Ocorreu-me agora a pouco...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

salgueiro escreveu:
Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:
Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Já houve uma discussão bem esmiuçada há tempos atrás entre o Euzébio e outro forista.

Apocalíptica, seu espírito pode sim ser ateu, só que vc quando encarnada não é seu espírito pleno, faltam as lembranças que aí sim, compõem o todo

Bjs

Como? Meu espírito sendo ateu, significa que ele não crê que no Deus que ele mesmo representa?
Quais lembranças, Sal? Se eu sou meu espírito, e sou atéia, não importa lembrança alguma, acreditar ou não acreditar é fruto de um juízo de valor racional. Que lembranças meu espírito teria que mudariam isto? Provavelmente meu espírito em outra encarnação também era ateu.

Ele representa ?

Vc no mundo espiritual, caso esteja desperta e tenha a possibilidade de saber de todas as suas encarnações, terá uma visão mais ampla ou não ?

As razões que fazem de vc hoje uma atéia podem ser consequência de uma vida passada. O que vc chama de juízo de valor racional pode tranquilamente ser trauma passado

Bjs

Representa no sentido de ser ele mesmo. Deus estaria em todos os lugares e seria ele mesmo tudo que existe. Se ele é tudo que existe e eu não estou fora deste universo, como pode eu mesma não acreditar em mim, já que não acredito nele?

Se eu estivesse com algum tipo de memória de pretensas vidas passadas ( sou cética quanto a isto, pois não há provas convincentes para mim, e muita coisa não faz sentido dentro do que se divulga a respeito ), talvez eu lembrasse de uma vida dissociada do corpo certo? Acho que é isto que você quis dizer.

Mesmo assim, que trauma passado geraria uma descrença em Deus? Você está apenas deslocando a questão do presente para o passado. Não muda nada. Eu era o mesmo espírito, que em algum momento parou de acreditar no preocesso todo e em si mesmo.

Como explica isto?

A dificuldade é que vc amarra o pacote de uma tal forma que ele se torna naturalmente indigerível, Apocal´ptica. Vc trata a doutrina como se cada linha fosse verdade verdadeira, isso é fundamentalismo, bitola, antolhos, pode escolher :emoticon4:

O que é Deus ? Eu não sei. Tenho honestidade suficiente para admitir e não vou fingir que sei. A doutrina também não se compromete, na verdade, também não responde. Vide o LE. Por isso vc vai encontrar ateu/espírita, não é contraditório.

A lembrança de vidas passadas acontece normalmente no mundo espiritual e não encarnada

Como vc pode achar que é sempre a mesma se mudamos diariamente ? Se colocar então, em termos de encarnação a diferença vai sim existir

Trauma passado ? Que tal ter passado pelas adoráveis mãozinhas de um Torquemada da vida. :emoticon8:

Bjs

Acontece, Sal, que esta sua visão abre precedente para questionar toda a DE. E alguns espíritas não têm este seu semi-ceticismo-agnosticismo. Aí o bicho pega. Minha posição a respeito destas coisas é que não podemos doutrinar e nem ser dourinados, a menos que admitamos que uma doutrina nada mais é do que o seu próprio nome diz. Topa entrar no jogo quem quer. Se tudo o que a DE fala fosse verdade, não se chamaria Doutrina.

Quando falamos em dogmas e em crença estamos justamente abrindo espaço para que a dúvida se instale. Ninguém precisa de uma crença ou dogma ou doutrina para afirmar que cachorros têm 4 patas. A menos que algum ser humano viva enclausurado e privado de contato com o mundo exterior por toda a vida, é certo que ele sabe que cachorros têm 4 patas. E é meio difícil encontrar cachorros de 3 patas andando por aí. São obra de exceções- ou acidente genético, ou extirpação artificial.

Quanto ao trauma, continuo sem saber o que meu espírito ateu faz com a consciência da não existência nele mesmo e no processo divino com um todo.

Bjs.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Apocalíptica escreveu:Acontece, Sal, que esta sua visão abre precedente para questionar toda a DE. E alguns espíritas não têm este seu semi-ceticismo-agnosticismo. Aí o bicho pega. Minha posição a respeito destas coisas é que não podemos doutrinar e nem ser dourinados, a menos que admitamos que uma doutrina nada mais é do que o seu próprio nome diz. Topa entrar no jogo quem quer. Se tudo o que a DE fala fosse verdade, não se chamaria Doutrina.

