Estado Laico? Ts ts ts...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Dick

Estado Laico? Ts ts ts...

Mensagem por Dick »

Alguém mais entendido de leis pode me explicar como isto é possível?

A Carta Magna de 1988 é clara em seus artigos 5º, inc. VI e 19, inc. I, segundo qual "é vedado a União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança" e, ainda, "criar distinções entre brasileiros e preferências entre si".

Como, meu deus (força de expressão :emoticon19: ), uma proposta de feriado devido a uma canonização pelo papa pode chegar a ser deliberada SEM QUE UMA OAB DA VIDA SE OPONHA ENFATICA E IMEDIATAMENTE? Isto, até aqui, só vem a reforçar o seguinte: a inconstitucionalidade é uma piada, e nossa constituição, muitas vezes, não serve nem para limpar o traseiro de tão inútil frente a casos como este.

Vejam bem: o confuso comerciante que é adepto de outra religião é OBRIGADO (pois é um decreto) a fechar seu estabelecimento um dia inteiro, porque o estado resolveu reverenciar uma outra religião em nome da "cultura" popular. Daí ele pega a constituição e o que faz com ela? Alguém pode me dizer?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

DaviDeMogi
Gênero: Masculino

Re.: Estado Laico? Ts ts ts...

Mensagem por DaviDeMogi »

Onde pus meu nariz de palhaço, hein?! :emoticon23:
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Porque aqui é Brasil! Tudo é possível no país dos bobos.

Aqui há leis que bloqueiam e contradizem outras. Ou que são usadas com interesses, conforme o freguês.
Alguém acha que as pessoas devotas de santos e que querem um feriado para ver o Papa e outras baboseiras, estão preocupadas com o que reza a Constituição?

Se lá está escrito que a expressão religiosa deve ser respeitada, o que dá mais votos?

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Let me think for a while, o STF já entendeu que o preâmbulo da Constituição, em que se menciona Deus, na verdade não integra a Constituição, não tendo força normativa, portanto não pode ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade. Isso não tem a menor lógica pra mim, mas isso é direito: hermenêutica às vezes disparatada e tendenciosa. Penso eu que a decisão do Supremo pendeu mais para o lado da TRADIÇÃO... e imagino que dentre os ministros não haja nenhum ateu (SUPOSIÇÃO MINHA).

Mas não se preocupe muito, duvido que essa proposta ridícula seja aprovada.
É um problema espiritual, chupe pau!

marta

Mensagem por marta »

Eu sou uma das pessoas que brigam muito pelo respeito à lei do laicismo do Estado. No entanto, com a criação deste feriado, especificamente, eu não só concordo como acho indispensável.

Como já sabemos, o atual sumo patife que ora nos honra com sua graça, é defensor incondicional da pedofilia dentro da igreja chatólica romanca.

Imaginem esse monstro solto pelas ruas, embora dentro do papa criança, ops, papa móvel, com aquele séquito de bispos a acompanhá-lo?! Imaginem deixar as nossas crianças livres para andarem pelas ruas ou irem pra escola.
Em sendo feriado, os pais estarão em casa para tomar conta delas. Eu acho que foi uma medida preventiva e plenamente justificável..
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Apocaliptica

Pior que os pais levam as crianças e ainda empurram-empurram para colocar seu filho no colinho do Santo Papa.
:emoticon9:

marta

Re: Re.: Estado Laico? Ts ts ts...

Mensagem por marta »

Apocaliptica escreveu:Pior que os pais levam as crianças e ainda empurram-empurram para colocar seu filho no colinho do Santo Papa.

Não sabem o risco que estão correndo :emoticon2:

Desde que esse sumo patife assumiu a ereção da igreja pedófila chatólica, as crianças permanecem constantemente em risco
marta

Apocaliptica

marta escreveu:
Apocaliptica escreveu:Pior que os pais levam as crianças e ainda empurram-empurram para colocar seu filho no colinho do Santo Papa.

Não sabem o risco que estão correndo :emoticon2:

Desde que esse sumo patife assumiu a ereção da igreja pedófila chatólica, as crianças permanecem constantemente em risco

A Igreja realmente é bastante ereta. Filhos da mãe!

soro

Mensagem por soro »

isso só prova uma coisa... religiosos (principalmente os que tem mais de 40 anos) nunca vão entender o que é laicismo, nunca vão conceber a idéia de ter gente q não tem a mesma crença que eles. :emoticon17:
gerin oil smells

Apocaliptica

soro escreveu:isso só prova uma coisa... religiosos (principalmente os que tem mais de 40 anos) nunca vão entender o que é laicismo, nunca vão conceber a idéia de ter gente q não tem a mesma crença que eles. :emoticon17:

E o que os que têm mais de 40 têm de diferente?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

betossantana escreveu:Let me think for a while, o STF já entendeu que o preâmbulo da Constituição, em que se menciona Deus, na verdade não integra a Constituição, não tendo força normativa, portanto não pode ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade. Isso não tem a menor lógica pra mim, mas isso é direito: hermenêutica às vezes disparatada e tendenciosa. Penso eu que a decisão do Supremo pendeu mais para o lado da TRADIÇÃO... e imagino que dentre os ministros não haja nenhum ateu (SUPOSIÇÃO MINHA).

