Brasileiros pagam impostos suecos
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Brasileiros pagam impostos suecos
Chega de impostos!
Até quando vamos ficar parados, feito patos de tiro ao alvo?!
Cora Rónai
Na segunda passada, terminamos todos, ou quase todos, de entregar nossas declarações de renda ao governo — como carneiros que, a caminho do matadouro, entregassem aos açougueiros os machados com que serão abatidos.
Em outros tempos, quando a carga tributária asfixiava assim a população, as pessoas pegavam em armas e demonstravam, de forma inequívoca, a sua insatisfação.
O mundo mudou daqueles bons tempos para cá; hoje, supostamente civilizados, impregnados de calmantes até a raiz dos cabelos, quando muito chiamos no botequim e escrevemos crônicas, artigos e cartas para os jornais.
Mas pergunto, honesta e sinceramente: vocês acham que alguém lê jornal em Brasília, exceto para pensar em formas de cercear a liberdade de imprensa e/ou processar jornalistas?! Pela falta de resposta ao que antigamente atendia por “clamor popular”, tenho a impressão de que, nos gabinetes do poder, circulam apenas revistas de celebridades e livros para colorir, de preferência em cor-de-rosa.
Quanto às autoridades, tendo chegado, cada qual, ao ápice do ser humano que lhes coube, preocupamse apenas em enriquecer rápido, obter bons cargos para a famiglia e conseguir, em tempo recorde, aposentadorias que nós, otários, não veremos nem em sonhos, ainda que trabalhando a vida inteira.
Note-se que, nas declarações, está apenas o imposto que conseguimos distinguir como tal. Na segunda-feira mesmo, fatídico dia das contas com o fisco, publiquei no Info Etc. o desabafo de um amigo que, seduzido por um notebook da HP, quase fez a besteira de comprálo pelos R$ 8 mil que custa no Brasil.
Nos Estados Unidos, a mesmíssima máquina, com a mesmíssima configuração, sai pelo equivalente a R$ 2,5 mil. Ou seja, pagamos mais do triplo do preço porque, a cada computador comprado, o governo leva dois!
Meu amigo, camarada digno, correto, que gosta de fazer tudo nos conformes mas não é nem milionário nem trouxa, recusou-se a bancar o idiota e recorreu, obviamente, a um “esquema”: lá se foi mais um cidadão do bem, empurrado para a ilegalidade por uma política corrupta e corruptora.
À tarde, um leitor me enviou um cálculo mais preciso, baseado no salário mínimo brasileiro e numa jornada de 160 horas mensais ao mínimo federal americano de US$ 5,15 por hora. Nos EUA, um trabalhador pode comprar a máquina, a preço local, com pouco mais de um mês de trabalho. Já no Brasil, o trabalhador precisa suar a camisa por mais de 20 meses — isso se não almoçar, jantar ou pagar aluguel. Em suma: levando-se em conta o poder aquisitivo nos dois países, o computador é — segurem-se! mdash; 15,36 vezes mais caro aqui.
Se você quiser saber quanto do seu dinheiro é usado para dar ministérios inúteis a mangabeiras e companheiros que não se elegeram, para financiar o MST, para fazer reformas cosméticas superfaturadas nos aeroportos e nas estradas e, de modo geral, sair pelo ladrão (santa expressão!), vá ao utilíssimo site mantido pela Aclame (Associação da Classe Média), ONG sediada em Porto Alegre: <www.aclame.com.br>.
Lá há algumas ferramentas da maior utilidade para o cidadão inocente. Uma é o Impostômetro, que faz a conta de quanto o brasileiro já pagou de impostos em 2007. Na última olhada que dei, o total era de R$ 302.594.983.865,57.
Outra pequena maravilha é uma calculadora de imposto que impede que o contribuinte fique na ilusão de que tudo o que paga ao governo é a fatia extorquida do seu contracheque. Vão até lá e façam uma simulação dos seus ganhos e gastos: é assustador.
Somos o quarto país do mundo em arrecadação.
Acho que nem eu nem vocês nos importaríamos tanto com isso se víssemos o nosso dinheiro bem empregado, se vivêssemos com segurança em cidades limpas e bem conservadas, se tivéssemos um bom transporte público, bons hospitais e escolas.
Mas qual é o sentido de pagar impostos suecos vivendo num Haiti?! Não sei vocês, mas eu, definitivamente, cansei de trabalhar para ver o meu dinheiro sendo atirado aos porcos. Cansei de trabalhar 216 dias por ano (!) para sustentar vagabundos.
Cansei, caramba!, de pagar por serviços que não recebo. Tributaristas que lêem este desabafo: como faz uma pessoa física, assalariada, para depositar em juízo o dinheiro que lhe tomam em nome de falsas promessas de campanha?!
Blog: http://www.cronai.com
Até quando vamos ficar parados, feito patos de tiro ao alvo?!