Quando falamos em dogmas e em crença estamos justamente abrindo espaço para que a dúvida se instale. Ninguém precisa de uma crença ou dogma ou doutrina para afirmar que cachorros têm 4 patas. A menos que algum ser humano viva enclausurado e privado de contato com o mundo exterior por toda a vida, é certo que ele sabe que cachorros têm 4 patas. E é meio difícil encontrar cachorros de 3 patas andando por aí. São obra de exceções- ou acidente genético, ou extirpação artificial.

Quanto ao trauma, continuo sem saber o que meu espírito ateu faz com a consciência da não existência nele mesmo e no processo divino com um todo.

Tudo deve ser questionado. Tô longe de ser agnóstica e muito mais cética do que vc pode imaginar.

Não sou adepta de lavagem cerebral, Apocalíptica, e sim de aprendizado. Digo e repito, a doutrina é uma janela para o conhecimento, de algo que julgo importante

Não gosto de dogmas, ou destrincho ou deixo no aguardo para análise posterior com um pouco mais de conhecimento. Não tenho a menor ilusão, sei que vou ficar sem um montão de respostas. A sua comparação do material com dogmas e crenças me lembra minha amiga mais próxima, que é atéia, tudo se resume a uma absoluta falta de vontade de investigar o assunto, segundo ela

Bjs

Apocaliptica

salgueiro escreveu:
Apocalíptica escreveu:Acontece, Sal, que esta sua visão abre precedente para questionar toda a DE. E alguns espíritas não têm este seu semi-ceticismo-agnosticismo. Aí o bicho pega. Minha posição a respeito destas coisas é que não podemos doutrinar e nem ser dourinados, a menos que admitamos que uma doutrina nada mais é do que o seu próprio nome diz. Topa entrar no jogo quem quer. Se tudo o que a DE fala fosse verdade, não se chamaria Doutrina.

Tudo deve ser questionado. Tô longe de ser agnóstica e muito mais cética do que vc pode imaginar.

Não sou adepta de lavagem cerebral, Apocalíptica, e sim de aprendizado. Digo e repito, a doutrina é uma janela para o conhecimento, de algo que julgo importante

Não gosto de dogmas, ou destrincho ou deixo no aguardo para análise posterior com um pouco mais de conhecimento. Não tenho a menor ilusão, sei que vou ficar sem um montão de respostas. A sua comparação do material com dogmas e crenças me lembra minha amiga mais próxima, que é atéia, tudo se resume a uma absoluta falta de vontade de investigar o assunto, segundo ela

Bjs

Já´percebi que você não é de fechar questão. Quem fecha questão do tipo "é, porque é" ou "porque está escriro" perde imediatamente o poder de argumentar e até a razão.
Mas meu ceticismo é do tipo que não apenas duvida ou aguarda provas.
Eu tenho outra posição a respeito das coisas inexplicáveis, a menos que sejam ciência necessária à solução de problemas muito terrenos, práticos e do dia a dia. Inclui-se aí nossos conflitos emocionais, claro, que não sou doida de materializar a existência toda.

Mas questões ligadas a sobrenatural, a ínicio de tudo, de onde viemos, porque estamos e para onde vamos, metafísica, transcendentalismos e misticismos....eu os encaro como algo irrelevante e apenas parte do imaginário e pensamento mágico.
Gosto de duedes e fadinhas, anjinhos e monstrinhos unicórnios. Adoro fantasminhas simpáticos, bruxinhas e roda sorte de deuses lindos do Olimpo. Mas tudo isto é assumido como pensamento mágico.

Ficar tentando provar que estas coisas exstem, que fomos criados por um ser ou entidade, do bem ou do mal, que nos espia o tempo todo, que nos manipula e se diverte, que temos contas a acertar em tempos passados, ficar querendo entender missão, destino, alma, penitência, culpa, medo de julgamento no juízo final, espíritos zombeteiros, maozinhas e pezinhos que aparecem em cima da mesa, diabo, ET e Drangon Ball....por favor!

