Crianças sao Teístas Naturais

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
zencem

Re: Crianças sao Teístas Naturais

Mensagem por zencem »

Mig Lee Too escreveu:No Livro "The God Delusion" no capitulo "As raízes da religiao" Richard Dawkins defende que o cérebro humano está sintonizado para a religiao. Somos dualistas naturais e as crianças sao teístas naturais.

A teoria de que somos dualistas naturais é do psicólogo Paul Bloom. O mesmo psicologo diz que as crianças sao criacionistas naturais... porque as crianças tem uma tendencia para ver propósito em tudo. O mesmo é sugerido pela psicologa Deborah Keleman neste artigo: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/quer ... t=Abstract

Lá se vai a teoria que diz qe nascemos ateus... :emoticon16:

Pronto!
Lá vem mais um cheio de conclusões.
Certamente não entende nada do que o Richard Dawkins diz e ja vem soltando fogos num forum cético.

Eu também acho, (note bem: eu disse acho) que o cérebro humano está sintonizado com religião.
Inclusive já discuti isso aquí com o "NadaSei" no tópico "Grupo que defende pedofilia cria partido na Holanda", especialmente na página 2:

http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=10701&postdays=0&postorder=asc&start=20

Religião, o sentimento que faz parte da razão, justamente para dar suporte ao pensamento que se manifesta livre, fora da esfera instintinva animal que serve como unico guia comportamental dos outros nossos irmãozinhos naturais, ela é imprescindível para um ser inteligente, como o homo sapiens.

Mas esta ferramenta espiritual, que podemos chamar também de filosofia e que Sócrates e Platão deram início à sua construção com tanta propriedade, para mostrar-nos o caminho da ética e da formação correta de nosso caráter, não é aquele pandemônio de doutrinas, rituais e crenças, criadas por ideologias interessadas em exerecer domínio sobre a mente humana.

As instituições religiosas, corporiificadas como igrejas, se apropriaram indebitamente desta demanda, desta necessidade humana, e atrofiaram o seu significado, pra satisfazer uma ambição de dominação e poder, transformando o pensar humano na pasmaceira do obscurantismo, do conflito e do sectarismo.

O que é o homem hoje?
Este tempo todo se enchendo de igrejas, no que está virada a humanidade?

Esta humanidade que representa a única espécie animal, cuja ação tem origem justamente na sua capacidade de pensar?

Porque os outros animais convivem harmoniosamente com a natureza, são fiéis e confiáveis enquanto nós não temos nem capacidade de debater nossas diferenças, somos sujos, hipócritas e covardes?

Pensa nisso daí, ô Mig Lee, ao invés de perder tempo com a idiotice de defender as cores da tua bandeira.

[]s.

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Zencem, o gajo a que vc se refere, é o "velho" Miguel :emoticon4:

Bjs

Apocaliptica

Re.: Crianças sao Teístas Naturais

Mensagem por Apocaliptica »

É. Animais vivem em harmonia. E não precisam de fé e nem de religião. Ah...não somos animais? Somos humanos? Evoluímos? Sim. Por isto é que criamos coisas para ter domínio e exercer poder. Infelizmente.
Claro, animais não precisam da Ciência também, mas Ciência não traz em si o objetivo final da "harmonia" e sim a melhoria da qualidade do entendimento objetivo e não o subjetivo das crenças e religiões.

zencem

Mensagem por zencem »

salgueiro escreveu:

Zencem, o gajo a que vc se refere, é o "velho" Miguel :emoticon4:

Bjs

O Cara! Que Mico> hehehe!!!

Miguel! Perdão foi feito pra gente pedir.

Desculpe!

Obrigado, Salgueiro, querida!

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

Mig Lee Too

Mensagem por Mig Lee Too »

zencem escreveu:
Mig Lee Too escreveu:No Livro "The God Delusion" no capitulo "As raízes da religiao" Richard Dawkins defende que o cérebro humano está sintonizado para a religiao. Somos dualistas naturais e as crianças sao teístas naturais.

