Apocaliptica escreveu:Já disse. Atrelar a criminalidade à idéia de vitimização da bandidagem é um equívoco grave. A maioria dos pobres não é bandido. Ladrão não rouba só para comer. A violência também existe dentro do seio da sociedade burguesa. A elite tá cheia de mau- caratismo. Os filhinhos de papai botam fogo em mendigo, isto é a prova de que a pobreza não é a culpada. Os bandidos usam esta falácia e todo mundo cái no drama deles. Assim eles choram e passam por vítimas do sistema.
Bandido é bandido. É gente ruim ou perturbada. As origens são várias.
Precisamos segurar esta onda.
Os problemas sociais do Brasil só servem de bode expiatório para esta turma.
Abram os olhos!
Maluco sempre vai existir, mas na mesma quantidade encontrada no brazil, só temos quando o problema é social.
Pegue as próprias leis tributarias aplicadas as empresas, isso gera necessariamente a sonegação de impostos que prejudica o estado, cria a máfia dos fiscais, gera os empregos informais e baixos salários.
Isso tudo leva a uma educação de baixa qualidade para a maioria dos assalariados e baixa qualidade de vida, pela falta de acesso a melhores oportunidades.
Por outro lado, se a lei fosse cumprida e os fiscais corruptos e sonegadores presos, as micro e pequenas empresas iriam a falência, pois não suportariam a carga tributaria.
Isso iria geral um desemprego massivo e consequente caos generalizado.
Logo, isso termina por geras a conivência com esse sistema, a hipocrisia e falta de ética, coisas necessárias para a sobrevivência do estado atual.
Isso por sua vez, resulta em uma mentalidade que passa a ver isso tudo como "aceitável", passa a ser a sobrevivência do mais forte, a corrupção passa a ser bem vista o que prejudica mais ainda o funcionamento das instituições do estado.
No fim você tem uma sociedade onde cada lado entende algo, a maioria dos "pobres" não vê problemas em ser honesta, porque não compreende como o brasil funciona (não foi educada pra isso), os que percebem, acabam no mercado negro por ter visão (esse são os bem sucedidos) ou por falta de opção. (esses são os piões). Por fim tem os marginalizados, camelos que vendem produtos piratas, contrabandeados, roubados, etc...
No mercado branco você tem os piões que trabalham e levam vida dura, ou os empresários que tiram algum lucro reduzido, mas que necessariamente conhecem o jogo e o fazem.
Mesmo um micro-empresario dono de um restaurante ou lanchonete, sonega seu imposto e, caso seja moderadamente bem sucedido, paga a máfia dos fiscais.
Isso tudo inverte na cabeça de muitos daqueles com um pouco mais de visão, certos valores e ideologias.
Esse sistema todo, para se manter, também necessita de "leis" que permitam esse sistema continuar funcionando, quem tem dinheiro pode se dar bem aqui.
Um daqueles que atearam fogo no índio, por exemplo, era filho de um juiz rico.
Um país que depende da hipocrisia pra viver e que não educa seus cidadãos, fatalmente reflete isso nas classes altas também.
Eles tem dinheiro, pai rico e juiz.
Cresceram em uma sociedade mau educada e com valores que na pratica se mostram hipócritas e impraticáveis.
Nada mais natural que sejam confusos e inconsequentes.
Pra que se preocupar com a vida de um índio? Eu tenho o que quero, faço o que quero e tenho poder pra isso.
Isso pra eles foi só uma brincadeira... quem disse que índio é gente e que isso é errado? É tão errado quanto corrupção? Ou como sonegar impostos?
E quem disse que um dia eu me preocupei em questionar essas coisas?
Eu fui a boas escolar, garantir meu diploma e por consequencia um bom emprego, eu posso pagar para passar pelo "filtro" social que são nossas escolas.
Eu aprendi a ter uma profissão pra ganhar dinheiro como meu pai, não fui a escola aprender a questionar (isso eles não ensinam lá).
O problema do brazil é social sim... agora loucos e pessoas descontroladas, isso sempre vai existir. Nunca vamos estar livres de crimes de toda sorte.
A questão aqui é a "quantidade". A maior parte dos criminosos não é composta por loucos ou por pessoas que perderam o controle... a maioria é de pessoas que sabem muito bem o que estão fazendo, ou de pessoas completamente ignorantes que não sabem pensar direito e que não tem outra opção melhor que essa, para poder sonhar e ter tudo aquilo que nossa sociedade ensina que eles tem que ter.