Na verdade meu pensamento é o seguinte: não cabe saber. Temos que ser humildes e ver que a evidência é uma só: se existisse uma verdade absoluta, não existiriam tantas crenças disparatadas, concorrentes, contraditórias, dúbias, absurdas, e nem seria necessário ir à guerras santas em nome de entidades tão diferentes entre si.

Não precisamos nos debater procurando explicação para tudo. Não há por quê. Perda de tempo de viver...a vida é muito curta. Para alguns, execessivamente longa. Mas entendê-la e ao que chamamso Universo, não faz sentido. Jamais conseguiremos.

Bjs!

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Já´percebi que você não é de fechar questão. Quem fecha questão do tipo "é, porque é" ou "porque está escriro" perde imediatamente o poder de argumentar e até a razão.
Eu tenho outra posição a respeito das coisas inexplicáveis, a menos que sejam ciência necessária à solução de problemas muito terrenos, práticos e do dia a dia. Inclui-se aí nossos conflitos emocionais, claro, que não sou doida de materializar a existência toda.

Mas questões ligadas a sobrenatural, a ínicio de tudo, de onde viemos, porque estamos e para onde vamos, metafísica, transcendentalismos e misticismos....eu os encaro como algo irrelevante e apenas parte do imaginário e pensamento mágico.
Gosto de duedes e fadinhas, anjinhos e monstrinhos unicórnios. Adoro fantasminhas simpáticos, bruxinhas e roda sorte de deuses lindos do Olimpo. Mas tudo isto é assumido como pensamento mágico.

Ficar tentando provar que estas coisas exstem, que fomos criados por um ser ou entidade, do bem ou do mal, que nos espia o tempo todo, que nos manipula e se diverte, que temos contas a acertar em tempos passados, ficar querendo entender missão, destino, alma, penitência, culpa, medo de julgamento no juízo final, espíritos zombeteiros, maozinhas e pezinhos que aparecem em cima da mesa, diabo, ET e Drangon Ball....por favor!

Na verdade meu pensamento é o seguinte: não cabe saber. Temos que ser humildes e ver que a evidência é uma só: se existisse uma verdade absoluta, não existiriam tantas crenças disparatadas, concorrentes, contraditórias, dúbias, absurdas, e nem seria necessário ir à guerras santas em nome de entidades tão diferentes entre si.

Não precisamos nos debater procurando explicação para tudo. Não há por quê. Perda de tempo de viver...a vida é muito curta. Para alguns, execessivamente longa. Mas entendê-la e ao que chamamso Universo, não faz sentido. Jamais conseguiremos.

Bjs!

Em resumo, nenhum interesse pelo assunto :emoticon4: . Esse é um dos grandes baratos da humanidade, a imensa diversidade.

Conhecimento prá mim, é fundamental, e desde que me foi provado que espírito é fato, quero saber sim, tudo o que puder sobre o assunto

Bjs

Jeanioz
Gênero: Masculino

Re: Re.: Ocorreu-me agora a pouco...

Mensagem por Jeanioz »

O GRANDE UM escreveu:Quem diz que não tem espírito não tem vida.

Puxa, eu estava morto e não sabia... :emoticon8:

:emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

O GRANDE UM escreveu:Brilhante resposta, salgueiro! Eu não faria melhor!

Não mais brilhante que a minha resposta!!!!

Jeanioz escreveu:
Apocaliptica escreveu:É uma constatação. Quero ver a refutação a isto.

Refutação? Ok...

Toda a graça da humanidade, incluindo o espírito, vem do Senhor Jesus!

Pronto! Venci! Perfect! Flawless victory!!! :emoticon12:

Ninguém SEQUER teve a CORAGEM de refuta-lo no tópico todo!!!! É o melhor argumento de TODO o RV!!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Apocaliptica

salgueiro escreveu:
Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Bjs!

Em resumo, nenhum interesse pelo assunto :emoticon4: . Esse é um dos grandes baratos da humanidade, a imensa diversidade.