A teoria de que somos dualistas naturais é do psicólogo Paul Bloom. O mesmo psicologo diz que as crianças sao criacionistas naturais... porque as crianças tem uma tendencia para ver propósito em tudo. O mesmo é sugerido pela psicologa Deborah Keleman neste artigo: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/quer ... t=Abstract

Pronto!
Lá vem mais um cheio de conclusões.
Certamente não entende nada do que o Richard Dawkins diz e ja vem soltando fogos num forum cético.

Eu também acho, (note bem: eu disse acho) que o cérebro humano está sintonizado com religião.
Inclusive já discuti isso aquí com o "NadaSei" no tópico "Grupo que defende pedofilia cria partido na Holanda", especialmente na página 2:

http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=10701&postdays=0&postorder=asc&start=20

Religião, o sentimento que faz parte da razão, justamente para dar suporte ao pensamento que se manifesta livre, fora da esfera instintinva animal que serve como unico guia comportamental dos outros nossos irmãozinhos naturais, ela é imprescindível para um ser inteligente, como o homo sapiens.

Mas esta ferramenta espiritual, que podemos chamar também de filosofia e que Sócrates e Platão deram início à sua construção com tanta propriedade, para mostrar-nos o caminho da ética e da formação correta de nosso caráter, não é aquele pandemônio de doutrinas, rituais e crenças, criadas por ideologias interessadas em exerecer domínio sobre a mente humana.

As instituições religiosas, corporiificadas como igrejas, se apropriaram indebitamente desta demanda, desta necessidade humana, e atrofiaram o seu significado, pra satisfazer uma ambição de dominação e poder, transformando o pensar humano na pasmaceira do obscurantismo, do conflito e do sectarismo.

O que é o homem hoje?
Este tempo todo se enchendo de igrejas, no que está virada a humanidade?

Esta humanidade que representa a única espécie animal, cuja ação tem origem justamente na sua capacidade de pensar?

Porque os outros animais convivem harmoniosamente com a natureza, são fiéis e confiáveis enquanto nós não temos nem capacidade de debater nossas diferenças, somos sujos, hipócritas e covardes?

Pensa nisso daí, ô Mig Lee, ao invés de perder tempo com a idiotice de defender as cores da tua bandeira.

[]s.

Zencen. Nao me leves a mal... nao se trata de nao gostar de tu. Mas procuro sempre que posso nao discutir contigo...

Mig Lee Too

ah, nao vi o pedido desculpas.
Mas já falei :emoticon16:

O Zencen costuma-se precipitar (com aquele seu jeito de professor pardal :emoticon16: ). Mas aposto que nao leu o "God Delusion" de Richard Dawkins. Ao contrário de mim que o li 2 vezes. Alé de que li todos (repito todos) os livros de Dawkins. Excepto o segundo dele...
"....................." Silent Bob

zencem

Re: Re.: Crianças sao Teístas Naturais

Mensagem por zencem »

Apocaliptica escreveu:É. Animais vivem em harmonia. E não precisam de fé e nem de religião. Ah...não somos animais? Somos humanos? Evoluímos? Sim. Por isto é que criamos coisas para ter domínio e exercer poder. Infelizmente.
Claro, animais não precisam da Ciência também, mas Ciência não traz em si o objetivo final da "harmonia" e sim a melhoria da qualidade do entendimento objetivo e não o subjetivo das crenças e religiões.

Menina, cada dia sou mais teu fã.

Eu acho que essa queda pela ambição e pelo poder tambem tem origem natural, mas, se se exacerbou tanto, foi justamente pela irracionalidade que se criou na subjetividade de crer sem o suporte do compreender.

Como você expressa bem: a ciência não contempla o objetivo da harmonia, no entanto, ela a alcança espontaneamente.
Podemos até nos espelhar nesse critério como forma de construir caminhos que gere mais entendimento, nas relações humanas: os da realidade.

Elvis não morreu

Mensagem por Elvis não morreu »

O cahorro é o melhor amigo do homem,e a busca pela razão pura e desinteressada é a melhor amiga da criança.
what sound you?

Mig Lee Too

Quanto há armonia... se vcs acham o sistema de harens das focas, elefantes marinhos, etc, harmonia...

Elvis não morreu

Mensagem por Elvis não morreu »

Azathoth escreveu:Miguellito, os argumentos a favor disso são muito convincentes. O dualismo de substância é de longe o posicionamento ontológico mais popular para o problema mente-corpo, apesar de já ter sido contundentemente refutado. É um dos universais culturais humanos.

