Desafio A DISTANCIA para os espiritas do forum
Re.: Desafio A DISTANCIA para os espiritas do forum
O video nunca me respondeu aquela acusação que fez noutro tópico sobre "os lugares que eu frrequentava"....e está repetindo a piada aqui...né veja pisar em cima do Livro dos Espíritos.
- videomaker
Re: Re.: Desafio A DISTANCIA para os espiritas do forum
Apocaliptica escreveu:O video nunca me respondeu aquela acusação que fez noutro tópico sobre "os lugares que eu frrequentava"....e está repetindo a piada aqui...né veja pisar em cima do Livro dos Espíritos.
Como? :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
videomaker escreveu:Apocaliptica escreveu:O video nunca me respondeu aquela acusação que fez noutro tópico sobre "os lugares que eu frrequentava"....e está repetindo a piada aqui...né veja pisar em cima do Livro dos Espíritos.
Já esqueceu. Vou lembrar:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=10871&start=120
- videomaker
Apocaliptica escreveu:videomaker escreveu:Apocaliptica escreveu:O video nunca me respondeu aquela acusação que fez noutro tópico sobre "os lugares que eu frrequentava"....e está repetindo a piada aqui...né veja pisar em cima do Livro dos Espíritos.
Vou ser claro e cristalino! Estar escrito na fachada " Centro espirita fulano de tal " não garante, que naquela instituição todos os preceitos da DE , sejam respeitados! Nem se quer que lá se quardem o basico da codificação! A minha a avaliação se baseava nos seus questionamentos, apenas nisso!, e a partir disso cheguei a uma conclusão!
Respeito o que vc viu, ouviu e aprendeu! se vc acha que ali se tratava de uma casa espirita, pouco posso fazer á respeito disso! muito menos dizer que não era, fico apenas na duvida, quem sabe um dia...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
videomaker escreveu:Apocaliptica escreveu:videomaker escreveu:Apocaliptica escreveu:O video nunca me respondeu aquela acusação que fez noutro tópico sobre "os lugares que eu frrequentava"....e está repetindo a piada aqui...né veja pisar em cima do Livro dos Espíritos.
Vou ser claro e cristalino! Estar escrito na fachada " Centro espirita fulano de tal " não garante, que naquela instituição todos os preceitos da DE , sejam respeitados! Nem se quer que lá se quardem o basico da codificação! A minha a avaliação se baseava nos seus questionamentos, apenas nisso!, e a partir disso cheguei a uma conclusão!
Respeito o que vc viu, ouviu e aprendeu! se vc acha que ali se tratava de uma casa espirita, pouco posso fazer á respeito disso! muito menos dizer que não era, fico apenas na duvida, quem sabe um dia...
Caro video ....está difícil, mas eu não desisto.
Vou relembrá-lo do que se trata.
Apocaliptica escreveu:videomaker escreveu:Apocaliptica escreveu:Não preciso mais nada depois deste texto. É como todos os não-espíritas sempre souberam.
Uma DOUTRINA é para ser seguida, e não questionada. Os espíritas de verdade apenas obedecem as verdades como cordeiros de Kardec ( que se intitulava enviado por Deus, um segundo Jesus).
Mesmo sendo totalmente irracional, não cabe ao "verdadeiro espírita " ousar questioná-la.
A boa doutrinação lava de tal forma a mente que o bom espírita passa a ter uma postura " mais convincente " da sociedade. Ou seja, fará das palavras de Kardec e da sua doutrina alucinada, a sua palavra, perdendo assim a sua capacidade de senso crítico e tentando levar a Doutrina inclusive aos falsos espíritas e àqueles que estão "confusos".
Este texto realmente é extremamente esclarecedor.
Seria mais ou menos assim: Sou ATEU!, mas acredito em Deus, e que se exploda o ateismo, se para ser Ateu eu tenho que negar que Deus existe... na verdade isso é ate engraçado né!
