Veja como é simples instalar o Linux em HD Serial ATA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Re: Re.: Veja como é simples instalar o Linux em HD Serial A

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Uma coisa que eu não sei. É verdade que o Linux não suporta MP3 e outros formatos de audio e video portados para Windows por questões de proteção (lei de patentes)? COmo os Linuxers resolvem isso, além é claro de ter de converter os arquivos MP3 para OGG?
Abraços!

Claro que suporta. O que acontece é que algumas distribuições mais xiitas não incluem os codec no CD. Entretanto, eles podem ser baixados. Tanto o Kurumin quanto o Ubuntu indicam como fazer isto.

O Kurumin, assim que a instalação acaba, pergunta: "Você quer instalar isto e aquilo?". Você diz que sim e a instalação é automática.

E "isto e aquilo" inclui o de CSS, que serve para se reproduzirem DVDs de todas as regiões (e não apenas 0 e All).

Não incluem porque? Esses codecs, que se pode baixar, são "legais"?

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

NadaSei escreveu:Aff, não diga besteiras. :emoticon11:

:emoticon227:

NadaSei escreveu:Eles mudaram o modo de gerenciamento do windows, só isso. :emoticon144:

NadaSei... o que aconteceu com o Windows, foi uma migração da plataforma de processamento 16bits pra de 32bits... não de gerenciamento, o Windows não é um agente snmp! :emoticon116:

Essa migração não é só isso... pois a capacidade de processamento dos dados dobrou... :emoticon146:

NadaSei escreveu:Esses arquivos poderiam estar sendo usados até hoje, independente de ser um sistema 32 bits, não o são porque preferiram mudar o sistema. :emoticon144:

NadaSei... config.sys, autoexec.bat, win e system.ini foram colocados de canto, porque eles não são orientados a objeto... nem tem como torná-los! :emoticon116:

NadaSei escreveu:Ou seja, alguns hardwares são incompativeis.
Não entende o significado de incompatibilidade não?
Se o limite foi ultrapassado e não funciona... é incompatível.

Eu cometi uma gafe em meu tecnês... :emoticon146:

NadaSei... incompatibilidade é tentar conectar db9 em usb, placas pci's em slot isa, and so on... :emoticon85:

Se o limite foi ultrapassado e não funciona... o SO não suporta o hardware. :emoticon116:

NadaSei escreveu:Program Information File. (PIF)

Esse editor esta hoje embutido nas propriedades de arquivos legados... :emoticon116:

NadaSei escreveu:Os snap-ins são ferramentas de administração, não são nenhuma mágica fantástica como você acha não... :emoticon103: :emoticon144:

NadaSei... é o contrário, cada ferramenta é um conjunto de snap-ins, que são objetos com funções especificas criados por você ou prontos de fábrica... :emoticon146: :emoticon85: mas pra criá-los tem que SABEEER... :emoticon116:

E o que é administrar? É coordenar as execuções de processos do Windows, alocação de recursos dele e um monte de outras coisas também... :emoticon116:

Os snap-ins são muito usados pra isso... e nem sempre fazem parte de uma ferramenta... :emoticon116:

Dose dupla...
SE você soubesse mesmo a função E soubesse mesmo como usar snap-ins, customizar registro E disco rígido... você não diria uma coisa dessa! :emoticon16:

Mas disse... então continuo sabendo que você nada sabe de Windows... :emoticon146:

NadaSei escreveu:O registro também não é nada novo, cutomizar via receita de bolo como deve ser o seu caso, também não vai fazer milagres não. :emoticon144:

O registro tem uma coisa legal que me parece ser muito usada no Linux... editar instruções em alto nível, depois compilar pra linguagem de máquina!

As vezes eu fico hoooooras fazendo isso... eu gosto... :emoticon85:

Maaaaas o que é receita de bolo, NadaSei? :emoticon5:

NadaSei escreveu:Como eu já disse, só alguém que pouco usa o PC pra falar uma asneira dessa.

Preste bastante atenção na mensagem do espelho NadaSei... :emoticon116:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Uma coisa que eu não sei. É verdade que o Linux não suporta MP3 e outros formatos de audio e video portados para Windows por questões de proteção (lei de patentes)? COmo os Linuxers resolvem isso, além é claro de ter de converter os arquivos MP3 para OGG?
Abraços!