I see myself compeled to remind you about the eletromagnetic soul´s proof :emoticon16: .
what sound you?

zencem

Mensagem por zencem »

Mig Lee Too escreveu:ah, nao vi o pedido desculpas.
Mas já falei :emoticon16:

O Zencen costuma-se precipitar (com aquele seu jeito de professor pardal :emoticon16: ). Mas aposto que nao leu o "God Delusion" de Richard Dawkins. Ao contrário de mim que o li 2 vezes. Alé de que li todos (repito todos) os livros de Dawkins. Excepto o segundo dele...

Não lí mesmo, Miguel.

Eu não consigo ler nada. Tenho sono diurno.

Quando leio então?!

A gafe se deu, justamente porque o teu texto era pequeno e deu para ler.

Se eu soubesse quem era, não teria interpretado pela primeira idéia.

:emoticon19: hehe!

NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Mig Lee Too escreveu:
videomaker escreveu:
Eu mesmo sou teísta e não vejo nenhum tipo de propósito ou sentido na vida.

Cara tu é engraçado.... muito. :emoticon12:

O teísmo do NadaSei é contraditório. Se para ele nao há propósito... entao o Deus dele nao tem propósitos. Mais vale dizer que esse Deus é acefalo.

Óra, um Deus surgido do nada ou no incompreensível sempre existiu, não tem propósito por si só.
Ele existe e pronto, existindo faz o que quer.

É como o universo ateu, existe sabe-se lá como e, sendo nós existentes, fazemos o que queremos.
Isso não significa que exista um propósito na existência de qualquer coisa.
Qual o propósito de Deus existir?
Qual o propósito de viver?
Nenhum.

Mesmo que Deus crie algumas coisas para seus objetivos, isso não é um "propósito" por si só, é apenas o querer de Deus.
É como nós, nossa existência do ponto de vista ateu, não tem propósito se não o que damos a ela. Também criamos "coisas" com o propósito de servir ao nosso "querer".

A vida não tem sentido nem um objetivo maior que o simples "viver".
É viver por viver, nada mais.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Mig Lee Too

nao percebo nada

Deus é um universo ateu, entao.

Mig Lee Too

"A arte pela arte"... diz o bon vivant...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:É. Animais vivem em harmonia. E não precisam de fé e nem de religião. Ah...não somos animais? Somos humanos? Evoluímos? Sim. Por isto é que criamos coisas para ter domínio e exercer poder. Infelizmente.

Estaria certa se religião e crença fossem a mesma coisa.
Religião é quase uma mistura de psicologia e filosofia, mas que não segue o método científico.

Vocês (ateus e teístas) estão misturando as bolas de todos os lados.
Misturam religião com teísmo, crença, necessidade de propósito, etc...

Mesmo que o homem tenha em si, uma necessidade racional de ver propósito em tudo, de fazer certas associações, ter um pensamento mágico, etc...
Nada disso implica necessariamente em nascer teísta.

É possível fazer todo tipo de associação e encontrar propósitos imaginários, sem criar um conceito de Deus.
Mesmo porque, nas crianças isso necessitaria de uma capacidade racional que ainda não tem.
As crianças tornam-se teístas desde cedo por influência das pessoas a sua volta, não criam isso sozinhas, nem nascem assim pelos motivos sugeridos.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Mig Lee Too escreveu:nao percebo nada

Então tente responder a essa questão.
Qual o objetivo de se viver eternamente?
Qual o objetivo de Deus existir?

Mig Lee Too

Tu é que misturas tudo e dizes que é tudo a mesma coisa :emoticon12:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Mig Lee Too escreveu:Tu é que misturas tudo e dizes que é tudo a mesma coisa :emoticon12:

E onde é que eu fiz isso de que me acusa?

Mig Lee Too

NadaSei escreveu:
Mig Lee Too escreveu:nao percebo nada

Então tente responder a essa questão.
Qual o objetivo de se viver eternamente?
Qual o objetivo de Deus existir?

