VERGONHA PARA OS CRISTÃOS
Uma das passagens mais vergonhosas para os cristaos e aquela das filhas de Lot, onde ocorre incesto (Gn 19:30-38), de antemao, sem sequer precisar estudar o assunto a fundo, vejamos o que os prуprios cristaos dizem, neste caso, o Frei Mauro Strabeli:
“O episodio nao retrata acontecimento real, historico; e brincadeira de mau gosto e ofensa feita pelos israelitas aos moabitas a aos amonitas. Esse relato e considerado apendice a narracao da destruicao de Sodo-ma e Gomorra que esta em Genesis 19. em Gn 19:29 e dito que Deus fez Lot fugir da destruicao, ja que ele morava em Sodoma. A narracao ter-mina ai, segundo os estudiosos. O acrescimo (19:30-38) e posterior e retrata uma historia que orria na tradicao popular dos hebreus a respei-to de seus vizinhos e inimigos: os moabitas e os amonitas. Esses dois povos eram aparentados de longe com os hebreus (tinham as mesma origem racial e cultural). E foram grandes inimigos deles, quer na religi-ao quer na politica quer nas guerras. Os moabitas chegaram a consti-tuir uma monarquia antes dos hebreus (Jz 3:12-30). A religiao deles era politeísta (como a dos Hebreus até a deportação Babilônica) e ofereci-am sacrificios humanos aos deuses (2Rs 3:26-27). Por isso tudo eram desprezados e odiados pelos judeus, e de tal forma o eram que o Deu-teronomio (escrito no século VII AC) diz que os filhos de israelita com moabita nao podiam ser aceitos na comunidade israelita sequer na de-cima geracao! (Dt 23:3-4). Esses dois povos, Israel e Moab, viviam em constantes conflitos (1Sm 14:47; 2Rs 3:4-27; 2Co 20:1-30).
O mesmo acontecia com os amonitas, tribo aramaica (cananéia, assim como os moabitas e israelitas). Como os moabitas, eram eles inimigos dos israelitas, tanto na religiao quanto nos costumes e na politica. Os conflitos entre Israel e os amonitas sao tambem muito lembrados na Biblia (Jz 3:13; 10:6-9; 11:1-11). Por tudo isso, esses dois povos eram odiados pelos israelitas. Ate os profetas criticavam violentamente os amonitas e os moabitas pelo fato de serem eles tentacao para a fe dos israelitas (Am 1:13-15; Jr 9:25; Is 15) (Será que a fé israelita era tão fraca a ponto de deixar se levar por esses povos?) .
Por causa dessa inimizade é que foi inventada essa historia narrada aqui
em Genesis 19:30-38. ja que eles, os moabitas e os amonitas, se consi-deravam parentes dos israelitas, esses – que nao os aceitavam – resol-veram demonstrar “historicamente” (criar essa estórinha) a origem desse parentesco entre eles. E construiram essa historia: eles nasce-ram de um incesto entre um pai idoso e bebado e as proprias filhas! Lot, o pai dos amonitas e moabitas, era sobrinho de Abraao, o grande patriarca e pai do povo judeu (Gn 13:8).
Na verdade, tal fato nao se deu (como quase tudo escrito de Gênesis até Apocalipse). E uma historia de mau gosto, hostil e ofensiva – como se disse. Foi um modo literario que os israelitas encontraram para ofender e insultar seus vizinhos moabitas e amonitas (que eram da mesma raça deles). A historia, inventada, toma por base o significado das palavras MOAB e AMON. Moab em hebraico significa “saido do pai” e Amon significa “filho do meu parente”. A historia (estórira) faz entao um trocadilho com esses nomes, trocadilho ofensivo e humilhante”. (Strabeli: 2003, p.48-50)
De fato, “ofensivo e humilhante”, mas nao para o amonitas e moabitas (que tinha a mesma raça dos israelitas), senao para Deus e seus autores, divina-mente inspirados em mesquinharias e desrespeito a fe e cultura alheias.
“Mas vos, amados, edificando-vos sobre a vossa santissima fe, orando no Espirito Santo, conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericуrdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. E apiedai-vos de alguns que estao na duvida, e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericordia com temor, abominacao ate a tunica manchada pela carne.” (Jd 1:21-23) E o restante? Tirando os “alguns” e os alguns “outros”? Fogo neles?
Religioso reconhece mentira na bíblia
- Lúcifer
- Mensagens: 8607
- Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
- Gênero: Masculino
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re.: Religioso reconhece mentira na bíblia
Mas você queria o que?
Desde aquela época, os israelitas já pragavam a segregação racial (no caso, religiosa).
Até hoje é assim, infelizmente.
Desde aquela época, os israelitas já pragavam a segregação racial (no caso, religiosa).
Até hoje é assim, infelizmente.

- DaviDeMogi
- Mensagens: 1130
- Registrado em: 01 Nov 2005, 14:35
- Gênero: Masculino
- Localização: Third rock from the sun
Re.: Religioso reconhece mentira na bíblia
Oxalá tivessem se matado todos lá naquela época.
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.
- Lúcifer
- Mensagens: 8607
- Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
- Gênero: Masculino
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Re.: Religioso reconhece mentira na bíblia
DaviDeMogi escreveu:Oxalá tivessem se matado todos lá naquela época.
Apoiado.