Se a Doutrina é irracional! como adota-la como religião? Oras, é claro que vc não é espirita se pensa assim!
Kardec se intitulava enviado por Deus? Mais uma daquele centro que vc frequentava né.... um segundo jesus? só rindo minha cara, só rindo....![]()
video video....fica chato debater quando você apela para piadinhas e duvida do que as pessoas fizeram, da seriedade dos locais que as pessoas frequentaram, e do que elas ouviram.
Você quer acreditar que eu nunca frequentei um centro espírita kardecista de verdade por quê? Acha que estou imaginando, mentindo? Acha que uma capital como POA não tem centro espíritas? Só os que você frequenta é que são? Os espíritas que eu conheci, vários na minha família, espíritas desde sempre, senhores e senhoras que citavam kardec, recebiam mensagens psicografadas ( 2 foram médiuns), e outros tantos conhecidos que cruzei pelo caminho....são todos de mentirinha?
Os seus são verdadeiros?
Assim você me dá a chance para rir de você e do espiritismo fajuto.
Então, abaixe o facho da prepotência e leia isto:JESUS E O CONSOLADOR - "E eu rogarei ao Pai e ele lhes dará outro CONSOLADOR, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vocês o conhecem, porque ele habita em vocês e com vocês estará.
Não os deixarei órfãos, voltarei para vocês outros.
Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da Verdade, ele os guiará a toda verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e lhes anunciará as coisas que hão de vir!" (João, 14, 15, 16)
allan kardec - Esta predição, não há contestar, é uma das mais importantes, do ponto de vista religioso, porquanto comprova, sem a possibilidade do menor equívoco, que Jesus não disse tudo o que tinha a dizer, pela razão de que não o teriam compreendido nem mesmo seus apóstolos, visto que à eles é que o Mestre se dirigia. Se lhes houvesse dado instruções secretas, os Evangelhos fariam referência a tais instruções. Ora, desde que ele não disse tudo a seus apóstolos, os sucessores destes não terão podido saber mais do que eles, com relação ao que foi dito; ter-se-ão possivelmente enganado, quanto ao sentido das palavras do Senhor, ou dado interpretação falsa aos seus pensamentos, muitas vezes velados sob a forma parabólica. As religiões que se fundaram no Evangelho não podem, pois, dizer-se possuidoras de toda verdade, porquanto ele, Jesus, reservou para si a complementação ulterior de seus ensinamentos. O princípio da imutabilidade, em que elas se firmam, constitui um desmentido às próprias palavras do Cristo.
Sob o nome de Consolador e de Espírito de Verdade, Jesus anunciou a vinda daquele que havia de ensinar todas as coisas e de lembrar o que ele dissera. Logo, não estava completo seu ensino. E, ao demais, prevê não só que ficaria esquecido, como também que seria desvirtuado o que por ele fora dito, visto que o Espírito de Verdade viria tudo lembrar e, de combinação com Elias, restabelecer todas as coisas, isto é, pô-las de acordo com o verdadeiro pensamento de seus ensinos.
Quando terá de vir esse novo revelador? É evidente que se, na época em que Jesus falava, os homens não se achavam em estado de compreender as coisas que lhe restavam a dizer, não seria em alguns anos apenas que poderiam adquirir as luzes necessárias e entendê-las. Para a inteligência de certas partes do Evangelho, excluídos os preceitos morais, faziam-se mister conhecimentos que só o progresso das ciências facultaria e que tinham de ser obra do tempo e de muitas gerações. Se, portanto, o novo Messias tivesse vindo pouco tempo depois do Cristo, houvera encontrado o terreno ainda nas mesmas condições e não teria feito mais do que o próprio Cristo. Ora, desde aquela época até os nossos dias, nenhuma grande revelação se produziu que haja completado o Evangelho e elucidado suas partes obscuras, indício seguro de que o Enviado ainda não aparecera.