Claro que suporta. O que acontece é que algumas distribuições mais xiitas não incluem os codec no CD. Entretanto, eles podem ser baixados. Tanto o Kurumin quanto o Ubuntu indicam como fazer isto.

O Kurumin, assim que a instalação acaba, pergunta: "Você quer instalar isto e aquilo?". Você diz que sim e a instalação é automática.

E "isto e aquilo" inclui o de CSS, que serve para se reproduzirem DVDs de todas as regiões (e não apenas 0 e All).

Abraços

Os codecs são legais, mas não são de código aberto, portanto ficam de fora em algumas distribuições.
O deCSS pode ser legal ou não dependendo do país. De qualquer modo, qualquer DVD Player hoje em dia vem com algum truque para tocar DVDs de outras regiões. Basta procurar na Internet.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Os codecs são legais, mas não são de código aberto, portanto ficam de fora em algumas distribuições.
O deCSS pode ser legal ou não dependendo do país. De qualquer modo, qualquer DVD Player hoje em dia vem com algum truque para tocar DVDs de outras regiões. Basta procurar na Internet.

Isso eu realmente não entendo e não estou com saco para procurar na internet. Não são de código aberto mas são free? Ou tem que pagar para usar? Quanto aos DVDs Fernando, se é para ser "livre", então que seja tudo livre e NADA pirata. Dois pesos e duas medidas não dá! Certo que não faz sentido essa "regionalização" de áreas para filmes (por que eu iria comprar um filme da area 1, desbloquear e piratear se eu posso comprar o da area 4 e só piratear???).
Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Abraços!

Abraços

A questão é ser xiita mesmo...
Eles deixam de fora mesmo software gratuito ou "freeware" que não seja free-software.
O freeSoftware é um programa "livre" não apenas "gratuito".
Em um programa "livre" o usuário é dono do programa e pode fazer o que quiser com ele (desde que mantenha o programa livre).
Ele tem acesso ao código e pode modificar o programa, criar quantas copias quiser e distrubui-las para quem quiser.

Um programa "gratis", só não custa dinheiro, mas é codificado e não pode ser modificado, futuras versões também podem ser "cobradas".
Editado pela última vez por NadaSei em 07 Mai 2007, 19:41, em um total de 1 vez.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:Eu fui o primeiro a defender que o Linux não está pronto para o usuário leigo...

Ele está. O usuário leigo o rejeita simplesmente porque é diferente. A cabeça dele não consegue aprender dois modos diferentes de fazer as coisas.
Se o cara começar pelo Linux, vai achar que o Windows é que é esquisito.

Desculpe, mas não está.
Uma das melhores distros é o ubuntu e esse está cada vez mais xiita.

O usuário leigo não está pronto para instalar suporte a MP3, Xvid/Divx e mais uma tonaleda de codecs.
No windows você baixa um programa pra rippar CD, instala com facilidade e ele vem pronto, sem a necessidade de instalar um codec a parte e configurar qualquer coisa.

No linux você tem que ficar procurando por repositórios, tem que se informar sobre qual codec usar e rezar para que funcione.
O usuario leigo não tem capacidade para adicionar um servidor de repositórios novo que em alguns casos necessita de comando para autenticas chaves, etc...

Colocar o linux pra funcionar redondinho... da MUITO mais trabalho que instalar o windows, os drives necessários para o hardware e depois os programas todos.
Muitos usuários nem isso no windows sabem fazer direito, que dira querer que eles aprendem a fazer isso no linux.
O windows além de mais simples, é mais "intuitivo".
O linux é pra geeks ou para leigos amigos de geeks pacientes.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Shanaista escreveu:
NadaSei escreveu:Aff, não diga besteiras. :emoticon11:

:emoticon227:

NadaSei escreveu:Eles mudaram o modo de gerenciamento do windows, só isso. :emoticon144:

NadaSei... o que aconteceu com o Windows, foi uma migração da plataforma de processamento 16bits pra de 32bits... não de gerenciamento, o Windows não é um agente snmp! :emoticon116:

Essa migração não é só isso... pois a capacidade de processamento dos dados dobrou... :emoticon146:

NadaSei escreveu:Esses arquivos poderiam estar sendo usados até hoje, independente de ser um sistema 32 bits, não o são porque preferiram mudar o sistema. :emoticon144:

NadaSei... config.sys, autoexec.bat, win e system.ini foram colocados de canto, porque eles não são orientados a objeto... nem tem como torná-los! :emoticon116:

Aff, depois dessa... fui.