Cora Rónai
Na segunda passada, terminamos todos, ou quase todos, de entregar nossas declarações de renda ao governo — como carneiros que, a caminho do matadouro, entregassem aos açougueiros os machados com que serão abatidos.
Em outros tempos, quando a carga tributária asfixiava assim a população, as pessoas pegavam em armas e demonstravam, de forma inequívoca, a sua insatisfação.
O mundo mudou daqueles bons tempos para cá; hoje, supostamente civilizados, impregnados de calmantes até a raiz dos cabelos, quando muito chiamos no botequim e escrevemos crônicas, artigos e cartas para os jornais.
Mas pergunto, honesta e sinceramente: vocês acham que alguém lê jornal em Brasília, exceto para pensar em formas de cercear a liberdade de imprensa e/ou processar jornalistas?! Pela falta de resposta ao que antigamente atendia por “clamor popular”, tenho a impressão de que, nos gabinetes do poder, circulam apenas revistas de celebridades e livros para colorir, de preferência em cor-de-rosa.
Quanto às autoridades, tendo chegado, cada qual, ao ápice do ser humano que lhes coube, preocupamse apenas em enriquecer rápido, obter bons cargos para a famiglia e conseguir, em tempo recorde, aposentadorias que nós, otários, não veremos nem em sonhos, ainda que trabalhando a vida inteira.
Note-se que, nas declarações, está apenas o imposto que conseguimos distinguir como tal. Na segunda-feira mesmo, fatídico dia das contas com o fisco, publiquei no Info Etc. o desabafo de um amigo que, seduzido por um notebook da HP, quase fez a besteira de comprálo pelos R$ 8 mil que custa no Brasil.
Nos Estados Unidos, a mesmíssima máquina, com a mesmíssima configuração, sai pelo equivalente a R$ 2,5 mil. Ou seja, pagamos mais do triplo do preço porque, a cada computador comprado, o governo leva dois!
Meu amigo, camarada digno, correto, que gosta de fazer tudo nos conformes mas não é nem milionário nem trouxa, recusou-se a bancar o idiota e recorreu, obviamente, a um “esquema”: lá se foi mais um cidadão do bem, empurrado para a ilegalidade por uma política corrupta e corruptora.
À tarde, um leitor me enviou um cálculo mais preciso, baseado no salário mínimo brasileiro e numa jornada de 160 horas mensais ao mínimo federal americano de US$ 5,15 por hora. Nos EUA, um trabalhador pode comprar a máquina, a preço local, com pouco mais de um mês de trabalho. Já no Brasil, o trabalhador precisa suar a camisa por mais de 20 meses — isso se não almoçar, jantar ou pagar aluguel. Em suma: levando-se em conta o poder aquisitivo nos dois países, o computador é — segurem-se! mdash; 15,36 vezes mais caro aqui.
Se você quiser saber quanto do seu dinheiro é usado para dar ministérios inúteis a mangabeiras e companheiros que não se elegeram, para financiar o MST, para fazer reformas cosméticas superfaturadas nos aeroportos e nas estradas e, de modo geral, sair pelo ladrão (santa expressão!), vá ao utilíssimo site mantido pela Aclame (Associação da Classe Média), ONG sediada em Porto Alegre: <www.aclame.com.br>.
Lá há algumas ferramentas da maior utilidade para o cidadão inocente. Uma é o Impostômetro, que faz a conta de quanto o brasileiro já pagou de impostos em 2007. Na última olhada que dei, o total era de R$ 302.594.983.865,57.
Outra pequena maravilha é uma calculadora de imposto que impede que o contribuinte fique na ilusão de que tudo o que paga ao governo é a fatia extorquida do seu contracheque. Vão até lá e façam uma simulação dos seus ganhos e gastos: é assustador.
Somos o quarto país do mundo em arrecadação.
Acho que nem eu nem vocês nos importaríamos tanto com isso se víssemos o nosso dinheiro bem empregado, se vivêssemos com segurança em cidades limpas e bem conservadas, se tivéssemos um bom transporte público, bons hospitais e escolas.
Mas qual é o sentido de pagar impostos suecos vivendo num Haiti?! Não sei vocês, mas eu, definitivamente, cansei de trabalhar para ver o meu dinheiro sendo atirado aos porcos. Cansei de trabalhar 216 dias por ano (!) para sustentar vagabundos.
Cansei, caramba!, de pagar por serviços que não recebo. Tributaristas que lêem este desabafo: como faz uma pessoa física, assalariada, para depositar em juízo o dinheiro que lhe tomam em nome de falsas promessas de campanha?!
Blog: http://www.cronai.com
- Aranha
- Contato:
Re.: Brasileiros pagam impostos suecos
- Declarei meu imposto de renda e terei que restituir R$ 1.500,00 aos cofres da receita que dilapidou meu salário o ano inteiro, estou puto, muito puto, puto da vida mesmo!!!!!