Só Deus pode responder a essa. Mas como Deus criou o tempo (só ele sabe o porque)... essas perguntas aplicadas a um Deus nao fariam sentido. Nao haveria duraçao para existencia de Deus. Santo Agostinho articulou isto melhor.

Mig Lee Too

NadaSei escreveu:
Mig Lee Too escreveu:Tu é que misturas tudo e dizes que é tudo a mesma coisa :emoticon12:

E onde é que eu fiz isso de que me acusa?

Aquela história dos deuses, e como eles sao tudo farinh do mesmo saco, etc...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Mig Lee Too escreveu:Aquela história dos deuses, e como eles sao tudo farinh do mesmo saco, etc...

Você é que misturou duas discussões que nada tem a ver uma com a outra.
Depois, eu já demonstrei que isso é verdade em religiões como cristianismo, hinduísmo e taoísmo.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

NadaSei escreveu:

Religião é quase uma mistura de psicologia e filosofia, mas que não segue o método científico.

Vocês (ateus e teístas) estão misturando as bolas de todos os lados.
Misturam religião com teísmo, crença, necessidade de propósito, etc...

Mesmo que o homem tenha em si, uma necessidade racional de ver propósito em tudo, de fazer certas associações, ter um pensamento mágico, etc...
Nada disso implica necessariamente em nascer teísta.

É possível fazer todo tipo de associação e encontrar propósitos imaginários, sem criar um conceito de Deus.
Mesmo porque, nas crianças isso necessitaria de uma capacidade racional que ainda não tem.
As crianças tornam-se teístas desde cedo por influência das pessoas a sua volta, não criam isso sozinhas, nem nascem assim pelos motivos sugeridos.

"Vocês, ateístas", coisa nenhuma. Não sou imbecil de misturar fé com religião e já falei sobre esta dissociação milhões de vezes aqui, incluisve ontem. Nem sei por que você está dizendo este non sense.

Eu justamente acho que criança nenhuma nasce teísta e quem inventa deuses e fale sobre eles como fala sobre o lobo mau são os adultos.

De onde você tirou isto?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:"Vocês, ateístas", coisa nenhuma. Não sou imbecil de misturar fé com religião e já falei sobre esta dissociação milhões de vezes aqui, incluisve ontem. Nem sei por que você está dizendo este non sense.

Eu justamente acho que criança nenhuma nasce teísta e quem inventa deuses e fale sobre eles como fala sobre o lobo mau são os adultos.

De onde você tirou isto?

Calma Leoa.
A parte que cabia a você era apenas essa:
NadaSei escreveu:

O restou foi uma resposta geral para diversos membros, do que "pesquei" por todo o tópico.
Inclusive a parte sobre as crianças não nascerem teístas, logicamente se dirigia aos teístas que defendem isso... coisa que não vi nenhum ateu fazendo.

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

Em primeiro lugar duvido muito que Dawkins tenha feito tal afirmação uma vez que ele é ferrenho defensor de que as crianças sofrem um tipo de abuso mental, principalmente por parte dos pais. Isso porque elas são ensinadas a seguir a religião dos pais e não lhes é dada a possibilidade de escolha atravéz de informação. Como Dawkins mesmo disse: "não existem crianças cristãs, muçulmanas, etc. Existem crianças de pais cristãos, muçulmanos, etc.
Isso é, inclusive, o principal objetivo do livro de Richard Dawkins: conscientizar (se é que isso é possível em se tratando de fé) os pais a não impor seu modo de vida aos filhos, o que caracteriza uma certa forma de escravidão intelectual.
Em segundo lugar, gostaria de saber como são realizados esses "estudos" que afirmam que todos estamos "sintonizados" para religião. Será que pegam crianças de pais religiosos ou ateus? Aliás, outra constatação de Dawkins (confiram os 2 documentários dele - Delusão de Deus e O Vírus da Fé) é a de que as crianças absorvem aquilo que é passado a elas por uma figura que representa autoridade. Nesse sentido, as crianças são tão "sintonizados" para a religião como o são para o Papai Noel.

Em tempo: meu primeiro post. :emoticon7:

Abraço a todos.

Mig Lee Too

Outro que nao leu o livro :emoticon5:

Se duvidas le o livro... que também fala desse abuso mental...

Trancado