Mig... escreveu:Eu também acredito que todas as religioes falam do mesmo. Há um sentimento comum.
Não é apenas um "sentimento" comum, mas algo que se vê no mundo e do qual falam.
Mig... escreveu: Só nao acredito que seja panenteísmo ou que as coisas sejam lineares. Ainda há religioes animistas, por exemplo.
O panenteísmo claro, pode não ser em TODAS as religiões, mas é encontrado em grande parte delas (já mostrei três das grandes, incluindo o cristianismo). O que eu argumento é isso, bem como argumento que em outras religiões. podem estar falando apenas de parte desse todo, sem tornar o panenteísmo claro.
O Judaimso, por exemplo, até onde sei não é panenteísta, mas sim monoteísta. (não estou certo disso, não conheço essa religião a fundo).
Mesmo que seja monoteísta, está falando sobre um conceito de Deus pessoal, que é parte do todo apontado pelas religiões panenteístas, veja que Cristo mesmo, falava sobre a religião judaica, e nela temos o religare.
O religare fala sobre nossa união a esse Deus que aparentemente é apresentado apenas pelo conceito de Deus pessoal.
Se você estuda religião comparada, encontra em religiões como o hinduísmo, a explicação para isso ocorrer. Ao se falar sobre o absoluto, o fazemos de forma relativa, podemos falar sobre um Deus pessoal ou sobre um Deus impessoal. São apenas dois conceitos relativos sobre o mesmo absoluto.
Mig... escreveu: Nao há uma evoluçao linear de um sentimento religioso primitivo para uma teologia sofisticada. Na realidade... teologia é com teólogos. A esmagadora maioria das pessoas é primitiva em relaçao á religiao (fora da teologia, só os fanáticos é que procuram racionalizar esse sentimento primitivo... (mas nao é a razao deles mas a do pastor, Ayatolah ou guru)... e ao faze-lo caem numa armadilha.
Só é bom reparar, que grande parte das religiões não é criada com base no que dizem teólogos e religiosos, mas sim no que dizem pessoal iluminadas que se uniram a Deus, pessoas que já realizaram o religare.
É esse o motivo deu falar sobre Cristo, Krishna, Lao Tsé e Buda, pois eles não são simplesmente teólogos ou religiosos entendidos.
A forma como pessoas comuns lidam com isso, não muda o que é dito por esses grande nomes.
Isso seria o mesmo que tomar o que os grandes filósofos diziam, pelo que as pessoas comuns interpretam.
Já vi gente dizendo que o "Penso, logo, existo" significa que só existimos porque pensamos. Podem dizer o que quiserem sobre essa frase de Descarte, mas não muda o que ele quis dizer e ensinar com isso.