Conhecimento prá mim, é fundamental, e desde que me foi provado que espírito é fato, quero saber sim, tudo o que puder sobre o assunto

Bjs

Conhecimento é fundamental para todos nós, a menos que não se ligue para ele. Mas por que preciso tentar arrancar do nada coisas que não há como saber e que não servem para nada? Quem tem ânsia por saber de onde veio e para que está aqui, ou o que tem depois da morte, deve viver numa corrida contra o tempo. A vida é breve e alguns tem mais dificuldade de encarar a finitude, por isso se enredam numa trama que lhes dê um pouco de consolo sobre uma fantasiosa continuidade, tanto para trás quanto para frente. Nem mesmo o tempo conseguimos ainda definir, imagina afirmar que saímos de um corpo há 500 anos atrás e voltamos há 6 meses. Não há nada de importante realmente nisto. Nada vai mudar a vida. Não temos controle sobre o amanhã e nem temos certeza que estivemos em algum lugar do passado. E daí se estivemos, se não temos memória? Me interessa quem eu sou, o que muda para mim o que meu espírito amnésico sabe e não pode me contar? Aliás, se eu sou meu espírito, que precisa evoluir, não seria mais coerente que ele ( eu) tivéssemos consciência do processo macro?

Mas a DE, não achando coerência entre o corte na linha do tempo, inventou uma dissociação entre espírito e consciência- a inexistência de uma memória contínua ( paradoxal demais isto), eliminando daí o que seria o mais óbvio e eficaz para o intento prioritárito segunda a Doutrina ( o aprendizado e a evolução).

De novo, SE eu sou o espírito, como é que ele evolui se não memória? O aprendizado se dá justamente pelo encadeamento de fatos memorizados, junto com o conhecimento de metas e objetivos. A DE diz que os espíritos contam que precisam evoluir, mas não explica o porque da falta do principal mecanismo para tal : a memória.

Realmente, se os espíritos soubessem de tudo, eles seriam mais objetivos. Qual o intuito deles de esconder o jogo? Por que se boicotem?

É muita projeção da consfusão da psiqué humana.
Como em todas as seitas, doutrinas e religiões, o que vale é projetar a si mesmo. O ser humano é tão engraçado...

NadaSei

Re: Ocorreu-me agora a pouco...

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Obrigada pelo esforço, querido. Mas não convenceu...

Se eu inexisto sem meu espírito, se meu corpo nada é sem ele, se o espírito é meu "anima", tudo o que sou e que se manifesta em mim, é obra do meu espírito.

Tudo em mim, personalidade ( ego, superego e ID), e minha psiqué toda, SÃO O MEU ESPÍRITO ( que é Deus).

Como pode eu ser atéia?

Quero ver uma resposta de DE para isto.

Se isso tudo fosse o espirito, quando o corpo morre, como poderia o espirito continuar vivo?
Corpo é uma coisa, espirito outra.
Quando o corpo morre, o espirito arruma outro, com outra personalidade, outro ID, ego, etc...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apocaliptica

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:Obrigada pelo esforço, querido. Mas não convenceu...

Se eu inexisto sem meu espírito, se meu corpo nada é sem ele, se o espírito é meu "anima", tudo o que sou e que se manifesta em mim, é obra do meu espírito.

Tudo em mim, personalidade ( ego, superego e ID), e minha psiqué toda, SÃO O MEU ESPÍRITO ( que é Deus).

Como pode eu ser atéia?

Quero ver uma resposta de DE para isto.

Se isso tudo fosse o espirito, quando o corpo morre, como poderia o espirito continuar vivo?
Quando o corpo morre, o espirito arruma outro, com outra personalidade, outro ID, ego, etc...

Ué, pergunte à DE, que diz que o espírito continua após a morte. Claro que corpo é uma coisa, mas pela DE ele só tem vida através da encarnação de um espírito. Senão é um corpo inanimado.

Os espíritas dizem que nós somos o nosso espírito e nada mais além disto. Não sou eu quem diz. É a DE.
Se nós somos o nosso espírito, nossa mente e psiqué também só existem em função dele.
Se não fosse assim, como o espírito evoluiria? Nada disso faz sentido.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

salgueiro escreveu:
desde que me foi provado que espírito é fato,

Palmas para a Saaaaaaal, ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ, clap, clap, clap!!
É um problema espiritual, chupe pau!