"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
Votem no Lula e em todos que prometem reduzir impostos.
E também afirmem que o padrão de vida do brasileiro médio melhorou, aumentou a oferta de empregos, a qualidade dos serviços públicos e portanto o brasileiro está melhor do que jamais esteve.
E tem gente que AINDA diz besteiras como : " Mas na Suécia os impostos são mais pesados e ninguém reclama...".

E também afirmem que o padrão de vida do brasileiro médio melhorou, aumentou a oferta de empregos, a qualidade dos serviços públicos e portanto o brasileiro está melhor do que jamais esteve.
E tem gente que AINDA diz besteiras como : " Mas na Suécia os impostos são mais pesados e ninguém reclama...".

- Aranha
- Contato:
Re: Re.: Brasileiros pagam impostos suecos
Apocaliptica escreveu:Votem no Lula e em todos que prometem reduzir impostos.
![]()
![]()
- Sei que foi prá mim...

- Tudo bem eu mereço, mas seja justa ao menos, você votou no FHC que também jogou impostos na estratosfera, tive que fechar minha empresinha de prestação de serviços de informática e voltar a ser um servidor-estatal-que-mama-nas-tetas-do-governo por causa dele.
Abraços,
Ben Parker
Ben Parker
Abmael escreveu:Apocaliptica escreveu:Votem no Lula e em todos que prometem reduzir impostos.
![]()
![]()
- Sei que foi prá mim...![]()
- Tudo bem eu mereço, mas seja justa ao menos, você votou no FHC que também jogou impostos na estratosfera, tive que fechar minha empresinha de prestação de serviços de informática e voltar a ser um servidor-estatal-que-mama-nas-tetas-do-governo por causa dele.
Abraços,
Não foi para ti, querido. Vocês têm mania de achar que opiniões gerais são direcionadas, porque muitas vezes fazem
E esqueçam a dicotomia comigo pelo menos. Não sou tucana. Mas ainda prefiro FHC como homem do que o analfabeto ditadorzinho.
Beijos!
O problema maior não é nem a carga tributária, é a qualidade do imposto.No Brasil, se utiliza muito imposto cumulativo e muito pouco imposto sobre o valor adicionado.Tributa-se as exportações e os bens de capital, além de onerar os empregadores e empregados com contribuição previdenciária compulsória.Se um país quiser fazer uma reforma tributária,é só fazer exatamente o que o Brasil faz, só que de modo inverso.
Mas o Brasil se supera na questão de má utilização dos recursos.São 200 bilhões por ano gastos em políticas sociais.
Mas o Brasil se supera na questão de má utilização dos recursos.São 200 bilhões por ano gastos em políticas sociais.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”
Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)
"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."
John Maynard Keynes
Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)
"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."
John Maynard Keynes
