Síndrome de estocolmo indireta?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o anátema

Síndrome de estocolmo indireta?

Mensagem por o anátema »

A síndrome de estocolmo é uma simpatia, uma condescendência das vítimas com seus seqüestradores ou agressores.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Síndrome_de_Estocolmo

Será que não poderia haver uma forma "indireta" da síndrome, na qual, as pessoas, numa situação em que, mesmo não tendo sido seqüestradas, ou não tendo sido ou não sendo no momento vítimas diretas, também desenvolvem essa mesma afeição pelos potenciais agressores?
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Apocaliptica

Re.: Síndrome de estocolmo indireta?

Mensagem por Apocaliptica »

É pelo jeito a simpatia pela bandidagem anda grande mesmo...os coitadinhos merecem toda a nossa afeição.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Re: Síndrome de estocolmo indireta?

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

o anátema escreveu:A síndrome de estocolmo é uma simpatia, uma condescendência das vítimas com seus seqüestradores ou agressores.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Síndrome_de_Estocolmo

Será que não poderia haver uma forma "indireta" da síndrome, na qual, as pessoas, numa situação em que, mesmo não tendo sido seqüestradas, ou não tendo sido ou não sendo no momento vítimas diretas, também desenvolvem essa mesma afeição pelos potenciais agressores?

Nao.

A defesa ideologica dos criminosos e um misto de doutrinamento determinista social, corporativismo e estrategia revolucionaria.

O doutrinamento e feito nas escolas e pela midia, levando para as pessoas somente a nocao de que o crime emerge necessariamente da pobreza, e que o bandido que nos mata na verdade e nossa vitima.

Corporativismo porque muito do ativismo esquerdista e feito a margem da lei e da ordem democratica. Partidos e organismos de esquerda sao abastecidos pelo dinheiro do trafico internacional de drogas, que em troca obtem vantagens politicas durante seus governos. Os esquerdistas precisam estar ideologicamente posicionados em favor dos terroristas que lhes dao suporte armado e que chamam atencao para a causa.

Estrategia revolucionaria pois uma vez que o ideario de relativizacao do mal e implantado, e que os criminosos tem carta branca para atuar, a ordem social e alterada e fragilizada, permitindo que o empreendimento revolucionario obtenha sucesso. Isso e valido mesmo quando a maior parte da acao revolucionaria se concentra no campo da cultura. A ideia e que as pessoas culpem um sistema repressor pelo mal causado por aqueles nao estao sendo reprimidos como deveriam.

Tem muito pouco ou nada a ver com a sindrome de Estocolmo.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Por acaso me lembrei da reportagem de ontem no "Fantástico". O criminoso não parava de repetir "Você está falando com um homem!". Ele queria que a vítima se mostrasse honrada e o respeitasse (embora ele estivesse ameaçando retalhar uma criança com uma serra elétrica).

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Não, apenas uma péssima interpretação da teoria de Bretch.

Apocaliptica

Re: Re.: Síndrome de estocolmo indireta?

Fernando Silva escreveu:Por acaso me lembrei da reportagem de ontem no "Fantástico". O criminoso não parava de repetir "Você está falando com um homem!". Ele queria que a vítima se mostrasse honrada e o respeitasse (embora ele estivesse ameaçando retalhar uma criança com uma serra elétrica).

Eu já passaria a serra nele, prá deixar claro quem é que manda. Se não entende por bem, que entenda por mal.

Alguém viu o Jornal Hoje? O bandido foi ferido e atirou em uma mulher e uma criança que estavam reféns. A polícia e os atiradores de elite, não perceberam (???)o que ele tinha feito. Quando ele se entregou a ambulância prestou atendimento e ele primeiro. A mulher e a criança saíram sozinhas de dentro do local assaltado, pedindo ajuda.

Que beleza este país. Continuem dando colo aos pobres meninos sofridos.

As vítimas eram burguesia, elite dominante, gente de nariz empinado? Não. Gente pobre e sofrida. Alguém vai jogar a primeira pedra aqui?

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Nao.

A defesa ideologica dos criminosos e um misto de doutrinamento determinista social, corporativismo e estrategia revolucionaria.

O doutrinamento e feito nas escolas e pela midia, levando para as pessoas somente a nocao de que o crime emerge necessariamente da pobreza, e que o bandido que nos mata na verdade e nossa vitima.