Qual deverá ser esse enviado? Dizendo: "Pedirei a meu Pai e ele lhes enviará outro Consolador", Jesus claramente indica que esse Consolador não seria ele, pois, do contrário, teria dito: "Voltarei para completar o que lhes tenho ensinado". Não só tal não disse, como acrescentou: "A fim de que fique eternamente convosco e ele estará em vós." Esta proposição não poderia referir-se a uma individualidade encarnada, visto que não poderia ficar eternamente conosco, nem, ainda menos, estar em nós; compreendemo-la, porém, muito bem com referência a uma doutrina, a qual, com efeito, quando a tenhamos assimilado, poderá estar eternamente em nós. O Consolador é, pois, segundo o pensamento de Jesus, a personificação de uma doutrina soberanamente consoladora, cujo inspirador há de ser o Espírito de Verdade.
O Espiritismo realiza, como ficou demonstrado, todas as condições do Consolador que Jesus prometeu. Não é uma doutrina individual, nem de concepção humana; ninguém pode dizer-se seu Criador. É fruto do ensino coletivo dos Espíritos, ensino a que preside o Espírito de Verdade. Nada suprime dos Evangelhos: antes o completa e elucida. Com o auxílio das novas leis que revela, conjugadas essas leis às que a Ciência já descobrira, faz-se compreenda o que era ininteligível e se admita a possibilidade daquilo que a incredulidade considerava inadmissível. Teve precursores e profetas, que lhe pressentiram a vinda. Pela sua força moralizadora, ele prepara o reinado do bem na Terra.
A doutrina de Moisés, incompleta, ficou circunscrita ao povo Judeu; a de Jesus, mais completa, se espalhou por toda a Terra, mediante o Cristianismo, mas não converte a todos; o Espiritismo, ainda mais completo, com raízes em todas as crenças, converterá a Humanidade .
Dizendo a seus apóstolos: "Outro virá mais tarde, que lhes ensinará o que agora não posso ensinar", proclamava Jesus a necessidade da reencarnação. Como poderiam aqueles homens aproveitar do ensino mais completo que ulteriormente seria ministrado, como estariam aptos a compreendê-lo, se não tivessem de viver novamente? Jesus houvera proferido uma coisa inconseqüente se, de acordo com a doutrina vulgar, os homens futuros houvessem de ser homens novos, almas saídas do nada por ocasião do nascimento. Admita-se, ao contrário, que os apóstolos e os homens do tempo deles tenham vivido depois; que ainda hoje revivem , e plenamente justificada estará a promessa de Jesus. Tendo-se desenvolvido ao contato do progresso social, a inteligência deles pode presentemente comportar o que então não podia. Sem a reencarnação a promessa de Jesus fora ilusória.
Se disserem que essa promessa se cumpriu no dia de Pentecostes, por meio da descida do Espírito Santo, poder-se-á responder que o Espírito Santo os inspirou, que lhes desanuviou a inteligência, desenvolveu neles as aptidões mediúnicas destinadas a facilitar-lhes a missão, porém que nada lhes ensinou além daquilo que Jesus já ensinara, porquanto no que deixaram, nenhum vestígio se encontra de um ensinamento especial. O Espírito Santo, pois, não realizou o que Jesus anunciara relativamente ao Consolador; a não ser assim, os apóstolos teriam elucidado o que, no Evangelho, permaneceu obscuro até ao dia de hoje e cuja interpretação contraditória deu origem às inúmeras seitas que dividiram o Cristianismo desde os primeiros séculos. (A GÊNESE, Cap. XVII, ítens 37 à 42)
Pode o Espiritismo ser considerado uma revelação? Revelar, do latim revelare, cuja raiz, velum, véu, significa literalmente sair de sob o véu - e, figuradamente, descobrir, dar a conhecer uma coisa secreta ou desconhecida. Em sua acepção vulgar mais genérica, essa palavra se emprega a respeito de qualquer coisa ignota que é divulgada, de qualquer idéia nova que nos põe ao corrente do que não sabíamos.
