Programador escreve 235 drivers de webcam para Linux

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Um entusiasta solitário, trabalhando em casa nas horas de folga, foi o responsável por trazer 235 modelos de webcam USB para a lista de hardware suportado pelo Linux. O homem trabalhou sozinho sem nenhum apoio técnico ou financeiro de empresas que lucram com o software livre.

Em uma entrevista ao jornal britânico The Inquirer, Michel Xanard, um médico de 60 anos que, nas horas vagas, cria programas para Linux, conta que iniciou o projeto em 2003 por conta de duas webcams baratas que comprou para as filhas no Natal. Ao chegar em casa, notou que as câmeras não funcionavam no Linux - e a partir daí toda a saga começou.

Inicialmente, os drivers foram escritos apenas para alguns poucos tipos de webcam baseados no chip spca504b, fabricado pela chinesa Sunplus. Várias marcas de webcams empregam esse mesmo chip. À medida que o projeto foi evoluindo, Michel percebeu que webcams fabricadas com outros chips também poderiam usar o mesmo código central, com poucas modificações. Isso levou a um efeito bola de neve, resultando no impressionante número de 253 dispositivos suportados pela mesma base de código.

Quando perguntado sobre a falta de apoio das grandes empresas ligadas ao software livre, Michel desconversa, mas alfineta: "essas empresas estão muito preocupadas com o kernel (núcleo) do Linux. Eu não. Meu negócio é ajudar os usuários a terem suas câmeras funcionando. Não tenho assim tanta certeza de que essas empresas estejam interessadas no usuário."

O driver chama-se GPCA - Generic Software Package for Camera Adapters e pode ser encontrado no site mxhaard.free.fr

Fonte: Terra

Mais um motivo eu ir o mundo linux.
Ele merece. Dou parabéns.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Programador escreve 235 drivers de webcam para Linux

Mensagem por Fernando Silva »

No começo é sempre assim. Não há drivers, portanto ninguém usa em Linux. Daí alguém escreve alguns, muitos passam a usar e os fabricantes passam a fornecer.

Um caso pessoal:
Há uns 4 anos, usei uma controladora RAID da Promise para fazer um servidor. Não veio com driver para Linux, mas acabei achando um, escrito por um cara que gostava muito das placas Promise. Está funcionando até hoje.

Hoje em dia, as controladoras RAID já são on board e nenhum fabricante de placa mãe é besta de não fornecer o driver para Linux. Perderia um mercado enorme.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Re.: Programador escreve 235 drivers de webcam para Linu

Usuário deletado escreveu:Tem gente que gosta de perder tempo com furadas que nem o Linux. Tem gosto pra tudo...

O Google, por exemplo, inteiramente em Linux.
Mas o Google é muito pequeno para servir como exemplo :emoticon16:

Todos os servidores da minha firma usam Linux. O único gasto foi com o hardware.

E estou escrevendo isto no Firefox rodando no Linux.

Storydor
Contato:

Mensagem por Storydor »

Fernando Silva escreveu:
Usuário deletado escreveu:Tem gente que gosta de perder tempo com furadas que nem o Linux. Tem gosto pra tudo...

O Google, por exemplo, inteiramente em Linux.
Mas o Google é muito pequeno para servir como exemplo :emoticon16:

Todos os servidores da minha firma usam Linux. O único gasto foi com o hardware.

E estou escrevendo isto no Firefox rodando no Linux.

E eu estou lendo esse texto via Firefox, rodando no Windows.
:emoticon16:
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Usuário deletado escreveu:Estou lendo isso via Internet Explorer rodando no Windows. :emoticon16:

Uma dica:
Não tente acessar seu internet bank por aí. Se arrisca a ter sua senha roubada.

Vito Álvaro

Eu só uso Vmware (Máquina Virtual) com Windows 2003 Server acessar meus bancos.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Vito Álvaro escreveu:Eu só uso Vmware (Máquina Virtual) com Windows 2003 Server acessar meus bancos.

Por enquanto, uso o Linux e só a partir do meu computador. Fora de casa, só a partir de CD, para garantir que a "instalação" está limpa de programas espiöes e para não deixar rastros.
Se ficar paranóico, passarei a rodar do CD sempre.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Vejamos o que o host deste foro, Dreamhost, americano, um dos vinte maiores do mundo, tem a dizer:

Dreamhost escreveu:Debian is the distribution of the Linux operating system we use on all of our servers. It is the "open source" distribution, run by a volunteer organization rather than a company. We have found it to have the best software packaging solution and highest stability of all Linux distributions and we love it to death! We also have a few OpenBSD machines running as firewalls. We have no Windows NT/2000 servers of any kind. We find them to be too insecure, unstable, inflexible, and expensive for our needs as a premiere hosting provider!

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

A velocidade e estabilidade desse forum se deve ao Linux...
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

RicardoVitor escreveu:A velocidade e estabilidade desse forum se deve ao Linux...

Os únicos problemas maiores que aparecem se devem ao sistema CMS, que eu instalei.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Usuário deletado escreveu:E?

E tu fala muita besteira, Branco.

Vito Álvaro

Fernando Silva escreveu:
Vito Álvaro escreveu:Eu só uso Vmware (Máquina Virtual) com Windows 2003 Server acessar meus bancos.

Por enquanto, uso o Linux e só a partir do meu computador. Fora de casa, só a partir de CD, para garantir que a "instalação" está limpa de programas espiöes e para não deixar rastros.
Se ficar paranóico, passarei a rodar do CD sempre.

Também você pode colocar Pendriver sem problema, porque o cd ou mini-cd pra mim é saco e arranha fácil. Apenas tenho aqui 1GB a marca é Kingston.
Ps: Exceto computador velho não pode bootar automaticamente USB e requeria driver terceiro.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Vito Álvaro escreveu:Também você pode colocar Pendriver sem problema, porque o cd ou mini-cd pra mim é saco e arranha fácil. Apenas tenho aqui 1GB a marca é Kingston.
Ps: Exceto computador velho não pode bootar automaticamente USB e requeria driver terceiro.

O problema é que pendrive é gravável. Pode pegar vírus.
Aliás, já tem gente largando pendrives contaminados por aí. O cara acha, pensa que se deu bem, e se contamina.

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

É verdade que botar linux na pendrive desgasta muito a bichinha?

Vito Álvaro

Fernando Silva escreveu:
Vito Álvaro escreveu:Também você pode colocar Pendriver sem problema, porque o cd ou mini-cd pra mim é saco e arranha fácil. Apenas tenho aqui 1GB a marca é Kingston.

O problema é que pendrive é gravável. Pode pegar vírus.
Aliás, já tem gente largando pendrives contaminados por aí. O cara acha, pensa que se deu bem, e se contamina.

A boa tenho anti-vírus instalado, meu pendriver serve é instalar ou manutenção os computadores.
Colocar "Somente Leitura" não resolva a problema?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Vito Álvaro escreveu:A boa tenho anti-vírus instalado, meu pendriver serve é instalar ou manutenção os computadores.
Colocar "Somente Leitura" não resolva a problema?

Não sei. Se um dia eu precisar, quem sabe. Por enquanto, fico com o CD.

Trancado