Corporativismo porque muito do ativismo esquerdista e feito a margem da lei e da ordem democratica. Partidos e organismos de esquerda sao abastecidos pelo dinheiro do trafico internacional de drogas, que em troca obtem vantagens politicas durante seus governos. Os esquerdistas precisam estar ideologicamente posicionados em favor dos terroristas que lhes dao suporte armado e que chamam atencao para a causa.

Estrategia revolucionaria pois uma vez que o ideario de relativizacao do mal e implantado, e que os criminosos tem carta branca para atuar, a ordem social e alterada e fragilizada, permitindo que o empreendimento revolucionario obtenha sucesso. Isso e valido mesmo quando a maior parte da acao revolucionaria se concentra no campo da cultura. A ideia e que as pessoas culpem um sistema repressor pelo mal causado por aqueles nao estao sendo reprimidos como deveriam.

Uma das maiores porcarias jamais escritas por cabeção.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Apocaliptica

clara campos escreveu:
Nao.

Clara, pode criticar mais detalhadamente?

clara campos
Moderadora
Contato:

é preciso? :emoticon5:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Apocaliptica

clara campos escreveu:é preciso? :emoticon5:

Se eu te pedi, acho que talvez para mim seja... :emoticon16:

clara campos
Moderadora
Contato:

bem, não consigo recusar um pedido feito com educação, dá-me um avanço...

Apocaliptica

clara campos escreveu:bem, não consigo recusar um pedido feito com educação, dá-me um avanço...

Tá bom, quando quiser. Não se apresse... :emoticon4:

clara campos
Moderadora
Contato:

Nao.

Para começar, quem falou em defesa ideológica? Mais, quem falou em defesa de criminosos?

Afinal o que é essa porra de defesa de criminosos?

Doutrinamento feito nas escolas e mídia? Só se for mesmo no brasil. Não vejo nada disso à minha volta, nas escolas por onde passei, nem nos jornais que leio.

O que ocasionalmente se encontram são artigos de opinião ou alguns estudos que correlaccionam necessidades económicas com aumento da violência.

Se se fala nas velhinhas "vítimas da sociedade", elas surgem normalmente no contexto das acções preventivas e não "coitadinhos desses pobres coitados que foram obrigados a cometer crimes, vamos desculpá-los". Nunca tal vi em toda a minha vida em lado nenhum.

sei... os esquerdistas são uma escumalha asquerosa que promove o tráfico e consumo de drogas em vista a obter mais armas e publicidade....
eles estão-se a marimbar para a justiça e igualdade social e só dizem essas barbáries para desviar as atenções.

Como é que o esquerdismo, ou melhor, o anti-esquerdismo, veio à baila?

Sim... é TODOS os dias que se vêm esquerdistas revolucionários saindo à rua para gritar "deixem os ladrões trabalhar, não queremos justiça nem prisões"...

E realmente, as pessoas que dizem que o sistema é uma merda, tem falhas imperdoáveis e TEM que ser melhorado são revolucionárias? Talvez então todos devessemos ser um pouco revolucionários e procurar prevenir e melhorar em vez de viver obsecado com punir e remediar.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

clara campos escreveu:Uma das maiores porcarias jamais escritas por cabeção.

Talvez você não conheça nossa realidade, onde comunistinhas protegem os bandidos como se eles fossem as vítimas e desprezam as verdadeiras vítimas como se elas fossem as culpadas por terem sido roubadas ou assassinadas.

Todo o apoio é dados aos coitadinhos dos bandidos. Nenhum apoio é dado às vítimas, que têm que juntar os pedaços de suas vidas e tentar recomeçar sozinhas, enquanto se discute se o criminoso estaria traumatizado, se não seria melhor lhe conseguir um tratamento para que ele se recuperasse psicologicamente.

Já houve caso de menores criminosos pedirem socorro porque a vítima se atracou com eles para impedir que eles levassem seus pertences: "Socorro! Estão me maltratando!".

Os criminosos não são bobos e sabem que podem contar com a proteção das leis, ao contrário das vítimas.

Apocaliptica

clara campos,

Que bom , Clara. Você não está no Brasil. A nossa realidade é esta. Por isto perguntei como você via o panorama pintado pelo cabeção. É duro, mas é verdade, querida... :emoticon8:

Apocaliptica

Fernando Silva escreveu:
clara campos escreveu:Uma das maiores porcarias jamais escritas por cabeção.

