Pesquisa mostra que 97% dos brasileiros crêem em Deus

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
André

Re: Re.: Pesquisa mostra que 97% dos brasileiros crêem em De

Mensagem por André »

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:Não sei , cara...eu estou falando também dos que apenas dizem que acreditam em deus. Tipo nem se dão ao trabalho de questionar-se pois daria muito trabalho, é melhor seguir o rebanho em segurança e você se sente meio "protegido", por vias das dúvidas né?

Sim, verdade... Não tinha notado mais essa idéia no seu post.
A maioria acredita em Deus porque cresceu ouvindo falar nisso e nunca questionou a idéia de verdade.
Apocaliptica escreveu:Assumir que não se acredita numa coisa que a maioria diz e repete que aceita como verdade, é se arriscar num universo diferente. Se você não pertence a algo tão macro e básico, como é ser diferente? Tem que ter peito. A minoria tem essa coragem. Infelizmente o ser humano é covarde.

Bem, apesar de concordar com a idéia geral, pois as pessoas costumam seguir mesmo o grupo, não sei se a questão sobre a existência ou não de Deus, passa por esse medo.
Acho que as pessoas não pensam o suficiente no assunto pra isso.

Deus é uma verdade rotineira e amplamente aceita, não existe motivo para questionar a possibilidade disso não ser verdade.
Acho que não é medo, a duvida nem passa pela cabeça mesmo.

Concordo. Para eles seria uma verdade tão obvia, que eles nem se perguntam.

Quem vive em ambiente fortemente religioso e enraíza religiosidade desde cedo, em geral, tem exceções claro, assume que Deus existe, e questionado responde como se fosse a coisa mais obvia. Sendo que uma conversa simples se percebe que isso não se assenta em bases firmes.

Quem prega medo e temor, são os pastores, e outras lideranças religiosas. É uma estratégia que faz parte, por exemplo, de denominações cristãs. Mas somente os fervorosos assumem isso, os religiosos moderados, não demonstram esse temor todo, e tendem a ser mais flexíveis na sociedade.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Johnny
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Apocaliptica escreveu:
Tranca escreveu:Milhões de brasileiros torcem para o Corinthians, votaram no Lula e ouvem pagode.

Logo, tudo isso só pode ser muito bom.

Logo...Deus existe e é bom?

Correção: Mais de 97% dos brasileiros acreditam que futebol é uma coisa séria logo, futebol é sério.

Mais de 90% das empresas usam Linux em seus servidores, logo Linux é bom :emoticon12:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Johnny escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Tranca escreveu:Milhões de brasileiros torcem para o Corinthians, votaram no Lula e ouvem pagode.

Logo, tudo isso só pode ser muito bom.

Logo...Deus existe e é bom?

Correção: Mais de 97% dos brasileiros acreditam que futebol é uma coisa séria logo, futebol é sério.

Mais de 90% das empresas usam Linux em seus servidores, logo Linux é bom :emoticon12:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Apocaliptica

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:Não sei , cara...eu estou falando também dos que apenas dizem que acreditam em deus. Tipo nem se dão ao trabalho de questionar-se pois daria muito trabalho, é melhor seguir o rebanho em segurança e você se sente meio "protegido", por vias das dúvidas né?

Sim, verdade... Não tinha notado mais essa idéia no seu post.
A maioria acredita em Deus porque cresceu ouvindo falar nisso e nunca questionou a idéia de verdade.
Apocaliptica escreveu:Assumir que não se acredita numa coisa que a maioria diz e repete que aceita como verdade, é se arriscar num universo diferente. Se você não pertence a algo tão macro e básico, como é ser diferente? Tem que ter peito. A minoria tem essa coragem. Infelizmente o ser humano é covarde.

Bem, apesar de concordar com a idéia geral, pois as pessoas costumam seguir mesmo o grupo, não sei se a questão sobre a existência ou não de Deus, passa por esse medo.
Acho que as pessoas não pensam o suficiente no assunto pra isso.

Deus é uma verdade rotineira e amplamente aceita, não existe motivo para questionar a possibilidade disso não ser verdade.
Acho que não é medo, a duvida nem passa pela cabeça mesmo.

Pode parecer que não...mas o medo e uma espécie de "respeito" estão sempre incluídos neste pacote e muitos nem percebem. Mas quando alguém "blasfema", você pode observar que as expressões de horror aparecem. Essa cultura do medo é enraizada de tal forma que pré-existe antes de sabermos dela. Desde pequenos ouvimos: Não faça isto, papai do céu está vendo...ou papai do céu não gosta! O que isto significa dentro da psiqué humana? Medo, temor, castigo, satisfazer a vontade de algo que não sabemos onde está e do que é capaz, caso não sejamos bonzinhos.

videomaker

Re: Pesquisa mostra que 97% dos brasileiros crêem em Deus

Mensagem por videomaker »

Se a pesquisa fosse em um avião em queda, seria de 100%! é o panico transformando a mente... :emoticon13:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

videomaker escreveu: Se a pesquisa fosse em um avião em queda, seria de 100%! é o panico transformando a mente... :emoticon13:

Enfiar religião na cabeça de uma criança é como viciá-la em heroína. Talvez um dia ela se livre do vício, mas sempre ficará um restinho, esperando por um momento de fraqueza.

videomaker

Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu: Se a pesquisa fosse em um avião em queda, seria de 100%! é o panico transformando a mente... :emoticon13:

Enfiar religião na cabeça de uma criança é como viciá-la em heroína. Talvez um dia ela se livre do vício, mas sempre ficará um restinho, esperando por um momento de fraqueza.

