Acauan escreveu:RicardoVitor escreveu:Ué? "Viria" não, VEIO do interior do Estado e da própria capital. Essa historinha dos nordestinos "construindo São Paulo" é uma bobagem sem tamanho, a invasão em massa vinda do Nordeste ocorreu durante as décadas de 70-80, quando São Paulo JÁ era uma grande cidade, industrializada e desenvolvida.
Apresente-me esta cidade que eu não conheci.
Nasci e fui criado em São Caetano do Sul, no ABC paulista, que os indicadores apontam como referência nacional em desenvolvimento humano, graças é claro à indústria automobilística.
Esta beleza de cidade nos anos sessenta era sessenta por cento mato, como todo o ABC e como todo o entorno da Grande São Paulo ou seja, a urbanização brasileira é muito recente e os nordestinos que migraram para cá ajudaram a contruí-la sim senhor.
E não importa como ou porque, posso afirmar com autoridade que as fábricas paulistas não existiriam sem os migrantes, assim como nossos badalados restaurantes não teriam o prestígio que tem sem eles (para quem não sabe, a maioria dos chefs da capital gastronômica do país são nordestinos ou descendentes).
Dentre outros muitos exemplos que poderiam ser dados, mas que podem ser substituídos pelo bom senso e um pouco menos de preconceito.
Estranho foi morar em SP por 3 vezes e ouvir dos próprios paulistanos coisas do tipo:
- Não gostamos de invasores.
- Nossa cidade foi invadida.
- Perdemos nossa personalidade.-
- São Paulo não é mais dos paulistanos e sim de gente de fora.
- Os nordestinos chegaram aqui e virou esta bagunça.
- Nordestino só serve para emprego que não exige muito preparo.
- Roubaram a cidade dos paulistanos, estamos fugindo para o interior.
Ouvi muito estas coisas.
E grande parte das indústrias de SP tinham na verdade, não nordestinos, mas italianos e alemães em suas linhas de montagem e plantas industriais.
Una-se a isto a observação de que há muitos garçons, por exemplo, mas chefs...em bons restaurantes? Só nos de comidas típicas nordestinas. Os grandes chefs de cuisine paulistanos são europeus ou descendentes.