emmmcri escreveu:Apocaliptica escreveu:emmmcri escreveu:NadaSei escreveu:Apocaliptica escreveu:Então, você não teve depressão, querido. Depressão é ausência de sentimento, é vazio profundo. Qualquer lugar que você procurar ler sobre depressão ( fontes sérias ) vão distinguir distimia de depressão. Eu tive por 12. Tá bom assim?![]()
As fases em que você estava alternando não eram de depressão, talvez de bi-polaridade ou distimia grave. Depressão é buraco profundo.
O bi-polar apresenta quadros manicos, o que nunca foi o meu caso, nesse trastorno é mais comum variar de depressão para alegria e vigor que para raiva.
A distimia até onde sei, apresenta um episódio depressivo "leve", o que também nunca foi meu caso.
Na depressão existe sim a apatia, uma ausência total de sentimentos, mas isso não é fator dominante na maioria dos casos, eu por exemplo, acordava de manhã com uma angustia profunda e com o passar do dia diminuía a apenas uma tristeza leve, outras vezes ocorria o contrario, eu acordava apático e chegava no fim da noite querendo morrer de tanta tristeza.
A apatia se dava mais na fase de raiva, onde eu ficava apático a maior parte do tempo e me irritava com facilidade, outras vezes já acordava irritado e passava o dia assim.
A depressão varia de pessoa pra pessoa, existe inclusive depressão sazonal.
Li em uma revista para médicos q a depressão atinge cerca de 15% da população mundial,a depressão doença, não tristezas momentaneas ou motivadas por maus acontecimentos.
Eu ouvi uma reportagem em que o índice médio no mundo é este, mas pode variar de acordo com determinadas circunstâncias como guerras prolongadas, por exemplo, onde outras patologias podem vir à tona.
A depressão realmente é uma doença devastadora quando é média ou severa, pode levar ao suicídio e não é tristeza, é sensação de vazio, destituição absoluta de vontade, de estímulo e de sentido. As fases mais leves têm sintomas como distimia, sono, tristeza e revolta profundos.
Esta revista tem até cálculos de futuros gastos da previdência com a doença.
Já li muita, muita coisa a respeito, pois estou fazendo tratamento.
Também já devorei de tudo. São quase 10 anos de tratamento...