Não sei! só sei que o ateismo sucumbi no primeiro pouso forçado! e o engraçado é que niguem pensa no saci perere nessas horas... e vivem dizendo qie é tudo igual, há como isso me diverti... :emoticon12:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Apocaliptica

Fernando Silva escreveu:

EBA!!! Sou uma sobrevivente do vício em heroína! Sério...proselitismo com criança devia ser considerado crime.

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Não sei! só sei que o ateismo sucumbi no primeiro pouso forçado! e o engraçado é que niguem pensa no saci perere nessas horas... e vivem dizendo qie é tudo igual, há como isso me diverti... :emoticon12:

Sucumbe como? Toda vez que chamei o querido lá em cima porque estava em desespero e ainda acreditava nele, ele tinha saído para tomar um café. Só me salvei porque desisti dele. Se fosse ficar esperando,não estava mais aqui.
Vai me dizer que ele estava e que fez isto tudo de propósito? Ah tah! Tenho que rir também.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu:Não sei! só sei que o ateismo sucumbi no primeiro pouso forçado! e o engraçado é que niguem pensa no saci perere nessas horas... e vivem dizendo qie é tudo igual, há como isso me diverti... :emoticon12:

Ninguém espera ajuda de um saci. Ninguém vai pedir ajuda a eles. Todo mundo foi programado desde criança para pedir ajuda a algum deus.

Quando o instinto vence a razão, a pessoa age irracionalmente.
É como querer julgar uma pessoa pelo que ela faz quando está bêbada ou drogada. Não é ela que está lá, é outra pessoa.

Aliás, qual é a sua experiência prática com aviões caindo e ateus rezando? Que estatísticas confiáveis você tem a nos apresentar?

Apocaliptica

Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:Não sei! só sei que o ateismo sucumbi no primeiro pouso forçado! e o engraçado é que niguem pensa no saci perere nessas horas... e vivem dizendo qie é tudo igual, há como isso me diverti... :emoticon12:

Ninguém espera ajuda de um saci. Ninguém vai pedir ajuda a eles. Todo mundo foi programado desde criança para pedir ajuda a algum deus.

É como querer julgar uma pessoa pelo que ela faz quando está bêbada ou drogada. Não é ela que está lá, é outra pessoa.

Aliás, qual é a sua experiência prática com aviões caindo e ateus rezando? Que estatísticas confiáveis você tem a nos apresentar?

2

Elvis não morreu

Mensagem por Elvis não morreu »

repeted.
Editado pela última vez por Elvis não morreu em 07 Mai 2007, 12:42, em um total de 1 vez.
what sound you?

Elvis não morreu

Mensagem por Elvis não morreu »

E por que a surepresa?A crença em Deus é natural e institiva no ser humano,só alguns individuos se constituem excessão à regra.
what sound you?

Xicao

Re.: Pesquisa mostra que 97% dos brasileiros crêem em Deus

Mensagem por Xicao »

a pesquisa é manipuladora pois não informa em quais deuses o brasileiro crê.
Não especificaram se é o deus catolico, o protestante (cada igreja tem um), os afros, os gregos, etc....

esqueçeram de perguntar em qual dos deuses cada um cria....
e
mais,

esqueceram que o povo diz que cre para não ir contra a maioria, sendo que até nas igrejas existem incrédulos, pois senão não seria necessário ficar sempre reafirmando a fé.....
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon10:

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...

Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta
Imagem

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Elvis não morreu escreveu:E por que a surepresa?A crença em Deus é natural e institiva no ser humano,só alguns individuos se constituem excessão à regra.

discordo...

penso eu que, a crença em Deus não faz parte de instintos naturais dos seres humanos, a unica coisa natural ao ser humano e a noção de causalidade, ponto de partida para noção de "Deus".

Apocaliptica

Elvis não morreu escreveu:E por que a surepresa?A crença em Deus é natural e institiva no ser humano,só alguns individuos se constituem excessão à regra.

Vai recomeçar...já discutimos isto à exastão aqui. Que Deus? Existem vários. Existem outros entes. Todos frutos do medo e das dúvidas do ser humano e suas fraquezas. Uma criança de 3 ano não sente nada disto, a menos que venham os adultos e comecem a lhe enfiar a "papa" indigesta goela abaixo. Pobre criança. Se não tiver força e inteligência suficientes, vai ser mais uma vítima do proselitismo criminoso contra quem nem se perguntou como e por que veio parar aqui. E muito menos que é mortal.

