, como estamos falando do Brasil, certamente essa lei não servirá para nada. Os marginais continuarão cometendo calamidades e sendo soltos após poucos anos, liberados por juízes relativistas e advogados de porta de cadeia. Mas se caso a lei fosse de alguma forma aplicada, esses vagabundos assassinos não ficariam mais à solta, livres para fazer o que bem entenderem com pessoas honestas inocentes.

Mr. Crowley escreveu:Raso pra mim é quem acha que essa diminuição da idade penal vai mudar alguma coisa...

É um primeiro passo. O segundo agora é certificar que esses assassinos irão permanecer na cadeia. Outro é instituir uma forma para que seja sustentável a sua permanência, como um regime de trabalho interno nas prisões, sendo que parte da produção de cada marginal servirá para manter a sua moradia e alimentação. O restante dos frutos de sua produção deve ir para as pessoas prejudicadas pelo criminoso. Não há pena maior para um verme vagabundo do que o trabalho.

o anátema

Mensagem por o anátema »

betossantana escreveu:De qualquer forma, tenho uma visão meio peculiar sobre os crimes sexuais, particularmente o estupro. Acho que o impulso de estuprar é presente em quase todo homem heterossexual e é contido pelas inibições da socialização, da mesma forma que já li que algumas pessoas entendam se dar com a pedofilia.

Acredito que está mais bem embasado se tratarem de tipos de psicopatologias. acho que só vi até hoje uma vez algum cientista defender que todo homem seria estuprador em potencial, mesmo se normal. Outras vezes que ouvi isso sempre foi de feminazistas.

A lógica mais básica é que transar com alguém contra a vontade dessa pessoa, no meio de uma luta, com agressão, ouvindo uma choradeira toda, não deveria dar tesão, não deveria normalmente ser nada nem um pouco interessante. Me parece bastante razoavelmente correto.

É muito diferente de uma situação onde há sinais de interesse mútuo, talvez sendo uma espécie de componente essencial de um "ritual" instintivo de reprodução até.

Já ouvi atribuirem muitas vezes estupros não a tesão propriamente dito, mas como crime de ódio, cuja natureza talvez tivesse mais a ver com hierarquia e dominância. A meu ver essa definição cai muito melhor com as situações de estupro de modo geral, ou específicas, como de prisioneiros que dizem ser heterossexuais em cadeias, e casos como aquele moleque de 13 anos que estuprou uma velha de 80 ou 90 e poucos anos.

Sobre pedofilia, houve pelo menos um caso duma pessoa que era ou dizia se sentir pedófila (não lembro se ele chegou a transar com crianças), mas posteriormente foi detectado um tumor cerebral, e tratado/extirpado, e então disse ele (ou averiguaram, talvez com MRI, não lembro) que os desejos pedófilos tinham acabado.

Em tempo, acho que a atenção mais dada ao Champinha, isso que você diz sobre todos parecerem pensar que ele fez tudo sozinho, não é pelas pessoas terem qualquer raiva interior mais intensa quanto a menores de idade ou qualquer coisa, mas simplesmente que no caso dele a impunidade é maior simplesmente pela questão de idade. Os outros, tanto quanto sei, ainda vão mofar na cadeia mais um pouco, então não há o mesmo sentimento.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Mr. Crowley
Contato:

videomaker escreveu:
Mr. Crowley escreveu:

Claro! não já tiramos os de 18?
:emoticon5:

Ô
Imagem

Mr. Crowley
Contato:

RicardoVitor escreveu:
Mr. Crowley escreveu:O que eu quis dizer é que não vai ser o fato dele e de pessoas da mesma idade poderem ir pra cadeia a partir de agora que vai fazer com que se resolva alguma coisa.

Bem, como estamos falando do Brasil, certamente essa lei não servirá para nada. Os marginais continuarão cometendo calamidades e sendo soltos após poucos anos, liberados por juízes relativistas e advogados de porta de cadeia. Mas se caso a lei fosse de alguma forma aplicada, esses vagabundos assassinos não ficariam mais à solta, livres para fazer o que bem entenderem com pessoas honestas inocentes.

Então se o Brasil fosse um país sério, bastaria que se coloque a maioridade penal para 6 anos e ae não teriamos mais problemas com vagabundos assassinos que estão à solta e fazem o que bem entendem com pessoas inocêntes...

RicardoVitor escreveu:
Mr. Crowley escreveu:Raso pra mim é quem acha que essa diminuição da idade penal vai mudar alguma coisa...

É um primeiro passo. O segundo agora é certificar que esses assassinos irão permanecer na cadeia. Outro é instituir uma forma para que seja sustentável a sua permanência, como um regime de trabalho interno nas prisões, sendo que parte da produção de cada marginal servirá para manter a sua moradia e alimentação. O restante dos frutos de sua produção deve ir para as pessoas prejudicadas pelo criminoso. Não há pena maior para um verme vagabundo do que o trabalho.

Não disse que era raso?

Meu... esse tipo de coisa ia ser muito boa para os já prisioneiros, mas não é uma política que impede a formação desse tipo de marginal, a questão é muito mais complexa do que simplesmente "aplicar a lei", "aumentar os presídios" e esse tipo de coisa...
Imagem

Apocaliptica

Re.: Para pai de Liana, prisão de jovem de 16 é

E qual é a complexidade? Não pode ser resolvida ou simplificada?

Dizer que é complexo não resolve nada.

Mr. Crowley
Contato:

Mr. Crowley escreveu:

VIVA!

E isso resolve o que?

Isso resolve o problema da impunidade, já é um grande passo. Esses monstros não podem ficar impunes só porque a prisão deles não é a salvação do país no que se refere à segurança pública.

Resolve o problema da impunidade porra nenhuma...

A impunidade existe tanto pra maiores quanto pra menores, como eu disse, não resolve NADA, simplesmente...

Só serve pra deixar uns zé manés mais tranquilos, achando que um moleque drogado e problemático tá se fudendo para a sua maioridade penal...
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Mr. Crowley escreveu:Resolve o problema da impunidade porra nenhuma...

A impunidade existe tanto pra maiores quanto pra menores, como eu disse, não resolve NADA, simplesmente...

Só serve pra deixar uns zé manés mais tranquilos, achando que um moleque drogado e problemático tá se fudendo para a sua maioridade penal...

Clap. Clap, Clap, Clap.
Não precisa dizer mais nada. :emoticon45:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Mr. Crowley
Contato:

Apocaliptica escreveu:E qual é a complexidade? Não pode ser resolvida ou simplificada?

Dizer que é complexo não resolve nada.

O problema abrange toda uma situação educacional, social e até psicológica, dizer que "criando leis mais duras" ou "aplicando a lei" resolveremos alguma coisa é simplesmente ridículo...

Mas é claro, não achem que eu estou dizendo que já que é assim, temos que ignorar a lei e foda-se...
Imagem

Mr. Crowley
Contato:

Mr. Crowley escreveu:Resolve o problema da impunidade porra nenhuma...

Não resolve totalmente mas resolve boa parte, outras mudanças na legislação se fazem necessárias.

Mr. Crowley escreveu:Só serve pra deixar uns zé manés mais tranquilos, achando que um moleque drogado e problemático tá se fudendo para a sua maioridade penal...

Serve para punir quem merece ser punido, isso se chama justiça.

Mas será possível que você ainda não entendeu que o problema da impunidade NÃO está ligado à questão da abrangência das leis?

Já disse e repito, impunidade existe tanto pra maiores quanto pra maiores, não vai ser essa lei que vai mudar alguma coisa, assim como tantas outras não surtiram resultado nenhum...
Imagem

Trancado