Talvez você não conheça nossa realidade, onde comunistinhas protegem os bandidos como se eles fossem as vítimas e desprezam as verdadeiras vítimas como se elas fossem as culpadas por terem sido roubadas ou assassinadas.

Todo o apoio é dados aos coitadinhos dos bandidos. Nenhum apoio é dado às vítimas, que têm que juntar os pedaços de suas vidas e tentar recomeçar sozinhas, enquanto se discute se o criminoso estaria traumatizado, se não seria melhor lhe conseguir um tratamento para que ele se recuperasse psicologicamente.

Já houve caso de menores criminosos pedirem socorro porque a vítima se atracou com eles para impedir que eles levassem seus pertences: "Socorro! Estão me maltratando!".

Os criminosos não são bobos e sabem que podem contar com a proteção das leis, ao contrário das vítimas.

É. O que será deste país, Fernando? Cada dia a coisa fica pior e pior e pior... :emoticon8:

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Eu conheço a nossa realidade, melhor do que gostaria e concordo com a Clara.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

clara campos escreveu:
Nao.

O Vitor agora alterna bons momentos de análise econômica com bitolamentos quase religiosos quando se trata de política.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Ateu Tímido escreveu:Eu conheço a nossa realidade, melhor do que gostaria e concordo com a Clara.

Admiro muito a postura da Clara quanto a questão, mas você realmente vai se dar a esse trabalho?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

clara campos escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:O doutrinamento e feito nas escolas e pela midia, levando para as pessoas somente a nocao de que o crime emerge necessariamente da pobreza, e que o bandido que nos mata na verdade e nossa vitima.

Doutrinamento feito nas escolas e mídia? Só se for mesmo no brasil. Não vejo nada disso à minha volta, nas escolas por onde passei, nem nos jornais que leio.

Você precisa passar algum tempo por aqui.
clara campos escreveu:sei... os esquerdistas são uma escumalha asquerosa que promove o tráfico e consumo de drogas em vista a obter mais armas e publicidade....
eles estão-se a marimbar para a justiça e igualdade social e só dizem essas barbáries para desviar as atenções.

Nosso atual governo é totalmente podre. Os anteriores, pelo menos, tinham a preocupação de esconder suas falhas e posar de respeitadores das leis.

Veja os tópicos sobre o MST, que tem até um representante no governo.
clara campos escreveu:Sim... é TODOS os dias que se vêm esquerdistas revolucionários saindo à rua para gritar "deixem os ladrões trabalhar, não queremos justiça nem prisões"...

A coisa é mais insidiosa. Afinal, são décadas de doutrinação, a ponto de que hoje ninguém tem coragem de se dizer de direita: é uma coisa suja, como os ateus para os religiosos.

A maioria das pessoas nem percebe mais que apóia as idéias de esquerda. Já virou um meme. Se você fala mal do Fidel Castro, imediatamente alguém vomita: "Mas ele é um herói porque resiste bravamente contra o imperialismo americano". E a pessoa que diz isto vive na Disneylândia ou comprando porcarias em Miami. Veste-se de produtos americanos dos pés à cabeça, vai ao McDonalds e toma Coca-Cola, sem ver contradição nisto.
clara campos escreveu:E realmente, as pessoas que dizem que o sistema é uma merda, tem falhas imperdoáveis e TEM que ser melhorado são revolucionárias? Talvez então todos devessemos ser um pouco revolucionários e procurar prevenir e melhorar em vez de viver obsecado com punir e remediar.

São dois problemas: o sistema podre, que produz criminosos em todas as classe sociais (e não apenas nas classes mais pobres), e que tem que ser corrigido, e os bandidos que já existem, que têm que ser contidos.

Corrigir o sistema, ainda que isto fosse possível se fazer de um dia para o outro, não acabaria com os bandidos já existentes, que ainda teriam que ser caçados.

São duas frentes de trabalho. E não dá para se fazer nada quando a gente tem medo até de sair de casa.

A primeira obrigação dos governos, suponho que desde a pré-história, sempre foi a de prover segurança, proteger os cidadãos.

Se o povo perde a confiança no governo, se o governo apóia os criminosos, então é cada um por si.

Voltando ao exemplo do MST: o que devem fazer os fazendeiros que vivem sendo atacados pelos terroristas, que a toda hora conseguem audiências com o governo e são bem recebidos e financiados com nossos impostos?

Esperar que o governo faça alguma coisa e ver suas terras invadidas e destruídas ou se armar e reagir?
Eles acabam reagindo, só que aí viram os criminosos. Os terroristas, que mandam as crianças na frente quando invadem, se transformam em mártires.

