Usuário deletado escreveu:Najma escreveu:Usuário deletado escreveu:Apocaliptica e Najma
Se vocês duas tivessem nascido no nordeste em condições precárias, se não tivessem nenhuma chance de ascenção por lá, vocês iriam para São Paulo ou morreriam de fome?
É bem assim, se eu tivesse nascido no nordeste e vivesse aquela miséria toda do sertão e soubesse que existe uma terra prometida mais ao sul e achasse que era ir pra lá ou morrer de fome... por que não ir?
Sem opção além de morrer, acho que ninguém pensa muito no que fazer, não?
É isso o que fazem os nordestinos. Eles não têm culpa de terem nascido em uma região não-propícia para a ascensão social. Eles são pessoas como nós, usá-los como bode expiatórios para os nossos problemas ao meu ver não é uma saída muito sensata.
Mas eu não estou usando. O que eu disse e repito, foi que a vida mudou totalmente, como sempre muda quando muitos forasteiros vêm pra uma região. Mudou pra melhor? Não sei dizer...
Como eu falei, em termos de costumes, mudou muito. Não aqui onde eu estou agora mas em São Paulo, ou mesmo em São Caetano, a marca da presença deles é reconhecível de longe. Não é a mesma coisa como o Vale do Paraíba nunca mais foi o mesmo depois que gente do ABC paulista veio pra cá.
Até hoje tem gente que sente saudade de como era Pindamonhangaba antes da nossa chegada aqui. Da mesma forma, minha tia que ainda mora em São Caetano pode sentir saudade do tempo em que todos se conheciam e falavam italiano. Mas os tempos são outros...
Fato: Tribos que rivalizam pela posse de um mesmo território e os bens desse território, brigam entre si.
Eu entrei de gaiata na briga, mais pra zoar o Beto que estava zoando a Marta. Mas, como eu falei também numa postagem aqui, é fácil se fazer de coitadinho, assim como é fácil também fazer como a Maria Antonieta e mandar os pobres comerem brioches se não têm pão em casa. A solução pra miséria é que ainda é o grande problema... Independentemente da cor da pele, da região do país de onde vêm os miseráveis, resolver a miséria curaria as feridas que ficam expostas quando o assunto é racismo. Ou não...