Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica escreveu:MAs então...alguém mais responde a esta constatação/dúvida?
Apocaliptica escreveu:Se eu inexisto sem meu espírito... Se meu espírito sou eu... E eu sou atéia... Meu espírito é ateu.
Seu espirito é seu verdadeiro "eu" o "self". Seu espirito é Deus. Sua personalidade é seu "eu" ilusório, seu "ego", aquilo que você "pensa ser", mas que não é de fato. Quem é ateia, é a sua personalidade, não seu espirito.
Obrigada pelo esforço, querido. Mas não convenceu...
Se eu inexisto sem meu espírito, se meu corpo nada é sem ele, se o espírito é meu "anima", tudo o que sou e que se manifesta em mim, é obra do meu espírito.
Tudo em mim, personalidade ( ego, superego e ID), e minha psiqué toda, SÃO O MEU ESPÍRITO ( que é Deus).
Apocaliptica escreveu:Se eu inexisto sem meu espírito... Se meu espírito sou eu... E eu sou atéia... Meu espírito é ateu.
Muito bom gaucha! vc não é outra pessoa, a não ser vc mesma!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Querida, ateu não possui espírito
Tem sim! de porco!!!! Tentando o humor acido e totalmente seu... :emoticon19:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Já houve uma discussão bem esmiuçada há tempos atrás entre o Euzébio e outro forista.
Apocalíptica, seu espírito pode sim ser ateu, só que vc quando encarnada não é seu espírito pleno, faltam as lembranças que aí sim, compõem o todo
Bjs
Como? Meu espírito sendo ateu, significa que ele não crê que no Deus que ele mesmo representa?
Quais lembranças, Sal? Se eu sou meu espírito, e sou atéia, não importa lembrança alguma, acreditar ou não acreditar é fruto de um juízo de valor racional. Que lembranças meu espírito teria que mudariam isto? Provavelmente meu espírito em outra encarnação também era ateu.
Muito bom gaucha! vc não é outra pessoa, a não ser vc mesma!
video, não entendeu o raciocínio ou está saindo pela tangente? Não há outra pessoa, eu sou meu espírito, é o que vocês espíritas dizem. SE eu sou ele, ele não crê na existência dele mesmo, porque a DE diz que que o processo espiritual é o próprio Deus. Alguma coisa está errada na DE.
O GRANDE UM escreveu:Quem diz que não tem espírito não tem vida.
Não está em debate. O que está em debate é a premissa espírita, de que nós somos o que nosso espírito é. Se a DE se baseia na crença em um Deus, que é por si só o processo espírita , como podem existir ateus?
Já houve uma discussão bem esmiuçada há tempos atrás entre o Euzébio e outro forista.
Apocalíptica, seu espírito pode sim ser ateu, só que vc quando encarnada não é seu espírito pleno, faltam as lembranças que aí sim, compõem o todo
Bjs
Como? Meu espírito sendo ateu, significa que ele não crê que no Deus que ele mesmo representa? Quais lembranças, Sal? Se eu sou meu espírito, e sou atéia, não importa lembrança alguma, acreditar ou não acreditar é fruto de um juízo de valor racional. Que lembranças meu espírito teria que mudariam isto? Provavelmente meu espírito em outra encarnação também era ateu.
Ele representa ?
Vc no mundo espiritual, caso esteja desperta e tenha a possibilidade de saber de todas as suas encarnações, terá uma visão mais ampla ou não ?
As razões que fazem de vc hoje uma atéia podem ser consequência de uma vida passada. O que vc chama de juízo de valor racional pode tranquilamente ser trauma passado
Bjs
Como? Meu espírito sendo ateu, significa que ele não crê que no Deus que ele mesmo representa? Quais lembranças, Sal? Se eu sou meu espírito, e sou atéia, não importa lembrança alguma, acreditar ou não acreditar é fruto de um juízo de valor racional. Que lembranças meu espírito teria que mudariam isto? Provavelmente meu espírito em outra encarnação também era ateu.
Ele representa ?
Vc no mundo espiritual, caso esteja desperta e tenha a possibilidade de saber de todas as suas encarnações, terá uma visão mais ampla ou não ?
As razões que fazem de vc hoje uma atéia podem ser consequência de uma vida passada. O que vc chama de juízo de valor racional pode tranquilamente ser trauma passado
Bjs
Representa no sentido de ser ele mesmo. Deus estaria em todos os lugares e seria ele mesmo tudo que existe. Se ele é tudo que existe e eu não estou fora deste universo, como pode eu mesma não acreditar em mim, já que não acredito nele?
Se eu estivesse com algum tipo de memória de pretensas vidas passadas ( sou cética quanto a isto, pois não há provas convincentes para mim, e muita coisa não faz sentido dentro do que se divulga a respeito ), talvez eu lembrasse de uma vida dissociada do corpo certo? Acho que é isto que você quis dizer.
Mesmo assim, que trauma passado geraria uma descrença em Deus? Você está apenas deslocando a questão do presente para o passado. Não muda nada. Eu era o mesmo espírito, que em algum momento parou de acreditar no preocesso todo e em si mesmo.
Então seu problema é mais sério do que os pobres mortais poderíam conceber... Vibrarei minha chama Lilás furta cor, para os mestres ascencionados façam-lhe um transplante de cerebro quântico.
Bjs
Ele representa ?
Bjs
Representa no sentido de ser ele mesmo. Deus estaria em todos os lugares e seria ele mesmo tudo que existe. Se ele é tudo que existe e eu não estou fora deste universo, como pode eu mesma não acreditar em mim, já que não acredito nele?
Se eu estivesse com algum tipo de memória de pretensas vidas passadas ( sou cética quanto a isto, pois não há provas convincentes para mim, e muita coisa não faz sentido dentro do que se divulga a respeito ), talvez eu lembrasse de uma vida dissociada do corpo certo? Acho que é isto que você quis dizer.
Mesmo assim, que trauma passado geraria uma descrença em Deus? Você está apenas deslocando a questão do presente para o passado. Não muda nada. Eu era o mesmo espírito, que em algum momento parou de acreditar no preocesso todo e em si mesmo.
Como explica isto?
A dificuldade é que vc amarra o pacote de uma tal forma que ele se torna naturalmente indigerível, Apocal´ptica. Vc trata a doutrina como se cada linha fosse verdade verdadeira, isso é fundamentalismo, bitola, antolhos, pode escolher
O que é Deus ? Eu não sei. Tenho honestidade suficiente para admitir e não vou fingir que sei. A doutrina também não se compromete, na verdade, também não responde. Vide o LE. Por isso vc vai encontrar ateu/espírita, não é contraditório.
A lembrança de vidas passadas acontece normalmente no mundo espiritual e não encarnada
Como vc pode achar que é sempre a mesma se mudamos diariamente ? Se colocar então, em termos de encarnação a diferença vai sim existir
Trauma passado ? Que tal ter passado pelas adoráveis mãozinhas de um Torquemada da vida.