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

NadaSei escreveu:Aff, depois dessa... fui.

AAAAAh... já NadaSei? :emoticon18:

Só porque eu comecei a fazer juz aquilo que eu sou... MIniNO INteliGENTI? :emoticon85:

Tudo bem então... vá pela sombra e estude mais Windows, mas ESTUDE... porque esse seu blablabla infoexame não convence quem CONHECE não, viu! :emoticon116:

Becitos e um bom dia pra você também... :emoticon146:

Johnny

Re.: Veja como é simples instalar o Linux em HD Serial ATA

Mensagem por Johnny »

Resumindo: Linux não é para usuário DeskTop e ponto final.

Imagem

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Pra mim, o principal atrativo no Linux é usá-lo como desktop. Pela capacidade de personalização.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:Resumindo: Linux não é para usuário DeskTop e ponto final.

Eu devo ser uma aberração.
Por outro lado, pergunto: se você puser um computador com Linux na frente de quem nunca usou um, essa pessoa vai ter problemas porque é Linux?
Ou ela só tem se já estiver acostumada com o Windows?

Pergunto isto porque já vi pessoas dizendo: "e você acha que eu vou usar um troço chamado Mozilla?".
No entanto, usam um troço chamado Outlook, um troço chamado Word, um troço chamado Orkut...

Preconceito + incapacidade de se adaptar.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Eu devo ser uma aberração.

Não exatamente, mas teve tempo e paciência para aprender algo novo

Fernando Silva escreveu:Por outro lado, pergunto: se você puser um computador com Linux na frente de quem nunca usou um, essa pessoa vai ter problemas porque é Linux?
Ou ela só tem se já estiver acostumada com o Windows?

Exato! Aprender por aprender, tudo bem, mas no dia a dia depois de tudo o que foi discutido, só tendo tempo mesmo. Porque alguém iria separar um tempo (que já é currrrto) de sua vida para aprender outro SO? Só para dizer que está mais informado? Quem trabalha em alguma empresa que tenha Linux, beleza e mais que necessário. No resto não faz sentido, a não ser que a tendência mostre que a migração esteja sendo próxima e inevitável e mesmo assim, a empresa que for fazer isso dará algum treinamento em LInux, correto ou não?

Fernando Silva escreveu:Pergunto isto porque já vi pessoas dizendo: "e você acha que eu vou usar um troço chamado Mozilla?". No entanto, usam um troço chamado Outlook, um troço chamado Word, um troço chamado Orkut...
Preconceito + incapacidade de se adaptar.

Pode ser mas isso também se encaixa no que falei no comentário anterior. Porque eu devo usar o Mozilla? Usei e pra minha máquia e conexão discada fica uma porcaria. Voltei com IE6 (o IE7 também focou uma porcaria, quase sem poder de configuração nenhuma).

Bom, baixei três distros para testar. A Kurumin (que gravei a iso com o Nero e o CD aparece vazio sei lá porque), a Ubuntu (que depois eu vi que deveria ter baixado a Kubuntu pois não gosto do Gnome) e tres isos da Debian (que pelo que entendi as principais são a 1 e a 2 em termos de pacotes "essenciais". Baixei o terceiro por desencargo...

Vamos ver o Kurumin e Ubuntu neste final de semana mas antes tenho que verificar por que o Kurumin (nero) não gravou a ISO (usei um CD RW mas era pelo menos para aparfecer alguma coisa. Outra coisa, o nero disse antes de gravar que o padrão estava incorreto (no ISO) e apareceu uma tela para alterar configuração e ignorar. Dei ignorar pois não sei configurar manualmente parâmetros ISO. Gravou e não gravou (gastou o temop como gravando e o CD aparece limpo)

Abraços

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:Porque eu devo usar o Mozilla? Usei e pra minha máquia e conexão discada fica uma porcaria. Voltei com IE6 (o IE7 também focou uma porcaria, quase sem poder de configuração nenhuma).