A característica essencial de qualquer revelação tem que ser a verdade. Revelar um segredo é tornar conhecido um fato; se é falso, já não é um fato e, por conseqüência, não existe revelação. Toda revelação desmentida por fatos deixa de o ser, se for atribuída a Deus. Não podendo Deus mentir, nem se enganar, ela não pode emanar dele; deve ser considerada produto de uma concepção humana.
No sentido especial da fé religiosa, a revelação se diz mais particularmente das coisas espirituais que o homem não pode descobrir por meio da inteligência, nem com o auxílio dos sentidos e cujo conhecimento lhe dão Deus ou seus mensageiros, quer por meio da palavra direta, quer pela inspiração. Neste caso, a revelação é sempre feita a homens predispostos, designados sob o nome de profetas ou messias, isto é, enviados ou missionários, incumbidos de transmiti-la aos homens. Considerada debaixo deste ponto de vista, a revelação implica a passividade absoluta e é aceita sem verificação, sem exame, nem discussão.
O Espiritismo, dando-nos a conhecer o mundo invisível que nos cerca e no meio do qual vivíamos sem o suspeitarmos, assim como as leis que o regem, suas relações com o mundo visível, a natureza e o estado dos seres que o habitam e, por conseguinte, o destino do homem depois da morte, é uma verdadeira revelação, na acepção científica da palavra.
Moisés, como profeta, revelou aos homens a existência de um Deus único, Soberano Senhor e Orientador de todas coisas; promulgou a lei do Sinai e lançou as bases da verdadeira fé. Como homem, foi o legislador do povo pelo qual essa primitiva fé, purificando-se, havia de espalhar-se por sobre a Terra.
O Cristo, tomando da antiga lei o que é eterno e divino e rejeitando o que era transitório, puramente disciplinar e de concepção humana, acrescentou a revelação da vida futura, de que Moisés não falara, assim como a das penas e recompensas que aguardam o homem, depois da morte .
O Espiritismo, partindo das próprias palavras do Cristo, como este partiu das Moisés, é conseqüência direta da sua doutrina. À idéia vaga da vida futura, acrescenta a revelação da existência do mundo invisível que nos rodeia e povoa o espaço, e com isso precisa a crença, dá-lhe um corpo, uma consciência, uma realidade à idéia. Define os laços que unem a alma ao corpo e levanta o véu que ocultava aos homens os mistérios do nascimento e da morte. Pelo Espiritismo, o homem sabe de onde vem, para onde vai, porque está na Terra, porque sofre temporariamente e vê por toda parte a justiça de Deus. Sabe que a alma progride incessantemente, através de uma série de existências sucessivas, até atingir o grau de perfeição que a aproxima de Deus. Sabe que todas as almas, tendo um mesmo ponto de origem, são criadas iguais, com idêntica aptidão para progredir, em virtude do seu livre-arbítrio; que todas são da mesma essência e que não há entre elas diferença, senão quanto ao progresso realizado; que todas tem o mesmo destino e alcançarão a mesma meta, mais ou menos rapidamente, pelo trabalho e boa-vontade.
A primeira revelação teve a sua personificação em Moisés, a segunda no Cristo, a terceira não a tem em indivíduo algum. As duas primeiras foram individuais, a terceira coletiva; aí está um caráter essencial de grande importância. Ela é coletiva no sentido de não ser feita ou dada como privilégio de pessoa alguma, ninguém, por conseqüência, pode inculcar-se como seu profeta exclusivo; foi espalhada simultaneamente por sobre a Terra, a milhões de pessoas, de todas as idades e condições, desde a mais baixa até a mais alta da escala, conforme esta predição registrada pelo autor dos Atos dos Apóstolos: "Nos últimos tempos, disse o Senhor, derramarei o meu espírito sobre toda a carne; os vossos filhos e filhas profetizarão, os jovens terão visões e os velhos, sonhos." (Atos, cap. II, vs. 17-18) Ela não proveio de nenhum culto especial, a fim de servir um dia, a todos, de ponto de ligação.