Huxley escreveu:O problema maior não nem a carga tributária, é a qualidade do imposto.No Brasil, se utiliza muito imposto cumulativo e muito pouco imposto sobre o valor adicionado.Tributa-se as exportações e os bens de capital, além de onerar os empregadores e empregados com contribuição previdenciária compulsória.Se um país quiser fazer uma reforma tributária,é só fazer exatamente o que o Brasil faz, só que de modo inverso.
Pouco imposto sobre o valor adicionado? Pode me dar um exemplo?
- Aranha
- Contato:
Huxley escreveu:O problema maior não é nem a carga tributária, é a qualidade do imposto.No Brasil, se utiliza muito imposto cumulativo e muito pouco imposto sobre o valor adicionado.Tributa-se as exportações e os bens de capital, além de onerar os empregadores e empregados com contribuição previdenciária compulsória.Se um país quiser fazer uma reforma tributária,é só fazer exatamente o que o Brasil faz, só que de modo inverso.
- A tributação das exportações não acabou depois da lei Kandir?
Ben Parker
Ben Parker
Abmael escreveu:Huxley escreveu:O problema maior não é nem a carga tributária, é a qualidade do imposto.No Brasil, se utiliza muito imposto cumulativo e muito pouco imposto sobre o valor adicionado.Tributa-se as exportações e os bens de capital, além de onerar os empregadores e empregados com contribuição previdenciária compulsória.Se um país quiser fazer uma reforma tributária,é só fazer exatamente o que o Brasil faz, só que de modo inverso.
- A tributação das exportações não acabou depois da lei Kandir?
A lei Kandir foi uma alteração pontual e se refere a desoneração do ICMS.Num livro-texto de Economia do Setor Público que tenho (que é atualizado sobre a reforma tributária de 2003), ainda se cobra a desoneração total das exportações.Existem muitos impostos que não são IVAs.Uma vez que é impossível saber o montante de imposto cumulativo embutido no preço dos produtos-para tanto, seria necessário acompanhar sua produção desde os estágios iniciais de fabricação de cada um dos seus insumos-, só por mero acaso o percentual preestabelescido para o crédito tributário fornecido aos exportadores resulta em ressarcimento exato do ônus sobre os insumos decorrentes da tributação cumulativa.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”
John Maynard Keynes
John Maynard Keynes
- Aranha
- Contato:
Apocaliptica escreveu:Abmael escreveu:Apocaliptica escreveu:Votem no Lula e em todos que prometem reduzir impostos.
![]()
![]()
Abraços,
Não foi para ti, querido. Vocês têm mania de achar que opiniões gerais são direcionadas, porque muitas vezes fazem
E esqueçam a dicotomia comigo pelo menos. Não sou tucana. Mas ainda prefiro FHC como homem do que o analfabeto ditadorzinho.
Beijos!
- Como é que eu fui deixar passar essa!?!?!?!
- Você sabia que FHC tem uma excelente marca mundial? - O do presidente que MAIS AUMENTOU IMPOSTOS na história contemporânea MUNDIAL! ele aumentou o percentual de arrecadação em relação ao PIB em quase 2 dígitos (9,8%) !!!!
- Posso ter votado mal, mas voce foi mais engambelada ainda, hehehehehehe...