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:

Ué, pergunte à DE, que diz que o espírito continua após a morte. Claro que corpo é uma coisa, mas pela DE ele só tem vida através da encarnação de um espírito. Senão é um corpo inanimado.

Os espíritas dizem que nós somos o nosso espírito e nada mais além disto. Não sou eu quem diz. É a DE.
Se nós somos o nosso espírito, nossa mente e psiqué também só existem em função dele.
Se não fosse assim, como o espírito evoluiria? Nada disso faz sentido.

Sim, mas o corpo seria como uma maquina inconsciente com uma personalidade tipo uma inteligência artificial.
Com a evolução da robótica, um espirito poderia em têoria encarnar em um robô super avançado... O corpo continua sendo algo diferente do espirito, um mero "veiculo".
O veículo só ganha vida real, quando animado por um espirito.

Se o seu carro é poluidor, isso não significa que você não tenha consciência ambiental... O veículo não é você de verdade, é só uma "casca" com uma função especifica.
Em meu computador eu posso instalar o Linux ou o Ruindows, nem por isso meu computador deixa de ser intel...
De qualquer forma, o computador só ganha vida quando temos um sistema operacional instalado.
quer mais exemplos? :emoticon211: :emoticon248:
Editado pela última vez por NadaSei em 30 Abr 2007, 02:47, em um total de 1 vez.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apocaliptica

Re.: Ocorreu-me agora a pouco...

Você conseguir reinventar a DE! hauahuahuah

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Você conseguir reinventar a DE! hauahuahuah
:emoticon266:

PS. Tá tarde, vai dormir... :emoticon16:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Apocalíptica escreveu:Conhecimento é fundamental para todos nós, a menos que não se ligue para ele. Mas por que preciso tentar arrancar do nada coisas que não há como saber e que não servem para nada?

Também acho que é absoluta falta do que fazer estudar algo em que a opinião própria diz que é baseada em fantasia. Para quem possui opinião contrária, acaba encontrando muito mais do que poderia esperar. E com direito a uso prático :emoticon4:

Apocalíptica escreveu:Quem tem ânsia por saber de onde veio e para que está aqui, ou o que tem depois da morte, deve viver numa corrida contra o tempo. A vida é breve e alguns tem mais dificuldade de encarar a finitude, por isso se enredam numa trama que lhes dê um pouco de consolo sobre uma fantasiosa continuidade, tanto para trás quanto para frente.

Vc percebe que isso é uma análise psicológica, que tenho certeza que engloba alguns sim, mas que é reducionista. Seria o mesmo, se eu colocasse que todos que renegam a existência do espírito fossem pessoas incapazes de assumir responsabilidades por seus atos ou que morrem de medo da continuidade. Esse tipo de abordagem nunca leva em conta a imensa diversidade humana mas sempre tem no bojo a intenção de tornar o "oponente" um ..... para simplicar a coisa ...... um imbecil ...... ou alguém em que falta algo de valor em critério próprio

Apocalíptica escreveu:Nem mesmo o tempo conseguimos ainda definir, imagina afirmar que saímos de um corpo há 500 anos atrás e voltamos há 6 meses. Não há nada de importante realmente nisto. Nada vai mudar a vida. Não temos controle sobre o amanhã e nem temos certeza que estivemos em algum lugar do passado.

Quem está colocando a falta de "valor", ou melhor, não dando importância ao fato é vc. E o grande engano é que faz diferença sim, podemos mudar o amanhâ, caso esse seja o desejo. Uma das coisas que a doutrina ensina de forma muito clara, é que não somos fantoches de nada, a total responsabilidade de sua vida está nas suas mãos

Apocalíptica escreveu:De novo, SE eu sou o espírito, como é que ele evolui se não memória? O aprendizado se dá justamente pelo encadeamento de fatos memorizados, junto com o conhecimento de metas e objetivos. A DE diz que os espíritos contam que precisam evoluir, mas não explica o porque da falta do principal mecanismo para tal : a memória.

O por que do esquecimento ? Simples, culpa. Se já é complicado lidar com ela dentro de uma encarnação, imagine no somatório.