Demais, se se considerar o poder moralizador do Espiritismo, pela finalidade que assina a todas as ações da vida, por tornar quase tangíveis as conseqüências do bem e do mal, pela força moral, a coragem e as consolações que dá nas aflições, mediante inalterável confiança no futuro, pela idéia de ter cada um perto de si os seres a quem amou, a certeza de os rever, a possibilidade de confabular com eles; enfim, pela certeza de que tudo quanto se fez, quanto se adquiriu em inteligência, sabedoria, moralidade, até a última hora da vida, não fica perdido, que tudo aproveita ao adiantamento do Espírito, reconhece-se que o Espiritismo realiza todas as promessas do Cristo a respeito do Consolador anunciado. Ora, como é o Espírito de Verdade que preside ao grande movimento de regeneração, a promessa da sua vinda se acha por essa forma cumprida, porque, de fato, é ele o verdadeiro Consolador." (A GÊNESE, Cap. I, ítens 1,3,7,12,21,22,30,45 e 42)"
E ISTO:ALLAN KARDEC - A ação de Bonaparte, invadindo as searas alheias com o seu movimento de transformação e conquistas, fugindo à finalidade de missionário da reorganização do povo francês, compeliu o mundo espiritual a tomar enérgicas providências contra o seu despostismo e vaidade orgulhosa. Aproximavam-se os tempos em que Jesus deveria enviar ao mundo o Consolador, de acordo com as suas auspiciosas promessas.
Apelos ardentes são dirigidos ao Divino Mestre, pelos gênios tutelares dos povos terrestres. Assembléias numerosas se reúnem e confraternizam nos espaços, nas esferas mais próximas da Terra (Vide Curiosidades da Codificação). Um dos mais lúcidos discípulos do Cristo baixa ao planeta, compenetrado de sua missão consoladora, e, dois meses antes de Napoleão Bonaparte sagrar-se imperador, obrigando o Papa Pio VII a coroá-lo na Igreja de Notre Dame, em Paris, nascia Allan Kardec, aos 3 de outubro de 1804, com a sagrada missão de abrir caminho ao Espiritismo, a grande voz do Consolador prometido ao mundo pela misericórdia de Jesus-Cristo.
(Do livro "A Caminho da Luz", cap. XXII, ditado por EMMANUEL e psicografado por Francisco Cândido Xavier, edição FEB)
Afinal, video, não foi num lugar destes que frequentei que ouvi essas asneiras. Mas que elas devem ser ditas por lá, isto devem.
Beijos, querido.
Agora me diga...o que está escrito aí em cima, signifîca ou não que Kardec teria sido o consolador?
O ENCOSTO escreveu:Acabo de pisar em outra formiga.
pelo estado do bicho, você deve ter uns 5 minutos.
AÇÃO!
O Encosto deve ter uns parafusos a menos, só pode.
E quantas vidas teriam sido ceifadas nesse experimento macabro? Pô, eu já gostava de formigas antes de ver FormiguinhaZ e Vida de Inseto. Agora, então...
- O ENCOSTO
- Contato:
salgueiro escreveu:Apocaliptica escreveu:salgueiro escreveu:
Não Apocalíptica, Kardec não era o Consolador
Bjs
Obrigada, sal. E quem seria então este Consolador citado nos textos acima?
O Espiritismo
Bjs
Só que o consolador citado na Biblia é o Islamismo.
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
- salgueiro
- Gênero: Feminino
O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:Apocaliptica escreveu:salgueiro escreveu:
Bjs
O Espiritismo
Bjs
Acho que a resposta foi objetiva a uma pergunta direta feita pela Apocalíptica
Bjs
- O ENCOSTO
- Contato:
salgueiro escreveu:O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:Apocaliptica escreveu:salgueiro escreveu:
Bjs
O Espiritismo
Bjs
Bjs
E a minha foi só uma correção, já que há citações biblicas.