Beijos,
Ben Parker
Ben Parker
Abmael escreveu:Apocaliptica escreveu:Abmael escreveu:Apocaliptica escreveu:Votem no Lula e em todos que prometem reduzir impostos.
![]()
![]()
Abraços,
Beijos!
- Você sabia que FHC tem uma excelente marca mundial? - O do presidente que MAIS AUMENTOU IMPOSTOS na história contemporânea MUNDIAL! ele aumentou o percentual de arrecadação em relação ao PIB em quase 2 dígitos (9,8%) !!!!
- Posso ter votado mal, mas voce foi mais engambelada ainda, hehehehehehe...![]()
![]()
![]()
Beijos,
hauhauhauh
EU NÃO SOU TUCANA. Não me engambelo com ninguém. Ao contrário de quem votou 2 vezes no Lulinha e continua usando o antecessor como bode expiatório e escudo.
Mas vale sempre salientar: A PLATAFORMA DE CAMPANHA DO LULA E SEUS CUPINCHAS NÃO ERA DE EXERCER FALCATRUAS, AUMENTAR IMPOSTOS, FAZER TANTO TURISMO, ASSISTIR UMA ESCALADA DE VIOLÊNCIA E IMPUNIDADE DESCOMUNAIS, entre outras coisas. ERA???
Outra coisa: por que vocês dão tanta risada da situação? Não tem coragem de chorar? Ficam só lembrando as "heranças malditas"....coisa feia...eu queria rir também...mas não acho graça alguma.
Beijo!!!
- Aranha
- Contato:
Apocaliptica escreveu:Abmael escreveu:Apocaliptica escreveu:Abmael escreveu:Apocaliptica escreveu:Votem no Lula e em todos que prometem reduzir impostos.
![]()
![]()
Abraços,
Beijos!
- Posso ter votado mal, mas voce foi mais engambelada ainda, hehehehehehe...![]()
![]()
![]()
Beijos,
hauhauhauh
EU NÃO SOU TUCANA. Não me engambelo com ninguém. Ao contrário de quem votou 2 vezes no Lulinha e continua usando o antecessor como bode expiatório e escudo.
Mas vale sempre salientar: A PLATAFORMA DE CAMPANHA DO LULA E SEUS CUPINCHAS NÃO ERA DE EXERCER FALCATRUAS, AUMENTAR IMPOSTOS, FAZER TANTO TURISMO, ASSISTIR UMA ESCALADA DE VIOLÊNCIA E IMPUNIDADE DESCOMUNAIS, entre outras coisas. ERA???
Outra coisa: por que vocês dão tanta risada da situação? Não tem coragem de chorar? Ficam só lembrando as "heranças malditas"....coisa feia...eu queria rir também...mas não acho graça alguma.
Beijo!!!
- Mas tá tudo às mil maravilhas....

Beijos,
Ben Parker
Ben Parker
Abmael escreveu:Apocaliptica escreveu:Abmael escreveu:Apocaliptica escreveu:Abmael escreveu:Apocaliptica escreveu:Votem no Lula e em todos que prometem reduzir impostos.
![]()
![]()
Abraços,
Beijos!
![]()
![]()
Beijos,
hauhauhauh
Beijo!!!
- Mas tá tudo às mil maravilhas....![]()
Beijos,
EIN????CUMÃ????
- Aranha
- Contato:
- Calma meninas, estou de sacanagem, melhor rir do que chorar, vou pagar R$ 1.500,00 pilas de imposto de renda, Tô muito puto....
Beijos,

Beijos,
Ben Parker
Ben Parker
Apocaliptica escreveu:Abmael escreveu:Apocaliptica escreveu:Abmael escreveu:Apocaliptica escreveu:Votem no Lula e em todos que prometem reduzir impostos.
![]()
![]()
Abraços,
Beijos!
![]()
![]()
Beijos,
hauhauhauh
EU NÃO SOU TUCANA.
votou no Enéias?
Abmael escreveu:- Calma meninas, estou de sacanagem, melhor rir do que chorar, vou pagar R$ 1.500,00 pilas de imposto de renda, Tô muito puto....![]()
Beijos,
Puta merda. 1º de Abril nem era hoje mesmo...