Apocalíptica escreveu:Realmente, se os espíritos soubessem de tudo, eles seriam mais objetivos. Qual o intuito deles de esconder o jogo? Por que se boicotem?

Eu realmente ainda não consegui perceber se vc realmente não conhece nada sobre a doutrina, por favor, não se ofenda porque a minha intenção não é essa, ou se é algum tipo de pegadinha. Digo isso, porque o tipo de pergunta que vc coloca é típica de ouvi falar aqui, conheci fulano que dizia isso ou se comportava de tal forma mas são tão básicas e facilmente respondidas dentro da doutrina. Gostaria mesmo de saber :emoticon4:

Bjs

Mig Lee Too

Mensagem por Mig Lee Too »

Que tipo de coisas achas que sao fantasia, Sal... e que nao valem o teu esforço?
"....................." Silent Bob

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Mig Lee Too escreveu:Que tipo de coisas achas que sao fantasia, Sal... e que nao valem o teu esforço?

O que eu quis dizer Miguel, é que para alguém que acha que a existência do espírito não passa de fantasia, não tem lógica perder tempo estudando

Bjs

Mig Lee Too

Ah... percebi mal...

Mas nao concordo. Uma pessoa pode ser ateia... mas se nao conhecer a Biblia... se nao estudar Deus... nunca compreenderá, por exemplo, Shakespeare... ou Milton... ou Byron... ou Pessoa.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Mig Lee Too escreveu:Ah... percebi mal...

Mas nao concordo. Uma pessoa pode ser ateia... mas se nao conhecer a Biblia... se nao estudar Deus... nunca compreenderá, por exemplo, Shakespeare... ou Milton... ou Byron... ou Pessoa.

Pelo visto, me enquadro naqueles que não alcançaram plena compreensão dos ditos cujos. Jamais consegui ter estômago para ler a Bíblia toda :emoticon4:

Bjs

Mig Lee Too

Tudo depende do que queres compreender. Duvido que possas ter uma compreençao plena de Kardeck sem ler a Biblia toda...

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Mig Lee Too escreveu:Tudo depende do que queres compreender. Duvido que possas ter uma compreençao plena de Kardeck sem ler a Biblia toda...

Essa não tenho conhecimento para responder. Se um dia resolver enfrentar a empreitada, conto o resultado :emoticon4:

Bjs

Mig Lee Too

Mas é óbvio Sal. Kardek nao foi influenciado pela sua cultura? De onde vieram as suas ideias? De onde veio o seu racismo? Até parece que Kardek está a olhar para a realidade dos espíritos com o espírito de um "iluminado"...

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Mig Lee Too escreveu:Mas é óbvio Sal. Kardek nao foi influenciado pela sua cultura? De onde vieram as suas ideias? De onde veio o seu racismo? Até parece que Kardek está a olhar para a realidade dos espíritos com o espírito de um "iluminado"...

Para poder ter uma noção de quanto da cultura imediata existe dentro da doutrina teria que ler todo o material colhido por Kardec para perceber as escolhas feitas por ele ao separar o material

Bjs

Mig Lee Too

Exato. Mas podes começar por ler a Bibla :emoticon16:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Mig Lee Too escreveu:Exato. Mas podes começar por ler a Bibla :emoticon16:

Não me considero apta ainda :emoticon26:

Bjs

videomaker

Mensagem por videomaker »

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:Se eu inexisto sem meu espírito...
Se meu espírito sou eu...
E eu sou atéia...
Meu espírito é ateu.

Muito bom gaucha! :emoticon1: vc não é outra pessoa, a não ser vc mesma! :emoticon16:

video, não entendeu o raciocínio ou está saindo pela tangente? Não há outra pessoa, eu sou meu espírito, é o que vocês espíritas dizem. SE eu sou ele, ele não crê na existência dele mesmo, porque a DE diz que que o processo espiritual é o próprio Deus. Alguma coisa está errada na DE.

Entendi sim! Veja só como é a coisas, alguns espiritos se comunicam dizendo ser apenas um pensamento que vaga o nada, e não alguem que um dia viveu na terra! quer ceticismo maior que esse? :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Trancado