Shanaista escreveu:O que é backup de registro?
Nas mãos de quem CONHECE NadaSei... nem Windows, nem Linux, nem SO nenhum terá mau desempenho! Todos terão resultados parecidos... se o Windows te dá dor de cabeça, pra mim não!
Juro mesmo que eu gostaria de ver meu Windows pintado dessa cor que você descreve... até lá, vou continuar discondardo de suas viagens!

Duas coisas são inegáveis.
1 - Principalmente pra quem entende, o linux vai ter melhor desempenho e um dos grandes motivos (entre os milhares) é a CAPACIDADE DE PERSONALIZAÇÃO.
Nos tempos de DOS e Windows 3.1 ou mesmo de windows 95, esse sitema ainda permitia um pequeno mais "gostoso" nivel de personalização, mais isso vem diminuindo dramáticamente a cada versão.
Afinal, é um sistema fechado onde quanto menos controle ao usuário, melhor.
Já no linux... a própria recompilação do karnel é ação básica mesmo para "low" users.
Sem mencionar que no linux, seu shell scripting e seus arquivos de configuração, batem de longe o antigo DOS e seus arquivos .bat , autoexecs, configs.sys e system.ini da vida.
Isso por si só já deixa o windows no chinelo
2- Sim o windows pode ser configurado razoavelmente bonitinho, mas a manutenção é "ardua" e ele perde bastante desempenho com o passar do tempo, querendo você ou não.
Por mais personalização trabalhosa, ferramentas de manutenção e "magica" que você possa fazer, nada é mais eficiente e rapido, que criar uma imagem do HD após instalar o windows, drivers, configurar tudo, etc... Depois de uns 3 ou 4 meses formatar e restaurar o windows original dessa imagem.
Defrag nenhum vai te recuperar a mesma velocidade e estabilidade de um windows novo em folha. Só formatando mesmo, sorte que com a imagem o resto fica fácil.
Principalmente quando estamos falando de windows XP, um sistema cheio de besteiras, de uma capacidade de personalização RIDÍCULA (que saudades do win 95 ou 3.11 + DOS) e com uma tendência patética de inflar a unidade "C:" e roubar nosso precioso espaço em disco.
Sim, conheço muita gente que fica até três anos sem formatar o HD e reinstalar o windows... pra quem gosta de porcaria é um prato cheio. (sem contar na sorte, porque isso é raro)
O pior é ter que usar anti-vírus e ainda assim não estar livre de todo tipo de spywares, malwares, virus, trojans, etc...
Ainda mais o norton... deixa o PC uma carroça.
Eu sou exigente mesmo, dessa forma uso o linux.
Eu não nego as facilidade do win, nem que tenha programas que não encontramos substitutos no linux, nem que o linux ainda seja um tanto inviável para maioria dos usuários domésticos... mas querer negar os problemas do win é foda né?