SickBoy escreveu:Apocaliptica escreveu:Abmael escreveu:Apocaliptica escreveu:Abmael escreveu:Apocaliptica escreveu:Votem no Lula e em todos que prometem reduzir impostos.
![]()
![]()
Abraços,
Beijos!
![]()
![]()
Beijos,
hauhauhauh
EU NÃO SOU TUCANA.
votou no Enéias?
Votei no FCH por uns parcos motivos:
- Eu não concordo com voto compulsório. Isto não é meu modelo de democracia.
- Se sou obrigada a votar e não tenho confiança em nenhum candidato ( como era o caso ), eu defendo e costumo anular meu voto.
- Sou então acusada de me eximir de responsabilidade se a coisa não der certo ( inversão de valores total e uma falácia absurda ).
- Pois bem.Eu tinha decidido não votar em ninguém, quando uma tremenda dor na consciência bateu em mim na hora do voto.
Resolvi jogar minhas fichas democráticas num cara que tinha pelo menos formação intelectual, pois já que não havia outro jeito, apostei nessa variável. Saí de lá tendo experimentado o gosto dos que votam a cabresto.
- Votei nele. Não na legenda. Neste país legendas e lixo espúrio são a mesma coisa. Principalmente o PT. Se eu tiver que votar numa legenda, votarei na menos espúria e o PT para mim consta no primeiríssimo lugar em destaque.
votou igualzinho a todo mundo. com os mesmos princípios. poucos no país se identificam com legendas. Muita gente comenta em anular o voto, mas acaba tomando partido quando o "mais ladrão" ameaça o "menos pior". e assim acabam votando naquele que PRA ELES é o menos pior.
Quando vi você falando achei que tinha votado de uma maneira diferente
ps: se o cabresto for uma alusão ao Bolsa família. lembre-se que FHC usou meios semelhantes em sua reeleição, mantendo a paridade do Real com o Dólar e deslumbrando a todos, a classe média indo pra Disney, o povão comprando cacarecos Made in China, um vislumbre eleitoreiro. E isso FODEU o país.
relembrar é viver
Quando vi você falando achei que tinha votado de uma maneira diferente

ps: se o cabresto for uma alusão ao Bolsa família. lembre-se que FHC usou meios semelhantes em sua reeleição, mantendo a paridade do Real com o Dólar e deslumbrando a todos, a classe média indo pra Disney, o povão comprando cacarecos Made in China, um vislumbre eleitoreiro. E isso FODEU o país.
relembrar é viver
SickBoy escreveu:votou igualzinho a todo mundo. com os mesmos princípios. poucos no país se identificam com legendas. Muita gente comenta em anular o voto, mas acaba tomando partido quando o "mais ladrão" ameaça o "menos pior". e assim acabam votando naquele que PRA ELES é o menos pior.
Quando vi você falando achei que tinha votado de uma maneira diferente![]()
relembrar é viver
Nem comento mais FHC. Tem muito governo Lula pata comentar. Ele é o presente. Viver de passado não leva a nada.
Não, o voto a cabresto é um voto forçado, desta vez pela hipocrisia do tal "direito " de votar, quando não é direito droga nenhuma. É obrigação sob pena.
O que fode um país é mania de ficar remoendo o lixo e jogando mais lixo em cima. Gente burra.
E como seria eu votar diferente onde tudo é absolutamente igual?
Você precisa conhecer o Feirão do imposto: http://www.deolhonoimposto.org.br
O Feirão do Imposto é uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo, Facesp e Conaje que tem o objetivo de revelar aos consumidores a carga tributária embutida em produtos e serviços.
27,1% do valor final do carro popular é imposto
56% da latinha de cerveja
47% da latida do guaraná
41% do telefone celular
24% do potinho do iogurte
O Feirão do Imposto é uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo, Facesp e Conaje que tem o objetivo de revelar aos consumidores a carga tributária embutida em produtos e serviços.
27,1% do valor final do carro popular é imposto
56% da latinha de cerveja
47% da latida do guaraná
41% do telefone celular
24% do potinho do iogurte

marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.
- RicardoVitor
Abmael escreveu:- Declarei meu imposto de renda e terei que restituir R$ 1.500,00 aos cofres da receita que dilapidou meu salário o ano inteiro, estou puto, muito puto, puto da vida mesmo!!!!!![]()
Agora dói, não é, social-democratas?
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!
O mais hilário é que além de pagar esses caraminguás na boca de qualquer caixa de supermercado, você ainda tem de pagar:
escola particular, segurança particular, seguro contra roubo, dobrado, plano de saúde particular, além é claro do custo miséria, custo seca, custo migração, custo impunidade, custo gravidez, custo criança carente, etc.
Gente, estopu quase morrendo de rir

escola particular, segurança particular, seguro contra roubo, dobrado, plano de saúde particular, além é claro do custo miséria, custo seca, custo migração, custo impunidade, custo gravidez, custo criança carente, etc.
Gente, estopu quase morrendo de rir

marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.