E quem disse que a sua interpretação da lei é mais correta que a deles?
Estão todos errados e só você certo?
Se temos feriados religiosos é porque está de acordo com a lei, do contrario não teríamos esses feriados. :emoticon162: :emoticon112:

É como aquele pobre juiz que está sendo perseguido pela mídia.
O cara é juiz e eles vem o acusar de "distorcer" as leis... o brazil é mesmo patético. :emoticon226:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Neuromancer

Mensagem por Neuromancer »

NadaSei escreveu:
betossantana escreveu:Let me think for a while, o STF já entendeu que o preâmbulo da Constituição, em que se menciona Deus, na verdade não integra a Constituição, não tendo força normativa, portanto não pode ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade. Isso não tem a menor lógica pra mim, mas isso é direito: hermenêutica às vezes disparatada e tendenciosa. Penso eu que a decisão do Supremo pendeu mais para o lado da TRADIÇÃO... e imagino que dentre os ministros não haja nenhum ateu (SUPOSIÇÃO MINHA).

E quem disse que a sua interpretação da lei é mais correta que a deles?
Se temos feriados religiosos é porque está de acordo com a lei, do contrario não teríamos esses feriados. :emoticon162: :emoticon112:

É como aquele pobre juiz que está sendo perseguido pela mídia.
O cara é juiz e eles vem o acusar de "distorcer" as leis... o brazil é mesmo patético. :emoticon226:

Os feriados podem ter sido criados antes da lei e se mantiveram somente por tradição.
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

soro

Mensagem por soro »

Apocaliptica escreveu:
soro escreveu:isso só prova uma coisa... religiosos (principalmente os que tem mais de 40 anos) nunca vão entender o que é laicismo, nunca vão conceber a idéia de ter gente q não tem a mesma crença que eles. :emoticon17:

E o que os que têm mais de 40 têm de diferente?

geralmente são mais fanáticos... (claro q há excessões..)
gerin oil smells

Johnny

Mensagem por Johnny »

Só para constar:

O Globo

Acordo firmado nesta quarta-feira (25) na Comissão de Educação da Câmara em torno do projeto sobre o Dia de Frei Galvão rejeitou por completo a proposta de instituição do feriado nacional em 11 de maio deste ano, dia da canonização do padre pelo Papa Bento XVI. O acordo para a elaboração de um novo texto foi fechado entre o relator do projeto, deputado Átila Lira (PSB-PI), e o autor, deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), com os integrantes da comissão.
O novo texto institui o dia 11 de maio como Dia Nacional de Frei Galvão, constando no calendário histórico e cultural. “Não cria ponto facultativo, não cria feriado, não cria dia santo. Cria apenas uma homenagem cultural e não religiosa”, afirmou Átila Lira.

Os deputados da comissão concordaram com a homenagem a Frei Galvão. Mesmo assim, o novo texto só será votado na sessão desta quinta-feira (26) porque o deputado Ivan Valente (PSOL-RJ) pediu tempo para apresentar um voto em separado. Valente disse que não cabe ao estado tratar de questões referentes à Igreja. "O estado é laico. Com total respeito às religiões, a questão que deve ser discutida aqui é a separação do estado e da Igreja", afirmou.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

marta

Mensagem por marta »

Johnny escreveu:Só para constar:

O Globo

Acordo firmado nesta quarta-feira (25) na Comissão de Educação da Câmara em torno do projeto sobre o Dia de Frei Galvão rejeitou por completo a proposta de instituição do feriado nacional em 11 de maio deste ano, dia da canonização do padre pelo Papa Bento XVI. O acordo para a elaboração de um novo texto foi fechado entre o relator do projeto, deputado Átila Lira (PSB-PI), e o autor, deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), com os integrantes da comissão.
O novo texto institui o dia 11 de maio como Dia Nacional de Frei Galvão, constando no calendário histórico e cultural. “Não cria ponto facultativo, não cria feriado, não cria dia santo. Cria apenas uma homenagem cultural e não religiosa”, afirmou Átila Lira.

Os deputados da comissão concordaram com a homenagem a Frei Galvão. Mesmo assim, o novo texto só será votado na sessão desta quinta-feira (26) porque o deputado Ivan Valente (PSOL-RJ) pediu tempo para apresentar um voto em separado. Valente disse que não cabe ao estado tratar de questões referentes à Igreja. "O estado é laico. Com total respeito às religiões, a questão que deve ser discutida aqui é a separação do estado e da Igreja", afirmou.

Gostei desse Valente :emoticon4:
marta

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

NadaSei escreveu:E quem disse que a sua interpretação da lei é mais correta que a deles?

Sim, uai, não é ÓBVIO? Se é que um nordestino anti-higiênico como eu pode ser megalomaníaco, hohohoho!
É um problema espiritual, chupe pau!

Trancado