O Firefox fica meio lento em máquinas mais fracas quando roda no Windows, mas é muito rápido no Linux.
O IE é rápido porque a maior parte dele já começa a rodar quando se roda o Windows.
Johnny escreveu:Vamos ver o Kurumin e Ubuntu neste final de semana mas antes tenho que verificar por que o Kurumin (nero) não gravou a ISO (usei um CD RW mas era pelo menos para aparfecer alguma coisa. Outra coisa, o nero disse antes de gravar que o padrão estava incorreto (no ISO) e apareceu uma tela para alterar configuração e ignorar. Dei ignorar pois não sei configurar manualmente parâmetros ISO. Gravou e não gravou (gastou o temop como gravando e o CD aparece limpo)

Abraços

Você deveria testar o Kurumin 7. Funciona beleza comigo.
Quanto ao Nero, bem, depois que você tiver um Linux funcionando, não vai mais precisar dele. Use o K3B.

Johnny

Mensagem por Johnny »

É, ouvi falar desse K3B. O problema Fernando são algumas "coisas" erradas que acontecem com quem entendem pouco de Linux. Instalei o CN10 e simplesmente ele não conectava da internet por modem dial up. Tinha umas configurações que tinham de ser feitas em SUDO que não consegui. Depois a conectiva tirou um monte de coisas do antigo padrão que ela usava, como o updatedb por exemplo que só hoje é que fiquei sabendo que é um link para slocate -u. Depois tentei o kurumin sei lá o que (é que foi a mais de 20 meses e não sei que versão era) e não achei legal pois era muito, mas muito lerdo mesmo para minha máquina atual (o K6-II, 250Mb lembra?). E eu fiquei fulo porque o pesadíssimo XP roda redondinho (até o Acad2002). Se os pcs que vendem com Linux aqui onde moro não fossem todos Celeron (ninguém merece...) eu compraria um com Linux instalado (se bem que eles também não dizem qual Linux...)
Bom, vou tentar ver se na Login eles fazem isso pra mim. Se não, já estou com o Debian baixado (para instalar fullzão mesmo na máquina nova.
Tenhosaudades quando tinha tempo de mexer no CL4.0 com manual e tudo. Eram 5 CDs, 3 de instalação e dois com os fontes. Ou era 2 de instalação e 3 com os fontes? Bem, é isso. Vamos testar então. Amanhã devo comprar um CD para queimar mas ainda preciso entender o que o NEro fez de errado, senão vou queimar dinheiro.
Abraços

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Para descontrair...
Travando qualquer máquina Linux
Adicione uma conta de usuário em sua máquina sem privilégios:
# adduser jack
Defina uma senha para jack e pode colocar enter nas demais opções, quando perguntar se as informações estão corretas, coloque y e está feito.
Foi criado um usuário com login jack e a senha que você definiu. O shell ficou o padrão, bash, é aqui que sua máquina passou a correr risco.
Você pode estar pensando, é mas eu posso definir um outro shell ou colocar /bin/false para o login desse usuário, aí resolvo o problema. Vou te responder sim, com dois poréns:
Você pode ter um servidor com usuários com estações Linux que precisam utilizar o shell;
Ou você pode fazer os seus usuários utilizarem outro shell, como ash por exemplo, mas sinceramente quem usa outro shell que não seja o bash no Linux? Eu não conheço ninguém.
Logue-se com a conta de usuário que você criou e digite:
:(){ :|:& };:
Tudo sem espaços, só tem espaços na parte interna das chaves.
Ele vai entrar como um job em background, aguarde alguns instantes, coisa de segundos, e chore.
Aproveite para tentar executar um top para ver como anda o sistema, isso se você conseguir.
"Agora não adianta nem rezar, só resetar"

Já vi isso em algum lugar hehehe.

Imagem

Trancado