O ENCOSTO
- salgueiro
O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:Apocaliptica escreveu:salgueiro escreveu:
Bjs
O Espiritismo
Bjs
Bjs
Imagino que nela haja citações prá todos os "gostos"

Bjs
- O ENCOSTO
- Contato:
salgueiro escreveu:O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:Apocaliptica escreveu:salgueiro escreveu:
Bjs
O Espiritismo
Bjs
Bjs
Imagino que nela haja citações prá todos os "gostos"![]()
Bjs
E nem precisaria. O povo acaba inventando coisas.
Por exemplo: Em qual capitulo da Biblia está escrito que Jesus Cristo era apenas um espirito em estagio avançado de evolução?

O ENCOSTO
- O ENCOSTO
- Contato:
salgueiro escreveu:Ezinho escreveu:E nem precisaria. O povo acaba inventando coisas.
Por exemplo: Em qual capitulo da Biblia está escrito que Jesus Cristo era apenas um espirito em estagio avançado de evolução?
Não conheço a Bíblia, não posso responder
Bjs
Por isso foi importante a minha interferencia neste topico.
O ENCOSTO
- salgueiro
O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:Ezinho escreveu:E nem precisaria. O povo acaba inventando coisas.
Bjs

Bjs
- O ENCOSTO
- Contato:
salgueiro escreveu:O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:Ezinho escreveu:E nem precisaria. O povo acaba inventando coisas.
Bjs
![]()
Bjs

O ENCOSTO
Re.: Desafio A DISTANCIA para os espiritas do forum
A lei da causa e efeito diz: Tudo que você fizer aos outros seres será feito com você.....
então, para não se reencarnarem como formiguinhas para pagarem vossos carmas... carma gente, então parem de machucar as indefesas formiguinhas.......

então, para não se reencarnarem como formiguinhas para pagarem vossos carmas... carma gente, então parem de machucar as indefesas formiguinhas.......

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...
Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta

- videomaker
Agora me diga...o que está escrito aí em cima, signifîca ou não que Kardec teria sido o consolador?
Tá vendo ó! depois eu sou pretencioso! Onde vc apredeu isso? em DE se aprende que o espiritismo esse sim é o consolador prometido! acho que já podemos dá como terminado esse assunto né? diz que sim vai.... :emoticon1:
- O ENCOSTO
- Contato:
Re: Desafio A DISTANCIA para os espiritas do forum
UP!
Da série "The Best Of kardecist topics".
Da série "The Best Of kardecist topics".
O ENCOSTO
- Fedidovisk

Essa realmente foi engraçada... pqp...

" Tens 3 min..."
Aliás, como que os espíritas explicam essa quantidade imensa de espíritos artrópodes ?
Afinal, segundo a DE todos os animais são apenas seres menos evoluídos que os homens, e que um dia terão sua oportunidade de esmagarem formigas também.
Fedidovisk escreveu::emoticon12:![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
" Tens 3 min..."
Aliás, como que os espíritas explicam essa quantidade imensa de espíritos artrópodes ?
Afinal, segundo a DE todos os animais são apenas seres menos evoluídos que os homens, e que um dia terão sua oportunidade de esmagarem formigas também.
As formigas ja fazem o servico esmagando seres menores que elas!
Tem uma verdadeira cadeia esmagatoria na natureza. Ainda bem que estamos no topo dela.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)
"The things are what they are and are not what they are not"
"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)
"The things are what they are and are not what they are not"
"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)
- Apo
Fenrir escreveu:Fedidovisk escreveu::emoticon12:![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
" Tens 3 min..."
As formigas ja fazem o servico esmagando seres menores que elas!
Tem uma verdadeira cadeia esmagatoria na natureza. Ainda bem que estamos no topo dela.
HOHOHO Pobre ser humano...até quando?

Olha as coisas que a D.E. apresenta! E ficam reclamando que fazemos piada, como fazer piada de uma piada pronta?
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.