Na verdade, não vejo futuro. :emoticon8:
Editado pela última vez por Fernando Silva em 30 Abr 2007, 17:09, em um total de 1 vez.

clara campos
Moderadora
Contato:

Fernando Silva escreveu:Talvez você não conheça nossa realidade, onde comunistinhas protegem os bandidos como se eles fossem as vítimas e desprezam as verdadeiras vítimas como se elas fossem as culpadas por terem sido roubadas ou assassinadas.

Fernando, a tua necessidade de contextualização dá-me a entender que não arriscarias a uma generalização como a que foi encabeçada pelo cabeção, de acordo?

É que já não sei o que estamos a discutir:

-se pode existir alguma predisposição psicológica para se desculpabilizarem os agressores

-se as politicas brasileiras em relação à protecção da vítima são insuficientes ou inexistentes

-Se os esquerdinhas são uma escorja de gente que quer ver violadores e traficantes libertos e orgulhosos a andar na rua

-se todos os esquerdistas são comunistas

-se todos os comunistas são uma escorja de gente que quer ver violadores e traficantes libertos e orgulhosos a andar na rua

-Se os esquerdinhas brasileiros são uma escorja de gente que quer ver violadores e traficantes libertos e orgulhosos a andar na rua

-se todos os esquerdistas brasileiros são comunistas

-se todos os comunistas brasileiros são uma escorja de gente que quer ver violadores e traficantes libertos e orgulhosos a andar na rua

clara campos
Moderadora
Contato:

Fernando Silva escreveu:Você precisa passar algum tempo por aqui.
(...)
Nosso atual governo é totalmente podre. Os anteriores, pelo menos, tinham a preocupação de esconder suas falhas e posar de respeitadores das leis.

Veja os tópicos sobre o MST, que tem até um representante no governo.

Não me tinha apercebido que estávamos a falar da realidade brasileira.

Fernando Silva escreveu:
A coisa é mais insidiosa. Afinal, são décadas de doutrinação, a ponto de que hoje ninguém tem coragem de se dizer de direita: é uma coisa suja, como os ateus para os religiosos.

A maioria das pessoas nem percebe mais que apóia as idéias de esquerda. Já virou um meme. Se você fala mal do Fidel Castro, imediatamente alguém vomita: "Mas ele é um herói porque resiste bravamente contra o imperialismo americano". E a pessoa que diz isto vive na Disneylândia ou comprando porcarias em Miami. Veste-se de produtos americanos dos pés à cabeça, vai ao McDonalds e toma Coca-Cola, sem ver contradição nisto.

Mais uma vez, não sei se falas da realidade brasileira.
Na Europa Fidel é visto como um ditador. Aliás, os comunistas em geral não são lá muito bem vistos em portugal (no resto da europa o sentimento é semelhante), são encarados como uns malucos inofensivos e conservadores, as únicas características positivas que a eles se associa é a honestidade e a preocupação genuína pelos direitos dos trabalhadores.
Na verdade, são encarados como uma oposição sadia (jamais como governo), sendo a sua principal função desmascarar as patrafulhices governamentais e os atentados disfarçados aos direitos sociais.

Fernando Silva escreveu:São dois problemas: o sistema podre, que produz criminosos em todas as classe sociais (e não apenas nas classes mais pobres), e que tem que ser corrigido, e os bandidos que já existem, que têm que ser contidos.

Corrigir o sistema, ainda que isto fosse possível se fazer de um dia para o outro, não acabaria com os bandidos, que ainda teriam que ser caçados.

São duas frentes de trabalho. E não dá para se fazer nada quando a gente tem medo até de sair de casa.

A primeira obrigação dos governos, suponho que desde a pré-história, sempre foi o de prover segurança, proteger os cidadãos.

Se o povo perde a confiança no governo, se o governo apóia os criminosos, então é cada um por si.

Perfeito.

Só me espanta que primeiro que haja alguém que realmente defenda a imunidade criminal, e segundo, que haja alguém que faça generalizações tais, que inclua todos os esquerdistas nesse saco.

o anátema

Mensagem por o anátema »

clara campos escreveu:

Talvez não seja muito comum por aí... mas por aqui, assim que ocorre algum crime bárbaro, não tarda a alguém colocar os criminosos como vítimas e atribuir a culpa ou às pessoas que classicamente seriam consideradas vítimas, ou ao sistema/sociedade:

- Post com dois textos da Marilene Felinto, um em que ela culpa um apresentador de TV pelo seqüestro de sua própria filha - já que ele apresenta programas onde se pode ganhar muito dinheiro facilmente, e outro em que discorre como a revolta contra os assassinos de um casal de namorados seria ódio de classe.

