Fernando Silva escreveu:Você não deve ter acompanhado daí, mas praticamente todos os membros do atual governo foram acusados de envolvimento com corrupção, roubo e outras coisas.
Os depoimentos foram mostrados ao vivo, durante meses, com as provas sendo apresentadas, com acusados se ofendendo.
Parecia que o governo iria ser derrotado nas eleições e todo o mundo condenado.
Foram todos reeleitos, os poucos que saíram, saíram por decisão própria para não atrapalhar a eleição, os processos foram adiados para dalí a 2 anos ou mais, o assunto foi esquecido.
Estão todos de volta. Nada aconteceu.
Fernando, acompanhei sim, e isso não é exclusivo do Brasil, em Portugal e em tantos outros países abundam esses casos.
Não percebo é a ligação disso com o que estávamos a falar.
Fernando Silva escreveu:
Só esperando por um milagre.
Aliás, o que você faria se escutasse rajadas de metralhadora nas vizinhanças? Onde eu moro, ninguém faz nada (não estamos na linha de tiro). Ignora.
Em outras partes da cidade, joga-se no chão ou corre para detrás dos carros até acabar a confusão. E tudo volta ao normal.
Muito sinceramente fernando, não faço ideia do que faria. Na verdade viver assim parece-me absolutamente inaceitável. Provavelmente enfiaria a cabeça debaixo da almofada e choraria até de madrugada.
Mas não percebo onde queres chegar, pelas notícias que me chegaram antes do Lula já era assim, o problema aí parece endémico e não deste ou daquele partido, deste ou daquele governo. A mim, tendo em conta os relatos que me vão chegando, dá-me ideia que é um problema grande de bases.
Só para dar um exemplo, apercebi-me que aí os presos podem ter telemóveis, o que acho absurdo.
Um preso está preso porque cometeu algum crime e, na minha prespectiva, a prisão deve visar dois objectivos cruciais:
-O castigo - privação da liberdade e de outros direitos, como o direito à livre circulação, à livre comunicação entre outros;
- A reintegração - através de diversos processos que incluam educação, profissionalização e acompanhamento psicológico (na verdade assisti à pouco a um documentário feito aí no brasil que ilustrava alguns - porventura demasido poucos - casos de sucesso).
Fernando Silva escreveu:Estamos anestesiados.
Pois, mas mais cedo ou mais tarde vão ter que acordar para a vida, ou isso nunca mais vai parar.
E não me parece que o caminho seja apenas pela punição excessiva ou pelo seguimento cego de uma ideologia, sem se parar para pensar que a solução pode até ser uma manta de retalhos, como aliás, normalmente é.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)