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Apocaliptica escreveu:

Vai recomeçar...já discutimos isto à exastão aqui. Que Deus? Existem vários. Existem outros entes. Todos frutos do medo e das dúvidas do ser humano e suas fraquezas. Uma criança de 3 ano não sente nada disto, a menos que venham os adultos e comecem a lhe enfiar a "papa" indigesta goela abaixo. Pobre criança. Se não tiver força e inteligência suficientes, vai ser mais uma vítima do proselitismo criminoso contra quem nem se perguntou como e por que veio parar aqui. E muito menos que é mortal.

pois é...

essa é a fabrica de instintos natural, enculcar na cabeça de crianças que, geneticamente são programadas para acreditar em tudo o que os pais dizem...

:emoticon5: :emoticon5:

Xicao

Mensagem por Xicao »

pior, todos fomos programados geneticamente para acreditar nos pais, pois o que seria da humanidade se os filhos (nossos ancestrais) nao acreditassem nos pais e se escondessem dos animais ferozes, teriam virado comida de leões e tigres e outras bestas, e nós não estaríamos aqui......

essa programação genética serviu para isto, e serve ainda para perpretar as religiões e mitologias.....

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...

Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta
Imagem

DIG

Mensagem por DIG »

Apocaliptica escreveu:
Fernando Silva escreveu:

2

3 :emoticon13:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

As crianças aprendem que:

-Todos são igualmente insignificantes e sem merecimento diante de Deus.
-Você nasceu em pecado e é pecaminoso por natureza.
-Não pense, não pergunte. Acredite.
-Quem é você para questionar o padre, o pastor, o rabino?
-Se você tem algum valor, não é por causa de alguma coisa que você fez ou fará, mas porque Deus te ama.
-Submissão ao que você não pode compreender é o fundamento da moralidade.
-Não tenha vontade própria. Auto-afirmação é o pecado do orgulho.
-Nunca pense que você se pertence.
-Em caso de conflito entre sua opinião e a das autoridades religiosas, é nas autoridades que você deve
acreditar.

Que auto-estima elas terão? Que tipo de sociedade pode resultar disto?

(Nathaniel Branden,
_The Six Pillars of Self-Esteem_,Bantam Books, (New York, 1994), p. 295-296)

videomaker

Fernando Silva escreveu:

Não vêm com essa não seu Fernandão! Se vc tem certeza que deus não existe, não vai lembrar dele HORA NENHUMA! :emoticon17: ou melhor só os ateus fraquinhos é que lembram dessa possibilidade! o problema é que é dificil encontrar os fortões...
Se um dia eu tiver certeza dessa possibilidade, vai ser o avião caindo, e eu dizendo: Lasquei-me!!! lembrar de Deus o escambal! vou ser um ateu de "verdade". :emoticon13:

videomaker

DIG escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Fernando Silva escreveu:

2

3 :emoticon13:

Deus = Saci = nenhum dos dois existem. Logo o saci deveria ser tão viavel quanto a Deus!
Ou se vc estiver no meio do mato, com medo, vai achar que é um saci, tentendo te assustar? Pouco ceticismo heimmmm...

videomaker

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Sucumbe como? Toda vez que chamei o querido lá em cima porque estava em desespero e ainda acreditava nele, ele tinha saído para tomar um café. Só me salvei porque desisti dele. Se fosse ficar esperando,não estava mais aqui.
Vai me dizer que ele estava e que fez isto tudo de propósito? Ah tah! Tenho que rir também.

Ué! e vc já era Ateia? deveria estar muito "louca" mesmo para esperar algo divino! ou tinha ainda ali um pouquinho de fé no cara lá do alto? :emoticon1:
Só me salvei porque desisti dele. Se fosse ficar esperando,não estava mais aqui.

As vezes ele espera exatamente isso do outro! que bom que vc resolveu seu problema! manter-se sobrio é que é o grande lance!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu:Não vêm com essa não seu Fernandão! Se vc tem certeza que deus não existe, não vai lembrar dele HORA NENHUMA! :emoticon17: ou melhor só os ateus fraquinhos é que lembram dessa possibilidade! o problema é que é dificil encontrar os fortões...
Se um dia eu tiver certeza dessa possibilidade, vai ser o avião caindo, e eu dizendo: Lasquei-me!!! lembrar de Deus o escambal! vou ser um ateu de "verdade". :emoticon13:

Quando você tiver passado por uma situação destas e tiver provas de que os ateus a bordo rezaram todos, então conversaremos.
Por enquanto, só temos sua convicção de que as coisas são assim.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu:Deus = Saci = nenhum dos dois existem. Logo o saci deveria ser tão viavel quanto a Deus!

Sim. Os dois dependem de evidências. E não há evidências.
videomaker escreveu:Ou se vc estiver no meio do mato, com medo, vai achar que é um saci, tentendo te assustar? Pouco ceticismo heimmmm...

Como é que você sabe o que eu vou achar?
É você que decide?

Trancado