- Alguém comenta num blog de um economista que a culpa de um menino ter sido arrastado até a morte por um carro, por 7km, depois de um assalto, é das políticas do Banco Central

- Ainda sobre o caso do menino arrastado até a morte, [url]a família se vê como culpada (não consegui encontrar link, mas creio que já foi postado algo aqui) e mais tarde [url=http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=10791]atribuiram à culpa ao carma do próprio garoto[/url]

Etc.
Editado pela última vez por o anátema em 30 Abr 2007, 17:22, em um total de 1 vez.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Fernando Silva
Administrador
Contato:

clara campos escreveu:Fernando, a tua necessidade de contextualização dá-me a entender que não arriscarias a uma generalização como a que foi encabeçada pelo cabeção, de acordo?

Não sei. Vivo desde criança numa sociedade onde os valores de esquerda são bons e os de direita são maus, onde o sucesso é visto como ofensa, onde ser rico é ser explorador do povo.
clara campos escreveu:-se pode existir alguma predisposição psicológica para se desculpabilizarem os agressores

Acho que existe. Lembro-me de uma quadrilha de assaltantes que invadia as casas, roubava tudo e ainda dizia, ao sair: "Fiquem com Deus". E ainda havia idiotas que respondiam: "Vocês também". E há vários casos de vítimas que procuram atenuar a culpa dos bandidos se eles não tiverem usado de violência.
clara campos escreveu:-se as politicas brasileiras em relação à protecção da vítima são insuficientes ou inexistentes

Existe um programa de proteção às testemunhas, por exemplo, mas não há verbas. Ninguém é idiota de testemunhar contra um bandido que vai estar solto em, no máximo, 3 anos, ainda que tenha cometido um crime classificado como hediondo. Sem falar em que a prisão não impede que os bandidos continuem dando ordens ao resto da quadrilha e que parte da polícia trabalhe para eles. É desanimador.
clara campos escreveu:-Se os esquerdinhas são uma escorja de gente que quer ver violadores e traficantes libertos e orgulhosos a andar na rua

Esta é a impressão que eu tenho. Na visão de muitos deles, é preciso que o caos e a insatisfação geral levem a uma revolução popular que destruirá tudo. Neste momento, eles se apresentarão como salvadores da pátria e, como num passe de mágica, criarão das ruínas uma sociedade perfeita (segundo o padrão deles).
Um governo que fica consertando as coisas não interessa a eles.
clara campos escreveu:-se todos os esquerdistas são comunistas

Os esquerdistas que tinham bom senso ou princípios éticos e morais se afastaram da política, enojados. Ou foram expulsos porque atrapalhavam.

clara campos
Moderadora
Contato:

o anátema escreveu:
clara campos escreveu:

Talvez não seja muito comum por aí... mas por aqui, assim que ocorre algum crime bárbaro, não tarda a alguém colocar os criminosos como vítimas e atribuir a culpa ou às pessoas que classicamente seriam consideradas vítimas, ou ao sistema/sociedade:

- Post com dois textos da Marilene Felinto, um em que ela culpa um apresentador de TV pelo seqüestro de sua própria filha - já que ele apresenta programas onde se pode ganhar muito dinheiro facilmente, e outro em que discorre como a revolta contra os assassinos de um casal de namorados seria ódio de classe.

- Alguém comenta num blog de um economista que a culpa de um menino ter sido arrastado até a morte por um carro, por 7km, depois de um assalto, é das políticas do Banco Central

- Ainda sobre o caso do menino arrastado até a morte, [url]a família se vê como culpada (não consegui encontrar link, mas creio que já foi postado algo aqui) e mais tarde [url=http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=10791]atribuiram à culpa ao carma do próprio garoto[/url]

Etc.

Curioso, ainda está na página frontal um artigo desse que parece ser o grande deus direitista brasileiro e que insinua que grande parte da responsabilização do massacre em virgínia é a ineficácia do sistema eduactivo em ensinar os seus alunos a ripostar.

Não existe absolvição do agressor, mas existe culpabilização da vítima, esses boiolas.

Trancado